A chance da Petrobras de combater o mau jornalismo

Sugerido por GIlson AS

Da Rede Brasil Atual

Petrobras tem chance histórica de aplicar corretivo no mau jornalismo
 
Imagine o Jornal Nacional passar alguns dias tendo de ler direito de reposta após direito de resposta. Seria a desmoralização da qualidade do jornalismo dos veículos de imprensa que tiveram má conduta
 
por Helena Sthephanowitz

Quando a esmola é demais, o santo desconfia, já dizia minha avó. No caso da Petrobras, a esmola demais é o quase silêncio do governo federal durante semanas diante de ataques à imagem da empresa, usando a compra da refinaria de Pasadena e outros casos que “não pegaram”.

Só duas coisas poderiam explicar essa conduta. A primeira seria a tranquilidade do conhecimento do terreno onde pisa. A oposição estaria escolhendo lutar em um terreno favorável à gestão da empresa e ao próprio governo. Seria mais ou menos como atrair tropas para emboscadas, no caso de guerras.

A oposição avança sobre a Petrobras, mas a empresa vive um ano particularmente bom, quebrando recordes após recordes de produção. Até mesmo um relatório final de uma auditoria interna de 45 dias sobre todo o processo de compra da Refinaria de Pasadena pode se revelar favorável às decisões tomadas pela empresa.

Neste caso a oposição avança muito agora, mas estaria avançando em uma areia movediça, que a levaria a afundar nos próximos meses. Justamente no período eleitoral mais quente, as denúncias de irregularidades estariam esvaziadas, pelo menos em parte, seja pela improcedência, seja pela punição de eventuais responsáveis, e a empresa estará apresentando resultados robustos dos investimentos, o que desmentirá as críticas à gestão. O que restará à oposição dizer? Que aumentará a gasolina em obediência à mão invisível do mercado internacional?

A segunda explicação seria aplicar uma espécie de corretivo exemplar ao mau jornalismo, que não espera apurar informações e já faz seus “testes de hipóteses”, pré-condenando negócios e pessoas com base em boatos. Esse corretivo viria através do departamento jurídico da empresa exigindo direito de resposta à altura dos ataques recebidos.

Imagine o Jornal Nacional da TV Globo passar alguns dias tendo que ler direito de reposta após direito de resposta. Imagine as revistas terem de ceder toda semana páginas e mais páginas para a publicação de desmentidos de reportagens erradas de edições passadas. Imagine o mesmo com os jornais. Seria a própria desmoralização da qualidade do jornalismo dos veículos de imprensa que tiveram má conduta.

Pois a Petrobras está com esta chance histórica nas mãos. De onde veio a lorota repetida centenas de vezes de que a refinaria de Pasadena custou apenas US$ 42,5 milhões um ano antes da Petrobras entrar no negócio? Hoje se sabe com certeza que custou pelo menos US$ 360 milhões, comprovados em balanços oficiais.

Todas as reportagens que espalharam a informação falsa, sem qualquer apuração séria, são motivo de sobra e irrefutável para exigir direito de resposta. Se a mentira foi repetida dez vezes no mesmo telejornal, a Petrobras deve exigir dez direitos de resposta. Se usaram infográficos para mentir de forma mais didática, o direito de resposta deve usar infográfico também para desmentir.

No último dia 17 a empresa Astromarítima Navegação ganhou um direito de resposta de 50 segundos no Jornal Nacional. O telejornal havia feito matéria antes, no dia 14, induzindo o telespectador a entender que o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto da Costa, cobraria comissão da empresa por contratos com a Petrobras. No dia 17, o apresentador Heraldo Pereira teve que ler o desmentido: “A empresa Astromarítima procurou o Jornal Nacional para mostrar o contrato de busca por novos investidores – que nada tem a ver com os contratos que a empresa tem com a Petrobras”.

A Astromarítima, segundo o noticiário, tem contratos de fretamento de embarcações no valor de quase meio bilhão de reais. É uma empresa de grande porte que atua desde a década de 80, tendo a Petrobras como um de seus principais clientes. A própria TV Globo deve ter sentido o cheiro do preço que um processo por danos poderia acarretar se não provasse as ilações veiculadas.

Pois a Petrobras tem uma marca e uma imagem de muito mais valor do que a Astromarítima, e nada justifica que não exerça seu direito de resposta. É provável que a própria TV Globo e outros veículos de imprensa ofereçam alguns segundos à Petrobras para o desmentido de informações comprovadamente falsas, sem disputa judicial. Mas isso não seria suficiente para reparar os danos.

A Petrobras deve exigir direito de resposta proporcional aos danos causados à sua marca e à sua imagem. Se os veículos de imprensa não concederem amigavelmente, deve exigir na Justiça. Se isso ocorrer, como processos judiciais às vezes demoram anos, a Petrobras bem que poderia fazer um jornalzinho para distribuir nos postos do tipo “verdades e mentiras”, mostrando reportagens falsas publicadas por aí e os fatos reais que as desmentem. Inclusive explicar que o jornal está sendo distribuído porque as TVs, jornais e revistas não deram direito de resposta. É claro que versões para internet adequadas às redes sociais também devem ser produzidas.

Em 2009, quando a empresa foi atacada pela oposição, rebateu com o Blog Fatos e Dados. Desta vez, só tardiamente este blog passou a rebater informações que atingem a empresa e, mesmo assim, de forma mais tímida. Dessa vez, para fazer do limão a limonada, só direitos de resposta exemplares resolvem.

A Petrobras está com uma chance histórica nas mãos de combater o mau jornalismo que a atingiu. Vai perder?

 

Redação

24 Comentários

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  1. Muito bom 
    So espero que a

    Muito bom 

    So espero que a decisão de ceder o direito de resposta não dependa de Rosa Weber ou qualquer outro ministro do suplemo que esta fazendo carreira na globo.

     

  2. Só duas coisas poderiam

    Só duas coisas poderiam explicar essa conduta.

    E a opção da Petrobras simplesmente não ter como explicar certas ações da sua administração nao existe ?

    Porque a luta contra uma CPI que investigue a empresa ?

    Porque tem diretor da empresa preso ?

    Porque Cerveró foi “punido” com uma diretoria menor, como disse a Gracinha ?

    Fala sério. É muita estupidez reunida num texto só.

     

    1. Vaga do Aliança ameaçada.

      Primeira vez que leio nesse blog um comentário que vem com uma auto crítica, sincera e precisa, na frase final.

       

  3. Faz sentido…
    Devem estar

    Faz sentido…

    Devem estar fazendo o mesmo com o justiça…

    Por que dá uma sensação ABSURDA DE DELINQUÊNCIA da justiça no alto escalão!

    São PROVAS IRREFUTÁVEIS DE DESVIO DE CONDUTA DA MAIORIA DOS MINISTROS DO STF!

    TUDO GRAVADO E DIVULGADO PELA MÍDIA HÁ ANOS…

  4. Tem uma coisa que Helena

    Tem uma coisa que Helena deveria acrescentar na sua angústia:

    Pessoas do setor de comunicações da Petrobrás que têm relação de unha e carne com gente da Globo, assim como acontece na SECON do Planalto.

    Só isso explica a BR patrocinar também o Mau Dia Brasil onde está sendo, a mais de 1 mês, cotidianamente criminalizada para milhões de brasileiros.

    1. Secon???

      Aliás foi a secon que deixou a Dilma dar bolas à globo e dizer aquela idiotice que acabou dando origem a tudo isso. Deixasse a globo falar sozinha sobre o tal 46 milhões, incrível, e tudo acabaria no ridícuo. A secon é suspeita. Já faz um péssimo serviço de propaganda(?) do governo, financia o pig e está “aparelhada” com pessoal do psdb. 

  5. O pig torce a cabeça do povo

    Sempre vejo gente do povo dizer na TV que o problema é a gasolina que aumenta de preço toda hora quando na verdade não tem tido seu preço corrigido, o pig faz milagres, não podemos negar que  o partido da imprensa é muito forte

    1. em 1995, quando FHC começõu o

      em 1995, quando FHC começõu o primeiro governo, era R$ 0,44 o litro. Lmebro disso muito bem.

      então, em todo seu governo (1195/2002) a gasolina subiu 511,36%.

       

       

       

      1. Vivemos tempos curiosos

        Vivemos tempos curiosos mesmo. Nunca antes na história desse país vimos uma oposição clamando por aumento no preço da gasolina.

        Pior é ouvir o pessoal diplomado repetindo. Já vi motoristas com ravinha de engarrafamentos reclamando: “é, a gasolina está barata mesmo!” Deve ficar muito tempo ouvindo cbn.

    2. PIG? O STF e a The Economist

      PIG? O STF e a The Economist fazem parte?

      Sobre sua figura acima, bem, a própria presidente da estatal diz que a defasagem de preços está afetando a empresa. E a inflação nem caiu com isso!

      Sobre a própria Petrobrás é bom lembrar que:

      1º) os últimos 5 anos foram os piores da história da empresa:http://www.folhapolitica.org/…/petrobras-caiu-nos… 

      2º) no 2ª mandato de FHC, com Reichstul, a Petrobrás começou o desafio da abertura do monopólio com um plano estratégico que levou a Petrobrás a vender ações na Bolsa de Nova York, multiplicando em 500 mil seus investidores. Quando saiu da empresa, Reichstul havia mais que triplicado seu valor de mercado.

      3º) O valor da empresa na era Lula  é reflexo da bolha de valorização da Petrobrás com o Pré-sal e a celeuma feita com ele, e a capitalização posterior, portanto da queda do 1º item que citei deve-se descontar a euforia exagerada semelhante à que havia com o Brasil antes da crise de 2009. Isto é, a bolha da valorização estouraria de qualquer forma, porém ocorreu antes por causa da descoberta da incompetência atual. Capiche?

       

    3. Transforma em dólar, querido.

      Transforma em dólar, querido. Petróleo, a matéria-prima da gasolina é uma commoditie.

      Esse tipo de cartazinho desinformativo, que poluem as redes sociais e a internet em geral, sendo compartilhados sem qualquer pudor, são a prova mais flagrante do nível sofrível da discussão política no Brasil. 

      Vindos de qualquer um dos lados do fla-flu, tanto dos tucanalhas quanto dos petralhas, que insistem em transformar política em plebiscito, a velocidade com que esses tipo de cartaz apócrifo se prolifera dá a exata noção do baixíssimo grau de informação do eleitorado brasileiro.

      Lamentável que alguém o compartilhe num espaço onde, a princípio, há pessoas minimamente esclarecidas tentando debater o Brasil.

  6. Os inimigos da Petrobrás

    No direito deresposta, a Petrobrás poderia qualificar o globo de inimigo histórico da empresa. Desde que o globo foi criado, ou passou a assumir algum papel, infelizmente, na imprensa brasileira ele deve ter feito próximo de 1000 artigos e editoriais “provando” porque a compahia não devia nem existir. Mais do que um problema político a globo quer mesmo é destruir a Petrobrás; está no seu dna.

    Um ex-minitro de Vargas, Eugênio Gudin, mandado contar favas pelo grande amor aos americanos, escreveu quase diariamente durante toda sua vida combatendo a Petrobrás no globo. Robert Fields, também com centenas de artigos contra a empresa,  até dava razão ao Banco Mundial que em todo o 50 e 60 negava qualquer empréstimos ao Brasil por causa da ousadia do país ter criado a Petrobrás. Etc, etc… Aliás era tudo farinha do mesmo saco. Que tal se alguem coletasse isso e publicasse quem são eles? Não ficaria dúvidas.

    Os inimigos da Petrobrás são históricos, reacionários e tradicionais.


  7. Imagine o Jornal Nacional

    Imagine o Jornal Nacional da TV Globo passar alguns dias tendo que ler direito de reposta após direito de resposta. Imagine as revistas terem de ceder toda semana páginas e mais páginas para a publicação de desmentidos de reportagens erradas de edições passadas. Imagine o mesmo com os jornais. Seria a própria desmoralização da qualidade do jornalismo dos veículos de imprensa que tiveram má conduta.

    Pois a Petrobras está com esta chance histórica nas mãos. De onde veio a lorota repetida centenas de vezes de que a refinaria de Pasadena custou apenas US$ 42,5 milhões um ano antes da Petrobras entrar no negócio? Hoje se sabe com certeza que custou pelo menos US$ 360 milhões, comprovados em balanços oficiais.”

    Isto jamais vai acontecer, mesmo que provadas as mentiras da midia/oposição.

    Porquê? Por que apelarão para o STF para não ter de dar o direito de resposta, e, com certeza vão ganhar.

    Em tempo: onde anda o inimaginável Ayres Brito?

    Será que desfrutando da recompensa recebida por revogar a lei de imprensa?

    Podia ser ruim, mas era alguma coisa. hoje não há nada que nos proteja da mídia golpista.

  8. CPI da petrobras

    Agora que a Roas Weber decidiu pela CPI exclusiva, torna se mais atual que nunca a proposta que fiz aqui semana retrasada. Vou postar de novo, tambem já mandei uma cópia para o lder do governo/bancada, companheiro Vicentinho.

     

    CPI DA PETROBRAS

    Se for exclusiva, que seja ampla, geral e irrestrita.

     

     

    Que se apure todos os escândalos envolvendo a empresa desde antes do governo do PT como o afundamento da plataforma P36.

    O que motivou a tentativa de troca do nome da empresa para petrobrax num período em que se privatizava todas as empresas estatais.

    Que se passe a limpo a situação da Petros, em todos os períodos.

    Que se investigue os diversos desastres ecológicos ocorridos, envolvendo a empresa. Se tais fatos não tem relação com uma tentativa de desmoralização da mesma para posterior privatização.

    E principalmente, essa estranha obsessão da mídia contra a empresa, manipulando dados, omitindo informações, apostando na escandalização dos fatos numa tentativa de minar governos e partidos que não conta com o apoio da imprensa. Que se convoque para depor os editores da grande mídia para dar explicação dessa doença que lhes acomete e que se agudiza em anos eleitorais , que pode ser caracterizada como TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), contra a empresa. Se faltar aos parlamentares coragem para tal convocação, o que não é de surpreender, pois tal ingrediente tem se mostrado raro naquela casa, que então se convoque outros profissionais da área como o Nassif, o Franklin e o Venício, para que eles digam se é normal tal comportamento da mídia, se bem que o ideal seria que estivessem todos juntos para um debate franco e aberto.

    Talvez a própria mídia tome tal proposta como uma tentativa de intimidação. Mas, quem mais entende de intimidação nesse país que não os empresários da comunicação? São eles que usam e abusam de seus equipamentos para intimidar, constranger, assassinar e quem sabe até achacar políticos de toda espécie, blindando uns, expondo outros, manipulando todos. O que é isso, se não intimidação.

    Portanto o PT não tem que ter medo de uma CPI exclusiva, desde que seja ampla geral e irrestrita, que tem que temer é a oposição.

     

  9. Com base no histórico

    Com base no histórico recente, não vai fazer nada. Precisa coragem e não ter rabo preso.

     

    A opção da Petrobras (assim como o PT) é apanhar calada.

    Mesmo quando o agressor não tem razão.

    Isso é evidente. Faz parte do perfil (XXXXinha paz e amor).

     

    Fazer o quê? É a opção deles (Petrobras, PT, Dilma Lula, Mantega, etc.).

    Gostam de apanhar.

    1. É isto

      É isto ai

      Vão apanhar calados na confiança que os votos do nordeste resolvão tudo. Ai um belo dia, apos as urnas apuradas, veram que o sileicio foi mortal

      Se não reagir firmimente a Dilma vai dançar.  Isto é só o começo.  Tem muito mais denuncias” preparadas” até a eleição

  10. Sinuca de bico

    Se a Petrobrás fizesse isso, Dilma ficaria numa sinuca de bico, idem a Graça. Por sei lá que razões, mas com certeza por absoluta falta de visão política, Dilma afirmou e Graça endossou a ideia de Pasadena como um mau negócio, que não teria sido feito se tivessem lidos as tais cláusulas pelo que parece inócuas etc. e tal. Por certas informações que circulam por aí, e também por aqui no blog, voltou a ser um bom negócio. E aí como ficaria a Dilma: a Petrobrás iria ao JN dizer que foi e continua sendo um bom negócio, trombando de frente com a presidenta? Noves fora que a Graça jamais bancaria isso, por mais verdadeiro que seja.

  11. Da mesma maneira que

    Da mesma maneira que observamos fortes indícios de uma reedição do Golpe de 64, presentimos a possibilidade da reedição de um novo Proconsult.  Os dois em versões modernas, comamandadas e planejadas pela hereditária elite conservadora e executada por seus lacaios serviçais da mídia despudorada. Toda atenção é pouca.

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