Acusação de que Instituto Lula foi punido por desvios é “caluniosa”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Instituto Lula criticou a matéria divulgada pela Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (29), que afirma que a entidade foi punida pela Receita Federal “em milhões”, em 2014, por “desvios de finalidade”. 
 
O Instituto informou que nunca recebeu “qualquer notificação da Receita Federal sobre as apurações que este órgão faz sobre nossas contas e que foram respondidas regularmente em janeiro de 2016”. Por isso, acredita que o jornal não teve acesso aos supostos relatórios confidenciais de posse exclusiva dos auditores da Receita.
 
“A matéria publicada, além de ser caluniosa, faz crer que seria embasada por supostas informações que teriam sido obtidas ilicitamente através de vazamentos seletivos que já se tornaram rotina no Brasil”, publicou, em nota oficial.
 
Também questionaram ser estranho e que “não é por acaso” a reportagem ser publicada justamente no dia do discurso histórico da presidente afastada Dilma Rousseff, com a presença do ex-presidente Lula. A entidade também disponibilizou na nota oficial os cinco relatórios publicados em 2015 e 2016, com as atividades realizadas pelo Instituto desde a sua criação: 
 

Relatório 25 anos: http://www.institutolula.org/uploads/institutolula2015.pdf

Relatório da Iniciativa África: http://www.institutolula.org/conheca-as-atividades-e-leia-o-relatorio-da-iniciativa-africa-do-instituto-lula

Relatório América Latina: http://www.institutolula.org/relatorio-de-atividades-da-iniciativa-america-latina-do-instituto-lula

Atividades Internacionais: http://www.institutolula.org/relatorio-de-atividades-internacionais-do-instituto-lula

Projetos Digitais: http://www.institutolula.org/relatorio-dos-projetos-digitais-do-instituto-lula

“O Instituto Lula jamais fez qualquer pagamento a prestadores de serviços sem a identificação do seu destinatário. A empresa G4 foi uma dessas fornecedoras. Ela prestou serviços em quatro projetos digitais do Instituto e foi remunerada por isso. A especificação destes serviços foi minuciosamente descrita para a Receita Federal, esses trabalhos foram efetivamente realizados e pagos mediante entrega de notas fiscais e tiveram seus impostos recolhidos regularmente”, explicou.
 
O órgão também lembrou que foi entregue à Receita todas as informações solicitadas sobre as movimentações financeiras entre os anos de 2011 e 2014, no dia 21 de janeiro deste ano, e no dia 25 de agosto, outras respostas a indagações.
 
Confirmaram que não tem notícia sobre o encerramento dessas investigações, mas acreditam que esses dados não foram vazados para a imprensa, o que seria “um procedimento absolutamente ilegal”. “Tudo indica que estamos diante de mais um ataque infundado ao ex-presidente Lula com o objetivo de causar danos irreparáveis à sua imagem”, finalizou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prapara-se o passo seguinte:

    Prapara-se o passo seguinte: tentar acabar com Lula, único empecilho à hegemonia de direita na política brasileira.

  2. Para cada situação como esta

    Para cada situação como esta o jornal deveria ser acionado na justiça…

    Trata-se de algo mais grave do que calunia.

  3. Fascistas e Criminosos

    Se for uma CALÚNIA, sabe o que acontecerá com o Otavinho e a Folha de SP ?

    NADA. Absolutamente Nada.

    Estamos num regime fascista.

  4. A Olimpíada do Rio encerra

    A Olimpíada do Rio encerra com chave de ouro um dos mais brilhantes períodos da História do Brasil

     

    Os Jogos Olímpicos do Rio de 2016 representaram o encerramento áureo de um período que poderá vir a ser chamado de Era Lula, Era de Dilma e Lula ou Era do Partido dos Trabalhadores. Foi um dos períodos mais brilhantes e fecundos da nossa história como nação independente. 

    Nesta Era, o PIB saltou do décimo quarto lugar para o sétimo, resultando em uma renovação completa do país, com prédios e ambientes urbanos envelhecidos e arruinados sendo recuperados por inteiro e ombreando novos projetos de diversos tamanhos e funções  que surgiram como cogumelos por toda a parte. Criou-se uma nova e vibrante classe média, enquanto que a grande classe média tradicional enriqueceu, trocou o carro 1.0 por carros importados de alta qualidade, viajou pelo mundo todo e sonhou que era rica.

    Nesta Era, o país quebrou estruturas arcaicas para forçá-las a receber inúmeros elementos inéditos e revolucionários na educação e na saúde públicas, e também na conservação do meio ambiente e na proteção das populações negras e indígenas em estado de fragilização social.

    Recuperou sua infra-estrutura destruída de transportes terrestres e a ampliou de modo formidável, assim como o fez com sua capacidade de geração de energia elétrica, ampliada com a construção de três das maiores usinas hidrelétricas do mundo. Interferiu nas grandes cidades e em sua mobilização urbana. Renovou-a e ampliou-a como nunca.

    Fez de um sonho de soberania o caminho da realidade, ao encampar decisivamente grandes projetos de defesa como a criação de condições para o desenvolvimento de uma indústria própria de aeronaves de guerra, assim como o desenvolvimento e construção de submarinos nucleares.

    Favoreceu condições de modernização de instituições policiais, jurídicas e do ministério público e de suas transformações por novos meios de promoção e funcionalidade, através da adoção continuada de princípios republicanos em lugar de barganhas políticas.

    Não cabe hoje discutir sobre as circunstâncias que impuseram o fim desta maravilhosa, onde a utopia era o cotidiano. Cabe constatar que seu encerramento se dá com a última e maravilhosa flor de ouro que ela conseguiu colher para nosso país. E é triste, mas também confortador, saber que ela não foi encerrada pela vontade das urnas. Ela, desde que se instalou, a despeito da guerra constante da elite e de sua imprensa contra ela, nunca foi rejeitada pela vontade democrática do povo brasileiro.   

    Severino Januário

  5. Querem acabar com o Lula.

    Acho que querem acabar com o Lula, não porque ele seria um impecilho em 2018, um dos objetivos do golpe posto é sepultar de vez eleições presidencialistas. Querem o parlamentarismo, ou algum simulacro parecido, onde tenham segurança que possam pérpetuar as elites no poder. Querem caçar o Lula por pura diversão, desforra, e porque querem e julgam poder.

    1. Parlamentarismo, não. No

      Parlamentarismo, não. No Parlamentarismo tanto o parlamento pode destituir o primeiro ministro – correspondente a presidente no Executivo do presidencialismo – quanto este pode dissover o parlamento e chamar novas eleições. Nossos parlamentares querem liberdade sem a contrapartida em responsabilidade. Querem, como vc diz, poder. Poder de manter sob achaque e chantagens, um presidente refém e cúmplice, um fantoche. Michel Temer caiu como uma luva…

  6. De volta para o país do Futuro!

    Agora entendo por que chamavam o Brasil de país do FUTURO!

    Burro eu…

    Era a tanta a ROUBALHEIRA e mídia ficava ILUDINDO O POVO que iriam fazer isso, depois aquilo…

    Jogavam sempre para a frente a realização das coisas…

    O dinheirinho deles era sagrado, ia para o bolso, já as obras…

    A máquina pública INCHADA DE ABÓBORAS em postos chaves, NUNCA FAZIAM ACONTECER  MESMO QUE TIVESSEM 5% de todas as obras e que no fim pouco evoluíam.

    Vem ai novamente o tempo da mídia VENDENDO PROJETOS QUE NUNCA SERÃO COMPLETADOS…

    Aécio vendia programas sociais que atendiam uma parcela ÍNFIMA DO GRUPO ALVO!

    Era só para inglês ver…

    Assim vendiam o Brasil: como um Brasil grande na era FHC!

    O Brasil da mídia vem ai…

    Por que não teria sentido CORROMPER PARA CHEGAR AO PODER!

    Os meios justificam a FINALIDADE…

     

  7. é aquela tal história.

    é aquela tal história. tentaram um triplex… tentaram um sitio… agora é um instituto.. quando essa gente terá senso de ridiculo?? da-lhes operação miragem!

  8. e hoje a tarde no globo news?

    e hoje a tarde no globo news? a reporter  tava tão euforica transmitindo de brasilia e afirmou que o interino quer que isso acabe logo para ser empossado e viajar como oficial para a china!! é inacreditavel o ridiculo da cena!

  9. Basta que o Instituto Lula
    Basta que o Instituto Lula faça uma representação para Coger da RFB para que investigue de onde foi vazada a informação sigilosa. Dica: quem tem acesso aos dados da fiscalização é um grupo muito pequeno. Muito fácil descobrir.

  10. mobilização organizada e desobediência civil

    Apenas os analfabetos políticos e o perfeito idiota brasileiro não sabem que a mídia conservadora, a partir de um grande beneplácito do poder judiciário, tem carta branca para atacar, caluniar, mentir, com o objetivo explícito de destruir a imagem do Lula.  Com a valorosa colaboração dos operadores da Justiça – PF, MPF e Judiciário – , quantas manchetes as tvs, as emissoras de rádio e as revistas do 1% já produziram contra o Lula? Quantos direitos de resposta contra as calúnias o Lula obteve até o presente momento? Estamos em um país onde o Judiciário rasga a Constituição e participa de um golpe contra a democracia; portanto, as únicas formas de reversão desse processo necessariamente passam pela mobilização organizada da sociedade e pela desobediência civil. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador