Investigações 8/1: PF cumpre mais uma etapa da Operação Lesa Pátria

A fase é a que apura financiadores e responsáveis pela logística e transporte dos bolsonaristas a Brasília, antes e durante o 8 de janeiro.

Em 8 de janeiro de 2023, golpistas invadiram o Congresso, STF e Palácio do Planalto – Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

As investigações sobre o 8 de janeiro de 2023 continuam e a Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24), mais uma etapa da Operação Lesa Pátria.

Foram feitas três buscas e apreensões na cidade de Barueri, no interior de São Paulo, para identificar os planejadores e financiadores dos atos antidemocráticos, além de pessoas que incitaram os ataques do ano passado.

De acordo com a PF, trata-se de um desdobramento da 23ª fase da Operação, a mesma que prendeu um homem que contratou um ônibus que levava golpistas de Salvador a Brasília. A suspeita do homem detido é que ele era um laranja e que o transporte foi pago com dinheiro de vaquinha.

O preso tinha suas digitais em esquadrias de vidro do Salão Negro do Congresso que foram quebradas pelos golpistas.

“Estes mandados são um complemento da 23ª fase da Operação Lesa Pátria e foram cumpridos apenas nessa data por conveniência investigativa. Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”, informou a PF.

As ações dos investigadores hoje foram autorizadas pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, que também determinou o bloqueio de R$ 40 milhões de bens dos investigados desta fase.

A fase é a que apura os financiadores e responsáveis pela logística e transporte dos bolsonaristas a Brasília, antes e durante o 8 de janeiro.

Também há outras apurações sobre os atos antidemocráticos que miram os autores intelectuais, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro; autoridades omissas, como ex-integrantes do governo; e os bolsonaristas e vândalos que depredaram a Praça dos Três Poderes.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador