A estranha matéria do Globo sobre o perfil “Aécio Boladasso”

Da Carta Capital

“Aécio Boladasso” é lançado no Facebook, no Twitter e em… O Globo
 
Inspirado em “Dilma Bolada”, surge “Aécio Boladasso” no Facebook e no twitter na tarde desta quinta-feira. Pouco depois foi noticiado em O Globo, quando tinha apenas um único “fã”
 
por Lino Bocchini

“Sou lindo, sou tucano, sou futuro presidente dessa nação por um Brasil melhor”. Esta é a apresentação da página “Aécio Boladasso”, que segundo os registros da rede social surgiu nesta quinta-feira às 13h30. No twitter, apareceu pouco depois, por volta de 14h30.

Menos de quatro horas depois, às 18h23, o site de O Globo destacou em sua home uma reportagem completa sobre a novidade, com declarações de Jefferson Monteiro, criador da Dilma Bolada. O próprio printscreen (reprodução de tela) que acompanhava a reportagem original do jornal comprova que, quando O Globo fez o texto, apenas uma única pessoa havia curtido o perfil –veja nesta página.

Quando este texto estava sendo concluído, às 21h50, eram 724 fãs no Facebook e 127 no twitter. O perfil oficial do senador mineiro e pré-candidato do PSDB à presidência tem 26 mil seguidores, mas nunca foi usado. A página oficial de Aécio no Facebook é “curtida” por 190 mil pessoas.

Dilma Bolada tem 162 mil seguidores no twitter e 553 mil no Facebook. A presidenta Dilma Roussef, que recentemente voltou às redes sociais, tem mais de 2 milhões de seguidores no twitter e 91 mil no Facebook.

Atualização: O Globo mudou o corte original da imagem que ilustra sua reportagem. O novo corte oculta o contador de fãs.

Atualização 2: Na manhã desta sexta-feira, O Globo tirou a “reportagem” do ar.

aecio boladasso.jpg

Imagem do post original de O Globo comprova que o jornal noticiou a página assim que ela foi criada, quando havia apenas um único fã. Após repercussão, jornal primeiro mudou o corte da foto, escondendo o número 1. Depois tirou a reportagem toda do ar

Redação

32 Comentários

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  1. “quando O Globo fez o texto,

    “quando O Globo fez o texto, apenas uma única pessoa havia curtido o perfil –veja nesta página.

    Quando este texto estava sendo concluído, às 21p0, eram 724 fãs no Facebook e 127 no twitter. O perfil oficial do senador mineiro e pré-candidato do PSDB à presidência tem 26 mil seguidores, mas nunca foi usado. A página oficial de Aécio no Facebook é “curtida” por 190 mil pessoas”:

    E eu nao consigo pagar minha filha pra gostar de bacalhau…

  2. Sugiro que o nome seja

    Sugiro que o nome seja imediatamente alterado para AÉCIO CHAPADASSO. Será um grande sucesso e serei o segundo a curtir!

  3.  
    Os editores do “Grupo”

     

    Os editores do “Grupo” estão muito cautelosos ao fazerem qualquer ligação de políticos tucanos à bolinhas, bolas bolinhas, bolado ou boladasso .

    Depois daquele “terrível atentado ” sofrido pelo Doutor Chirico durante uma caminhada em Campo Grande (RJ) …..

  4. Facebook não entrega o que

    Facebook não entrega o que promete em ações de marketing, diz Forrester

    Executivos especialistas se dizem pouco satisfeitos com os resultados da rede – empresas cogitam tirar totalmente os investimentos em marketing na rede social

    Bárbara Ladeia – iG São Paulo | 

    01/11/2013 06:02:00 – Atualizada às 01/11/2013 11:46:22      

    Passado o frisson das redes sociais , executivos e empresários do mundo do marketing não parecem muito satisfeitos com os resultados de seus investimentos na empresa de Mark Zuckerberg , oFacebook . Na última segunda-feira (28), o Forrester, instituto de pesquisa americano, divulgou os resultados do levantamento “Por que o Facebook está falhando com os marqueteiros.”

    AP Photo/Paul SakumaFacebook, de Mark Zuckerberg: 50 milhões de pessoas expostas e pouco retorno para quem investe em marketing na rede

    Em 2007, Zuckerberg prometeu uma revolução midiática que, ao que parece, ainda não chegou. As redes sociais são as piores colocadas no ranking de satisfação dos profissionais de marketing no que tange os resultados. Encabeçando a lista estão as resenhas e recomendações, com nota de 3,84, em escala de zero a cinco. A diferença é pouca.

    O Facebook, lanterninha da lista, ganha nota 3,54. Entre a primeira e a última estão ferramentas das mais convencionais, como o boca-a-boca e o e-mail marketing, até outras mais inovadoras, como a otimização para os mecanismos de busca e os blogs proprietários de marca. Até o nada badalado Google Plus está na frente da rede de Zuckerberg.  Para a pesquisa, foram consultados 395 profissionais do setor, especialistas em marketing digital e negócios online.

    A despeito do grande volume de dados sobre pessoas – são 50 milhões de usuários que expõem suas preferências e rotina –, o site só tem ampliado a gama de ferramentas que remetem a publicidade tradicional. 

    Esta, no entanto, é entregue de forma nada convencional – com restrições de alcance, mesmo que as menções partam dos próprios usuários. “Claro que a companhia ainda atrai marqueteiros com a promessa de que vão conectá-los melhor aos seus consumidores. Mas na realidade, a rede dificilmente cria essas conexões.”

    O logorítimo é o limite

    A maior insatisfação mora justamente nessas mudanças recentes, que criaram limites do número de visualizações dos conteúdos a depender do montante pago para “promover” cada publicação. “Foi aí que o Facebook acabou incomodando a todos, quando ele começou a interferir na exposição gerada pelos próprios fãs e usuários”, diz Eric Messa, coordenador do núcleo de mídias sociais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). “Eles acabam não deixando a exposição orgânica acontecer espontaneamente.”

    Leia também

    ‘As redes sociais são meio promíscuas’, diz PondéGoogle e Facebook terão de manter dados no Brasil

    O jeito é pedir ajuda dos fãs – marcas imploram compartilhamentos na tentativa de conquistar algumas visualizações a mais.

    Messa entende que além de caro, o investimento em profissionais especializados na gestão de marcas em redes sociais exige muito. Trata-se de um conhecimento profundo dessa mídia, que ainda não é sólida nem mesmo nos Estados Unidos, onde tudo começou. “Ainda somos muito incipientes nessa área.”

    E podemos continuar sendo até que a rede seja substituída por outros mecanismos de comunicação. Segundo o levantamento feito por Elliot, o chamado “smart money”, ou seja, investimento que pode agregar conteúdo e informações à marca Facebook, deve abandonar a rede em breve.

    “Um punhado de marcas notáveis já recolheu seus investimentos iniciais, anunciando que estão abandonando o Facebook definitivamente”, informou o relatório divulgado pelo Forrester. Em maio do ano passado, por exemplo, a GM anunciou que não compraria mais anúncios na rede social.

     

    Não serve para vender

    Na prática, Messa entende que não há comparação viável entre a mídia online tradicional e a rede social, uma vez que a primeira trabalha com foco nas massas e a segunda com foco nas relações. “Enquanto a mídia de massa atinge um grande volume de pessoas, esse marketing com as redes restringe o público”, afirma.

    Para completar, ainda não foram desenvolvidas métricas claras, capazes de calcular a eficiência dos investimentos em marketing nas redes sociais. “Já tem agência que tenta medir as conversões em vendas nas redes sociais, mas nenhuma medição é precisa”, diz. “O Facebook pode aparecer como uma estratégia de comunicação, com foco em fixação da marca, mas não serve como estratégia de publicidade.”

    Felipe Wasserman, professor de Social Commerce da ESPM, explica que o consumidor, em geral, não enxerga com naturalidade a presença de anúncios no Facebook. “Ele entende a rede como um espaço de socialização e interação, que até pode ser com as marcas, mas não é um espaço para publicidade”, explica. “Quem tem objetivo claro de retorno em vendas certamente está frustrado.”

    No Brasil, esse efeito tende a ser ainda mais forte, dada a característica do usuário nacional. “Brasileiros são mais interativos e sociais na rede, têm mais amigos e postam mais”, afirma o especialista. 

    Marketeiros estão menos satisfeitos com o Facebook

    Levantamento de empresa de pesquisa norte-americana aponta que entre as ferramentas de marketing digital, o Facebook é o que traz menos resultado às anunciantes.

     Fonte: Forrester

     

        

     

  5. Off-topic:
    A todos que nao

    Off-topic:

    A todos que nao estao conseguindo entrar o comentario da primeira vez por “erro”:

    LEIAM o link.  Se a palavra “reply” aparece nele o comentario ja entrou mesmo que o server diga que nao entrou!

    1. Antes fosse só bebida… Pó pará, governador.

      Lembrem de quando o Maradona foi jogar no Mineirao? A arquibancada em peso gritando: “Maradona, cadê vc, o Aecim cheira mais do que vc”? 

      1. Eu estava lá e me lembro

        Eu estava lá e me lembro muito bem, coisa impressionante o Mineirão com 50.000 entoando este grito….

        O MARADONA CADÊ VOCE, O AÉCIO CHEIRA MAIS DO QUE VOCE!……….

        FIQUEI BOQUEABERTO, ESTUPEFATO….

      1. O Lula?

         

        Bem… O Lula nunca  foi parado numa blitz e se recusou a fazer o teste do bafometro, também não consta que frequente bares na zona sul do Rio.

        1. É verdade. Um país onde se

          É verdade. Um país onde se passam quatro governos e ninguém apura nada. Só se está fazendo alguma coisa graças à delação premiada do corruptor.

    1. Foi a primeira coisa que eu

      Foi a primeira coisa que eu notei, já que sou muito ligada em correção ortográfica.

      Para um político que pretende ser Presidente do país, seria bom ter uma assessoria mais competente nessa área. Até porque educação é um dos nossos principais problemas.

  6. Sinceramente

    Não posso acreditar que isso seja coisa do próprio ou de algum fã dele (existe?). Por mais descerebrados que possam ser (ele e eventuais fãs). 

    Além dos posts serem piores que a ideia de jerico de criar uma página inspirada na concorrente, praticamente sem conteúdo criativo, os comentários são, em sua maioria, depreciativos. 

    Uma das postagens é a seguinte: “Minha próxima propaganda eleitoral vai vir desse jeito: Meu nome é Aécio Boladasso, quem quer tc?” 

    Essa página só pode ser sacanagem… 

    Aqui: https://www.facebook.com/AecioNevesBoladasso?ref=ts&fref=ts

    Agora, o Globo deve ter caído nessa e em seguida percebeu a burrice e retirou a matéria de seu site.

     

     

  7. não é brincadeira,

    elegeram o Collor desse mesmo jeito!

    e eles tem Eduardo Cunha como despachante contra a lei de midia,

    e estão desesperados! bolinha de papel ovni vai ser só o começo.

    se precisar eles derrubam as torres gêmeas!

    ô aécio, deixa disso, vamos conversar……..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

  8. Para mim isso é coisa do

    Para mim isso é coisa do Serra, para sacanear o Aécio.

    O Serra é capaz de tudo para virar presidente.

    Como alguém já lembrou a grafia está errada.

    Boladasso, śo pode ser coisa do Serra

  9. “Pó pará, governador”

    Internautas recuperaram o link do texto agressivo da matéria do Estadão, que foi publicado para favorecer José Serra, insinuando que Aécio Neves é dependente de cocaína.

    No auge dessa disputa entre Serra e Aécio, o Estadão publicou artigo de Chaves contendo uma chantagem contra o então governador de Minas Gerais, conhecido por sua vida de “playboy” e sobre quem circulam, há anos, boatos sobre ser usuário de cocaína.

    O título do artigo que Chaves escreveu e que foi publicado pelo Estadão em 28 de fevereiro de 2010 já dispensaria o resto do texto: “Pó pará, governador”.

    Em fevereiro de 2010, uma guerra fratricida foi desencadeada no PSDB.

    O segundo mandato de Lula chegava ao fim e ele não podia ser candidato à própria sucessão.

    Os tucanos e a mídia, sua aliada, estavam céticos quanto às possibilidades do “poste” que achavam que Dilma era e, assim, acreditavam que, fosse quem fosse o candidato deles, seria eleito.

    Dois pré-candidatos disputavam a indicação do PSDB para a “barbada” eleitoral que a direita brasileira acreditava que se avizinhava – derrotar uma mulher sem o carisma de Lula e que jamais disputara uma eleição na vida.

    José Serra e Aécio Neves, então, digladiavam-se pela primazia de enfrentar Dilma.

    A imprensa atucanada de São Paulo e do Rio de Janeiro (leia-se Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo) estava muito irritada com Aécio.

    Apesar de esses veículos e o PSDB acreditarem que Dilma, então praticamente estagnada nas pesquisas, seria mera sparring de dois políticos profissionais como Aécio e Serra, preferia o segundo.

    No caso da imprensa paulista, até por Serra ser paulista também – sem falar na maior identificação ideológica com ele –, essa “imprensa” fustigou o PSDB por meses até que Aécio fosse preterido.

    Serra estava melhor nas pesquisas e esses veículos, que há mais de uma década demonstram que não entendem a política brasileira, não acreditavam que alguém pudesse começar uma campanha eleitoral com percentuais de intenção de voto tão baixos quanto Dilma e o próprio Aécio tinham e chegar a vencer a eleição.

    Nesse jogo, o jornal O Estado de São Paulo fez o movimento mais ousado: chantageou Aécio com um texto literalmente criminoso, escrito por seu ex-editorialista e ex-colunista Mauro Chaves, que faleceria um ano depois.

    Fonte: CNEWS

     

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