Revista GGN

Assine

A eleição presidencial de 2018, segundo Ciro Gomes

Jornal GGN - Em entrevista ao canal Ultrajano, no Youtube, o ex-governador e pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, foi provocado a fazer uma análise do contexto em que se dará a disputa eleitoral de 2018.

Na visão de Ciro - que está convencido de que a atual crise política lhe é favorável - a corrida será superfragmentada, a exemplo do pleito de 1989, e terá ao menos 6 candidatos principais, sendo que a maioria terá condições de arrancar cerca de 10% dos votos válidos no primeiro. Em 1989, Lula, com aproximadamente 17% dos votos válidos, foi ao segundo turno com Collor, que angariou 30%.

Ciro projeta que disputará, no próximo ano, contra Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro, Marina Silva, possivelmente Lula ou outro nome do PT. Ele deixou a sexta vaga em aberto, após avaliar que João Dória Junior, mesmo que ouse deixar o PSDB para ser candidato, sofrerá uma derrota expressiva.

Confiante, ele acredita que pode herdar votos de Lula e ainda ser beneficiado pela divisão da direita, que estará espelhada em vários candidatos que devem querer surfar nas mazelas do PT e, ao mesmo tempo, estarão implicados pela Lava Jato.

Na mesma entrevista, Ciro apresentou a base de seu programa de governo, que envolve discutir investimentos na indústria como modo de retomar o crescimento econômico. Ele também afirmou que fará as alianças políticas necessárias para ter sustentação na Câmara, com o intuito de colocar em pauta duas reformas: a política e a tributária.

Questionado sobre o que mudou entre o Ciro de 2002 e o Ciro de 2018, ele respondeu que está aprendendo a ser um pouco menos apaixonado e a não duelar mais com a grande mídia, que lhe forjou a imagem de um político louco ou efusivo demais. 

Sobre a imprensa, que teve papel de peso no golpe do impeachment, ele diz que não encamparia um projeto de regularização dos meios, mas financiaria a "mídia independente e regional" contra os interesses dos grupos hegemônicos.

Ciro ainda avaliou que o Judiciário e a classe política precisam recuperar a credibilidade perdida em meio aos abusos da Lava Jato. 

Abaixo, a entrevista completa.

Média: 3.5 (18 votos)
50 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Se não for o Presidente Ciro será quem então ?

Com Lula preso, restam Alckmin, Bolsonaro, Marina, tlavez alguns nanicos como PSOL, que nunca passam de 3%, talvez algum outro nome de direita, como Álvaro Dias, e o o Presidente Ciro, como único representante do povo que sobrou e que consegue quantidade de votos alta.

Em 2002, o Presidente Ciro ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais.

Presidente Ciro não tem um único processo por corrupção contra ele, é contra o abuso do rentismo, contra a entrega do pre sal, e é nacionalista. Não precisamos mais que isto.

Mas se os petistas acharem que não está bom, votem em branco e deixem o Bolsonaro ganhar, assim, quem sabe eles ficam satisfeitos.

-------------

Sempre queo Presidente  Ciro se candidatou, o país estava em uma encruzilhada, em períodos difíceis.

Em 1994, o povo estava prestes a fazer a maior asneira de todos os tempos, votar em FHC. , Presidente  Ciro se candidatou e perdeu.

Em 2002, o Presidente Ciro se candidatou e perdeu, em terceiro lugar. O país votou em Lula, que nos presenteou com a lista tríplice do PGR, nos presenteou com as nomeações duvidosas  de Joaquim Barbosa, Dilma, Mercadante, etc. Lula inaugurou uma época de infantilidades sem limite, como a independência da Polícia Federal, coisa inédita no planeta, deixou a mídia de rédea solta, sem regulação, enfim fez coisas que ele mesmo admite serem erros descomunais.

Como me arrependo de em 2002 ter votado em Lula e não no Presidente  Ciro. Agora poderei desfazer meu erro, e limpar minha consciência.

Seu voto: Nenhum

Ze Guimarães

imagem de Pedro Accioli
Pedro Accioli

Ciro não concorreu em 1994 e

Ciro não concorreu em 1994 e sim em 1998. em 1994 ele era ministro da fazenda!

Seu voto: Nenhum

Depois que emergi na

Depois que emergi na superfície do entendimento da política, para presidente, primeiro votei no PT, em busca de uma mudança, depois votei em Lula com convicção, votei novamente em Lula com a esperança de uma continuidade, aí no desespero votei em Dilma já desanimado. Em 2018 vou votar novamente com convicção, pois estou ouvindo um candidato a presidente que não vem falar apenas do "nós contra eles".

Honestidade: ficha limpa. sem acusação de corrupção em 30 anos de vida publica.

experiencia : prefeito, governador, deputado. conhece bem os meandros da politica

Vontade : " tem coragem de beber leite em onça "

Visão : Combater o rentismo.

Projeto nacional : Desenvolvimentismo.

Acredito em tudo isso e vou apostar nisso.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Antonio Carlos Bregensk do Nascimento
Antonio Carlos Bregensk do Nascimento

Os três "brasis"

Em uma de suas inumeráveis entrevistas Ciro disse...

"O Brasil que Trabalha precisa se unir ao Brasil que Produz CONTRA o Brasil que especula."

Se tivermos a certeza de que esse pensamento será o tronco de sua ideologia, mas, principalmente, de suas AÇÕES enquanto estadista, o Brasil pode ser salvo.

Aquela frase poderia inclusive ser o slogan presidencial dele, para deixar bem claro ao "mercado especulativo constituído de meia duzia de preguiçosos" que o foco seria o DESENVOLVIMENTO. Com o mero rentismo em segundo plano...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ciro é apenas Ciro

Depois de deambular por vários partidos, Ciro é apenas Ciro.

Ciro é um sujeito falastrão e tem sido uma voz forte contra o golpe, mas Ciro é apenas Ciro.

Ciro, na TV, indicava o Temer como Capitão do golpe, enquanto o seu partido (PDT) participava do mesmo golpe. Ciro não foi “capitão" nem sequer do seu partido

Lula traz passado, presente e futuro, traz o PT e a esquerda, ele representa o nosso povo, enquanto Ciro é apenas Ciro.

Se Lula não puder será Haddad ou outro nome do partido.....de partido. Enquanto isso, Ciro continuará sendo apenas Ciro.

Ciro está hoje numa legenda (PDT) que deve muitas desculpas, que deu 15 deputados a favor do impeachment da Dilma e também todos os 3 senadores, enquanto Ciro brincava de ser apenas Ciro.

Em 2018 o voto será para o PT ou em quem o PT indicar. Eu penso politicamente em ideias e não em pessoas.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

O Ciro Gomes concedeu uma

O Ciro Gomes concedeu uma entrevista excelente no Pânico na JP nesta semana que passou. Ele demonstrou ser um candidato mais do que preparado para assumir um cargo importante como a presidência da república. O Brasil estaria livre dos extremistas da direita e teria uma esquerda forte e sindicalista no poder. Longe dessa esquerda bobinha do PSOL. E o Ciro é um político de caráter coisa que o Bolsonaro não tem. Ele mesmo falou que quando o PT quis pedir o impeachment do FHC ele foi contra, mesmo sendo totalmente contrário a política econômica neoliberal do FHC. Porque ele sabia que muitas acusações contra o Dom Fernando eram falsas. Ele é sincero, e fala o que pensa doa a quem doer.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

O Ciro Gomes concedeu uma

O Ciro Gomes concedeu uma entrevista excelente no Pânico na JP nesta semana que passou. Ele demonstrou ser um candidato mais do que preparado para assumir um cargo importante como a presidência da república. O Brasil estaria livre dos extremistas da direita e teria uma esquerda forte e sindicalista no poder. Longe dessa esquerda bobinha do PSOL. E o Ciro é um político de caráter coisa que o Bolsonaro não tem. Ele mesmo falou que quando o PT quis pedir o impeachment do FHC ele foi contra, mesmo sendo totalmente contrário a política econômica neoliberal do FHC. Porque ele sabia que muitas acusações contra o Dom Fernando eram falsas. Ele é sincero, e fala o que pensa doa a quem doer.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

Nassif meu comentário você

Nassif meu comentário você não publicou! Eu postei lá para as 17 e pouco da tarde. Eu não quis ofender o Lula, eu só escrevi que acho o Ciro mais preparado para enfrentar essa direita neonazista que vota no Bolsonaro. Só isso? Algum mal nisso?

Seu voto: Nenhum

Pedro, A liberação dos

Pedro,

A liberação dos comentários depende de moderação e, aos finais de semana, o blog funciona em esquema de plantão. Por isso, a demora. Desculpe o transtorno.

Att.,

Da Redação

Seu voto: Nenhum
imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

Obrigado Nassif! Eu que tenho

Obrigado Nassif! Eu que tenho que me desculpar, acabei sendo arrogante com vocês! Eu gosto muito de ler os artigos dessa página.

Seu voto: Nenhum

A questão é saber se a candidatura Ciro é viável

Ciro Gomes tem sido inimigo de Ciro Gomes há décadas! Alterna gestos de grandeza pessoal e política que poderiam tê-lo elevado à condição de um "pré-estadista" com momentos de gestos impensados e irresponsáveis, que o empurram para a imagem de "fanfarrão inconsequente e não confiável..." - essa é a grande questão: se vemos "dois Ciro Gomes", um com coisas admiráveis, outro para quem viramos o rosto, desgostosos, como confiar, como fazer de uma eleição PRESIDENCIAL, uma aposta, uma roleta...?
.
Não sei se lhe faltam conselheiros valiosos, já que políticos são cercados de bajuladores insinceros, ou se lhe faltam mesmo "parafusos" na cabeça.
.
O sujeito tem uma mente BRILHANTE, é capaz de falar com desenvoltura e naturalidade anormais sobre qualquer grande tema da política nacional - e até mundial -, cita dados, compara governos, esclarece..... e de repente, é capaz de uma frase bombástica, tola, dessas capazes de jogar uma hora de entrevista genial no ralo do nosso espanto.
.
Agora, denegrir sua lealdade é coisa de gente sem memória ou desonesta intelectualmente. Não houve petista que tenha feito por Lula, pela democracia, o que ele fez em 2005 para barrar o impeachment de Lula, num momento em que o ambiente social, por algumas semanas, achava quase inviável barrar essa proposta, se viesse com força...
A voz mais firme e corajosa contra aquele ensaio de golpe veio de Ciro Gomes!
.
E aí, em vez de se centrar nas justas críticas que Lula, Dilma e o PT mereceriam, exacerba, "perde a mão", passa por desleal, por oportunista.
.
Ora desanca Moro, ora "exalta a parte boa da Lava jato".....
Uma pessoa com sua inteligência SABE que não pode vir "fruto bom" de uma árvore apodrecida como essa, portanto, é uma forma de tentar parecer "menos radical" e afagar os setores retrógrados de nossa classe média.
Torna-se então um Ciro Gomes um tanto intragável, porque uma das características e até VIRTUDE das pessoas brilhantes e de personalidade forte, como ele, é justamente não tergiversarem sobre os temas centrais que dominam o país em determinado momento.
.
Ciro é olhado com natural desprezo pelo eleitor de direita, por ter integrado os governos Lula e Dilma, sua cara "é mais próxima aos petistas", o povo sabe disso.... Mas é olhado com desconfiança também pelo eleitor petista, pelas "bolas fora" que dá em declarações tão bombásticas quanto desnecessárias.
.
Tem pouco mais de um ano para refletir e MUDAR, se realmente quer ser o ESTADISTA QUE O BRASIL PRECISA, caso venha a concorrer e queira levar essa proposta de vida sua e para a nação, A SÉRIO!
.
Um país FRATURADO, exausto, espoliado, com as instituições falidas moralmente, não pode se dar ao luxo de errar. Não podemos errar, mais do que nunca....
Um ESTADISTA tem que assumir esse país em 2019 e através de ações firmes e propositivas, misturadas às ações oriundas de amplo debate e CONCILIAÇÃO NACIONAL em pautas urgentes e polêmicas, iniciar a reconstrução do Estado Brasileiro.
.
Por mais que o critiquem e até desprezem pela ingenuidade ou o "exagero no tal espírito conciliador", Lula é disparado nossa maior chance, nossa "aposta de menor risco".... Não fosse perversamente doentia nossa direita, não fosse tão burra e narcísica, tão sedenta do poder ABSOLUTO, e pediriam de joelhos a Lula para aceitar o encargo, jogariam Moro aos leões e salvariam o país, um país que precisa desesperadamente de PAZ POLÍTICA E SOCIAL, uma trégua.
.
Mas como esse sonho é impossível - lucidez e gestos de grandeza cívica de uma direita raivosa, cínica e tosca - TALVEZ UM CIRO GOMES SE TORNE ESSENCIAL, justamente para um tempo de guerra!
.
Porque não podemos deixar de pensar que NADA MUDE no Brasil de hoje, que a Globo siga massacrando seus inimigos (os da classe que representa...), o Judiciário siga em seu cinismo parcial, Temer e quadrilha sigam nos roubando sonhos e riquezas.... O que faremos? E se Lula for condenado em segunda instância?
.
Ciro Gomes precisa "virar homem maduro e sério de uma vez", porque não é tempo de bazófia, de mi mi mi, de declaração tola para a mídia usar contra ele, enfim, o Ciro Gomes que às vezes nos orgulha precisa MATAR o Ciro Gomes que às vezes nos envergonha. Seria muito, muito bom para o Brasil de hoje. Que alguém lhe transmita o recado!

Seu voto: Nenhum
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Cadê meu comentário 2 ???

Cadê meu comentário 2 ???

Seu voto: Nenhum

Lula merece críticas, sim

e não merece um séquito que o coloque num pedestal. O PT merece críticas, e não as vulgares autocríticas entre 4 paredes e em calhamaços indecifráveis que parecem fugir de uma real crítica e autocrítica PÚBLICA, ABERTA, em linguagem que o povo entenda. Já posstei por aqui noutro dia o que Perry Anderson, New Left Review, considera o maior intelectual do PT, André Singer, (tem no Youtube), diz que foi posto no ostracismo por suas críticas ao lulismo , cito literalmente" é despolitizador, abertamente despolitizador". Aí, vemos nesse blog e por aí afora opiniões levadas pela emoção, ou cegas pela idolatria.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

CADÊ MEU COMENTÁRIO ???

CADÊ MEU COMENTÁRIO ???

Seu voto: Nenhum
imagem de Serjão
Serjão

ciro 5%

Não passa disso, dos 5%.

Exploda o Brasil, como já está, Ciro, o gogó morde e assopra, não terá votos de PeTistas.

Quem comeu filé não quer saber mais de bucho.

Calça de veludo ou bumbum de fora.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Paulo P Ribeiro
Paulo P Ribeiro

Lula e Dilma se acovardaram

Lula e Dilma se acovardaram no momento em que tinham a faca e o queijo na mão para democratizar a comunicação e regulamentar a ação criminosa da mídia, há décadas concentrada nas patas de seis grupos familiares. A negativa de Ciro Gomes me parece mais uma estratégia política de não atrair contra sium movimento articulado pela Rede Globo, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo contra a sua candidatura, mas ele sabe muito bem que não será possivel conviver com uma imprensa suja, mentirosa e que deve bilhões à Receita Federal. A primeira medida a ser tomada deverá ser a cobrança de todas as dividas, sob pena de exproprição de ativos em até seis meses. Após esta etapa, caberá a Ciro Gomes oferecer ao Congresso uma emenda que altere o Código Penal e eleve as penas para os chamados crimes de opinião. É indamissível que ofensas e mentiras sejam punidos com penas leves, que apenas estimulam os delitos. O papel do jornalismo é informar com fidelidade e isenção, sem emitir opiniões, o que cabe à sociedade civil. Se nada for feito, Ciro corre o mesmo risco de passar pela mesma situação de Dilma Rousseff.

Seu voto: Nenhum

Para alguém que conta. . .

Para alguém que conta com o apoio incondicional do PT no segundo turno e já até acenou com a vice para o Haddad, Ciro Gomes tem que parar de criticar o ex presidente Lula. Com essas críticas a Lula ele dá mostras de não ser um político muito   habilidoso, aliás ele é meio volátil em suas posições. De qualquer maneira, na falta do PT, acho-o muito melhor do que os outros candidatos, Alckmin, Dória e Bolsonaro. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

"A história da humanidade é a história das lutas de classes". Karl Marx

imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

Ciro a meu ver é o melhor! O

Ciro a meu ver é o melhor! O Lula é bonachão demais, quem dera se ele tivesse um centímetro de autoridade pra ter combatido toda aquela corja que o caluniou até não poder mais. Só vou votar no Lula se em 2018 a final for entre ele e aquele cretino do Bolsonaro. O 'Bolsomito" só é "nacionalista" na cabeça dos coxinhas analfabetos políticos. Como que um político que se diz "nacionalista" é a favor das privatizações e do entreguismo? Vão estudar direitosos!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de carlos alberto rodrigues de carvalho filho
carlos alberto rodrigues de carvalho filho

candidato

Meu candidato sempre sera Lula, caso não é Lindberg, caso não Ciro e seja o que Deus quiser...

Seu voto: Nenhum

PETISTA DE VERGIONHA NA CARA

PETISTA DE VERGONHA NA CARA NÃO VOTA NESSE CANALHA.

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de CirãoDaMassa
CirãoDaMassa

Aí é?

Aí é?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

Não meu amigo, você está

Não meu amigo, você está redondamente enganado. Petista de verdade também deve admirar o Ciro porque ele é um excelente político da esquerda. E tem autoridade e força para peitar a extrema-direita.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

ALÉM DE NÃO VOTAR NESSE

ALÉM DE NÃO VOTAR NESSE FANFARRÃO,CORONEL FILLHO DA PUTA FAREI CAMPANHA CONTRA,ALIÁS JÁ FAÇO.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de JOEL PALMA
JOEL PALMA

Que meda...

E se ele não for pro segundo turno, você vai pedir os votos dos eleitores dele ou é pra detonar mesmo o PT que você tá fazendo isso?

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de baader
baader

ele tem se preparado e falado

ele tem se preparado e falado por aí. mas tecnicamente Dilma tb era forte. não regulamentar mídia e comparar com seu período enquanto governador não vale agora: não governará um estado da união e não estamos naquela época, com internet ainda pouca. desafiamos a nos mostrar onde tem mídia regional que não está alinhada com as mesmas gigantes nacionais (e golpistas). de resto, se ficarem ele e o capitão-do-mato, teremos um voto útil novamente, ainda que ele venha se contradizendo nalguns pontos nos últimos anos. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de anarquista sério
anarquista sério

'''Minnha mulher não opina,.

'''Minnha mulher não opina,. So serve pra dormir comigo.'''

Na boa : Eu gostaria que Ciro desse um pouco de toba.

  Só um pouquinho.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

Eu sou a favor da

Eu sou a favor da regulamentação da mídia! Se você não faz isso, os caluniadores da direita e da oposição sempre usarão falsas notícias e falsas denúncias contra você. Lula e Dilma foram tolerantes até demais com seus adversários políticos que os difamaram, humilharam, caluniaram até não poder mais. E do jeito que a direita está se mostrando cada vez mais intolerante e violenta, alguém precisa fazer alguma, tomar alguma providência.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Os blogs de esquerda estão

Os blogs de esquerda estão dando corda novamente a Ciro...até ele se empolgar e começar a descer a lenha em Lula e o PT novamente,aí todos o abandonam,isso aconteceu antes,Ciro no UOL,na GloboNews e lá descendo o porrete(com razão)no pt,mas exagerando e fazendo o jogo da direita e se queimando com a esquerda,vejam como é inteligente o PIG,vêem alguém em ascensão,aí vão lá e lançam o cara,ludibriando e etc...Não esqueço o comentário da anarquista lúcida(acho)aqui no ggn,ela disse algo tipo assim:Uma piscadinha do pig para o Ciro e já era,não confio nele, exatamente o q aconteceu só com a exposição dele na mídia,imagina presidente,mas com certeza ele é o q a esquerda e o país precisa mais aproximadamente ao "perfeito", para quem foi governado por Lula e seu jogo duplo (era necessário?Sim e não) isso é palatável sim! Viva a Ciro e viva a Lula !!!

Seu voto: Nenhum
imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

O Ciro Gomes é de longe o

O Ciro Gomes é de longe o melhor político de esquerda do país! Ele com certeza representa o lado forte da esquerda, que não é covarde perante os inimigos da extrema-direita. Eu adoraria vê-lo na presidência, com certeza o Brasil seria um país soberano e grande em suas mãos. Ele iria combater de verdade os neonazistas fãs do Bolsonazi. Espero que até 2018 ele consiga um maior número de eleitores. Eu confio no Ciro, e irei votar nele!!!

Seu voto: Nenhum
imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

O Ciro Gomes representa a

O Ciro Gomes representa a esquerda forte e destemida. Os coxinhas costumam chamar o Lula de "ditador". Quem dera se ele fosse um ditador, poruqe ele teria colocado a extrema-direita e esses neonazistas fanáticos pelo bolsonaro no devido lugar. O grande erro do Lula foi justamente ter sido bonzinho e condescendente demais. Eu no lugar dele teria sido autoritário e duro com a direita. Não existe diálogo com nazistas intolerantes. Enquanto o Bolsonaro ilude meio mundo dizendo que o nazismo era de esquerda e ele não é racista e homofóbico, seus seguidores vão aumentando. Nassif, eu torço para que o Ciro Gomes consiga sair na frente dessa direita intolerante porque senão iremos sofrer ainda mais do que sofremos na ditadura militar. O desastre será ainda pior, porque muitos fãs do Bolsonaro são de fato simpatizantes do nazismo disfarçados de liberais. Depois do que aconteceu ontem em Charlottesville lá na Virgínia(curiosamente a mesma cidade aonde o astrólogo orvalho de cavalo está morando) quero ver a direita continuar a insinuar que o nazismo era de "esquerda". Meu amigo, supremacistas brancos em pleno século 21! A cadela do fascismo está sempre no cio como dizia Bretsch! Será que o Rodrigo Constantino irá alegar que se trata de "esquerdistas radicais" ou falará a verdade se dizendo tratar de direitistas xenofóbicos e intolerantes?

Seu voto: Nenhum

Os candidatos B do PT

são uns bostas paulistas

haddad e outras opções paulistas são tucanos.

O Ciro teria meu voto se, se e somente se, fosse fazer a lei de medios, mas contemporizando com vou financiar a imprensa independente, é papo pra boi dormir.

Se eleito teria que bater de frente com a globo já no primeiro dia, se não fizer isso, não governa e caí

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Manu bhz
Manu bhz

Acho balsonaro meio

Acho balsonaro meio caricatura, pelo menos é nacionalista. Só sei de uma coisa.
Lula, depois ciro, depois posso pensar no balsonaro. Não voto em haddad, Mercadante, cardoso. Três bunda mole.

Seu voto: Nenhum (19 votos)
imagem de Felipe Souza
Felipe Souza

Eu sou você amanhã

Admiro a energia e o programa de governo abertamente progressista, nacional e industrial do Ciro Gomes. A entrega e o conhecimento de economia política dele é louvável - em um ambiente institucional de deserto.
Dito isto, confesso que as últimas entrevistas dele tem me decepcionado. Essa história de não regular os meios de comunicação é a mesma cantilena do Lula e da Dilma nas últimas eleições; é o afago de que essa gente - rancorosa e com muito mais consciência de classe que a esquerda - precisa para dar quantos golpes for preciso para fazer prevalecer a sua condição de classe dominante.
Se ele fizer uma análise e autocrítica verdadeira, verá que ele quer ser o Lula de ontem.
Eu sou você amanhã.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Elizabeth Pretel
Elizabeth Pretel

A regularização dos meios

A regularização dos meios está na constituição, mas ele prefere financiar a mídia independente e regional. Tá bom, o que aconteceu mesmo com a tv Brasil?  

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Será que o pessoal ouviu toda a entrevista? Sem preconcepções?

Será? Não é à-toa que foi Ministro de Lula e Dilma (de FHC também). Não é à-toa que recebeu 2 grandes rasteiras oportunistas por parte do PT/Lula (uma, antiga, foi a lama de propagandear como sendo um Novo Collor; outra, foi fazê-lo transferir o domicílio eleitoral pra São Paulo). Abdicou de 3 pensões garantidas por lei. Me parece uma personalidade rara, até difícil de se acreditar, mas vejamos seu passado. Agora, se nos transformamos em rebanho crente de um líder semideus, aí fica difícil.

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Edemar Motta
Edemar Motta

Abdicou de três pensões,

Abdicou de três pensões, beleza. Vive de quê, mesmo?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Lula falando sobre o Ciro Gomes...

Espero que o Lula e o PT acabem apoiando o Ciro Gomes para o Planalto e o Ciro Gomes e o Lula apoiem o Haddad para governador de São Paulo.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de joel lima
joel lima

Sem Lula, votarei em Ciro.

Sem Lula, votarei em Ciro. Primeiro, porque não há outro. E segundo, Ciro me parece que é um que vai brigar com os que mandam nesse país. Lula foi o político que mais conseguiu conciliar pobres e ricos = em nenhum momento da histórias esses extremos tiveram ganhos ao mesmo tempo (óbvio que os ricos muito mais que os pobres). E mesmo assim, olha só como, por exemplo, os bancos, encarnações do mercado, o tratam agora. Bancos que segundo o próprio Lula nunca ganharam tanto dinheiro quanto no governo dele. Então, se é pra ter um presidente tirado, que seja um que o foi por ter feito coisas pro povo. Conciliação no Brasil sempre dá errado. Vide JK e Lula. Porque o que mais doi é que a esquerda foi destruída pela direita, mesma a esquerda, quando no poder, não ter tirado um centímetro de privilégio da elite - ao contrário. Os Kirchner sofreram com o Clarín porque atacou a globo argentina. Aqui, a Globo ataca Lula sendo que não só a salvou no início do seu governo, quando ela quebrou, como ainda lhe deu gordas verbas de publicidade estatal. Ou seja, Lula foi picado pelo escorpião que, ao invés de parar de lhe dar comida, o alimentou. Agora ele fala em controle da mídia. Ideia correta, mas no tempo errado. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de jose antonio santosjj
jose antonio santosjj

decepção

Quanto mais leio sobre o Ciro mais me decepciono (eu que já o achei que podia ser uma possibilidade).

Não querer enfrentar a grande midia é fazer o jogo da mesma e depois ser engolido pela mesma. Isso já aconteceu antes...

Quer fazer alianças politicas... ja sabemos o que isso vai dar.

Herdar os votos do Lula, acho improvalvel que consiga.

Por ora ficaria com Hadad e (ou ) Requião.

A verdadeira esquerda deve ir unida para o CONFRONTO pois a direita estará unida !

Achar que boa parte da burguesia, pequena burguesia e lumpen- proletariado não vota em Bolsonaro ( se não tiverem outro candidato da direita)  é ser muito inocente. Eles votam sim nele!

 

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Boeotorum Brasiliensis
Boeotorum Brasiliensis

Ciro é um ilusionista autoiludido

Também cojitei e descartei.

Ciro é egocêntrico, tem um discurso simplista e carece da mínima habilidade política para unir o País.

Pior, acredita firmememente que pode iludir porque ilude a si mesmo.

Minha esclha para canditado à Presidência, se não tivesse havido o golpe seria Haddad. Com o terremoto político e econômico criado pelo golpe, acredito que a única liderança capaz de unir o Brasil em torno de um projeto que repare o desastre é Lula.

Caso Lula seja impedido de se candidater, Haddad retorna à opção 1.

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Pedro Malazarte
Pedro Malazarte

Discordo, não acho que ele

Discordo, não acho que ele seja egocêntrico. Eu acho que ele toca nas feridas mesmo, por isso é visto como egocêntrico. Ele fala a verdade doa a quem doer. E meu amigo, vou te dizer uma coisa. Se nós queremos acabar com essa direita estúpida e doentia nós temos que votar em um candidato forte. O PT combate a direita democraticamente e na parte cultural. Mas são bonzinhos demais no confronto direto. Se eu fosse o Lula eu teria feito o que o Maduro fez na Venezuela. Esse último não caiu porque usou a estratégia correta para não deixar a oposição lhe destruir. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de ze sergio
ze sergio

a eleiçao.....

O que Ciro oferece, assim como o restante, é mais do mesmo. Cidadania? Representatividade? Controle da Sociedade? Liberdade? Políticas de Estado? Democracia? Voto Facultativo? Plebiscitos? Referendos? Nada. 30 anos de Constituição Cidadã, era isto?! Numa coisa está certo. Nesta eleição, acaba a bipolaridade partidária.Todos abutres acreditam que terão seu naco da carcaça. O fedor da coisa podre nunca distanciou ninguém. Muito menos agora. O Estado Brasileiro discutido em Harvard ou Cambridge. Pode haver situação mais emblemática do abismo entre o Povo Brasileiro e o Estado Brasileiro?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de ze sergio
ze sergio

a eleiçao.....

O que Ciro oferece, assim como o restante, é mais do mesmo. Cidadania? Representatividade? Controle da Sociedade? Liberdade? Políticas de Estado? Democracia? Voto Facultativo? Plebiscitos? Referendos? Nada. 30 anos de Constituição Cidadã, era isto?! Numa coisa está certo. Nesta eleição, acaba a bipolaridade partidária.Todos abutres acreditam que terão seu naco da carcaça. O fedor da coisa podre nunca distanciou ninguém. Muito menos agora. O Estado Brasileiro discutido em Harvard ou Cambridge. Pode haver situação mais emblemática do abismo entre o Povo Brasileiro e o Estado Brasileiro?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Não perco meu tempo com o

Não perco meu tempo com o Ciro, que não passa de uma Marina de calças. Oportunista !!

Não vão ganhar nada !

Seu voto: Nenhum (17 votos)

Estou de saco cheio por tudo que vem acontecendo no país, e nós democratas, não fazemos nada.

Eu inclusive. Parece que estamos todos anestesiados, que fomos dopados. Mas essa lombra vai passar e vamos acordar.

Eu creio !!!

gAS

com ph

"Confiante, ele acredita que pode herdar votos de Lula"

Seu Ciro, apenas uma coisa: - Estou phora!

Seu voto: Nenhum (16 votos)
imagem de Serjão
Serjão

Estamos

phora!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Romanelli
Romanelli

ta nada.... Suponha que os

ta nada....

Suponha que os golpistas inviabilizem LULA  ..vai votar em quem ?

Doria, Alckimin, na FADINHA, no BolsA (bolsonário) ?  ..ou vai sair do país ?

CIRO é uma grande SEGUNDA opção (depois e LULA)  ..pra mim, com MUITO MAIS conteúdo que Haddad por exemplo ..um prefeito AUTORITÁRIO, insensível, que quis fazer graça com as minorias e esqueceu do principal de qq eleitorado, a CLASSE MÈDIA (aquela que vai às ruas e, realmente, mobiliza)

nt - engana-se que aqui em SP Doria se elegeu  ..NÂO !!!  ..em verdade o povo queria mesmo é tirar Haddad  - o experimentalista  ..e não faltaram motivos  ..por ex. ele criminalizou motioristas (a classe média emergnete), insuflou a industria da multa, a implantação da velocidade pra charrete facilitando o carro do Google  ..teve bolsa pra trans, viciado, pixador e estrangeiro  ..NÃO cumpriu promessas como creche, e na saúde tb  ..teve ampliação de corredores sem padrão e claro, as benditas ciclovias e pistas pra pedestres, que junto com os buracos, pararam ainda mais a cidade que SEQUER pode contar com parques de qualidade)

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Romanelli
Romanelli

ta nada.... Suponha que os

ta nada....

Suponha que os golpistas inviabilizem LULA  ..vai votar em quem ?

Doria, Alckimin, na FADINHA, no BolsA (bolsonário) ?  ..ou vai sair do país ?

CIRO é uma grande SEGUNDA opção (depois e LULA)  ..pra mim, com MUITO MAIS conteúdo que Haddad por exemplo ..um prefeito AUTORITÁRIO, insensível, que quis fazer graça com as minorias e esqueceu do principal de qq eleitorado, a CLASSE MÈDIA (aquela que vai às ruas e, realmente, mobiliza)

nt - engana-se que aqui em SP Doria se elegeu  ..NÂO !!!  ..em verdade o povo queria mesmo é tirar Haddad  - o experimentalista  ..e não faltaram motivos  ..por ex. ele criminalizou motioristas (a classe média emergnete), insuflou a industria da multa, a implantação da velocidade pra charrete facilitando o carro do Google  ..teve bolsa pra trans, viciado, pixador e estrangeiro  ..NÃO cumpriu promessas como creche, e na saúde tb  ..teve ampliação de corredores sem padrão e claro, as benditas ciclovias e pistas pra pedestres, que junto com os buracos, pararam ainda mais a cidade que SEQUER pode contar com parques de qualidade)

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Romanelli
Romanelli

ta nada.... Suponha que os

ta nada....

Suponha que os golpistas inviabilizem LULA  ..vai votar em quem ?

Doria, Alckimin, na FADINHA, no BolsA (bolsonário) ?  ..ou vai sair do país ?

CIRO é uma grande SEGUNDA opção (depois e LULA)  ..pra mim, com MUITO MAIS conteúdo que Haddad por exemplo ..um prefeito AUTORITÁRIO, insensível, que quis fazer graça com as minorias e esqueceu do principal de qq eleitorado, a CLASSE MÈDIA (aquela que vai às ruas e, realmente, mobiliza)

nt - engana-se que aqui em SP Doria se elegeu  ..NÂO !!!  ..em verdade o povo queria mesmo é tirar Haddad  - o experimentalista  ..e não faltaram motivos  ..por ex. ele criminalizou motioristas (a classe média emergnete), insuflou a industria da multa, a implantação da velocidade pra charrete facilitando o carro do Google  ..teve bolsa pra trans, viciado, pixador e estrangeiro  ..NÃO cumpriu promessas como creche, e na saúde tb  ..teve ampliação de corredores sem padrão e claro, as benditas ciclovias e pistas pra pedestres, que junto com os buracos, pararam ainda mais a cidade que SEQUER pode contar com parques de qualidade)

Seu voto: Nenhum (2 votos)

3 x 1

Seu Romanelli,

Respeito todos os seus tres votos.

Mas eu continuo PHORAAAAAA!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.