A construção do ‘inimigo vermelho’

Sugerido por IV Avatar

Da Revista Contemporâneos

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conclusão não existia o

    Conclusão não existia o perigo do comunismo acontecer no país e os militares apenas usaram este medo esta desculpa para tomar o poder.

    Como sou ingênuo, eu pensava que depois da intentona comunista que matou centenas de menbros das forças armadas e civis, as forças armadas precionavam os governos para acabar com a infiltração comunista dentro das suas fileiras coisa que nenhum governo se abilitava. Necessitou a toamda de poder pelos militares para que os comunistaas fossem retirados das FAs.

    E eu que pensava que o bloco soviético atuava financiando os comunistas no Brasil para que tomassem o poder tanto por meios pacificos quanto pela força.

    Recontar o passado para torna lo a seu favor não é coisa nova Avatar.

    O Brasil nos arquivos de espionagem do bloco soviético

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Dbt1rIg8FbI%5D

    1. Como sempre…

      Como sempre o Sr. mistura meias verdades e mentiras completas para que incautos e os “sem noção” (como o Sr.) em geral se sintam justificados.

      A Intentona Comunista foi um movimento contra o governo de Getúlio Vargas, um sujeito que o Sr. desconsidera e vive colocando ao lado dos comunistas, quando ele nunca esteve, onde morreram oficialmente 32 pessoas de ambos os lados (mas morreram mais “comunistas” do que “legalistas”). E sim, após isto ouve caça aos comunistas nas FAs brasileiras, mas assassinatos motivados por isso foram episódicos até o golpe de 1964, só depois dele eles se tornaram bem mais numerosos, como mostra a história contada nas Universidades sérias, não nos textos dos revisionistas babacas do Instituto von Mises…

      É mais do que sabido que os governos da antiga URSS ajudavam com dinheiro os partidos comunistas pelo mundo, e os EUA criavam “institutos” e ajudavam os partidos e políticos “amigos”, uma lógica da guerra fria, mas o PCB, sempre na contramão da história política nacional (me desculpem os do partidão), havia retirado o apoio ao governo do PTB a muito tempo. Aliás o PCB era o “partido do contra” da época, “discutia” demais, e “justificava” demais o stalinismo…

      O inegável, o que se considera CERTO, seja em Harvard ou na USP, é que golpe foi o resultado de um “alinhamento histórico” entre a FAs brasileiras e certas elites reacionárias (incluidos aí os donos da grande imprensa), contra um governo legitimamente eleito, e que tinha apoio da maioria da população brasileira, embora a quantidade de adversários que ele possuia não fosse pequena ou inexpressiva… Fim.

      1. ….E o próprio PCB, na quase

        ….E o próprio PCB, na quase insignificância dele (perdoe-me também o pessoal da esquerda revolucionária), desde 58 já tinha feito a opção pela via eleitoral na tal “carta de março”…

        São umas crianças esses “liberais”…. Crianças mimadas e muito perigosas às vezes. Basta ver o que fizeram os “defensores da liberdade e da democracia” depois de 64.

    2. Cara, você pra se apresentar

      Cara, você pra se apresentar como representante dos liberais precisa estudar mais um pouco – e não falo de história, ciência política ou coisa assim: comece estudando português mesmo! Você se apresenta como representante da aristocrática e autodenominada culta classe neoliberal, e nem sabe a regrinha da alfabetização, de que antes de “p” e “b” só se escreve “m”? “menbros” das Forças Armadas? Pela madrugada, parei aí!

    3. Aí está o anticomunista

      Convenceram totalmente este pobre coitado. Ama o grande irmão e detesta gentinha (como ele coitado). Diz que comunista mata enquanto se esquiva e se salva dos tiros dos seus protetores. Tinha escravo, mas muitos, que detestava escravos e adorava o patrão grande , branco, bonito, da casa grande. Falsificar dados, fatos, criar videos, etc, etc era fichinha para eles que tinham, tem, dinheiro e uma poderosa estrutura para isto. O pig vai no rastro. Mas admitamos, a arma deles (anticomunistas) era e é poderosissima, está ai viva e forte e muito bem financiada com bilhões de US$. E trabalham sobre o ponto fraco do ser humano, o mesmo que permitiu o ódio ao lider canudo e seus tristes fieis, ou aos indios.

       

       

  2. Impressionante como tem gente

    Impressionante como tem gente que ainda solnha com um comunista em cada uma das quatros esquinas da própria casa. Após cinquenta anos de experiência própria que resultou em nada…

  3. Tem gente que via comunista

    Tem gente que via comunista atrás da porta como hoje tem gente para quem tudo  é o “”PIG””, malucos sempre existiram e sempre continuarão a existir, a distribuição de QI na humanidade é muito injusta.

  4. O Brasil colonial se espandiu

    O Brasil colonial se espandiu demonizando os índios (os “outros”, os “indesejados”) para poder exterminá-los a fim de ocupar os territórios que eles ocupavam. Tupinambas, Caetés, Acroá, Tremembé, Guegué, Timbira, Jaicó, Tabajaras etc… todos foram exterminados com extrema brutalidade. Ocupado o território, a lógica colonial seguiu sendo aplicada com algumas variações sempre que o Estado em construção se sentia desafiado. Isto explica a brutal repressão genocida praticada contra as rebeliões dos pobres ocorridas durante e após a consolidação da posse da terra: Cabanagem, Sabinada, República Farroupilha, Balaiada, Revolta dos Males, Revolução Praieira, Canudos etc… A repressão aos comunistas durante os anos 1930 e pós 1964 foi feita com base no anti-comunismo. Mas no Brasil até mesmo o anti-comunismo tem um ranço de colonialismo. Por isto, suspeito que os comunistas foram demonizados como se fossem índios e exterminados como se fossem seguidores do “anacoreta sombrio” que governou Canudos. A intolerância pelo índio (pelo “outro”, pelo “indesejado” que habita o mesmo território) é o elemento mais duradouro e persistente na cultura brasileira. Algo a se temer, pois pode sempre ser explorado com resultados trágicos.  

    1. Muito bom

      Muito bom. Instile o ódio ao desigual e a terra é fertil. Acrescente a isso que após a segunda grande guerra o nazismo da Alemanha foi derrotado pelos comuunistas da Russia, e a Inglaterra, humilhada coitada, e seus aliados nunca perdoram essa ousadia dos comunistas pobres. Daí uma guerra não declarada e uma campanha propagandistica com um enorme quantidade de dinheiro e toda uma lógica  e tempo dedicados (aquela que diziam ser a propaganda nazista que convenceu os alemães), feita como um grande e permanente empreendimento fez o resto. É como a que fazem agora apunhalando os do oriente médio que têm o pecado de ter aquele petróleo aos seus pés. Churchil foi o primeiro dos anticomunistas já que era quase nobre e viu que aqulo era obra de gente, e muito perigoso para eles. O resto foi fácil. A minha igreja ajudou muito, ligada que era aos resi.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador