A misoginia disfarçada de humor, por Cilene Victor

A misoginia disfarçada de humor

Por Cilene Victor

Via Facebook

Deixa-me ver se estou no mundo certo, seguindo a ordem dos fatos:

1. todos comemoram o discurso de uma atriz de Hollywood sobre equiparação salarial entre homens e mulheres;

2. muitos dos que celebraram tal discurso riem do tombo da Madonna, ridicularizando-a pela idade – mulher não pode envelhecer!

3. muitos dos que celebraram tal discurso e riram do tombo da Madonna agora ignoram o significado da entrevista de Alexandre Frota em um programa da Band.

Com discurso misógino, entrevistado e entrevistador falam em uma TV aberta sobre o estupro de uma mãe de santo.

Tantos crimes em uma só entrevista! Nenhuma nota de jornalistas que cobrem TV e, como podem ver na página da Band, a entrevista é divulgada como se fosse algo natural na nossa sociedade e, de fato, o é, principalmente porque achamos possível combater esse tipo de crime com ativismo de sofá.

Que as autoridades competentes tomem as devidas providências, caso contrário seremos o fato real da série sueca Millennium e o seu capítulo sugestivo: “Os homens que não amavam as mulheres”. Não ama, mas odeia e fere!

Jornalismo que cobre TV deve ter mais responsabilidade, ser mais crítico e fazer o papel que todos esperam de um jornalismo, independente da área!

Elaborando minha participação em um evento na Alemanha sobre o tema, fico pensando: se a vítima fosse evangélica ou católica seria diferente?

Pode estuprar mãe de santo e divulgar o crime como um prêmio? Sim, aqui no país onde a intolerância religiosa ganha diariamente contornos inimagináveis pode!

Peço desculpas aos homens e às mulheres do meu Face que verdadeiramente se dobram pela causa, trabalham e estudam a temática, portanto, esta é uma postagem direcionada aos hipócritas e às instituições que não se conversam e, por isso, não percebem que só combateremos a violência contra a mulher quando soubermos diferenciar liberdade de expressão de crime de ódio.

Tem de ter estômago para esses 23 minutos do vídeo, mas esse deve ser o papel do Ministério Público do Estado de São Paulo (OFICIAL) e das comissões de direitos humanos.

Gostaria de começar meu dia amanhã sabendo que o MP e tais comissões tomarão as devidas providências.

E que as instituições religiosas tenham um direito de resposta do tamanho da entrevista.

Se conseguirem, um bom domingo a todos!

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Redação

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não sei o que voce ainda

    Não sei o que voce ainda espera.

    Ha poucos dias uma criança foi estuprada por nove homens, adolescentes e adultos.

    Liberada,foi estuprada por outro que a encontrou na rua.

    Foi abandonada debaixo de papelões.

    Pouco li,pouco se falou, ninguem do governo se manifestou.

    Aqui mesmo no blog, a noticia passou como um assunto qualquer.

  2. Esse programa sempre foi

    Esse programa sempre foi ridículo, tanto este quando o sócia dele, no SBT.

    Esperemos que o MP tome providências.

     

     

  3. tudo armado

    Se tem uma coisa que a nossa democracia tem que temer, é a Imprensa(PIG); eles estão jogando tudo nesse momento, acreditando ser a oportunidade para dar o golpe sobre o direito democratico no país; vivemos uma grande aberração propagado pelo PIG, os dias estão ficando nebulosos; esse é mais um caso, assim como nos telejornais da Globo principalmente, criar revolta popular.

  4. Exagero…

    Não me levem a mal, mas assisti ao vídeo e não vi nenhum relato de estupro. Sejamos razoáveis. O vídeo ainda utiliza comentários em legenda para induzir a interpretação do espectador. Parece manipulação no melhor estilo da grande mídia brasileira. Tô fora!

    1. Não é exagero nenhum. As

      Não é exagero nenhum. As legendas foram colocadas por alguém parcial sim, mas o discurso por si só demonstra o fato. Observe atentamente as palavras dele. Veja o modo como ele se refere a mulher, como um mero objeto de satisfação pessoal. Será possível que teremos de ver o ato em si na tela para que as pessoas entendam o absurdo disso?! Inacreditável o modo como nos tornamos compassivos com qualquer coisa hoje em dia. Sempre com a mesma justificativa falaciosa de que é “liberdade de expressão”. Pode até ser que essa historinha seja só uma piada desse ser humano aí, mas o simples discurso por trás disso já é o bastante para entender a força que a misoginia possui em nossa sociedade. Fechar os olhos para isso é o maior dos erros. 

      1. Por esse raciocínio boa parte

        Por esse raciocínio boa parte das intimidades entre casais, se tornadas públicas, dariam margem para acusações de estupro. Ou vai dizer que é raro alguém se referir ao parceiro(a) na cama com palavras que, em outro contexto, recairiam em ofensa?

        O fato é que, analisando o conteúdo do vídeo objetivamente, sem se deixar levar por opinião pessoal sobre o indivíduo (seja admiração, seja repulsa), não há relato de estupro. Há, sim, relato de um ato sexual praticado de forma grotesca, bizarra, mas nada que permita acusar o sujeito de estupro. Não forcem a barra!

        1. A misoginia é frequente no

          A misoginia é frequente no “humor” praticado por esse Rafinha Bastos. Teve aquele episódio da Vanessa de Camargo, outor no qual ele falou em dar uma cotovelada em uma apresnetadora, e isso só o que eu, que não assisto televisão, fiquei sabendo por conta da repercussão.

          É caso pensado, muita ingenuidade imaginar que é apenas “piadinha de mal gosto”. Não é, os símbolos do conservadorismo brasileiro – o machismo, o racismo, o preconceito contra pobres e nordestinos – são reiterada e deliberadamente reforçados por esse “humor politicamente incorreto” praticado pela turma do Rafinha, pupilos do tal Tas, ligado ao DEM(antigo PFL, antiga ARENA, partido oficial da ditadura).

          A estratégia desse humor consiste em justificar certos preconceitos como sendo apenas “brincadeirinha”, o que também pode ser identificado como elemento característico do conservadorismo brasileiro, com suas elites formadas por filhinhos de papai vagabundos, sempre prontos a rir da desgraça alheia em suas molecagens.

           

        2. Qualquer ato com constrangimento é estupro, nem precisa penetraç

          Até um beijo forçado é estupro. Vc deve ser um brucutu, para achar isso normal. Claro que ele nao iria confessar abertamente que foi estupro, mas se referiu à “pressao” aplicada, tao gentil, né, que a mulher apagou. 

          1. Pronto, partiu para a ofensa

            Pronto, partiu para a ofensa pessoal, sinal claro de inapitidão para debates.

            Encerro por aqui reafirmando a minha opinião de que este vídeo visa manipular incautos, sobretudo aqueles que tem uma opinião prévia negativa sobre os indivíduos em questão. Fosse outra coisa, não haveria a necessidade de se embutir legendas, cujo único propósito é induzir a interpretação do espectador. Não difere em nada dos métodos da grande mídia brasileira, como quando Datenas e afins empurram no público toda sorte de vídeos em seus programas diários enquanto destilam seus comentários recheados de veneno.

          2. As legendas até podem tentar influenciar, mas o fato é claro

            As próprias palavras do cara deixam claro o que aconteceu. 
            Que para você nao tem nada de mais, né, aplicar “pressao” para fazer sexo com uma mulher, pressaozinha de nada que só a fez apagar… 

    2. Como nao é estupro? A mulher chegou a desmaiar!

      Boa gente você, hem? Melhor mulher nenhuma passar perto, porque você acha normal cada coisa… 

  5. Como se não bastasse  a 

    Como se não bastasse  a  história contatda o “entrevistador” faz piada com a religião. E tá tudo legal!!!

    Queria ver reproduzir da mesma forma jocosa e de mal gosto algo relativo ao holocausto, ou fazer um comentário antissemita. Duvido que faça. Por muito menos ele perdeu a “boca”.

  6. Mano, na boa…A única frota

    Mano, na boa…A única frota que conheço é aquela composta de caixões flutuantes que atende pelo nome de Marinha do Brasil. Ha, ha, ha…Nem uma mãe de santo virgem salvaria aquela frota em caso de guerra. 

  7. Na boa, com todo o respeito

    Na boa, com todo o respeito com quem assisitu a entrevista.

    Mas quem para,  para ver/ouvir uma entrevista com o Alexandre Frota e assemelhados, merecer ouvir tudo o que ele diz.

    Eu tenho absoluta certeza que não corro esse risco.

  8. Qualquer um pode levar o fato

    Qualquer um pode levar o fato ao conhecimento do MP Estadual e pedir providências. É só procurar o site da instituição e relatar o ocorrido, pedindo que sejam tomadas as medidas pertinentes.

  9. Nojo ! Mas o que esperar

    Nojo ! Mas o que esperar dessas figuras infames?

    Alô, MP !

    Quanto a quem não viu nada de mais e um exagero na denúncia, precisa fazer um tratamento contra sua misoginia internalizada.

     

    1. E contra seu racismo e preconceito contra o Candomblé também…

      Achar normal um absurdo desses é falta total de humanidade e de sensibilidade. É ser um idiota do mesmo naipe do entrevistado e do entrevistador. 

  10.  
    “Jornalista” da Band/Joven

     

    “Jornalista” da Band/Joven Pan, Ricardo Boechat conclamo o povo a ir às ruas no dia 15 para derrubar o governo Dilma.

    1. Em SC, o âncora mais popular

      Em SC, o âncora mais popular da TV Record de Floripa, no Jornal do Meio Dia,  também já convocou o pessoal pro dia 15, aproveitando uma deixa sobre a “greve dos caminhoneiros”.

      Começaram cedo…

  11. Assistir o programa já é sinal de debilidade mental, mas…

    Uma só vez consegui manter uns quinze minutos a minha TV ligada no programa deste imbecil, depois troquei de canal e nunca mais voltei. Logo considero que assistir o programa já é sinal de debilidade mental, mas assistir neste programa uma entrevista com este tal de Frota é ultrapassar os limites da racionalidade e adotar um comportamento bestial. Para falar a verdade só consegui assistir o vídeo até os 2:02 (fui lá para determinar o tempo exato) depois simplesmente parei o vídeo, me poupem nem vou dar um comentário sobre todo o vídeo pois não consigo vê-lo.

  12. Absolutamente ridículo,

    Absolutamente ridículo, patético, vergonhoso, imoral o que esses dois pulhas levaram para dentro dos lares brasileiros. 

    Na minha lista de abominações entra mais essa. Mereceria uma ação(alô Dr. Junot) contra o estuprador, o apresentador por “apresentar” tamanha aberração como esse Alexandre Frotra e, é claro, o CANAL DE TV. 

    A propósito, lembrai-vos que esse musculoso sem nada no cérebro, além de material orgânico processado, foi um dos baluartes da campanha do Aécio Neves, e de resto do PSBD. 

  13. Esse digamos assim, ator, tem

    Esse digamos assim, ator, tem como personagem ele mesmo. Ele vende essa imagem escrota e vive disso, o que significa que tem gente que gosta.

    Quanto ao programa, ele é feito por comediantes do segmento stand up que não é um bastião do politicamente correto.

    Então ficamos por enquanto na questão de escolha pessoal. Ninguém é obrigado a pagar ingresso para vê – los nem permanecer no canal, porque existem outras opções até para quem só assiste tv aberta e não possui Internet em casa.

    Quanto a questão de fundo do post, me dei o trabalho de ver o vídeo postado. Em nenhum momento ele diz que estuprou a religiosa. O vídeo foi editado com o acréscimo de frases para forçar esse entendimento que só o mais recalcitrante moralista e politicamente correto enxerga.

    Quanto ao dito desrespeito à religião ele não fez nada diferente do que a maioria dos comediantes faz. 

    Quanto ao texto, né desculpe o autor, eu posso aplaudir e concordar com o discurso da igualdade de salários entre homens e mulheres e nada me impede de achar engraçada queda da cantora, já que ela mesma riu e achou graça. Já vi dezenas de entrevistas de cantores dizendo que caíram no palco, podemos rir somente dos que forem homens, heterossexuais, atléticos, brancos e muito ricos, porque senão poderemos ofender alguma minoria?

  14. Acho que a tolerância mais

    Acho que a tolerância mais evidente foi com a intolerância religiosa, pois, como foi dito aí, se fosse de outra religião, a coisa seria diferente.

  15. Alexandre Frota

    E lamentável,triste,mau caratismo,falta de respeito não só com a mulher mas com todos q tiveram a infelicidade de assistir esse lixo. Mas esses adjetivos q usei tb vale para esses infames q estavam naquele circo dos horrores,parecia mais uma arena de hienas, fiquei decepcionado com aquela garota q foi demonstrar aquela aberração,se fosse minha filha eu jamais olharia para ela novamente.Esse sujeito tem sorte do domonio de ainda ter espaço na mída para ele destilar toda sua imundíce via satélite.Onde esta o MP q se esconde?,os direitos humanos a policia,sim policia porque é um crime confesso,é por essa e outros q proliferam tantoas bandidos neste pais.

    1. Vc só pode dizer isso por desconhecimento

      O humor do Charlie era corrosivo sim, mas nao com essa falta de valores humanos. Mas nem sei por que te respondo, agora é que vi de quem se trata. Boa fé é algo que vc nao conhece, nem quer conhecer. Vc nao tinha mudado de nome, ô cara, voltou a ser o Brandes? 

  16. Só de colocar este post no

    Só de colocar este post no blog, a página ficou suja e de baixo nível, problema de quem assiste estas porcarias e seus assemelhados, alternativa mudar de canal, assista a outra coisa, vai ler um livro, lavar o banheiro, ouvir uma música…. a quem entra no blog para ler algo relevante tem que lidar com esta porcaria.

  17. Enquanto tiver audiência eles
    Enquanto tiver audiência eles vão sobrevivendo.
    O baixo nível das programações é tanto que chega a dar nojo.
    Tudo pela alienação.

  18. Putz mas assistir o Rafinha

    Putz mas assistir o Rafinha Bastos já é sinonimo de ouvir bobagens entrevistando esse falido entao…

    eu nao assisto esses caras mas nem que me paguem…rs

  19.  
    Cadê o

     

    Cadê o dautorrrrrrrrrrrrrrrr Janot? E o catão Moro que ama torturar presos sem acusação e livrar a cara de bandidos conhecidos??

    Nenhum pio?

    Como sempre a mídia-partido irão “cobri-los”?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador