A Fifa e o esquema fraudulento de venda de ingressos

Enviado por Assis Ribeiro

Do Jornal do Brasil

O fim da Fifa
 
Países como Itália, Inglaterra e Espanha já perderam todos os pudores e incluem, ou estão prestes a considerar, as receitas produzidas pela prostituição, tráfico, ações mafiosas e contrabando no seu Produto Interno Bruto. No Reino Unido, estima-se que o total do dinheiro marginal signifique um crescimento de 37 bilhões de reais no PIB. Imagine se fosse aqui para usar apenas um verbo tão a gosto do complexo de vira-latas de grande parte de nossa mídia e iludidos formadores de opinião.
 
Mas nem ingleses, italianos e espanhóis têm primazia neste esdrúxulo procedimento. Mesmo sem contabilizar oficialmente as receitas criminosas no seu PIB, de alguma forma é a Suíça, no continente europeu, a primeira nação onde o dinheiro escuso flui como moeda obtida dentro da legalidade. Além de  parte de seus bancos historicamente cobrirem de sigilo contas bancárias de originadas no submundo, está em Zurique a sede da Federação Internacional de Futebol.
 
A Copa do Mundo no Brasil serviu para mostrar que o país tem capacidade de realizar grandes eventos e promover uma alegre e organizada Babel dos tempos modernos ao receber com carinho e conforto nas ruas, aeroportos e hotéis milhares e milhares de estrangeiros.

 
Mas o evento contribuiu para muito mais do que a demonstração ao mundo de uma admirável festa esportiva. Foi aqui, depois de quatro Copas, que a polícia do Rio de Janeiro e o Ministério Público desfecharam um golpe duríssimo na quadrilha internacional que vendia ingressos desviados da própria Fifa. Fato que, por si só, escancara a competência de agentes policiais brasileiros e que deve agora transferir o sentimento de viralatice para as forças de segurança da França, Coréia/Japão, Alemanha e África do Sul, sedes dos últimos mundiais, onde a bandalheira também correu mais solta do que a bola.
 
A polícia do Rio pilhou o bando e levou às cordas os maiorais da Fifa, entre eles seu presidente Sepp Blatter. Afinal é um homem chamado Phillippe um dos mentores de todo o esquema fraudulento, como diz o especializado jornalista inglês Andrew Jennings. E quem é Phillippe? Simplesmente sobrinho de Blatter e sócio da empresa Match, vendedora exclusiva de todos os três milhões de ingressos no Brasil.
 
As ligações entre a Fifa e a Match são tão intestinas que esta última, recentemente, recebeu da instituição dirigida por Blatter um empréstimo de 10 milhões de dólares para dar andamento ao processo de negociação dos ingressos. E quanto de juros a Fifa cobrou? Zero, isso mesmo, zero. E qual era a data do pagamento destes 10 milhões? Janeiro de 2015, quando o butim estivesse encerrado.
 
Blatter mostra indignação. Quem acredita nela é capaz de acreditar em tudo. Ele é o manda-chuva da entidade que preside, desde 2001, mas já dava as cartas em 1998, como secretário-geral.
 
A Copa chega ao seu final com todos os méritos para o Brasil fora de campo e humilhação no gramado. Exatamente de maneira inversa das apostas feitas pela imprensa: sucesso em campo e fracasso fora dele. Mas o grande legado que o Brasil deixa ao mundo em especial a americanos e ingleses, que jamais nutriram confiança em Blatter e seus malfeitores, é o desbaratamento desta quadrilha que expõe a todos os continentes que o chamado padrão Fifa não passa de um miasma. E como fede.
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos ver como vai reagir a

    Vamos ver como vai reagir a mafifa, depois do desbaramento dessa quadrilha. Particularmente se houver uma virada de mesa na cbf (assim, minúsculo).

  2. E o pior Assis, é que o

    E o pior Assis, é que o estatuto do torcedor, com uma mãozinha da Fifa, PROIBIA o cambismo. Quer dizer…queriam garantir exclusividade na MALANDRAGEM PADRÃO FIFA.

    Enquanto isso, milhares de brasileiros não conseguiram comprar ingressos, embora alguns bem carinhos (R$1900,00) mas que certamente comprariamos.

    Dá proxima vez, sugiro NÃO HAVER “RESERVA”.

  3. “A Copa chega ao seu final

    “A Copa chega ao seu final com todos os méritos para o Brasil fora de campo e humilhação no gramado.”

    O estabelecimento da verdade sobre a humilhação no gramado é o desfecho necessário para que a copa do Brasil seja, indiscutivelmente, a copa das copas. 

  4. o padrão fifa voltou ao que

    o padrão fifa voltou ao que deveria ser na história da própria fifa – um grupo mafioso que pretende mandar em tudo, autoritário,superconservador.

    como o padrão de qualidade global, dançou e até os ingleses estão elogioando a nossa sempre criticada polícia…

    só falta desmascarar a corrupção da globo com a fifa (como já foi denunciado diversas vezes) na questtão da tansmissão do mundial de 2002….

    essa caixa preta da globo tem de ser aberta, é uma caixa de pandora, daí sairão todos os males do futebol brasileiro…. 

    perdemos em campo, ganhamos fora dele na organização da copa das copas, elogiada por todo mundo, literlamente…

    quer vitória maior que essa?

  5. “A Copa chega ao seu final

    “A Copa chega ao seu final com todos os méritos para o Brasil fora de campo e humilhação no gramado.”  Finalmente, o Brasil está se tornando um país sério. 

  6. Teodósio acabou com as

    Teodósio acabou com as Olimpíadas que haviam durado  mais de mil anos, inaugurando a intolerância cristã para com a cultura grega antiga e a reunificação do Império sob a coesão forçada do cristianismo. A corrupção dos organizadores do evento de Olímpia certamente foi a grande desculpa encontrada pela hipocrisia moral do Imperador. Hoje, o futebol congrega e provoca o conhecimento mútuo e a amizade entre todos os povos diferentes e de governos distintos, o que é um perigo multilaterista para o pensamento único e a Nova Ordem Mundial que, ainda bem, está a se acabar. Ainda que a FIFA seja inteiramente de espírito neoliberal, querem acabar com o mundo do futebol e com a FIFA, utilizando-se do falso moralismo udenista do neoliberalismo, o mais corrupto de todos os sistemas de governo que já existitiram sobre a Terra. A Cpa do Mundo tem que resistir.

  7. Amanhã, vai ser outro dia… eu espero!

    Scotland Yard e FBI estão de ôlho na Fifa há muito tempo. EUA e Inglaterra suportaram as intromissões da Fifa nas últimas Copas em seus países, sabe-se lá porquê. Talvez o arsenal de maldades da entidade máxima do futebol seja muito parecido com os dos seus próprios governos. Podem ter pensado que quem sai aos seus não degenera. Mas o Brasil abriu a caixa de pandora. O gringo que fugiu pela porta dos fundos do Copacabana Palace está sem passaporte e já é procurado pela Interpol.

    Eu não diria que a Fifa acabará, mas não pouca coisa há de mudar. O conceito do tal padrão Fifa é insustentável. Agride a singularidade cultural de cada povo, e tenta moldar todos os não europeus aos padrões culturais do Velho Mundo. Imagine nós brasileiros nos comportando como os suíços que moram no último andar do mundo ( os tibetanos vivem na cobertura ).

    O comportamento acolhedor e caloroso do povo brasileiro nas cidades sede dos jogos, e também nas cidades que as delegações visitantes escolheram para se hospedar durante o evento, foram a grande surpresa – para os gringos – da Copa das Copas, e o maior promotor do sucesso do evento. Desarticulado, descoordenado, espontâneo. O Governo Federal fêz sua parte, articulanto Estados e Municípios que trabalharam em, pelo menos, suficiente sincronia.

    Espero que a Fifa seja condenada por todos os crimes que praticou ao longo dos anos. E que a ela – dane-se o seu caráter privado – seja imposto o ônus do compromisso de organizar e patrocinar a prática do futebol em todos os países a ela filiados como meta de educação. Embora espere por tal, tenho poucas esperanças de que meu desejo seja atendido. Afinal, a Fifa apenas extrapolou no uso de ferramentas que são privilégio das nações que se têm como donas do mundo, e usá-las imprudentemente contra elas as incomodou.

    Li em algum lugar que o lucro da Fifa com a Copa no Brasil será da ordem de 4,5 bilhões de dólares. E que somente 200 milhões serão distribuídos entre o vencedor e alguma forma de ajuda aos demais. É muito dinheiro nas mãos de gente como Sepp Blater e dirigentes das confederações nacionais, que são controlados como marionetes, e que só tem compromisso com a própria ganância. Vide a CBF

     

  8. Acreditar numa suposta

    Acreditar numa suposta superioridade civilizatória traduzida por esse bordão vazio que é o tal “Padrão-Fifa” é além de vira-latismo explícito, ter uma “inteligência” Padrão-coxinha

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador