Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

A possível prisão de Eduardo Cunha, por Percival Maricato

Interessante ver o Presidente da Câmara defender-se com argumentos como acusado não é culpado, presunção da inocência etc, em cerimônia onde alguns líderes da Força Sindical, deputado Paulinho à frente, pareciam gozar de tão satisfeitos com sua presença.

Tudo que sempre negou à Presidente Dilma repete agora, mas continua na cantilena de que sua denúncia se deve a ação do governo federal. Está mais que claro que o governo perdeu o controle que possuía na época de FHC sobre a Procuradoria (onde havia o “engavetador geral da República”), Polícia Federal e outros órgãos. A abertura de um processo contra Lula, porque teria influenciado governantes africanos a contratar empresas brasileiras (prática não só normal, mas premiada em outros países), deixa claro que muita gente nessas instituição estão fazendo oposição.

A estratégia de Cunha parece ser a de continuar tentando agradar quem de fato detém o poder (mídia, procuradores etc) e sua expressão política (a oposição), como forma de se safar. E de fato, o PSDB vem deixando claro que o preservará se puder, pela possibilidade de obter o tão almejado impeachment. E são incansáveis: Gilmar Mendes já procurou abrir na semana passada mais uma brecha para que ele seja tentado. Deve ser o décimo procedimento com o mesmo fim.

No entanto, tudo indica que o grupo está sendo isolado, pois os agentes mais relevantes da sociedade, CNBB, OAB,trabalhadores e empresários à frente, já perceberam a importância de se buscar a estabilização e respeitar o patrimônio institucional adquirido ao longo desses anos. O país é maior que a pretensão de um partido. Apesar da oposição, Cunha é sério candidato a ver o sol nascer quadrado, descerá para a lata de lixo da história.

Diz a lei que, o Presidente da Câmara só pode ser preso em flagrante delito, se obstaculizar o andamento de processo, constranger testemunhas ou tentar destruir provas.

Cunha já fez diversas ameaças ao Procurador Geral da República, o que não consta claro do rol de delitos acima e seus cúmplices fizeram até ameaças a familiares dos empreiteiros que o denunciaram, no entanto, aparentemente não há prova que foi ele o mandante. Outrossim, até para tentar demonstrar um mínimo de coerência no que estão fazendo, é bem possível que o juiz Moro, Janot ou até a polícia federal estejam com informações e intenções que desconhecemos.

O apoio da oposição e das “ruas” a esse anão da política deixa claro que o problema não é a corrupção, mas tão só a luta política, a manutenção do terceiro turno, o controle das CPIs e da possibilidade da impedir a volta a um mínimo de normalidade na luta política.

Percival Maricato

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que alguém já parou para

    Será que alguém já parou para calcular os prejuízos que estas pessoas e instituições – Aécio, Gilmar, Renan, Cunha, Moro, Polícia Federal, MPF, TSE, TCU, PGR e outros – estão causando ao País com a manutenção deste terceiro turno por quase um ano e sem previsão de fim?  (aprenderam com o lacerda: ela não pode governar.)

    A manutenção deste ambiente por esta turma com apoío da mídia trouxe algo de bom ao País?

    Alguém acredita que a lava jato vai acabar com a corrupção?

    Será que a lava jato vai acabar com a corrupção ou vai acabar com o país? Acredito que o país poderá acabar, a corrupção jamais.

    Alguns já colocaram números. Um tucano falou em perdas de R$ 200 bilhões no PIB e 2 milhões de desempregados. Um petista falou em queda de 5% no PIB e 15% de desemprego. Os dois se referiam ao ano de 2015 e as duas afirmações/previsões foram publicadas neste blog.

    Está valendo a pena? 

    Quantos anos iremos gastar para nos recuperar ao nível de 2012?

    Penso que aqueles que mencionei no primeiro parágrafo não estão nem aí para o país ou a corrupção. Que se danem.

    O que querem mesmo é destruir aqueles que, ao menos minimamente, defendem o trabalhador e os mais pobres.

    1. Já pararam para pensar. Eles

      Já pararam para pensar. Eles ja´sabiam disto a muito tempo. Os  rendimentos deles não estão vinculados a nenhum problema financeiro que o pais esteja passando. Com relação ao Moro, através de sua esposa,  e a parlamentares do PSDDB, que tem um relacionamento mais estreito com a câmara comercial americana, talvez o enfraquecimento da Petrobrás e posterior  venda de ativos traga dividendos milionários para os mesmos. E, se em função da crise, se chegar a um momento insuportável no Brasil, fatalmente eles terão um “espaçozinho” em Miami para se acomodar e poder gastar alguns milhões de dólares em entreterimento.

  2. Um grande problema

    É que não se pode confiar em ninguém mais. Uma sensação de que estão tdos corrompidos. E qual seria realmente a razão? Seriam os pobes como dise o Jossimar ?

  3. Esse pessoal está

    Esse pessoal está subestimando demais a inteligência e a dignidade do povo brasileiro. Imagina se iriam aceitar ver o cunha se livrar e a tentativa de impeachment da Dilma continuar. Só mesmo pesquisas com perguntas tendenciosas podem alimentar a esperança dessa cambada de cínicos corruptos.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador