A secretária de Justiça que coordenou a operação contra os cartolas

Enviado por Gilberto Cruvinel

Da BBC Brasil

Quem é Loretta Lynch, a secretária de Justiça que escancarou a corrupção na Fifa

Ed Stourton

Lynch é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de secretária de Justiça (Foto: Cliff Owen/AP)

“Ninguém é grande demais para a cadeia. Ninguém está acima da lei.”

Pouco mais de um mês após pronunciar essas palavras ao ser nomeada secretária de Justiça dos Estados Unidos, Loretta Lynch – a primeira mulher negra no cargo – coordenou a operação que prendeu oito cartolas da Fifa e foi considerada o maior escândalo da história do futebol.

Filha de um pastor protestante, Lynch nasceu quando as leis de segregação racial ainda eram vigentes nos Estados Unidos, formou-se em Direito em Harvard e ocupa hoje o principal cargo do Departamento de Justiça americano.

Ela atuava como procuradora-chefe federal no Brooklyn antes da promoção. Segundo o New York Times, Lynch supervisionou as investigações desde o início.

A decisão de dar o “ok” para a operação ir em frente e de pedir à polícia suíça que executasse as prisões foi dela.

Lynch nasceu na Carolina do Norte em 1959. À época, os negros dos Estados do sul dos EUA ainda era submetidos a leis de segregação entre brancos e negros.

Apesar disso, seu pai, o reverendo Lorenzo Lynch, um pastor protestante, acreditava que a lei poderia ser uma força para a mudança. E, quando a futura secretária de Justiça era pequena, ele costumava levá-la aos tribunais locais.

“Quando eu era criança, as pessoas nos diziam para ficar longe dos tribunais”, disse Lorenzo à BBC. “Mas eu achava que era uma instituição positiva, e queria que ela tivesse uma visão diferente”, completou.

As leis de segregação foram derrubadas no meio dos anos 1960, mas o racismo permaneceu.

A mãe de Lynch, Lorine, lembra que as professoras da filha tinham dificuldade em aceitar sua inteligência.

Quando ela estava na 2ª série – tinha 7 ou 8 anos – ela teve que fazer uma prova outra vez porque tinha ido bem demais na primeira.

“As professoras acharam que algo estava errado, porque ela era afroamericana e os alunos brancos tinham tirado notas mais baixas”, disse Lorine à BBC.

Na segunda prova, ela tirou uma nota maior ainda.

Carreira

Nada disso afetou as aspirações de Lynch. Durante toda a infância, ela sonhava em estudar em Harvard, onde estudou Literatura Inglesa antes de fazer Direito.

Ela levou a sério a universidade. “Na faculdade, as pessoas costumam usar jeans, roupas despojadas, mas eu não lembro de uma vez em que Loretta estivesse desarrumada. Eu costumava implicar com ela perguntando se ela não tinha nenhuma roupa de brincar”, conta a advogada Karen Freeman-Wilson, que estudou com ela.

Trigêmeas

Os escritórios de advocacia de Nova York ainda eram muito masculinos e muito brancos quando ela começou a trabalhar no Cahill Gordon and Reindel, no meio dos anos 1980.

Havia outras duas mulheres negras entre os associados e elas mesmas se referiam a elas como “as trigêmeas” – porque as recepcionistas do local, apesar de saber o nome de todos os 250 homens, não conseguiam diferenciá-las.

Seu primeiro grande caso – em 1999, pouco depois de ser nomeada pelo então presidente Bill Clinton para a procuradoria do Distrito Leste de Nova York – lembra os que provocaram protestos recentemente nos EUA.

O haitiano Abner Louim foi preso após uma briga fora de uma boate e acusado de bater em um policial.

A polícia depois admitiu que a acusação era falsa e que Louim foi espancado.

Calma sob pressão

Durante o julgamento, um dos policiais envolvidos alegou que namorava uma negra e que isso mostraria ser pouco provável que ele tivesse violado os direitos de um negro.

Alan Vinegrad, que trabalhou com Lynch no caso, diz que ela acusou o agente de “se esconder atrás da cor da pele de sua namorada”.

Foi ousado, mas feito de um jeito “calmo e comedido”, segundo ele.

Ao longo da carreira, ela esteve envolvida em processos contra terroristas e mafiosos, além de políticos acusado de corrupção – dos dois partidos dos EUA -, policiais que cometeram abusos contra prisioneiros e bancos acusados de fraude.

A capacidade de Lynch de se manter calma foi um dos pontos altos durante o longo processo de aprovação no Senado – ela foi indicada pelo presidente Barack Obama em novembro, mas sua nomeação só foi aprovada pelo Senado em abril. A demora teve relação com uma briga partidária – mas a Casa também foi acusada de racismo.

“Muitos de nós olhamos o tratamento que ela recebeu e não nos sentimos bem, não sentimos que estava sendo justo”, disse a amiga Karen Freeman-Wilson.

“Mas a reação dela foi ‘Tudo bem, vamos manter nossa cabeça e olhos no prêmio'”, completa.

Fifa

Nesta quarta-feira, exatamente um mês após assumir o cargo, Lynch ganhou as manchetes de todo o mundo com a prisões dos dirigentes da Fifa.

“O indiciamento sugere que a corrupção é desenfreada, sistêmica e tem raízes profundas tanto no exterior como aqui nos Estados Unidos”, disse ela.

“Essa corrupção começou há pelo menos duas gerações de executivos do futebol que, supostamente, abusaram de suas posições de confiança para obter milhões de dólares em subornos e propina.”

O esquema, segundo ela, prejudicou profundamente uma vasta gama de vítimas, de ligas jovens de futebol a países em desenvolvimento que deveriam se beneficiar dos recursos gerados pelo esporte.

“As ações de hoje (quarta-feira) deixam claro que o Departamento de Justiça pretende acabar com qualquer prática de corrupção, acabar com as más condutas e trazer malfeitores à Justiça”, disse Lynch, acrescentando que quer trabalhar em conjunto com outros países para alcançar este objetivo.

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada de legal. É a geopolítica estúpido!

    “Eu estou chocado, você não está?”, diz John Shulman ao atender a reportagem do UOL. Ele tem uma opinião diferente sobre o envolvimento dos Estados Unidos no escândalo da FIFA. Professor convidado da Fundação Dom Cabral, especialista em mediação de negociações, cofundador do Centro para a Negociação e a Justiça dos EUA, e formado em direito pela Universidade de Harvard, ele acredita que a intervenção “não teve cunho legal, mas geopolítico”.

    “Com essa ação, os EUA enviam dois recados. Para o mundo, o de que o nosso sistema legal pode te pegar se você estiver fazendo algo errado. Internamente, mostramos que tomamos a iniciativa de resolver a corrupção dos outros”, diz o professor.

    E John entende tanto de geopolítica quanto de futebol. Seu currículo de mediador inclui diversos trabalhos ao redor do mundo, incluindo no Oriente Médio, na Índia e em Ruanda. Sobre o “soccer”, uma curiosidade: o hoje professor já jogou profissionalmente na Índia, onde, segundo ele, foi o primeiro jogador ocidental por aquelas bandas.

    “Os Estados Unidos nunca deram a menor bola para o futebol. De repente, pela primeira vez na história, o The New York Times vem com a primeira página inteira falando do assunto. Aí eu me pergunto: por quê?”, questiona John. Para o professor, há vários pontos obscuros no envolvimento americano. “A logística de uma operação internacional deste porte simplesmente não vale a pena. Até porque não há um número de vítimas nos EUA que justifiquem tamanha mobilização”, argumenta ele. “Há empresas nos EUA muito mais corruptas do que a FIFA, pode ter certeza”, crava o especialista.

    “Para mim, trata-se claramente do seguinte: são os EUA mobilizando seu aparato legal interno em prol de questões geopolíticas. No caso, para colocar pressão na Rússia, com quem o país tem tido problemas recentemente, e no Qatar, onde também existem questões geopolíticas”.

    John cita ainda a chance para os EUA desestruturarem uma organização que, corrupta ou não, tem tentáculos de poder que fogem ao seu alcance. “A ONU está presente em vários países, mas os EUA têm poder sobre ela. Isso não acontece com a FIFA, o que causa uma ruptura da hegemonia americana.”

    Quer dizer, se você está feliz que alguém finalmente tomou a iniciativa de enquadrar a FIFA, comemore com moderação. “É claro que a FIFA é corrupta. Todo mundo sabe disso. Mas os EUA não estão fazendo isso pelo bem do futebol”, completa John.

    1. O melhor texto sobre o assunto até agora!

      Muito obrigado Marco!

      É por textos assim que GGN vale mil vezes a soma de toda a mídia corporativa “brasileira”.

      Mas cá entre nós, temos nós, os brasileiros comuns, muito a ganhar quando os EUA criam problemas para globo e seus sócios mafiosos (CBF/FPF/……) que são tantos por aqui.

      1. Lionel

        Exatamente isto. Pela qualidade de alguns comentaristas, como o Marcos e outros mais, é que não deixo de entrar no blog nem um dia. Aqui se aprende de verdade a ler e interpretar um texto.

        1. Se vc tivesse entrado no UOL,

          Se vc tivesse entrado no UOL, essa matéria é do Portal da Folha, teria lido essa matéria 12 horas antes….hehehe

  2. Nassif, desculpe mas
    Nassif, desculpe mas resolver prender 2 dias antes das eleições da Fifa não cola.
    São corruptos mas o que estamos vendo não é uma investigação criminal, é um golpe.

  3. E o oportunista, romário, que

    E o oportunista, romário, que lambeu, lambeu os corruptos da fifa e cbf, quer uma bosta de cpi que, sabenos, não vai dar em nada sério, apenas o romerionete querendo seus minutos de recuperação de fama. Isso é que dói, esses malandros se fazendo de sérios! É a síndrome atual.

  4. Como será que nosso escondido

    Como será que nosso escondido ministro da justiça se sente?

    Sim,eu sei que foi operado.Mas passa bem e já está na ativa.

       E antes ? E agora? E sempre?

     Dizem que há atração entre os opostos–isso pode até ser na juventude.

    Mas na maturidade e na velhice são os semelhantes que sente atração entre si,

      Assim explica Dilma com essa figura no cargo de ministro da justiça( com licença pra vomitar)

        Incompetência atraída por outra incompetência.

  5. São dois lados da moeda.
    Um é

    São dois lados da moeda.

    Um é a classe, a elegancia, a oratória da Secretária. Dá gosto  vê-la falando. Profissional do mais alto nível. 

    Segundo, digamos que a ação contra a CBF de justiça tem muito pouco. Há interesses muito menos nobres do que acabar com uma quadrilha. A diferença é que por ser dos EUA tem um verniz de salvamento da pátria que já conhecemos bem do que se trata .

    É um golpe de judiciário, do mesmo que aplica-se hoje em todo mundo com a empunhadura da bandeira da moralidade. 

    O mais grave é que parece que os EUA dexaram a bomba de lado e agora o tribunal deles julga legalidades pelo mundo.

     

     

     

  6. E a CBF?

    A Fifa estava na mira faz tempo. Era o todo mundo sabe que todo mundo sabe. Agora, a casa esta ruindo. Vamos ver até onde vão. Chega do Blater, aquele horror que ele tentou fazer com a Copa brasileira. E o caso brasileiro, fica como? Porque a CBF é tão ou mais corrupta que a propria Fifa. 

  7. O dia em que ela condenar alguém do governo

    dos eua por crime de guerra, crime contra a humanidade, desrespeito aos direitos humanos, ou algum banqueiro americano de peso por crime contra o sistema financeiro, vou acreditar que a justiça americana é de fato seria. Por enquanto, apesar de ter gostado de ver alguns canalhas ricos recebendo o “teje preso” , eu achei um ponto prepotente a postura dos eua de quererem dar uma lição de ética para a fifa e para o mundo.

  8. Macacada da bunda branca

    Macacada da bunda branca endinheirada enredada nas teias da Justiça gringa, vulgarmente conhecida como “a turma do Ali ‘não somos racistas’ Kamel”, xingando a US Attorney de negra filha da puta em 4,3,2,1…

  9. Isso é antes de mais nada

    Isso é antes de mais nada politicagem internacional das mais sujas chegando ao futebol, como já sujou as olimpiadas por muito tempo, não tem nada de moralização infelizmente, com certeza a maioria daqueles senhores deveriam estar atras das grades, mas o objetivo de tudo isso foi dado pelo proprio vice de lá, é aquele senhor calvo que os jornalistas metidos a bravinhos daqui morrem de medo de falar mal, a copa é lá e querem melar como quase melaram a copa no Brasil, apesar de achar que meter um tres quatr na cadeia é salutar não caio nessa.

  10. Três Reflexões

    Com um pouco de imaginação, pode-se chegar a três pontos interessantes de reflexão sobre o tema:

    1. Não é novidade o submundo da FIFA, CBF e seus tentáculos;

    2. Quando existem interesses, o Tio Sam prova mais uma vez que, conforme o verso de sua nota de um dólar, eles são o olho que tudo vê e que fazem o que for preciso para atingir seus objetivos, nem sempre respeitando suas fronteiras;

    3. No que se trata de interesses econômicos e geopolíticos, podemos imaginar mais duas coisas interessantes: A) A Rússia foi eleita para sediar o mundial em 2018, também derrotando nada mais, nada menos que a Inglaterra. B) Hoje existem sanções contra a Rússia e um processo de arrocho contra a economia deles, portanto seria interessante que alguém fizesse algo para “estragar essa futura festa” dos russos.

    Ainda que haja uma contribuição no sentido de trazer à tona o que vem ocorrendo no mundo do futebol internacional, é provável que mais adiante as verdadeiras intenções da empreitada fiquem mais claras.

    1. Se o problema é a Copa da

      Se o problema é a Copa da Rússia em 2018, faria mais sentido prender algum cartola russo.

      Ou será que os cartolas russos não são corruptos, ou são tão hábeis na dissimulação que o FBI não conseguiu elementos contra eles?

      É claro que ninguém é santo, mas não se entra numa investigação desse calibre sem que pelo menos parte da verdade apareça – nem que seja como subproduto.

  11. Alguém sabia que, hoje, seria

    Alguém sabia que, hoje, seria votada a expulsão da Federação Israelense de Futebol por obstruir o futebol nos territórios palestinos invadidos?

    http://www.moonofalabama.org/2015/05/imperial-nyt-each-fifa-member-one-secret-vote-is-strange-electoral-math.html#comments

    “I suggested that the U.S. assault on FIFA for corruption cases going back to the early 1990s comes now  because FIFA will today vote on a Palestinian proposal to eject Israel for impeding Palestinian football. Taking the 2018 World Cup from Russia is a convenient but secondarytarget. Israel has conceded that it is guilty of hindering Palestinian football by offeringconcessions in bid 
to avert vote to oust it from FIFA. But those concessions are likely not enough:

    The source said FIFA president Sepp Blatter welcomed Israel’s proposal but stressed it would need [chairman of the Palestinian Football Association] Rajoub’s consent before removing the vote on banning Israel from FIFA’s slate.

    The source said Rajoub acceded, but added another demand – that FIFA ask UN Secretary Ban Ki-moon to issue a decision within three months on whether the five Israeli teams based in West Bank settlements were within Israeli territory.

    FIFA regulations stipulate that teams not located within Israeli territory require the Palestinians’ consent to participate in Israeli leagues. Since the UN does not recognize the West Bank as part of Israel, the decision would de facto force Israel’s soccer federation to expel these teams from the league or run the risk of breaking FIFA’s rules.

    The Palestinians should stick to this demand. Israel, like apartheid South Africa, should be kicked out of FIFA. There must be no tolerance for racism and occupation in the world’s most beloved sport.”

     

  12. Alguém sabia que, hoje, seria

    Alguém sabia que, hoje, seria votada a expulsão da Federação Israelense de Futebol por obstruir o futebol nos territórios palestinos invadidos?

    http://www.moonofalabama.org/2015/05/imperial-nyt-each-fifa-member-one-secret-vote-is-strange-electoral-math.html#comments

    “I suggested that the U.S. assault on FIFA for corruption cases going back to the early 1990s comes now  because FIFA will today vote on a Palestinian proposal to eject Israel for impeding Palestinian football. Taking the 2018 World Cup from Russia is a convenient but secondarytarget. Israel has conceded that it is guilty of hindering Palestinian football by offeringconcessions in bid 
to avert vote to oust it from FIFA. But those concessions are likely not enough:

    The source said FIFA president Sepp Blatter welcomed Israel’s proposal but stressed it would need [chairman of the Palestinian Football Association] Rajoub’s consent before removing the vote on banning Israel from FIFA’s slate.

    The source said Rajoub acceded, but added another demand – that FIFA ask UN Secretary Ban Ki-moon to issue a decision within three months on whether the five Israeli teams based in West Bank settlements were within Israeli territory.

    FIFA regulations stipulate that teams not located within Israeli territory require the Palestinians’ consent to participate in Israeli leagues. Since the UN does not recognize the West Bank as part of Israel, the decision would de facto force Israel’s soccer federation to expel these teams from the league or run the risk of breaking FIFA’s rules.

    The Palestinians should stick to this demand. Israel, like apartheid South Africa, should be kicked out of FIFA. There must be no tolerance for racism and occupation in the world’s most beloved sport.”

     

  13. Eh!
    .vamos falar de justica e juizes.
    Nao, claramente podemos julgar a Loretta com grupos exitentes no US. Tem varios grupos por cor, raca, partidos, ideologias, estados e etc, o mais ” importante neste caso eh o padrao e a linha ate chegar a esta sua posicao e se atingir a suprema corte”. O nivel eh muito bom e os casos com dificuldades demostra a selecao natural do meio interno e externo da justica americana em ” todos os estados”. Bem diferente do corporativismo sem carater do brasileiro.
    . que vamos e jah comecando a ver/aparecer as mer!#/^& que eles fizeram, nao eh seletivo a informacao e nem a midia tem este poder de ver o processo ou investigacao com tanta facilidade, alem de que podem tomar posicao e ou acusar ou defender, aqui a globo nao queimaria reputacao com facilidades, o FBi ainda da o respeito. Tenham paciencia que veram o que eles fizeram, estavam e iam fazer para intervencao jah que futebol deste tipo nao interesa a america, alem dos esportes deles. Mais vira a tona!
    . que a demostracao da articulacao de uma das arterias do terceiro poder na democracia americana funciona quase sempre, a justica tem um caminho de defesa da sociedade, as vezes quem tem muito dinheiro facilita. Mais ainda eh usada como defesa por qquer cidadao. O poder da justica eh seu silencio, nao se ve, nao se toca, nem a toda hora. Nao aparece por existe. Ninguem esta acima da lei. Ai aparece uma secretaria da justica e faz uma coisa desta, nao da entrevista, nao esta na midia local e nem federal, nao quer e nem pode aparecer pq eh a justica americana.
    . Enfim, que nao podemos pensar que foi o primeiro ou politico somente, recente tivemos o cara do FMI, nao sera o ultimo. Mais que de alguma forma atingia america ou seus cidadaos, tambem como o caso do pastor e sua esposa brasileira que traziam uma quantia anormal dinheiro e nao declaram, PQ? Lavando dinheiro? Etc. E tal. O JB que se cuide ou outros mais.
    Gozado!

  14. DIREITA BRASILEIRA É UMA ABERRAÇÃO!
    Quem disse que o Brasil tem direita? O Brasil é aleijado de um braço, pois só tem esquerda! Direita são os capitalistas, aqueles que querem o país governado em função de seu capital (meios utilizados para produzir e distribuir os bens na sociedade). Entretanto, o que temos aqui não passa de um bando de colonialistas, aqueles que querem ver o país governado em função do CAPITAL IMPERIALISTA INTERNACIONAL, não do nosso. Eles enganam seus eleitores, dizendo defender um governo de “direita”, como os exemplos abaixo; mas lutam com todas as forças para impedir nosso acesso a um sistema político como o deles. Nem de longe nossa falsa “direita” defende um governo como o desses países.                                                                                                                                                                                                                     VEJAM AS DEMOCRACIAS CONSTRUÍDAS PELA DIREITA NO MUNDO:                                                                                                                                                                                                                       Suíça: https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/503040246498309/?type=3&theater                                                                                                                                                                                                              Alemanha:  https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/454699894665678/?type=3&theater                                                                                                                                                                                                                      EUA: https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/502648843204116/?type=3&theater                                                                                                                                                                                                                       Itália: https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/454705021331832/?type=3&theater                                                                                                                                                                                                                    França: https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/460737544061913/?type=3&theater  Dizer que existe direita no Brasil, é no mínimo irresponsável. Os que se dizem de direita é gente muito mais podre e corrupta que a própria esquerda; onde muitos apoiaram e ainda apoiam uma ditadura no Brasil. A DITADURA QUEBROU O PAÍS, já que roubaram tanto, que desviaram cerca de 1/3 do PIB para paraísos fiscais no exterior, o dobro do que é desviado hoje. Por isso nos deixaram com hiperinflação, dívida externa impagável, alta mortalidade infantil, péssimo sistema de ensino, e desemprego em massa. Não é à toa, que somente nas partes mais pobres da África ainda existe ditadura hoje em dia.                                                                                                            http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/05/intervencao-militar-nova-ditadura-no.html                                                                                                                                                                                                              ECONOMIA É A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO! Se parar a roubalheira, sobra dinheiro no caixa do governo, para elevar o salário mínimo, as aposentadorias e o funcionalismo público; tudo sem gerar inflação. O que melhora a vida dessas pessoas, além de aumentar as vendas no comércio e na indústria! Ora, mas que espécie de fraude ideológica é esse tal de marxismo, que propõe o conflito, a luta, e a guerra, entre quem tem os mesmos interesses? E os neoliberais histéricos, de onde tiraram essa ideia de promover arrocho salarial?                                                                                                                                                                                                                  NÃO É ESQUERDA X DIREITA SÃO CORRUPTOS X POVO 

     

  15. Procurem se informar sobre o

    Procurem se informar sobre o poder do FBI na nossa PF, conforme reportagem de Bob Fernandes.

    O FBI não tem autonomia, ele só faz o que o governo permite.

    Tem coelho nesse mato.

    Se houvesse um tucano-entreguista-da-Petrobras aos norte-americanos, não sei se o FBI agiria dessa forma.

    É a Copa na Rússia, estúpido.

    E o Teixeira, heim?  O cara é mesmo poderoso. E a Globo, subsidiária dos interesses norte americanos no Brasil, heim?

    Não sou eu que estou duvidando da legitimidade do acontecido, é um especialista que está revelando:

    “Ação do FBI na FIFA foi geopolítica e imperialista”:

    http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/182948/A%C3%A7%C3%A3o-do-FBI-na-Fifa-foi-geopol%C3%ADtica-e-imperialista.htm

     

     

  16. Negócios e

    negócios. Onde os EUA põe as mãos, podes crer ! Não há nada de defender corrupção, democracia, direitos humanos, que são  as eternas desculpas usadas  por eles. Negócios, money, é só o que defendem no fundo, as vezes bem lá no fundinho. Se bem que ficaria mt  contente de ver alguns no xilindró. S/ a rede Globo , não acredito que vai dar em algo, já que são os amigos do peito deles e os ajudam, (e como !) a defendê-los de tudo.

    Ah! então lá tb tem políticos corruptos e corruptores ? Bom saber ! Pensei que fossem todos “lobistas”.

  17. Se essa Senhora fosse

    Se essa Senhora fosse brasileira “Lynch é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de secretária de Justiça”…um certo Deputado Federal Truculento e agressor de mulheres…iria dizer que ela só quer aparecer. ..fora as agressões verbais que é o mote dele pra aparecer na mídia. Parabéns Senhora Lynch…! Uma pergunta: nossa polícia e justiça só pega “ppp e pt” ? A cada dia que passa fica mais notório que não somos republicanos…Quem efetivamente tem poderes pra coibir toda a sujeirada – autoridades constituídas do Judiciário e Polícia Federal incluso, aí, o Ministro da Justiça…um Zé – faz “ouvido de mercador ao povo brasileiro”…e aliam-se aos consumidores de caviar…porém, detalhe, esquecem que o Cargo que ocupam é da Nação e de seu povo. Acredito que a soberba e o excesso de auto importância desse povo  bloqueia essa visão. Cadê os bandidos figurões ? Cadê as empresas criminosas ? Cadê certa rede de TV no “paredão” ? Cadê a investigação sobre riquezas ilícitas de certos políticos? Quem era o dono do jatinho do PSB… ? O Sr Marin ex dirigente da CBF é inocente..dirão isso? E  certa aeronave com 500 kilos de cocaína ?  A credibilidade deles – essas autoridades constituídas – é muito acima da média, abaixo, pessíma…e aí ? Tenho minha opinião, porém, é impublicável…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador