A história de Fiorello La Guardia, ex-prefeito de Nova York

Por Motta Araújo

FIORELLO LA GUARDIA – Há exatamente 80 anos Fiorello La Guardia era eleito Prefeito de Nova York. Tornou-se um símbolo da administração municipal nos Estados Unidos, um prefeito enérgico, inovador, incorruptível, reeleito por duas vezes, transformou a cidade com grandes e pequenas obras de infraestrutura e principalmente combate à imensa corrupção na administração municipal de uma cidade que era símbolo da roubalheira no Pais.

Apesar de ser do Partido Republicano, La Guardia teve todo o apoio do Presidente Roosevelt, eleito no mesmo ano.

La Guardia teve uma vida agitada, filho de imigrantes italianos, pai católico e mãe judia de Triestre, naquela época a capital dos judeus italianos, sendo Triestre parte do Império Austro Húngaro, La Guardia trabalhou nos consulados americanos de Budapeste, Trieste e Rijeka, foi intérprete da Junta de Imigração na Ellis Island, porta de entrada dos imigrantes europeus que chegavam aos EUA, entrou para a política e foi eleito para o Congresso.

Foi considerado o melhor Prefeito de Nova York de todos os tempos, deixou sua marca e seu nome para a História.

Baixinho e autoritário, sabia mandar e comandar, não tinha medo das máfias que até então controlavam a política novaiorquina, a “turma do Tammany Hall”, com nomes emblemáticos de grandes ladrões municipais.

A atriz Deanna Durbin estrelou em um filme sobre a corrupção de Nova York no começo do século XX..

A personagem é imigrante irlandesa, chega com o velho pai analfabeto à cidade, sem dinheiro e sem saber o que fazer,os imigrantes são recepcionados no porto por agentes do Prefeito que dão as boas vindas e fazem o alistamento para votar na eleição de prefeito que seria no dia seguinte. Fazem o pai da mocinha votar quinze vezes em diferentes seções, o Prefeito agradece a filha pelos votos do pai e pergunta se ele tem emprego, a menina diz que não e que será dificil porque o pai é analfabeto embora seja um jardineiro experiente.

O Prefeito abre um sorriso, “mas é dele mesmo que precisamos, está nomeado Superintendente do Central Park” queriam um analfabeto para poder roubar a vontade, o filme é sobre a corrupção desenfreada na velha Nova York.

O titulo do filme em português é “Um Sonho Desfeito”.

Fiorello La Guardia tinha também agudo senso de proteção e amparo social, ajudou muito os pobres com programas inovadores de apoio à saude e educação, melhorou as áreas mais carentes da cidade, deixou Nova York uma cidade muito melhor e acolhedora do que encontrou, morreu cedo, em 1947, com 64 anos.

http://www.newyorktalksandwalks.com/nm/publish/news_58.html

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fiorello La Guardia

    Tudo bem, mas a cidade se chama TRIESTE, não Triestre. Fica no extremo Noroeste da Itália (geralmente poucos conhecem aquilo como Itália). Obrigada.

  2. Não morreu tão cedo

    Fiorello La Guardia “morreu cedo, em 1947, aos 64 anos”. Embora algumas pessoas vivessem bem mais que isso, essa idade não era tão nova para os anos 40. Naquela época em que quase todo mundo fumava, não havia preocupação com sobrepeso e doenças coronarianas e a medicina não tinha o avanço e os remédios de hoje, uma época em que até tuberculose matava, morrer com sessenta e poucos anos era uma coisa muito comum.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador