Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

A destruição do Brasil e sua decomposição moral, por Aldo Fornazieri

A destruição do Brasil e sua decomposição moral

por Aldo Fornazieri

A consequência mais trágica do golpe é a destruição do Brasil enquanto nação e a decomposição moral das suas instituições. Se o impeachment em si representou um ataque aos fundamentos democráticos e republicanos da Constituição o trabalho de sapa do governo ilegítimo consiste em destruir de forma implacável e impiedosa o sentido social que o país vinha construindo desde a Constituição de 1988. As medidas do governo falam por si e se sintetizam na PEC dos gastos, nas propostas de Reforma da Previdência e Trabalhista e na lenta destruição de programas sociais como o Prouni, Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família, o financiamento estudantil etc..

O governo federal, junto com governos de estados, particularmente do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, vêm destruindo a pesquisa científica e a Cultura, cortando verbas, fechando instituições e institutos de pesquisa, acabando com programas, demitindo orquestras sinfônicas, minando as universidades públicas. Há uma conjura deliberada anti-sociais, contra a ciência, a pesquisa, cultura, a educação e a saúde pública. Serão necessárias décadas de reconstrução, com perdas incalculáveis em termos de avanços, recursos e capacidades. O que está em curso é um grande desastre social, com um massacre de direitos de tal magnitude poucas vezes visto em nossa história. 

Do ponto de vista econômico, em Brasília, o país está à venda. Grupos de assalto cercam o governo pronto a satisfazê-los, entregando-lhes petróleo e gás, serviços e infraestrutura, previdência e direitos sociais, perdoando dívidas do agronegócio, num devastador jogo de pirataria econômica. O resultado é uma economia paralisada com quase treze milhões de desempregados, com empresas fechando as portas e com a capacidade ociosa nas alturas. O milagre da recuperação rápida se revelou uma grande mentira.

O mais grave é o trabalho deliberado de decomposição moral das instituições. O governo perdeu qualquer pudor, qualquer senso de limite, de razoabilidade, de respeito. É um governo de quadrilha que promove criminosos a altos postos governamentais diariamente, comprovando que o PMDB, apoiado pelo PSDB e os partidos do centrão, promoveram o golpe para buscar a proteção no foro privilegiado. A perda de pudor se transformou em cinismo e em escárnio, sem escrúpulos e sem decência. Esta é a consequência lógica da grande farsa montada em torno do impeachment: ora, se a sociedade se mobiliza para entregar o governo nas mãos da maior e mas bem organizada quadrilha de corruptos que o Brasil já teve, esta quadrilha se sente à vontade em promover a sua autoproteção, desprezando as exigências de moralidade pública.

No Congresso, os corruptos se organizaram para tomar de assalto as principais comissões da Câmara e do Senado, notadamente as comissões de Constituição de Justiça. Ser delatado na Lava Jato, ser denunciado por corrupção, se tornou condição para a ascensão em postos de comando, em comissões que decidem. Neste pais tornou-se normal que o presidente da República, o presidente da Câmara e o presidente do Senado tenham pesadas denúncias sobre seus ombros. Isso tanto fez quanto tanto faz. Extirpariam os fundamentos morais do Estado brasileiro.

As quadrilhas do governo e do Congresso se articularam para tornar juiz do STF alguém que é acusado de advogar para o PCC, de receber propinas da corrupção e de ter plagiado livros de juristas espanhóis. Se alguém assim se torna ministro da mais alta Corte de Justiça do país, encarregada de zelar pela Constituição e pelo sentido moral do Estado, que força terá um professor em sala para solicitar que os alunos não plagiem trabalhos na internet? O que se está assistindo é a destruição dos próprios valores morais vinculantes da sociedade, pois parte desta sociedade, anestesiada em sua hipocrisia, julga que tudo isto é normal e que faz parte do jogo político.

Autoridades sem moral e desmoralizadas

Nada mais importa. Não importa se o futuro ministro se refestelou na chalana da indecência. E isto nem importa para vários dos atuais ministros do STF que, sem pudor, sem virtudes, sem prudência e sem decência se manifestaram favoráveis à entrada de Alexandre de Moraes no egrégio colégio de capas pretas acovardados.

Qual é  o sentido moral que resta neste país quando se nomeia um ministro da Corte Suprema com a intenção manifesta de que sua função será a de proteger corruptos? O que se pode esperar da moralidade social quando os juízes são íntimos daqueles que deveriam julgar, como é o caso de Gilmar Mendes com Temer e com tucanos de alta plumagem? O fato é que as nossas mais altas autoridades perderam todas as medidas, todos os critérios, toda a sensatez, toda prudência, toda a vergonha. Sem metros e sem limites morais, sem sentido social, sem senso de Justiça, sem os valores da dignidade e dos direitos humanos, o Brasil pós-golpe se decompõem diariamente a olhos vistos, exalando putrefação pelos seus poros.

Estados, a exemplo do Rio de Janeiro e Espírito Santo, estão em situação de convulsão. O governador Pezão classifica os manifestantes de “vândalos”. Vândalos são os peemedebistas do Rio, que saquearam os cofres do estado. Já o governador Hartung afirma que a “sociedade se tornou refém da polícia”. Mas a verdade é que polícia e sociedade são reféns de governadores incompetentes que, em tempos de trágica normalidade, jogam a polícia contra a sociedade e, em tempo de banhos de sangue por motim armados, jogam a sociedade contra as polícias. Sociedade e polícias são vítimas de um atroz jogo de violência, manipulado pelos interesses políticos dos governantes. E, após de sete dias de banho de sangue, Temer se manifesta colocando tanques nas ruas, numa demonstração de força estúpida e impotente.

Selvageria nas prisões, violência e desordem nas ruas, confrontos crescentes entre manifestantes e polícias, crescimento do desemprego e da pobreza, destruição das instituições do Estado é o legado crescente de um governo sedicioso que premia o crime com os altos cargos públicos. Ao assim proceder, sem escrúpulos e sem moral, o governo vai autorizando a barbárie social, a desmesura, a desordem. É preciso reagir antes que o estrago se torne medonho. As oposições e os movimentos sociais precisam sair das letargias de suas próprias crises. Precisam se refazer nas lutas, nas ruas, nas praças, pois são estes os melhores remédios para restabelecer as virtudes cívicas. As batalhas pela cidadania, pelos direitos, pela justiça e pela liberdade são as melhores formas de fazer autocrítica. O ensimesmamento da derrota é o benefício do inimigo.

O Brasil não pode continuar nas mãos daqueles que o estão destruindo.   Os jovens precisam de esperança, os trabalhadores querem emprego e os idosos estão desamparados, temendo uma velhice desassistida. É preciso reconduzir o Brasil no leito da democracia, no sentido social, na busca de direitos, de justiça e de igualdade. O Brasil precisa, com urgência, de um governo decente que seja capaz de conduzir moral e politicamente a sociedade. Este governo que ai está, pela imoralidade manifesta que representa, merece uma danação da memória, um esquecimento eterno.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política.

 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SALVE-SE QUEM PUDER

    O enigma que persiste é o por que da sociedade civil continuar acovardada sem um protesto, sem uma reação que pelo menos dê um basta nessa situação. É simples. Os líderes também estão acovardados. Lula se procupa com sua re-eleição e depois de tudo que passou parece que não acordou e continua a sua desastrada política de dar tapinhas nas costas dos seus algoszes, quando na minha opinião já deveria estar nas ruas há muito tempo. O PT e os partidos de esquerda preferem ficar fazendo discursos inflamados na câmara e no senado falando para eles mesmos. Os sindicalistas são na maioria corruptos e deles nada se espere também. Os líderes estudantis sumiram, os militares a  par da gravidade da situação  parece que pertencem a uma casta neutra que tanto faz como tanto fez, a Igreja católica se acovardou e prefere continuar ficar falando o evangelho cifrado para os fiés nas Igrejas. As Igrejas Evangélicas são dominadas na maioria por canastrões corruptos e a maioria dos seus seguidores são manipulados. A população na sua maioria dividida. Uma parte mais bem informada e tragicamente a que foi às ruas depor a presidente está na dela torcendo pelo quanto pior melhor. A outra parte esperando a morte chegar. Resumindo, o Apocalipse é a nossa Terra Prometida. Salve-se quem Puder!

  2. Não me canso de repetir que o

    Não me canso de repetir que o golpe desnudou muito mais: revelou em toda sua glória a verdadeira “alma” do brasileiro. Acho também que a partir da Revolução dos Midiotas todos os livros de antropoligia que tentaram “decibrar” o brasileiro terão de ser reescritos.

  3. Não É Para Esquecer. É Para Debater…
    “Este governo que ai está, pela imoralidade manifesta que representa, merece uma danação da memória, um esquecimento eterno.”
    Não, esquecer, não. Discutir, colocar na história como assembleia de ratos, negação do país, exemplo a não ser seguido. Aproveitar ao menos pedagogicamente este trágico momento da história do nosso país, mas, esquecer, jamais.

  4. terra arrasada

    “A sociedade se mobilizou para entregar nas maos dessa quadrilha o poder” como a propria analise conclui; então não esperemos que lideranças isoladas aglutinem forçar para reagir a tudo isso.  Por mais que temos pessoas para issso tais como Ciro, Dino, Requião, o próprio Lula, ninguem vai dar o pescoço à forca via deconstrução maciça via Rede Globo (nosso cancer midiatico).  Somente a sociedade retoma o poder e isso é tragico com nosso elite e nossa classe média ignorante e preconceituosa. 

    Temo que o que nos restara é terra arrasada.

  5. Se eu fosse acionista da Vale eu estaria preocupadíssimo

    or · 13/02/2017, no Tijolaço

    aevale

    A edição de hoje do Valor diz que Aécio Neves aumentou a pressão sobre o Governo Temer para que a direção da Vale seja entregue a um executivo indicado por ele.

    Os acionistas privados da companhia, que eram hostis ao atual presidente da empresa, Murilo Ferreira,  passaram a defender sua continuidade, assustados com a possibilidade da empresa cair no bico tucano do senador mineiro.

    Ou no bico certamente não menor do PMDB mineiro, que está disputando com o presidente do PSDB a indicação para a boca riquíssima.

    E quem vai arbitrando este conflito, para desespero dos peemedebistas, que dizem dele ter “bico de tucano”, segundo o jornal “desenvolvido após sua passagem como ministro dos Transportes na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”?

    Sim, ele, o Primo Eliseu Padilha.

    De fato, restaurou-se a moralidade no Brasil.

  6. Labirintos

    “…Vândalos são os peemedebistas do Rio, que saquearam os cofres do estado. Já o governador Hartung afirma que a “sociedade se tornou refém da polícia”. Mas a verdade é que polícia e sociedade são reféns de governadores …”

    Apesar de concordar plenamente com o conteúdo do post , o período acima relata o que já vinha acontecendo há muito tempo.

    “O Brasil não pode continuar nas mãos daqueles que o estão destruindo.   Os jovens precisam de esperança, os trabalhadores querem emprego e os idosos estão desamparados, temendo uma velhice desassistida. É preciso reconduzir o Brasil no leito da democracia, no sentido social, na busca de direitos, de justiça e de igualdade. O Brasil precisa, com urgência, de um governo decente que seja capaz de conduzir moral e politicamente a sociedade. Este governo que ai está, pela imoralidade manifesta que representa, merece uma danação da memória, um esquecimento eterno.”

    Para a sociedade brasileira como um todo, no momento não há perspectiva politica para que este cenário mude,  porque a população saiu dividida das últimas eleições presidenciais e tudo indica assim continua , principalmente em virtude dos acontecimentos policiais que surgiram com mais intensidade a partir de 2014.

    1. A população não está

      A população não está dividida. O projeto de Brasil de 96 a 97 % da população é isso que está aí…

      O resto são 2 ou 3 % de esquerdinhas descontentes.

       

  7. A traição maior

     

    …“As medidas do governo falam por si e se sintetizam na PEC dos gastos, nas propostas de Reforma da Previdência e Trabalhista e na lenta destruição de programas sociais como o Prouni, Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família, o financiamento estudantil etc.”…

    …“Há uma conjura deliberada anti-sociais, contra a ciência, a pesquisa, cultura, a educação e a saúde pública. Serão necessárias décadas de reconstrução, com perdas incalculáveis em termos de avanços, recursos e capacidades.”…

    …“ Do ponto de vista econômico, em Brasília, o país está à venda. Grupos de assalto cercam o governo pronto a satisfazê-los, entregando-lhes petróleo e gás, serviços e infraestrutura, previdência e direitos sociais, perdoando dívidas do agronegócio, num devastador jogo de pirataria econômica. O resultado é uma economia paralisada com quase treze milhões de desempregados, com empresas fechando as portas e com a capacidade ociosa nas alturas.”…

    …”O mais grave é o trabalho deliberado de decomposição moral das instituições. O governo perdeu qualquer pudor, qualquer senso de limite, de razoabilidade, de respeito. É um governo de quadrilha que promove criminosos a altos postos governamentais diariamente, comprovando que o PMDB, apoiado pelo PSDB e os partidos do centrão, promoveram o golpe para buscar a proteção no foro privilegiado.”…

    …”Neste pais tornou-se normal que o presidente da República, o presidente da Câmara e o presidente do Senado tenham pesadas denúncias sobre seus ombros. Isso tanto fez quanto tanto faz. Extirpariam os fundamentos morais do Estado brasileiro.

    As quadrilhas do governo e do Congresso se articularam para tornar juiz do STF alguém que é acusado de advogar para o PCC, de receber propinas da corrupção e de ter plagiado livros de juristas espanhóis.”…

    …”Nada mais importa. Não importa se o futuro ministro se refestelou na chalana da indecência. E isto nem importa para vários dos atuais ministros do STF que, sem pudor, sem virtudes, sem prudência e sem decência se manifestaram favoráveis à entrada de Alexandre de Moraes no egrégio colégio de capas pretas acovardados.”…

    …“Selvageria nas prisões, violência e desordem nas ruas, confrontos crescentes entre manifestantes e polícias, crescimento do desemprego e da pobreza, destruição das instituições do Estado é o legado crescente de um governo sedicioso que premia o crime com os altos cargos públicos. Ao assim proceder, sem escrúpulos e sem moral, o governo vai autorizando a barbárie social, a desmesura, a desordem. “…

     

    A escancarada disposição desde início do golpe visando à pronta destruição econômica, social e moral, amplamente demonstrada pelos golpistas, inclusive, com muitos integrantes suspeitos sob o peso de variadas denúncias, inclusive de corrupções e ou relacionamentos com a CIA, dá até para acreditar, que estariam trabalhando num plano maior de traição a Pátria. Estariam preparando o Brasil para ser ocupado pelos EUA após a inevitável quebra global do capitalismo, seguido da muito provável devastadora guerra nuclear. Afinal, após a exterminação nuclear, nada restará do território norte americano.

  8. Ebulições

    O professor Aldo Fornazieri em entrevista à Renata Lo Prete da Globo News em 22/09/2016 expôs com clareza o que representa a Lava a Jato no que diz respeito ao viés político da operação policial que tenta atingir Lula e as diretrizes partidárias e administrativas de governos petistas. Do outro lado vemos neste post a exposição das mazelas dos atuais governantes , os quais supostamente estão tecendo uma rede de proteção imoral para blindar a ação desta mesma operaçao policial.À primeira vista  e aos desatentos nestas situações tão distintas se vislumbra um paradoxo quando se considera que o famoso juiz , procuradores e policiais estariam em perseguição a alvos que aqui se diz ,de posições éticas totalmente opostas. Atualmente talvez se procure esconder ou dissimular a tese da conspiração pró tucana na ação da “república de curitiba”, visto que as recentes ebulições investigativas  já  tornou uma ilusão contar com o vácuo para qualquer agremiação partidária assumir a ponta na disputa pelo poder. Ainda supostamente , nos próximos meses deste primeiro semestre veremos com mais veemência o poder político de plantão tentando esmagar seus oponentes do outro poder. Desperta curiosidade em saber a quantos e quem  interessa tal estratégia.

  9. Sem valores, sem rumo

    O diagnostico é preciso. O caos atual no Brasil é muito preocupante. Ontem minha mãe me dando noticias da familia e dos empregados, so havia noticia de desemprego…. E o desemprego pegando os mais frageis. 

    A receita é que precisamos de vozes que se façam ouvir. Nos temos hoje uma imprensa de uma voz soh. Acho que enquanto não tiver fim a Lava Jato, dificilmente o PT se reergue e isso ocorre ao mesmo tempo em que a esquerda esta dispersa. Vai ser preciso voltar à ideia de uma frente, que consiga se fazer ouvir nos meios de comunicação. Enquanto isso, Temer e quadrilha vão aproveitar para fazer tudo que é preciso para se safarem da Lava Jato, encher os bolsos e deixar o Pais arrasado para, se o Lula por acaso voltar, pegar Terra arida.

  10. Concordo plenamente com cada

    Concordo plenamente com cada palavra do texto que escrevestes acima professor Aldo. Estamos na era do cinismo absoluto, temperado com omissão conivência de todas a instâncias do Estado; é quase a volta da era da década de 1840, quando ficamos sem governo.

  11. solução posta, assim como o

    solução posta, assim como o erro craso já cometido. tudo tácito.

    re-DILMA-se!

    e o brasil volta a conversar. 

    bora! pressão nas ruas, só falar a hr. todo mundo tá na pilha.

     

    1. Deus me livre!

      Só os petistas muito fanáticos poderiam pensar nessa mulher de volta na presidência.

      Mas esses vivem num mundo a parte.

      O resto do Brasil não quer o Temer, com certeza, mas também não quer aquela coisa da Dilma de volta nem pintada de ouro.

      O óbvio é apenas o óbvio.

  12. Bom seria…

    Seria bom que não se deixasse de lembrar que tudo isso só está acontecendo porque em 2014 elegeu-se o Congresso que aí está.

    E seria bom lembrar também que só foi eleito o Congresso que aí está porque o PT abandonou TODO E QUALQUER trabalho político.

    O povo simplesmente não tem mais em quem acreditar. O país está entregue às baratas. A direita está apenas fazendo o seu trabalho. Ninguém pode culpar o escorpião por ser escorpião. É a esquerda deveria refletir melhor sobre a tolice dos sapos (barbudos). O estado de coisas que aí está não é culpa “dos outros”. É culpa (e PRINCIPALMENTE) da própria esquerda.

    E, por favor, não me venham com mi-mi-mi. Se a esquerda queria um país diferente, que tivesse um pouco mais de tino e coragem. Agora é tarde para reclamar.

  13. DO JEITO QUE A CHALANA-MOTEL

    DO JEITO QUE A CHALANA-MOTEL NAVEGA, LOGO, A REPÚBLICA DA BANDALHEIRA SERÁ RECLASSIFICADA PARA: PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS EM QUALQUER HORÁRIO.

    Brasília está sendo amodernada.  De centro decisório da Republica. Após ser assaltada por matilhas de bucaneiros engravatados, herdeiros e apadrinhados da mais fina picaretagem pátria. Não cessa de chegar sorrateiros, embarcados nas chalanas-moteis dos estaleiros dos: PSDB-pmdb-demo . Completada a ocupação. Os golpistas correm avexados para aplicar os procedimentos de rapinagem. E, ainda aperreados para transformar Brasília no centro irradiador, e, covil, digo, “Torre de Controle” para o alto escalão orientar o tráfico, digo, o trafego dos negócios. Assim, se cumprindo o acordado com seus patrocinadores e mentores da bandidagem internacional e local.

    A imagem que me ocorre, dessa coisa, remete à chegada da família real portuguesa desembarcando no cais do antigo Largo do Paço, no Rio de Janeiro. Imagine os transtornos*. Em compensação, tivemos depois o Baile da Ilha Fiscal. Que os atuais FdP não esqueçam. POR ENQUANTO, tudo corre conforme o combinado, e o país caminha célere a se tornar um imenso rendez-vous. Em francês, para homenagear a amplitude dos currículos, do mérito intelectual, e da ilibada moral dos subordinados do também ilibado constitucionalista de merda o pirata mor Temer, o Breve.

    Orlando

    *Não podia me furtar em reproduzir, trecho alusivo ao dito, a historia se repete como farsa. Com quanta semelhança e desgraças, teimam nossas elites, reproduzir seus trambiques. Vejam:

    “Os membros da família real foram alojados em três prédios no centro da cidade, entre eles o paço do vice-rei Marcos de Noronha e Brito, conde dos Arcos, e o convento das Carmelitas. Os demais agregados espalharam-se pela cidade, em residências confiscadas à população assinaladas com as iniciais “P.R.” (“Príncipe-Regente”), o que deu origem ao trocadilho “Ponha-se na Rua”, ou “Prédio Roubado” como os mais irônicos diziam à época.” (Wikipédia)

    Nada tão distante das ações implementadas pela bandidagem golpista do Temer. Tais como: ponham as aposentadorias para além das calendas gregas. E, privatizem tudo. Inclusive, se necessário suas senhoras mães. Entreguem os portos, digo, o pré-Sal aos amigos do Norte…entre infindáveis canalhices, ainda há caminho, por certo.

  14. Queria que o Aldo me

    Queria que o Aldo me respondesse como o povo deu uma vitóri aesmagadora para essa base corrupta se o PT perdeu as eleições por ser corrupto ???

     

    1. O lé e o cré

      Será que o Marcelo vive no mundo da lua? Ou será que ele consegue ordenas os dados de forma mais próxima da realidade?… Ah! já entendi! É o fanatismo petista que não deixa ninguém organizar os dados de forma mais próxima à realidade… Agora entendi!

    2. Prezado Marcelo
      Bom dia
      Eu já

      Prezado Marcelo

      Bom dia

      Eu já queria que o Prof. Aldo me respondesse porque toda essa quadrilha que assumiu o poder, só conseguiram porque Lula e Dilma permitiram!!!

      Porque será que Putin e Xi Jinping exercem o poder de facto e o petismo  durante 14 anos, foi apenas figurante?

      Não ia me menisfestar sobre o AM, mas uma indagação: essa “figura” transita pelo podre status quo politico a um bom tempo, porque só agora perceberam que ele não serve?  

      Abração

      1. Acreditamos que Lula, Dilma,

        Acreditamos que Lula, Dilma, petistas e os 55 milhões que neles votaram, não dispõe, não querem e nem pensam em ter as armas que a quadrilha tem para conseguirem seus intentos, o que louvamos. Daí não foram permissivos, foram golpeados, saqueados. Para sabernos como Putin e Xi Jinping exercem um poder, aparentemente, de fato, teríamos que estudar para conhecermos de muito perto esses governos, que talvez tenham as mesmas armas que a quadrilha que nos assaltou aqui no Brasil. Parece-nos que o podre status quo político teve as máscaras caídas nas eleições de 2010, onde teve jornalista, e mais alguns por aí, que confessaram quase ter sofrido ataque cardíaco tamanha a decepção com as baixarias que submergiram das trevas. As coisas estão sendo mais percebidas agora, já que os golpistas levantam muita poeira e fazem muita fumaça e confusões para justamente embaçar a visibilidade do cidadão comum. A totalidade dos golpistas consegue retardar as percepções pelo forte amparo de seus braços constituidos por todas as famiglias da grande imprensa, quase todos os políticos dos 3 poderes, todos os juízes de todas instâncias e várias instituições que seriam vigas mestras numa democracia.

  15. Eu abri esse post e nao li

    Eu abri esse post e nao li sequer uma palavra:  eu NAO lido com marias madaglenas arrependidas.  Se o autor ja ta se arrependendo dos ataques imparaveis ano apos ano ao PT eu nao saberia e nao quero saber.

    Gostaria muitissimo de saber se o golpe ja chegou ao bolso dele.  SO isso.

    Que eh o que ta parecendo da chamada.

  16. “Águas passadas não movem

    “Águas passadas não movem moinhos”, não moem o milho e nenhum outro tipo de grão. Meu avô contava uma história de um moinho “malassombrado”. Ele ficava no alto de um morro, próximo à cascata. Logo abaixo, havia uma cidade. Numa noite escura, os habitantes começaram a ouvir o moinho trabalhar. Mas como? Era impossível! Estava desativado há mais de trinta anos. A partir de então, por volta da meia-noite, ele principiava a bater, e todos iam para a praça de onde se podia enxergar o moinho com mais facilidade. O medo tomou conta de todos, mas não havia ninguém com coragem para subir e espantar as assombrações. O povo não dormia bem, o mistério incomodava mais do que o barulho ensurdecedor. O delegado, que tinha a obrigação de resolver o problema, sequer aparecia na praça, ficava em casa se cagando de medo.

    Entoncis, alguém teve a ideia de contratar um homem de outra cidade, antigo jagunço, com fama de muito corajoso. Ele subirá lá e espantará as almas doutro mundo, passaram a dizer. E, de fato, ele aceitou a incumbência. Na noite seguinte, ele entrou na cidade em um belo cavalo e carregado de armas. Entrou na praça, e o povo abria caminho para a passagem do salvador. Não conversou com ninguém e começou a subir o morro. Todos ficaram extasiados e em total silêncio. Como a subida era íngreme, amarrou o cavalo numa árvore e passou a subir pelas pedras com suas armas. Vários minutos se passaram, e nada acontecia. Estaria ele confabulando com as assombrações para que deixassem o povo em paz? O que estava acontecendo? Viram quando ele entrara no moinho, mas as batidas continuavam. De repente, para surpresa de todos, o moinho ficou todo iluminado. Era fogo e barulho de tiros que saíam pelas janelas e portas. Depois de três horas, tudo cessou, as batidas, o fogo e os tiros. O povo pulava e se abraçava de alegria, um verdadeiro carnaval, com as músicas tocadas pela banda da cidade. Até o delegado foi para a praça. E todos aguardando a descida do herói salvador. Aliás, o nome dele era Salvador.

    Viram quando ele montou em seu cavalo, veio se aproximando e parou bem no meio da praça. E falou:

    – Nunca vi tanta tolice! Eram milhares de morcegos que batiam suas asas com os sons muito parecidos com as batidas de um moinho. Encontrei querosene, fiz tochas e mandei tiros. Foram embora pelo outro lado. Não eram morcegos que se alimentam de frutas e sim morcegos vampiros, desses que sugam o sangue do gado. Vocês todos são como gado. Quantos aqui assistem ao Jornal Nacional da Globo?

    Todos levantaram as mãos. 

    – São povo gado que assistem ao Jornal Nacional esconder os podres do Vampiro michél temer e sua turma, principalmente os Vampiro do PSDB. Se vocês não se unirem urgentemente, irão se tornar esqueletos de tanto sangue que esses malvados vampiros sugarão de suas veias. Tomem coragem! Não tenham medo! 

    E foi então que a bandinha começou a tocar:

    EH EH EH, VIDA DE GADO, POVO MARCADO EH, POVO FELIZ.

    Não se deixem marcar por fogo e ferro! Não acreditem nos vampiros que mencionei! Tomem as ruas para gritar pela nossa liberdade. Vocês estão sendo enganados, sugados e nem percebem. 

     

  17. Intelectualmente desonesto

    Engraçado o texto começar com a velha ladainha de golpe sendo que o apeamento de Dilma se deu dentro dos conformes jurídicos mesmo com o STF  inventando regras e mantendo os direitos políticos da ex presidente –  quando a Constituição diz que deveriam ter sido cassados.

    Golpe é o que o cidadão leva todos os dias ao ter que pagar escola particular pois a escola pública virou reduto de militância política onde nada mais se aprende (não são à toa as más notas dos alunos brasileiros nos exames internacionais), golpe é Dilma Rousseff ter “cortado” quase 10 bilhões da educação sem que a UNE desse um único pio e TODOS os professores de universidade públicas terem baixado a cabeça, golpe é ter que assistir ao parente morrer no corredor de um hospital público porque o dinheiro que deveria ser investido na saúde foi “remanejado” para outras áreas, golpe é o trabalhador ter que sair para trabalhar sem saber se irá voltar pois a bandidagem já está certa da impunidade e da impossibilidade de defesa do cidadão. Este já se tornou um cordeiro que nem sequer pode portar um mísero revólver para proteger a própria vida. Sem esquecer que foi no governo de Lula que a população foi desarmada contra a própria vontade sob pretexto de redução da violência. O resultado foi o aumento do número de assassinatos com arma de fogo de 50 mil para 70 mil por ano.

    Então, refaça o texto e seja no mínimo intelectualmente honesto. O cidadão de bem não cai mais nessa conversa fiada!

  18. Destruição do país…

    Excelente texto do mestre Aldo Fornazieri, parabéns, com argumentos coerentes, verdadeiros e honestos.

    Estamos reféns de um grupo de sujeitos  altamente perigosos, nefastos. Todos sem escrúpulos, antiéticos, amorais e perversos. Pouc

    o estão se importanto com avanços sociais, o que eles querem e estão conseguindo é retirar direitos sociais, conquistados a duras penas,  acabar com a economia, entregar nossas  riquezas a preços módicos, impedir que se faça uma educação de qualidade, precarizando os serviços públicos,  para o bem deles mesmos, os  canalhocratas, maus políticos sem projeto de governo.

    Quanto ao STF, está desmoralizado,  se tornou num covil de indivíduos parciais, e agora com a entrada de um ser com esse histórico sujo, com condutas amorais,pautadas na mentira, na desfaçatez, que intencionalmente forja livros,  um curriculo, com ligação a grupos criminosos, segunda a própria mídia, de fato estamos a beira de uma convulsão social.

  19. O país foi colocado de

    O país foi colocado de (quatro) tal qual um país que perde uma guerra para os EUA!. Tudo no Brasil está sendo controlado pelos EUA. O Governo que está aí, não passa de um governo colaboracionista com o (dominador), não é vencedor porque não houve guerra 9não foi disparado um tiro), apenas, o Brasil, com ajuda de seus traidores (partidos políticos: PSDB, PMDB, DEM e cia), trabalharam e colaboram nesse sentido, somando-se a isso, o Judiciário, o ministério público federal, a PF, a OAB e a maçonaria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador