Pela Voz do Brasil na televisão

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Zegomes

Estava eu repousando, debaixo do limoeiro, quando me caiu um limão na cabeça e eu fiquei meio zonzo e pensei – Na na ni na não, não pensei como a galinha que pensou que  o mundo ia se acabar.

Pensei:  Poderia haver dez minutos todos os dias na televisão, em horário nobre, reservados para o Poder Executivo e o Poder Legislativo se manifestarem ao Brasil.  As ondas de TV são concessões públicas, os concessionários, bilionários, têm obrigação de ceder alguma coisa em benefício do poder público.

Nesses dez minutos os Poderes podem se manifestar como for necessário, inclusive se defendendo das campanhas de difamações e extermínio de reputações organizadas pelas corporações midiáticas com o apoio de outras corporações.

Os filósofos estão ai dizendo que as corporações querem escravizar todos nós e usurpar o Estado.

Os Poderes Públicos, nossos representantes eleitos, devem ter meios de se/nos defenderem, com voz na comunicação de massa que é concessão pública.

O Poder Judiciário não entraria nessa, porque esse poder deve se manifestar apenas nos autos dos processos.

Opa, caiu, de novo, limão na minha cabeça! Acho que vou pensar …

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que deve e o que não deve

    Totalmente de acordo. No primeiro artigo da regulamentação da HB da TV deverá constar a norma criada por aquele ministro do governo Itamar.

    1. Hora do Brasil

      Parabéns pela introdução do tema. Como todas as empresas, as organizações que operam a mídia priorizam seus lucros. Hostilizar um governo, esconder as noticis boas, distorcer as notícias, mentir,  para prejudicar a imagem do governo termina por forçar o governo a investir mais e mais em publicidade, engordando os lucros das empresas de mídia e enfraquecendo os cofres públicos. Se nossa imprensa fosse responsável e imparcial, e se o direito de resposta fosse facilmente exercido, a proposta da “voz do Brasil” talvez até pudesse ser considerado um excesso. Mas não é assim. A sugestão é boa, o tempo de inserção, entretanto,  deveria ser em torno de cinco minutos, em horário nobre. A voz do Brasil, no rádio, poderia ser reduzido para 30 minutos. Com o fim do financiamento das campanhas políticas por empresas, a saída “legal” dos candidatos com mais dinheiro será intensificar a compra de  inserções nos jornais, cuidadosamente disfarçadas de “noticias”,  de “realizações” cobertas “imparcialmente” pelo jornal. Por tudo isso, medidas como a defesa ferrenha do direito de resposta, bem como assegurar para os três poderes um espaço para divulgar suas realizações, sem custo para os cofres públicos,   são fundamentais para o fortaledcimento da democracia. 

  2. Sei… Governos gastam

    Sei… Governos gastam bilhões em propaganda e ainda querem 10 minutos obrigatórios para mais propaganda?

    Sarney, Collor, Renan, Vargas, João Paulo… Seria um sucesso de audiência e credibilidade!

    Coisa de Governo totalitário em República de Bananas.

    Me sinto em Caracas!

     

  3. voz do brasil

    Flexibilizar o horário da Voz do Brasil – ou mesmo acabar com ela – é uma choradeira pseudo-cidadã.

    Não obstante as besteiras de parlamentares e executivos, é sim uma fonte de informação.

    E o que as rádios colocariam no lugar?

    O milésimo giro esportivo?

    Mais um evangélico?

    Outro jabaculê?

    Deixem em paz A Voz do Brasil. Quem não quiser ouvir basta ir fazer outra coisa nos 60 minutos.

  4. Mais uma ideia de jerico!

    Mais uma ideia de jerico! Proponho que se acabe a voz do Brasil no rádio. Está entre as coisas mais inúteis que o ser humano criou – com exceção dos que trabalham lá. 

  5. Até poderia, mas com moderação …

    Se os meios de comunicação são concessões do Governo, não tem porque os Poderes da Nação pagarem por utilizá-los. Mas cuidado, o uso em excesso pode ser a danação.

  6. A voz do Brasil na TV

    Idéia muito boa !  
    Se até a criminalidade dispõe de horas e horas de divulgação em programas policiais, o governo tem muito mais direito de ter um tempo diário para contrabalançar o noticiário.

    Parabens a quem teve essa idéia !

  7. Como vcs esquerdista amam um

    Como vcs esquerdista amam um estado, não é? Já não basta o horário eleitoral gratuíto, voz do Brasil e milhões em propaganda governamental ainda querem uma “Voz do Brasil na TV”?!!!!

    Vão morar em Cuba ou na Coréia do Norte então. Lá o governo deve falar umas dez horas por dia na TV.

    1. Exato.
       
      Se o gov. federal

      Exato.

       

      Se o gov. federal não estivesse sendo comandado pelo PT, será que o autor do post teria mesma idéia?? Duvido.

  8. Um sujeito entediado descansa

    Um sujeito entediado descansa à sombra de uma macieira e lhe cai uma maça na cabeça e a partir daí, num manuscrito de 100 páginas, desenvolve a Lei da Gravitação Universal.

    Um sujeito entediado descansa à sombra de um limoeiro e lhe caí um limão na cabeça e a partir daí, num post no LNO, desenvolve a teoria  Lei do Não Direito de Escolha e quer implantar  a Voz do Brasil em horário nobre todo dia nas TVs brasileiras. 

    Deveria ser um limão-jaca, pois certamente afetou a cachola do sujeito.

     

     

  9. Caro Zegomes, em algum lugar

    Caro Zegomes, em algum lugar do passado neste blog eu postei essa mesma idéia. Não consigo entender porque a televisão, há décadas o mais importante veículo de comunicação do pais, fica desobrigada de transmitir uma porcariada como a Voz do Brasil. Tenho um palpite muito forte: qual político é corajoso o bastante para fazer nossa querida rede globo ser obrigada a isso? Aos defensores da transmissão dessa bagulhada, lembro que o Brasil tem uma rede imensa de rádios estatais, com milhares de barnabés tranqüilamente pendurados em seus cabides, e que cobrem com sobras nosso território. Essas sim, deveriam ser as únicas a transmitir essa patacoada inútil. 

  10. voz do brasil na tv

    Talvez muita gente nao sabe, mas o governo é obrigado a gastar bilhoes por ano com publicidade na tv, radio e jornais (internet agora tbem) e paga caríssimo…

    Uma insercao de 30 segundos numa radio do interior que custa de 15 reais, por exemplo, quando é pro governo passa pra 50 reais a insercao….e nas tvs é assim tambem. 

    e me pergunto se essas concessões não sao federais? nao deveriam esses canais dar algo em troca para a sociedade ? por que o governo (nós) temos que pagar esses caras que já são bilionários para termos informacoes das acoes do governo? 

    Eles querem é tirar a voz do brasil do radio das 19h e argumentam que o governo nao precisa mais pois temos milhares de meios de comunicacao hoje em dia no país…

    Sem contar que o conteúdo da programacao na tv em horario nobre é novela, novela e mais novela… o que se tem programas de utlidade publica, vao ao ar as 6, 7h da manhã…

     

  11. Sugestão
    Ô, Sr. Zé, uma

    Sugestão

    Ô, Sr. Zé, uma sugestão. Até que achei legal a sua idéia, mas já que a audiência da TV está caindo que nem limão maduro, e os telespectadores migrando para o PC, que tal colocar a voz do Brasil num site da internet?

    Teria a vantagem de poder adiantar o vídeo ou recuar, como no you tube, sem precisar assistir a voz inteira.

  12. Zegomes,
    poderia ser uma boa

    Zegomes,

    poderia ser uma boa idéia mas de imediato, vejo dois senões: quem de nós brasileiros, ouve a voz do Brasil e, você já viu/ouviu, em qualquer tempo, o Poder Executivo usar a voz do Brasil para se defender?

    vejo mais ainda quem acredita nessa mídia é uma minoria, dita classe média tradicional, que hoje não oferece o menor perigo pois não mais orienta a opinião/voto do povão. Todos já perceberam que ela morre de medo de ser alcançada, no status, pelas domésticas. Por isso ela se arrepiam quando sabem que o salário mínimo aumentará mais que os demais salários.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador