A diplomacia selvagem de Israel

Do Estadão
 
‘Estamos ofendidos e magoados’, afirma porta-voz de Israel
TAGS: Yigal Palmor, Itamaraty, Brasil, Israel
Viviane Vaz
 Especial para o Estado / Bruxelas
25 Julho 2014 | 21h 44
 
Yigal Palmor, porta-voz da chancelaria de Israel, havia declarado que Brasil é “anão diplomático” e “parceiro diplomático irrelevante”
 
BRUXELAS – Yigal Palmor, porta voz da chancelaria de Israel, irritou o Itamaraty ao qualificar o Brasil como “anão diplomático” e “parceiro diplomático irrelevante”. Um dia depois, por e-mail, ele concedeu entrevista ao Estado.
 
O sr. não foi o primeiro a utilizar a expressão “anão diplomático” para a política externa brasileira. Há dois anos o ex-chanceler do México Jorge Castañeda cunhou o termo ao criticar o Brasil por não defender a democracia na Venezuela. Por que você escolheu usar o mesmo termo desta vez?
 
O que eu queria transmitir é a sensação entre os israelenses de que um país que todos nós amamos e de quem temos grandes expectativas agora nos traiu. Todos os países amigos estão mostrando solidariedade a Israel nas últimas semanas, desde que o Hamas começou a disparar foguetes em Israel. Alguns embaixadores – França, Grã-Bretanha, etc. – estão fazendo visitas de solidariedade às comunidades fortemente atingidas por projéteis. E o que o Brasil faz? Chama seu embaixador. Do Brasil a gente sempre espera mais – porque é um grande país, e como eu disse: é um gigante econômico e cultural, que é enormemente apreciado em Israel. Mas no campo diplomático fez um movimento que, infelizmente, marginaliza a sua influência diplomática na região e o envia para a margem da diplomacia. Lamentamos que, como eu disse, o Brasil poderia fazer mais, diplomaticamente, e nós naturalmente esperamos que o país faça mais. Mas quando o Brasil nos vira as costas em nosso momento difícil, quando estamos sob um ataque de foguetes tão intensivo, é extremamente decepcionante. Estamos ofendidos e magoados. 
Por que o sr. considera que os meios de comunicação internacionais – e brasileiros costumam definir as ações israelenses como “desproporcionais”?
 
Acho que você vai encontrar alguns meios de comunicação muito respeitáveis que não chamam as ações de Israel de desproporcionais, porque entendem a natureza da situação que estamos enfrentando e entendem de Direito Internacional. 
 
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), Roni Kaplan, afirmou que o país é forçado pelo Hamas a continuar atacando a Faixa de Gaza, já que os palestinos não aceitam um cessar-fogo. O senhor concorda com este ponto de vista?
 
Nós aceitamos o plano de cessar-fogo egípcio e o aplicamos. Depois de algumas horas, o Hamas intensificou seus ataques e ficamos sem escolha a não ser retomar os ataques. Nós aceitamos duas tréguas humanitárias e que não foram respeitadas pelo Hamas. No momento estamos discutindo com o Egito e com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, outro plano.
 
Continuamos intensivas negociações com os nossos parceiros para encontrar uma maneira de implementar um cessar-fogo de longo prazo e continuamos a apoiar o plano egípcio, que tem grande apoio internacional. Este é um plano que esperamos que todos os nossos amigos – incluindo o Brasil – apoiem.
 
A nota diplomática original do governo brasileiro criticou Israel por atos desproporcionais, mas também chamou as partes para um cessar-fogo imediato. O Brasil poderia ter sido mais direto nesse pedido?
 
O pedido de cessar-fogo é um ponto de vista que compartilhamos totalmente. Obviamente, há trabalho a ser feito e simples declarações e chamadas de longe não são suficientes. Como mencionei, já aceitamos várias tréguas. O esforço diplomático para garantir um plano viável continua e o Brasil poderia ter feito uma contribuição, se quisesse. Agora que o Itamaraty retirou seu embaixador, não vai ser capaz de desempenhar um papel diplomático – e, na verdade, não sei se o Brasil queria atuar dessa maneira.
 
Como o sr. acha que o Brasil pode contribuir para a existência de Israel e sua aceitação por parte de seus vizinhos árabes?
 
Acredito que o Brasil possa ter um papel fundamental na promoção da reconciliação e reaproximação entre israelenses e palestinos. Há muitas opções para fomentar atividades de pessoa a pessoa que promovam compreensão e cooperação. Esperemos que, com movimentos audaciosos para a paz, o Brasil possa se tornar em nossa região o gigante diplomático que merece ser.
 

 

Luis Nassif

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coitadinhos, não? Tão

    Coitadinhos, não? Tão humanitário e civilizado o governo desse senhor… Não é o povo escolhido por Deus?

    E Deus não é amor? Está lá na Bíblia, é só ler o Velho Testamento. É tanto cinismo que chega a dar engulhos.

    Com a “relevância” e o poder que tem, o Estado de Israel tem condições de resolver o problema sem matar sete

    palestinos para um israelense, usando a infeliz “piadinha” desse tal de Palmor. E mais respeito com o Brasil,

    senhor Yigal, isso aqui não é uma loja de penhores.

  2. “Esperemos que, com

    “Esperemos que, com movimentos audaciosos para a paz…”

    …Israel cumpra todas as resoluções da ONU em relação ao conflito, inclusive, algumas antes mesmo do surgimento do Hamas. Assim, teríamos a desocupação total da Palestina e a entrega da terra a seus verdadeiros donos.

    Hoje, a Confederação Israelita do Brasil se desculpou pelas grosserias do porta voz de Netanyahu Yigal Palmor. Claudio Lottemberg defendeu o direito do Brasil de expor seu ponto de vista.

    Sobre a desproporcionalidade do 7×1 no futebol, nada a se compara a “desproporcionalidade” que os alemães impuseram aos judeus no 2ª Grande Guerra e, hoje, os israelenses impõe aos palestinos.

    Quem dera que o maior sofrimento que pudesse ser imposto a uma pessoa ou povo fosse uma impiedosa goleada nos campos de futebol. Como seria bom.

  3. Espaço publicitário.

    O “estadao” deixou a bola quicando na area pro Yigal fazer o gol. Mais um belo papel desempenhado pela nossa mídia. Sem disfarce, poedriam ter aberto logo um espaço para o portavóz se pronunciar e o jornal assinar embaixo, ou então o jornal poderia vender a eles o espaço, já que ambos anadm tão precisados. Simples assim.

    1. ” para esse idiota

      Assino embaixo de seu comentario, papel ridiculo do ESTADAO, serviu de “”press release” para esse idiota fazer propaganda de sua “causa”, lamentavel papel de um jornal tradicional, deveria ser mais neutro nesse conflito, o viés pro Israel não precisa ser tão explicito

  4. As perguntas do estadão foram

    As perguntas do estadão foram só “Brasil isso”, “Brasil aquilo”…nenhuma pergunta sobre a desproporção dos mortos dos dois lados, sobre dezenas de crianças entre as vítimas, bombardeio de escolas e hospitais…parece até que o Brasil é que é responsável pelas atrocidades…

    Eu faria essas perguntas acima e depois da resposta previsível do entrevistado (sobre hamas usando civis como escudo) eu ainda perguntaria: “Um terrorista solta uma bomba em Nova York e foge para dentro de uma mesquita lotada em Manhatan. O sr acharia ceitavel bombardear a mesquita com todo mundo lá dentro?”.

  5. Porta voz dá entrevista? O

    Porta voz dá entrevista? O que é isso? Então não ´apenas porta voz, é um executante de politica externa, porta voz não tem opinião, deveria ser apenas um mensageiro da opinião do Chanceler.

    Um monte de invencionices, todos os paises prestam solidariedade a Israel?  É a vitima? As crianças mortas são de onde? Até o criador de Israel, os EUA, estão chocados com a truculencia em Gaza e ele diz que todos apoiam Israel?

    O Brasil errou sim, deveria ser mais consequente à sua primeira posição, exigir solidariedade da UNASUL, chamar o Embaixador é um ato diplomatico que não pode ser improvisado, o apoio da UNASUL deveria ter sido acertado antes.

    O que o porta voz desconsidera é que o Brasil é um Pais especial nesse conflito, temos a maior imigração arabe do mundo fora do Oriente Medio, a diaspora sirio-libanesa no Brasil representa diretamente 7,5 milhões de descendentes e indiretamente 10% da população, segundo, o Brasil em 1947 teve papel central no reconhecimento pela Assembleia Geral da ONU da existencia do Estado de Israel portanto JAMAIS poderia ser chamado por um porta voz da Chancelaria de “”anão diplomatico””, quando Oswaldo Aranha presidiu a Assembleia que reconheceu Israel era tambem anão diplomatico?    É uma expressão extraordinariamente ofensiva, nem a Alemanha em 1942 usou expressão desse nivel quando o Brasil rompeu relações, é uma expressão diminutiva e insultuosa, era para fechar a Embaixada e expulsar o Embaixador em Brasilia.

    A postura do soi disant “”Porta voz”” não é nenhuma novidade, a arrogancia é milenar e bem conhecido de todos.

    1. Concordo.
      Especialmente com

      Concordo.

      Especialmente com esta parte: ” É uma expressão extraordinariamente ofensiva, nem a Alemanha em 1942 usou expressão desse nivel quando o Brasil rompeu relações, é uma expressão diminutiva e insultuosa, era para fechar a Embaixada e expulsar o Embaixador em Brasilia.”

      1. Negativo. O Brasil não é e

        Negativo. O Brasil não é e nunca foi a segunda colonia judaica fora de Israel, é a DECIMA, de acordo com estatisticas do World Jewish Congress, a primeira é a americana com 6,5 milhões, a segunda é a Argentina com 700 mil, o Brasil é pouca coisa, 105 mil.

  6. O dito cujo queria o que? Que

    O dito cujo queria o que? Que o Brasil endossasse crimes de guerra? Parece um certo partido, que declara defeitos seus como se fossem de seus adversários.

  7. Que merda de entrevista com

    Que merda de entrevista com um porta-voz de merda.

    Desculpem-me, mas é essa a melhor definição desse texto. Pra começar, não deveria interessar a ninguém a opinião do porta-voz e sim a mensagem que ele carrega dos seus superiores, por isso nunca se “entrevista” um porta-voz para saber o que ele, pessoalmente, acha.

    Além disso, as perguntas foram escritas pelo Estadão ou pelo próprio porta-voz? Citar, EUA, França e Grã-Bretanha ignorando que perderam de 48 x 1 na ONU para investigar seus crimes de guerra é ridículo. 

    O jornal deveria buscar aproximar as visões do governo brasileiro e da propaganda de guerra de Israel (já que escondem o objetivo não-declarado de extermínio dos palestinos). E não fazer perguntas do agrado de Israel e que alimentam essa propaganda tão frágil.

    Afinal, se Israel tem o direito de se defender, porque os palestinos não podem formar um exército regular e exercer igual direito?

  8. Assassinos sempre tem suas
    Assassinos sempre tem suas justificativas. Porém, triste é parte da imprensa chancelar esse tipo de coisa. Joseph Goebbels tá feliz.

  9. Comecei a ler, mas parei na

    Comecei a ler, mas parei na primeira pergunta: “O senhor não foi o unico a usar o termo “anão diplomático”. Não dá Nassif, interrompi, aos gritos de “pig, VTNC!”, bem ao gosto dos Vips.

    Jornalistas que se juntam a um representante de um país bélico, arrogante e lesa-humanidade para endossar um desrespeito inadimissível ao seu prórprio país, merecem só despreso. 

    O pig propõe que o Brasil seja um vira-lata que apanhe e depois abana o rabinho para o seu agressor. Lamentável. Ah, e morda terceiros, que nada tem a ver com a história, a Venezuela por exemplo. De novo, VTNC!

  10. Ah Nassif, prezado Nassif,

    Ah Nassif, prezado Nassif, por favor não nos faça perder este dia . Delete este reporcagem , POR FAVOR !!

    Nestes últimos 30 dias estávamos nos acostumando a ficar com a nossa alta estima em bom nível, por tudo isto, lhe peço encarecidamente, delete esta porcaria de artigo que só nos traz vergonha e tristeza por constatarmos, mais uma vez, como esta nossa imprensa é tão ordinária .

    Desde já,

     

                                                                Obrigado !!

  11. não mudam nunca…

    pricipalmente quando se juntam para ensaiar um discurso que possibilite agredir mais ainda……………….

    não é de hoje que pretendem jogar o Brasil numa crise internacional, como apoiador e protetor de terroristas

    não mudam nunca; agridem; só agridem;

    agridem para que, posteriormente, mesmo ante uma reação diplomática sem agressões de memo nível, possam se passar por vítimas

  12. Enquanto direita raivosa

    Enquanto direita raivosa brasileira alinha-se com um pateta de terceiro escalão na diplomacia israelense, no oportunismo esperado de sempre, a molecada nas redes sociais cai na zoeira.

    http://portavozisrael.tumblr.com/

    via @novosomsalvador         

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  13. Imbecil…………………

    Ambos imbecis! Tanto o Jornal quanto este individuo que se diz porta-voz! 

    Este tipo de “reporcagem/entrevista”, mostra bem o quanto nos consideram idiotas, mas sabendo eles que apos o advento da internet, muita coisa mudou!!

    O tal fulano, chega a dar asco, pois defender seu pais, é até compreesível, mas deixa de ser quando este mesmo estado pratica ato de terrorismo contra uma população civel e assassina impiedosamente crianças, mulheres e velhos com a desculpa de estar se defendendo.

    Isto sem falar na imoral apropriação de terras, cujos assentamentos, condenados pela ONU em várias Assembléias, nunca os sensibilizaram!!! Se julgam acima do bem e do mal!!!!

    Até o momento em que escrevo, são mais de mil  mortos palestinos, o que chega a ser quase 10% de uma população de hum milhão e quatrocentas pessoas!!

    É sem sobra de dúvidas uma limpeza étnica, e os governos covardes, que têm o rabo preso com Israel, ficam nesse lenga-lenga de manifestações de  solidariedade, quando a única linguagem que entendem, é a do bolso!

    Vejam os esperneios que Bibi e a alta cúpula fizeram, quando as empresas de aviação cancelaram vôos para àquele País!

    Tiveram um enorme prejuízo financeiro, e como gostam muito de dinheiro, ficaram atordoados daquela forma!!!

    Quanto ao Brasil, nosso país, merece ser amado e defendido por nós, e a quantidade de acolhimento de pessoas de várias nacionalidades, perseguidas ao longo de decadas,  inclusive judeus, deveria ser motivo para calar a boca deste imbecil que se diz porta-voz!!!!

     

     

     

  14. Sáb 26/07/14 – 10h

    Sáb 26/07/14 – 10h – Confederação Israelita afirma que porta-voz de Israel foi “muito infeliz”

    “Claudio Lottenberg, presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), telefonou para Aloizio Mercadante, ministro da Casa Civil, para lamentar a resposta “jocosa” da chancelaria de Israel à nota que condena “o uso desproporcional da força” no confronto com a Palestina. “O porta-voz foi muito infeliz. O Brasil tem o direito de expor seu ponto de vista, e Israel, o de não gostar”, afirma o representante da comunidade judaica no país. Lottenberg diz que é brasileiro e ficou indignado com o fato de o porta-voz ter qualificado a nossa diplomacia de anã e ter dito que “desproporcional” é o 7 a 1 para a Alemanha na Copa. “Não é assim que se constroem relações entre pessoas e países”, disse Lottenberg. Hoje de madrugada, começou uma trégua de 12 horas de duração na Faixa de Gaza. A trégua foi acertada entre Israel e Palestina com o objetivo de permitir que os palestinos busquem água e comida e que os hospitais sejam reabastecidos com medicamentos.”

    Fonte Site montesclaros.com

    Estão pisando em ovos agora, com esta imoral declaração do tal porta-voz.

    O Brasil que tão bem tem acolhido os perseguidos, inclusive tendo a postura honrosa quando da criação daquele estado, com o voto do nosso Chanceler Oswaldo Aranha, é agora tratado desta forma por este individuo que se intitula porta-voz!!!

    Imbecil, é pouco para nomear este fulano!!!! Ficará marcado por esta declaração e o Brasil deveria considerá-lo persona non-grata e jamais permitir sua entrada em nosso País!!! 

  15. Federação israelita de SP

    Federação israelita de SP publica animação para justificar ataque de Israel a Gaza

    Patrícia Dichtchekenian | São Paulo – 25/07/2014 – 19h02
    Órgão explica a Opera Mundi que vídeo foi produzido por grupo de ativistasque se “dedica a esclarecer alguns fatos e informações no Oriente Médio”

    Um desenho animado produzido pelo grupo Hatzad Hasheni, de Jerusalém, e traduzido pela Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo) justifica os ataques a Gaza comparando o conflito a uma briga de crianças na escola. O vídeo foi publicado no perfil do Youtube do órgão.

    [video: http://www.youtube.com/watch?v=LsnMY1E9LWw%5D

    A operação “Margem Protetora”, realizada pelo Exército de Israel e também nomeada de “Penhasco Sólido” dentro do país, teve início dia 8 de julho. Já deixou pelo menos 843 palestinos e 33 israelenses mortos, segundo a agência de notícias Ma’na.

    No desenho, um menino maior, provocado por um garoto de pele mais escura e com uma faixa verde na cabeça, acaba reagindo violentamente. O garoto palestino joga aviõezinhos e outros objetos na cabeça do colega de classe.

    Quando o garoto maior reage, o provocador chora, e professores e colegas acabam defendendo o menino menor. O desenho animado se transforma, no final, em fotos de manifestantes palestinos apoiadores do Hamas.
    “Estamos desiludidos com a posição do Brasil”, diz cônsul-geral de Israel em SP

    Ouvida por Opera Mundi, a Fisesp afirma que a ilustração do garoto árabe serve para ilustrar exclusivamente o Hamas, não os civis palestinos. “O menino está propositalmente com uma faixa verde na cabeça que é o uniforme do Hamas. Todos os terroristas do grupo têm essa faixa verde”, argumenta Henri Gherson, assessor-executivo do órgão.

    De acordo com Gherson, o Hatzad Hasheni é um grupo de ativistas sem vinculação partidária em Israel, que se “dedica a esclarecer alguns fatos e informações no Oriente Médio”, por meio de vídeos e panfletos. A Fisesp teve acesso ao material pela página do grupo no Facebook.
     

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/37178/federacao+israelita+de+sp+publica+animacao+para+justificar+ataque+de+israel+a+gaza++.shtml

  16. Não adianta…………………….

    Eles podem enganar seu povo, moradores de Israel, mesmo assim muitos deles já se mostram não serem manipuláveis e estão fazendo manifestações contra esta carnificina.

    Este governo genocida, gasta milhões para manter robos e militantes virtuais para defender Israel na Red, mas co nforme diz o proverbio – ” Voce pode enganar alguns durante algum tempo. Voce pode enganar muitos durante muito tempo, mas não pode enganar todos durante todo o tempo”!

    Assim meus caros defensores do indenfesável, fiquem atentos, plois serão julgados como colaboracionistas desta carnificina, juntamente com este governo facista de Bibi!!!!

  17. Para Israel gigante
    Para Israel gigante diplomático é estar debaixo da saia dos EUA (como os governos israelenses sempre estiveram, politica e militarmente, se prestando ao papel de enclave norte-americano naquela região). Esse tipo de “gigante” (que na verdade não é ser gigante, e sim “anão”) o Brasil da atualidade não quer ser de jeito nenhum. E está correto em não querer.Israel não pode continuar respondendo a ataques rudimentares (que em 99% das vezes sequer resultam em danos materiais ou causa mortes ou ferimentos em civis) com armas potentes e letais (que vitimam principalmente mulheres, crianças e velhos).É esse comportamento belicoso e inconsequente de Israel (que se recusa a assumir seus erros e segue se comportando como cachorrinho de estimação – poodle – dos EUA no Oriente Médio) que deixa todos perplexos e irritados.Não há justificativa alguma para esse tipo de comportamento. Mais ainda quando ele custa a vida de milhares de civis inocentes e impotentes diante da situação, o que é um inaceitável sob todos os pontos de vista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador