Revista GGN

Assine

Açaí combate câncer, protege contra Alzheimer e dá imunidade

Jornal GGN – A experiência empírica dos nativos das Américas do Sul e Central já dava conta das propriedades medicinais do açaí, uma conhecida e apreciada fruta em toda a região. Com cor de uva e gosto amargo, a fruta ainda vai bem além das propriedades antioxidantes.

De acordo com pesquisas, a fruta ajuda a limpar o organismo de radicais livres, o que protege o cérebro contra o Mal de Alzheimer, e os extratos do açaí podem combater a leucemia.

O combate à demência foi anunciada em estudo publicado na edição do Journal of Agricultural and Food Chemistry, em junho de 2008. Conduzida por pesquisadores do Departamento de Nutrição e Ciência dos Alimentos da Texas A&M University, a pesquisa mostrou que o açaí possui a maior atividade antioxidante contra um certo tipo de radical livre, tornando o fruto uma excelente proteção contra doenças degenerativa, tais como a doença de Alzheimer.

Tais propriedades antioxidantes, presentes em outros frutos, também têm sido associados a uma melhor saúde cardiovascular, além de melhorar o aspecto da pele e a saúde dos olhos, criando benefícios anti-envelhecimento.

Já as propriedades anti-câncer foram anunciada por pesquisadores da Universidade da Flórida. Segundo o estudo, extratos de açaí podem ajudar a matar células de leucemia quando são aplicados diretamente sobre elas durante um período de 24 horas. Em testes, 86% das células de leucemia haviam experimentado a morte celular – fenômeno conhecido como apoptose – quando foram submetidas ao extrato. Os pesquisadores atribuíram esse efeito às altas concentrações de antocianinas, um tipo de flavonóide que dá ao fruto a sua cor preta-roxa.

Outros benefícios

Outra característica do fruto é a presença de um polissacarídeo chamado arabinogalactana, que é conhecido por induzir a atividade das células T, ajudando o organismo a combater infecções. De acordo com pesquisadores do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, esses componentes em açaí “têm implicações para o tratamento de asma e doenças infecciosas”.

Outra propriedade comumente associada ao açaí é o controle do peso. Apesar de não haver nenhum estudo sério que aponte em tal direção, a relação de que cada porção de 100 gramas da fruta possui 2 gramas de uma “fibra dietética” e quantidades mínimas de gordura e calorias leva muitos a acreditar que a fruta seja aliada do peso. O que é fato nisso é que a fibra presenta no açaí ajuda a absorver a água no cólon, promovendo sensação de satisfação, além de aumentar a energia do corpo.

Com informações do NaturalNews

Média: 4.4 (7 votos)
8 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Açaí combate câncer, protege

Açaí combate câncer, protege contra Alzheimer e dá imunidade...parlamentar, tributária, judicial...escambau!

Seu voto: Nenhum

"Não há segredo que o tempo não revele, Jean Racine - Britânico (1669)" - citação na abertura do livro Legado de Cinzas: Uma História da Cia, de Tim Weiner. 

imagem de Pedro Penido dos Anjos
Pedro Penido dos Anjos

Desculpe! Feijão preto

Desculpe!

Feijão preto também?

Seu voto: Nenhum

carnes, madeira e derivados e frutas tropicais. . .

Acho que nunca seremos uma potência industrial, acho muito difícil concorrer com Estados Unidos, Japão, Alemanha e China, mas um dia seremos os maiores exportadores mundiais de carnes, madeira e derivados e frutas tropicais, aí incluso frutas pouco exploradas como o açai, graviola, cupuacu, e dezenas de outras do nordeste, da amazônia e do cerrado. Frutas essas com poderosas qualidades nutracêuticas, daí então seremos uma potência imbatível.

Carnes de gado bovino, de frango e de suíno, madeiras e derivados (compensados, laminados, celulose), e frutas tropicais são produtos de alto valor agregrado que trazem grandes lucros para países exportadores, e o Brasil é o país que tem as melhores condições do planeta para a produção desses itens.

Seu voto: Nenhum

"A história da humanidade é a história das lutas de classes". Karl Marx

Será

Será que cura dor de cotovêlo, tambem?

Seu voto: Nenhum

julião

Será que, se certo minsitro

Será que, se certo minsitro do stf, tomar uma dose cavalar dessa fruta mágica ele passa a ser uma pessoa "boa"/

Seu voto: Nenhum
imagem de André B
André B

Qual foi o grupo controle do

Qual foi o grupo controle do estudo?

Seu voto: Nenhum
imagem de Fulvia
Fulvia

Vai faltar polpa de açaí nos

Vai faltar polpa de açaí nos supermercados.

Seu voto: Nenhum

A frutinha milagrosa da

A frutinha milagrosa da Amazônia. Por isto é que, nós amazônidas, somos saudáveis e felizes. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.