Açaí combate câncer, protege contra Alzheimer e dá imunidade

Jornal GGN – A experiência empírica dos nativos das Américas do Sul e Central já dava conta das propriedades medicinais do açaí, uma conhecida e apreciada fruta em toda a região. Com cor de uva e gosto amargo, a fruta ainda vai bem além das propriedades antioxidantes.

De acordo com pesquisas, a fruta ajuda a limpar o organismo de radicais livres, o que protege o cérebro contra o Mal de Alzheimer, e os extratos do açaí podem combater a leucemia.

O combate à demência foi anunciada em estudo publicado na edição do Journal of Agricultural and Food Chemistry, em junho de 2008. Conduzida por pesquisadores do Departamento de Nutrição e Ciência dos Alimentos da Texas A&M University, a pesquisa mostrou que o açaí possui a maior atividade antioxidante contra um certo tipo de radical livre, tornando o fruto uma excelente proteção contra doenças degenerativa, tais como a doença de Alzheimer.

Tais propriedades antioxidantes, presentes em outros frutos, também têm sido associados a uma melhor saúde cardiovascular, além de melhorar o aspecto da pele e a saúde dos olhos, criando benefícios anti-envelhecimento.

Já as propriedades anti-câncer foram anunciada por pesquisadores da Universidade da Flórida. Segundo o estudo, extratos de açaí podem ajudar a matar células de leucemia quando são aplicados diretamente sobre elas durante um período de 24 horas. Em testes, 86% das células de leucemia haviam experimentado a morte celular – fenômeno conhecido como apoptose – quando foram submetidas ao extrato. Os pesquisadores atribuíram esse efeito às altas concentrações de antocianinas, um tipo de flavonóide que dá ao fruto a sua cor preta-roxa.

Outros benefícios

Outra característica do fruto é a presença de um polissacarídeo chamado arabinogalactana, que é conhecido por induzir a atividade das células T, ajudando o organismo a combater infecções. De acordo com pesquisadores do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, esses componentes em açaí “têm implicações para o tratamento de asma e doenças infecciosas”.

Outra propriedade comumente associada ao açaí é o controle do peso. Apesar de não haver nenhum estudo sério que aponte em tal direção, a relação de que cada porção de 100 gramas da fruta possui 2 gramas de uma “fibra dietética” e quantidades mínimas de gordura e calorias leva muitos a acreditar que a fruta seja aliada do peso. O que é fato nisso é que a fibra presenta no açaí ajuda a absorver a água no cólon, promovendo sensação de satisfação, além de aumentar a energia do corpo.

Com informações do NaturalNews

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que, se certo minsitro

    Será que, se certo minsitro do stf, tomar uma dose cavalar dessa fruta mágica ele passa a ser uma pessoa “boa”/

  2. carnes, madeira e derivados e frutas tropicais. . .

    Acho que nunca seremos uma potência industrial, acho muito difícil concorrer com Estados Unidos, Japão, Alemanha e China, mas um dia seremos os maiores exportadores mundiais de carnes, madeira e derivados e frutas tropicais, aí incluso frutas pouco exploradas como o açai, graviola, cupuacu, e dezenas de outras do nordeste, da amazônia e do cerrado. Frutas essas com poderosas qualidades nutracêuticas, daí então seremos uma potência imbatível.

    Carnes de gado bovino, de frango e de suíno, madeiras e derivados (compensados, laminados, celulose), e frutas tropicais são produtos de alto valor agregrado que trazem grandes lucros para países exportadores, e o Brasil é o país que tem as melhores condições do planeta para a produção desses itens.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador