Ações de censura prévia triplicaram nas eleições deste ano

Jornal GGN – De acordo com informações da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o número de ações judiciais movidas por políticos ou partidos pedindo censura prévia a jornalistas e publicações aumento mais de três vezes nas eleições deste ano em comparação com o pleito de 2012.

A associação criou uma ferramenta chamada Ctrl+X, que identifica os pedidos de retirada de conteúdos na rede e encontrou 74 ações de censura em 2016, contra 23 no período eleitoral de 2012.

Entre as ações, estão pedidos de monitoramento de publicações e jornalistas, recolhimento de jornais e suspensão de programa de rádio.

Partidos políticos e candidatos moveram 466 processos pedindo a retirada de contéudo da internet, superando as eleições de 2012, quando foram registradas 419 ações.

A maior parte das ações diz respeito a alegações de difamação, com 62% dos casos. Depois, aparecem processos de violação à legislação eleitoral, com 39%, e de violações a direitos autorais, com 9%.

Ainda de acordo com a Abraji, no primeiro turno destas eleições, os candidatos do PSDB foram os que mais entraram com processos para retirar do ar publicações de jornalistas e de veículos de mídia.

Acesse aqui a plataforma Ctrl+X.

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador