A rude caricatura de Lula, por Edmar Roberto Prandini

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Edmar Roberto Prandini

Ref. ao post: Noblat, Lula e a sina dos homens comuns

Não li a publicação de Noblat. Mas, a resposta de Nassif evidencia que tratou-se de uma rude caricatura, que se pretendia desqualificar ao Lula, mereceu uma resposta que implodiu com o orgulho do caricaturista.

Há um aspecto da trajetória de Lula que sempre chamou-me a atenção e que pouco verifico as pessoas comentarem. O fato de que ele construiu-se como liderança incontestável sabendo a importância de fortalecer instituições: o Sindicato dos Metalúrgicos, o PT, a CUT, o cargo de deputado constituinte, de Presidente da República. Lula poderia ter-se eternizado em qualquer uma dessas instâncias. Por que não perpetuar-se na presidência de um poderoso sindicato como o de São Bernardo do Campo? Por que não usufruir tranquilamente do status alcançado? Para que deixar para um sucessor, Meneghelli, depois Vicentinho, depois Luis Marinho? 

E quando o PT estava vivo? Por que deixar a presidência para o Olívio Dutra, ao invés de manter-se no cargo por várias gestões? Como o Ulisses era inconteste no PMDB, depois o Temer, Lula também era. Mas enquanto Ulisses só deixou o cargo quando morreu no mar, Lula organizou e assegurou sua própria sucessão. E não mais voltou à presidência do partido, senão na esfera do cargo simbólico e na força exatamente das suas opiniões expressas no debate partidário. Estive num evento do PT estadual (SP) em que Lula, apesar de ser Lula, foi derrotado pelos delegados partidários e em que submeteu-se ao resultado da votação, como qualquer outro delegado.

O mesmo se deu na CUT.

E, após a Constituinte.

E após a derrota para Collor, Lula poderia ter se candidatado a deputado novamente ou a Senador, mas não o fez.

E quando propuseram um terceiro mandato, do alto da popularidade de que gozava, Lula rejeitou e insistiu na sucessão.

Ao contrário dos muitos que acusam Lula de ser populista ou de pretender liderar pela força de seu carisma, Lula investiu sempre em fortalecer organizações e instituições.

O que conforma Lula ao papel de estadista, que Nassif sempre quer encontrar, não me parece ser o fato de tudo submeter à lógica do Estado, como ele aponta, mas de tudo submeter à uma lógica de proliferação e fortalecimento de instituições democráticas, num conceito de democracia extensivo às noções de justiça social, de accountability, de participação popular, primando pela obediência e aprimoramento do quadro normativo e legal, do respeito federativo, da concertação social. 

Lula não apenas superou condições adversas para chegar ao status de maior mandatário do país, mas ao chegar lá, suplantou qualquer outro governante de nossa história não apenas por ter feito o melhor governo, mas por ter investido mais do que qualquer outro, na criação e fortalecimento de canais institucionais essenciais para a vitalidade da democracia.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que o primorosp artigo do Nassif

    mais esse do Prandini teem que ser lidos por muitos e ficarem quardados para estudos para se entender o fenômeno Lula.

    Excelente os dois artigos..

     

  2. Um aspecto

    Um aspecto de Lula que realmente poucos notam, acrescento a isso a quase “fixação” em trazer novas lideranças como a própria Dilma, Haddad, Padilha e ao meu ver Eduardo Campos que se não tivesse atropelado o processo seria o candidato de Lula para 2018.

    1. Eduardo Campos se revelou um

      Eduardo Campos se revelou um politico igual a todos os outros. 

      Talvez até pior…

      Seu nome apareceu na Lava Jato ao lado de Renan, Cunha, Aécio… triste!

      Não foi leal com Lula e Dilma.

      Principalmente Lula que foi o padrinho de Campos e que sem Lula e não chegaria tão rápido aonde chegou.

      Até hoje o episódio do jato ficou aberto… novamente as instituições “democráticas” e “sólidas” não quiseram investigar um avião de 20 milhões sem dono. Onde o presidenciável fazia suas viagens!

      Só isso, num país sério, seria mais que suficiente, para enterrar a carreira de Campos para o resto da vida.

      Aqui no Brasil só existe escândalo para o PT.

      1. Exato, Quintela!

        E Campos abandonou a Base Aliada. Após Dilma em 2012 ter afastado esses diretores corruptos da Petrobrás, Campos mudou sua atitude, culminando com a saida do PSB da Base Aliada . Se forem divulgadas as aberrações da Abreu Lima, entenderemos o porquê.  

  3. “…não apenas por ter feito

    “…não apenas por ter feito o melhor governo, mas por ter investido mais do que qualquer outro, na criação e fortalecimento de canais institucionais essenciais para a vitalidade da democracia.”

    Fixei-me na frase final acima. deve ser por isso mesmo que ele é tão odiado por nossa mídia de oposição.

    A criação destes canais institucionais sai fora da informação oficiosa destes meios de comunicação de massa. Nestes canais institucionais o povo vê e sente o que eralmente acontece com nosso país e com nossas vidas. Nada demais!

    1. Ódio X amor!

      Esse ódio que nutrem pelo Lula penso que na verdade é uma espécie de amor enrustido. O medo de gostar dele pelo que representa é maior do que a capacidade de adimití-lo. 

  4. LUÍS INÁCIO

    Nas teorias mais deterministas das escolas da psicologia, poderia ter perdido a humanidade, como perdeu seu pai.

    Quiz Deus que não fosse um homem comum.

     

  5. A verdade, não se pode negar.

    “Como imaginar que um retirante, que sobreviveu à mortalidade infantil, à miséria, à fome, à falta de instrução tenha conseguido o feito de tirar 40 milhões de pessoas do nível da miséria, mudar a história do seu país, provocar comoção em cidadãos de todas as partes do mundo, dar aulas de política para centrais sindicais norte-americanas, para o Partido Socialista francês e espanhol, ser tratado como “o cara” por Barack Obama, tornar-se referência global da luta contra a miséria e um dos personagens símbolos mundiais do século 21? ” L. Nassif 

     

     

     

  6. “E quando o PT estava

    “E quando o PT estava vivo?”

    Com todo o respeito à opinião do autor, penso que o PT ainda vive, apesar dos pesares, e haverá de surpreender.

    Essa história ainda não acabou.

    1. Claro que sim. Minha

      Claro que sim. Minha expressão não foi boa, mas desconte o fato de que o texto foi redigido no começo da madrugada.

      O que eu quis dizer é que após o processo de recém criação do partido, logo após o exercício da primeira presidência, Lula poderia ter permanecido presidente, mas preferiu conduzir a sucessão, para reforçar a caracterização da democracia interna que diferenciava o partido dos demais partidos de esquerda historicamente constituídos até então.

      A história não acabou e o PT segue vivo, seguramente.

  7.  
    Muito pertinentes as

     

    Muito pertinentes as observações de Edmar Prandini. De fato, tais aspectos que emolduram o perfil político progressista do ex-presidente Lula. Revela faceta, que a meu juízo, é mantida sob névoa ensurdecedora, ou, sob um silêncio um tanto obscurecedor. Quem sabe, ai esteja a explicação para tanto ruído, tanto bafafá e tanta poeira, a entreter a visão, o ouvido, e a sensibilidade do distinto público, mantendo-as voltadas a repousantes paisagens.

    2014  SE TORNOU O ANO DO TUDO OU NADA PARA OS NEOCONSERVADORES – REACIONÁRIOS TUCANOS

    Velhos fantasmas são acionados. Aqueles mesmos, que há séculos são usados pelos conservadores reacionários no mundo todo. Voltam a ser convocados. Mudança? Nada há de mais assustador para um conservador-reacionário. Ao pressentir algum indício gerador de expectativas positivas deslocando-se na direção de progressiva expansão de direitos da cidadania, pior, quando há risco desse benefício se estender até a planície. Ai é demais, o desespero bate forte, e as mascaras são retiradas sem o menor escrúpulo.

    Emblemático, neste sentido foi o conclave do PSDB, entre tucanos de alto-coturno. Evento ocorrido recentemente  no Instituto FHC em prol do laçamento do IMPEACHMENT da presidenta Dilma. Como a repetir o aforismo do reacionário Carlos Lacerda: * Getúlio não pode ser candidato, se for, não pode ser eleito. Se for eleito, não toma posse. Se for empossado, não vai governar. Das quatro etapas, os lacerdistas, digo, os golpistas tucanos, já perderam 3.

    Orlando

    * “O Sr. Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.” Como primeiro resultado da vitória de Vargas, o partido da oposição, a UDN (União Democrática Nacional), defendeu junto ao TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) a tese de que Vargas deveria ter a maioria absoluta e não a relativa. Como a constituição não afirmava esta necessidade o TSE declarou Getúlio Vargas e seu vice, Café Filho, como legalmente eleitos, em 18 de janeiro de 1951, tomando posse no dia 31 daquele mesmo mês em meio a uma verdadeira festa popular.”

    Até recorrer ao TSE, o desocupado e medíocre tucano Aécio. Copiou do reacionário ex-comunista Lacerda.

      

     

  8. Só um Nassif  com brilhante

    Só um Nassif  com brilhante inteligência pra derrubar e contestar com fortes argumentos  o caricaturista da política Noblat.

    É  LULA –  retrato de gande homem, estadista e maior político da nossa História!

  9. Sim

    Gostei muito deste post por valorizar este aspecto de Lula em pro do coletivo. Destaca a visão maior que ele tem mas tão rara nas práticas da política.

  10. excelente!
    lula é o maior

    excelente!

    lula é o maior estadista do brasil nos últimos tempos.

    acrescento que a essencia do lula foi sempre a

    tentativa de estabilizar a sociedade.

    os que o odeiam não tem noção disso, senão mudariam de opinião,

    uma vez que, em sã consciencia, ninguém quer uma sociedade conflagrada.

    convencimento tb é outra palavra que define lula.

    convencer sempre, uma estratégia do negociador estadista….

    o artigo sintetiza a ideia  que tenho do lula, um construtor,

    um organizador…

    talvez isso tenha entrado na consciencia coletiva, uma vez que,

    manter-se no poder com esse terrorismo midiático cotidiano,

    não pode ser caracterizado como apenas um milagre….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador