A queda de audiência dos grandes sites de notícias

 

Por Jurandir Paulo

Comentário ao post “O anacronismo dos modelos atuais de mídia e o futuro com a internet

Os dados abaixo são da Alexa.com. Todos os principais sites da mídia corporativa perderam audiência na internet de 2013 para cá. E de forma significativa. Perdem no papel e na internet. Se perdem audiência, perdem receita. Existirá o pulo do gato? Impossível imaginar que sim. Primeiro, terão que brigar com muitos.  Em segundo, não mudarão seu papel de representantes da voz de seus proprietários. Ou seja, nunca tentarão salvar seus negócios com o jornalismo, de forma imparcial, relevante para muitos, com mais contrapontos. Estão condenados a se trasformar em meros house organs de Mesquitas, Marinhos, Frias. Provavelmente hospedados em algum provedor gratuito, já que vai faltar grana.

 

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que chamaram aqui de

    O que chamaram aqui de “grandes sites de notícias” são aquilo que conhecemos como “grandes sites de propagandas disfarçadas de notícias”?

        1. Acabei de notar isso em outro

          Acabei de notar isso em outro post!

          MarFig, voce ja deu uma olhada no site do uai?  Eh uma favela.

          Informacional e conteudalmente, aquilo eh ilegivel e inolhavel.

          1. Eu não. Mas minha esposa

            Eu não. Mas minha esposa entra lá de vez em quando só pra rir um pouco. Ela me disse que tudo lá é ctrl C ctrl V do UOL. Além da panfletagem pró Aócio. Um horror. 

      1. Ser vassalo global e do aécio é dose

        Também está perdidinho. Repete o globo, a revistinha do esgoto, e o pig em geral, sem a menor identidade própria. Outro que deixou de fazer jornal e partiu para a desinformação. Não dura nada, vai morrer. A globo o impediu de noticiar sobre o bbb, ficou orfão, que coisa! Também atender ao pig e ao aécio na mesma dose é dose.

  2. É do couro que sai a correia

    O Financial Times, a The Economist e o Nassif foram na certeza, boas reportagens, bons comentaristas e generosidade com a audiência.

    São os que têm de ser batidos, mas não existe curto circuito aqui, qualidade, equilibrio e harmonia são palavras de ordem nestas redações.

  3. Um empurrãozinho viria a calhar
    Como principal financiador, via publicidade, da tal mídia corporativa, o gov. poderia precipitar o processo reduzindo as verbas destinadas aos monopólios midiáticos, destinando as que cortar para novos portais e blogs, com a explícita finalidade de democratizar a informação.
    Poderia começar cortando 100% das que são destinadas à mídia impressa. A sustentabilidade ambiental ganharia. Tem cabimento destinar áreas enormes, mundo afora, para plantar papel jornal em plena era da informática?

  4. Uma correção

    São sites de politicagem, parcialidade e desinformação e ainda veiculam propaganda. Esta propaganda não deve estar rendendo vendas já qu associada com desinformação e mal-caratismo.

    Futuro garantido, mortinhos.

  5. Que tal se fizessem jornalismo

    Sei que para eles não será fácil. Mas será que eles já pensaram em fazer jornalismo? É meio complicado, tem que ouvir as partes, não ser parcial, não inventar ( que fará o tal do estoqueghi?), informar, informar, debater assuntos controversos, deixar de escrever sempre puxando o saco de alguem, etc, etc. É uma tentativa. Diria que é a ultima coisa que lhes resta, é so refletir um pouco… mas resta pouco tempo.

    Por falar nisso…: disseram-me que o dono da globo foi à Dilma hoje informar que o jornal vai fechar. Ele disse assim: Presidenta, estou jogando a toalha, vamos fechar o jornalismo que só deu errado e agora dá prejuisos, e o pessoal da novela diz que está cansado de carregar o jn nas costas e perder prestigio. E a compahia com aqueles grajeiros de sp e da revistinha do esgoto, tudo gentinha, já começa a provocar enjôos. Peço paz e um prazinho maior para pagar o darf.

    Não fomos informados, ainda,da resposta da Dilma. Depois eu conto.

  6. ___ “Estão condenados a se

    ___ “Estão condenados a se trasformar em meros house organs de Mesquitas, Marinhos, Frias. Provavelmente hospedados em algum provedor gratuito, já que vai faltar grana.”

    Que os anjos digam Amém !

     

  7. Acompanhei hoje as notícias

    Acompanhei hoje as notícias via portal UOL.

    De manhã até a noite é so desgraceira. Noticias ruins sempre em destaque (especialmente contra o governo federal e o PT).

    Nas boas notícias eles priorizam o lado ruim com os famosos “mas, “entretanto”, “porém”.

    Manchetes escandalosas contra a Copa, Petrobrás, violência urbana, inflação, coisas que não funcionam.

    Quem é que aguenta isso 24 horas por dia? 

    È abrir a página e entrar em depressão.

     

  8. Murphy’s law

    Os desafetos da imprensa corporativa(PIG para os íntimos) estão aplicando de forma comovente a famosa lei.O cenário: organizações globo, folha, estadão, veja,  todos falidos (de preferência) ou transferidos de dono( sugiro as empreiteiras). Os  chineses e os russos seria uma boa opção se não houvesse o impedimento legal.

  9. Um outro dado estranho no

    Um outro dado estranho no alexa.com: tanto para folha, o globo como veja o “browsing location” principal são escolas, já para viomundo, tijolaço, brasil247 como para ebc (aliás, essas duas últimas surpreendentemente altas no rankingo), tem a localização de browsing no trabalho.

    É de se suspeitar que os mesmos esquemas de distribuição de assinaturas de jornais e revistas em São Paulo e Rio, já denunciados aqui, estejam influenciando também os computadores, com as páginas iniciais dos browsers lincadas para os sites da folha, estadão e o globo.

  10. Que análise mais sem pé nem cabeça
    Essa foi a pior análise sobre audiência de sites da internet já vista em todo universo.

    Primeiro, que o Alexa não é uma referência exata, ele nem serve sequer para você auferir a real audiência de um site ou portal.

    Outra que os portais citados continuam nas mesmas posições aqui no Brasil, lá fora, isso não importa.

    O analista não levou em consideração que G1 e uol só perdem para os produtos da Google e o Facebook, uma tendência normal, tanto para os padrões da internet brasileira, quanto para os demais países do mundo, basta ver o próprio Alexa e constatar isso. Não há qualquer site de notícias que batam estes dois últimos.

    Triste ver um portal de notícias como este servir de torcida para a galerinha PT x PSDB, PIG (Golpistas) vs. PIG (Governistas).

  11. Pesquisa sem pé nem cabeça
    Ainda esqueci de dizer que todos os portais e sites perderam audiência por causa da nova política do das páginas na rede social Facebook, quem tem página sabe muito bem disso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador