A coruja de Minerva só alça voo ao anoitecer, por Gilson Caroni Filho

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Gilson Caroni Filho

Hegel afirmou que a coruja de Minerva só alça voo ao anoitecer. E isso fica claro no documentário “The Square”, de Jehane Noujaim , disponível no Netflix. Só o passar do tempo nos permite ver com clareza o processo histórico.

O filme mostra os jovens ativistas egípcios que tomaram a Praça Tahrir, derrubaram Mubarak, criaram uma cultura do protesto sem alternativas claras, e terminaram vítimas da recusa em fazer política.

Sob qualquer perspectiva, o documentário é rico. Está lá a juventude nas ruas, única possibilidade de democracia e mudança. Presentes também o voluntarismo e o isolamento que terminaram por legitimar o que pretendiam destruir.

Não é possível estabelecer qualquer paralelo com as manifestações ocorridas no Brasil em 2013, pois são formações sociais e motivações totalmente distintas. Mas é comovente observar que sonhos não morrem e que ainda há lugar para utopias em um mundo que busca ocultar o trágico. Recomendo vivamente a todos.

Um abraço.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem lideranças

    São vários movimentos mundiais que padecem do mesmo mal: a primavera árabe, o occupy Wall Street, as jornadas de junho no Brasil.

    Esse mal é a recusa de formar lideranças e fazer política. Nunca me esqueço das palavras de Michael Moore ao Occupy, fazendo questão de dizer que o movimento havia sido criado pela atitude dos banqueiros, enquanto a multidão dizia: “nós criamos”. Sim, a atitude dos banqueiros gerou a revolta, mas era preciso que se construísse uma organização, o que o Occupy se recusou a fazer. O mesmo ocorreu na Grécia, com greves e mais greves e mais greves, até o esgotamento da mobilização. O mesmo para a primavera árabe.

    Sem a organização popular, sem estrutura, o resultado é sempre o desastre.

    1. Prezado Roberto,
      o danado é

      Prezado Roberto,

      o danado é que mesmo com organização popular, lideranças, em suma, com o caminho tradicional de esquerda, nada é conseguido do mesmo jeito

      acho que não é uma hipótese absurda a de que os movimentos dispersos surgem no vácuo do abandono dos líderes e das grandes idéias

      o Syryza não conseguiu nada mas os partidos de esquerda mentirosa também não e os de esquerda revolucionária estão simplesmente desaparecendo

      hoje, eu, por exemplo, não tenho a menor idéia do que seja organização popular, de como fazer isso

      na prática, qual a grande conquista que o MTST obteve para comparar com a “ineficácia” do MPL?

      para não ficar em cima do muro, acho que mudanças sociais profundas virão inevtavelmente de um pós-apocalipse, visão que não é de modo nenhum um escapismo

      antes, é conclusão lógica possível das pesquisas da física, da economia, da ecologia

      a política me parece hoje incapaz de melhorar a vida

       

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador