A fórmula de Sergio Guerra para desmoralizar o PSDB

Do blog Balaio do Kotscho, no R7

PSDB apela à baixaria para atacar Mercadante

Publicado em 22/01/14 às 10h17

Em nota publicada no site oficial do partido, na terça-feira, e escondida do noticiário da grande imprensa, o Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudos políticos e econômicos do PSDB, atacou de forma grosseira o ministro da Educação Aloizio Mercadante, que deverá assumir a chefia da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff no próximo mês.

No final do texto escrito por um anônimo, que é assinado apenas pelo instituto, sob o título “Professor Mercadante” _ Análise do ITV, depois de desqualificar as ações de Mercadante na Educação, o PSDB afirma: “Pelo que se percebe, currículo é o que não falta para o novo ocupante do cargo que já abrigou gente como José Dirceu, Erenice Guerra e a própria Dilma. Um celeiro de talentos como estes merece ter Aloizio Mercadante”.

Dias atrás, quando o Facebook oficial do PT atacou no mesmo tom o presidenciável Eduardo Campos, do PSB, e sua aliada, a ex-ministra Marina Silva, a mesma imprensa ficou indignada e dedicou um bom espaço para criticar os termos utilizados numa nota apócrifa, mas desta vez apenas o site “Brasil 247” noticiou a agressão gratuita dos tucanos ao partido da presidente Dilma Rousseff e seu ministro. A direção do PT repudiou a nota contra Campos e tomou providências para que na campanha fatos como este não se repitam.

Na nota do ITV, o PSDB lembra episódios de campanhas passadas envolvendo o ministro Mercadante, para concluir: “Trata-se de expertise preciosa dentro do modo petista de fazer política”. Sobrou até para a presidente Dilma: “A presidente Dilma Rousseff deu início ontem à única reforma que é capaz de fazer: a dança das cadeiras ministeriais para turbinar seus planos de reeleição”.

A resposta do PT veio em outra nota assinada pelo líder do partido na Câmara, José Guimarães, que foi direto ao ponto: “Tucanos, na falta de projeto para o país e desorientados diante dos sucessivos êxitos dos governos do PT desde 2003, apelam para palavreado tosco e destituído de fundamentação”.

Cabe agora ao presidente do PSDB, senador Aécio Neves, virtual candidato do partido nas eleições deste ano, vir a público para se manifestar sobre a nota do ITV e dizer se concorda ou não com os termos empregados por seus correligionários. Por coincidência, ou não, o ataque tucano surge poucos dias depois de um integrante da tropa de choque do partido, Xico Graziano, diretor do Instituto Fernando Henrique Cardoso e ex-chefe de gabinete do ex-presidente, ser indicado por Aécio para comandar a área de internet na campanha presidencial. Quem dirige o ITV atualmente é o deputado federal Sergio Guerra, ex-presidente do PSDB.

Com a palavra, Aécio Neves e os leitores do Balaio.

Luis Nassif

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até quando?

    Até quando vamos ficar nesse comparativo de comportamentos da grande mídia em casos que favoráveis e desfavoráveis ao PT?

    Até quem ainda não nasceu sabe que a grande mídia não gosta do petismo. Se já se sabe tanto isso, por que simplesmente não se desiste de cobrar imparcialidade?

    Melhor realizar logo o prejuízo e propor soluções.

      1. Esconde e mostra

        Mário, o Marcelo certamente se refere ao que diz o artigo do Kotscho sobre os dois pesos e duas medidas da imprensa: no caso, esconde a baixaria do PSDB, ao passo que fez o maior auê com a besteira do pessoal do Face, desancando o Eduardo, logo desautorizada pela direção nacional do partido. Coisa que, também lembra o Kotscho, por ora a do PSDB, Aécio (seu presidente, do PSDB) à frente ainda não fez.

  2. Quando é com os tucanos, a

    Quando é com os tucanos, a mídia se ume em um ÒÒÒÒ interminável. Já contra o PT, quem se importa, né mesmo? Acho até que os petistas estão acostumados a apanhar, nem reclamam mais, o lombo ficou grosso de tanto apanhar.

  3. Baixaria em estado puro

    A mensagem do PT mesmo repudiada pelo próprio partido apenas mostrou que a opção do Sr. Eduardo foi o que foi. Já a mensagem do PSDB foi de uma baixaria inigualável. Só Serra faria melhor…

  4. Será que vai faltar inteligência de novo ao PT?

    Concordo com Marcelo Mendonça. Até quando vai ficar essa lenga-lenga de dois pesos e duas medidas. É uma insensatez injustificável insistir nisso.

    Além disso, o governo e o PT não podem entrar nesse jogo da violência verbal. Eles têm toda a mídia para repercutir da forma mais conveniente. Seria muita estupidez. A coisa mais elemenntar em qualquer confronto é você deixar o oponente irritado. Sem argumentos eles já estão há muito tempo, até a “sutileza” da Globo já foi para o espaço; está mais desesperada do que nunca. É assustador ver o seu desesppero, mas com a força que possui (também é estupidez querer negar) isso pode ser um grande risco. Daí para o tudo ou nada falta pouco.

    Mas é mais assustador ainda, e até pouco tempo inimaginável, ver a Globo perder completamente todos os parãmetros do que ainda lhe restava daquilo que se pode chamar de jornalismo. Abriu todas as torneiras do pior jornalismo. Do jeito que vai, não demora a se equiparar à Veja.

    Outro dia Mercadante cometeu aquele absurdo de comprar revistas da Abril e ainda sem licitações. Acho que o governo está precisando vigiar o governo. PT idem. Nessa reta final é recomendável dormir com um olho berto. Quem sabe os dois.

  5. Será que teremos manifestação

    Será que teremos manifestação da Marina(do partido que faz política com atos de vandalismo contra prédios públicos)denunciando a baixaria?

      1. Sim, com certeza!

        Mas este sempre foi o modo de protesto dos sem terra e sem teto, independente do pt estar ou não no poder. Já os outros, se arvoram de ser a nova política e quetais.

  6. Torço para que não mude

    Torço para que não mude nada.

    Xico Graziano e Sergio Guerra são nossos companheiros.

    Esclareço: é gente nossa, do PT, infiltrada lá no tucanato.

    Se não for verdade, é o que parece ser.

    Força, companheiro Sergio Guerra!! A luta continua.

  7. Erro grave do texto: o PT não

    Erro grave do texto: o PT não usou o mesmo nível e nem a mesma linguagem do PSDB. Se não fosse assinada pelo ITV ninguém levaria a sério. No máximo achariam que foi o Mainardi ou Caio Blinder que escreveram.

  8. Acho engraçado que os

    Acho engraçado que os tucodemos ficam de beicinho se fazendo de vítimas a cada crítica que recebem…e são os que mais batem, todos os dias, o dia todo.
    Acho mais engraçado ainda que tem gente com 1,5 neurônios que acredita que eles são vítimas mesmo..

      1. Completamente diferente do PT

        Completamente diferente do PT antes de ser poder. O PT sempre teve projeto para o País e sempre apresentou propostas. O PT foi frontalmente contra a política neoliberal do PSDB quando governo e sempre criticou essa política apresentando propostas que acabou implementando com estrondoso sucesso após a primeira eleição de Lula.

        Talvez você esteja se lembrando da verborragia das correntes de extrema esquerda que se abrigavam no PT e sairam para formar o PSTU e o PSOL. MAs esses nunca foram petistas e sim grupos radicais que se abrigaram no PT. Eles nunca respeitaram a democracia interna do partido e nem as propostas vitoriosas nos congressos e encontros realizados. Tais grupos jamais falaram pelo partido, tanto que sairam e fundaram suas próprias agremiações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador