Jornal GGN – Abílio Diniz voltou ao varejo brasileiro. Pouco mais de um ano após sua saída do comando do Grupo Pão de Açúcar, que passou a ser controlado pelo grupo francês Casino, o empresário fechou a compra de 10% da subsidiária brasileira da rede Carrefour (principal concorrente do Casino) por R$ 1,8 bilhão.
Pelos termos da operação, a Península Participações (que reúne os investimentos de Abílio e sua família) possuem opções que viabilizam o aumento de sua participação no conglomerado até o limite de 16% ao longo dos próximos cinco anos. A abertura do capital da subsidiária brasileira também poderá contemplar, no futuro, uma listagem na bolsa brasileira.
Atual presidente do Conselho de Administração da empresa de alimentos BRF, Abilio passará a integrar o Conselho de Administração e dos comitês de Estratégia e Recursos Humanos da subsidiária do Carrefour no Brasil. Segundo informações do jornal Valor Econômico, a compra não envolve a operação do Atacadão, cadeia de atacado do Carrefour e considerado o mais lucrativo negócio do conglomerado no país.
“Essa transação representa um primeiro passo significativo no plano anteriormente anunciado por Georges Plassat,Chairman e CEO do grupo Carrefour, de trazer investidores externos para o capital de sua subsidiária brasileira para reforçar os seus laços locais e apoiar o seu crescimento”, diz o conglomerado francês, em comunicado. “Isso permitirá ao Carrefour beneficiar-se da experiência amplamente reconhecida do seu novo acionista no varejo brasileiro para desenvolver o seu modelo multiformatos”.
A entrada de Diniz vai de encontro com a reformulação conduzida por Desmartis. Esse plano inclui a renovação e expansão de sua rede de lojas (com as bandeiras Carrefour, Carrefour Bairro e Atacadão) e o desenvolvimento de novos formatos de lojas de conveniência sob as bandeiras Express e Supeco. O Carrefour também está preparando o relançamento de suas atividades de ecommerce para o segundo semestre de 2015 e o desenvolvimento de seus ativos imobiliários em torno de algumas de suas lojas. Com vendas de mais de R$ 34 bilhões em 2013, o Brasil é o segundo maior mercado do grupo Carrefour.
(com Reuters e Valor Econômico)
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Exijo a presença do Raí
Só vou comentar depois que o grande Raí se manifestar. Fico no aguardo.
Estranho.
Deve ser por
Estranho.
Deve ser por ambição.
No Pão de Açucar ele detinha fatia pequena mas controlava.
Aparentemente agora não vai controlar nada….
Próximo à minha casa
temos o Carrefour (atual Abílio) de um lado e o Extra (ex-Abílio) do outro, bem como vários outros supermercados menores (Epa, Martplus, Verdemar, Supernosso, etc.).
O Carrefour sempre foi o mais barato de todos, especialmente no departamento de básicos (arroz, feijão, açúcar, etc.) e o Extra o mais careiro, exceto na área de Informática.
Os demais supermercados ficavam com seus preços entre os dois grandões.
Portanto, agora fico preocupadíssimo em que o Carrefour venha a equiparar seus preços ao do Extra. Disso o Abílio entende.