Aécio foi hipócrita e não deve ser candidato em 2018, diz Kennedy Alencar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O senador e líder nacional do PSDB Aécio Neves, candidato derrotado na disputa presidencial de 2014, cometeu uma atitude hipócrita ao mover ação contra a chapa Dilma-Temer, eleição naquele ano, sob acusação de abuso de poder econômico. Isso porque os vazamentos de trechos de delações e depoimentos de empreiteiros da Odebrecht mostram que o PSDB, assim como outros partidos, “bebem da mesma fonte”, ou seja, praticaram caixa dois eleitoral. Com essas acusações, entre outras, Aécio não deve concorrer a presidente em 2018, perdendo a vaga provavelmente para Geraldo Alckmin. É o que avalia o jornalista Kennedy Alencar.

Por Kennedy Alencar

Odebrecht deve inviabilizar candidatura de Aécio em 2018

Em relação ao processo contra a chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), uma informação dada ontem pelo ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior tem, somente por ora, mais importância política do que jurídica. Segundo o depoente, a empresa deu R$ 9 milhões em caixa dois a campanhas do PSDB em 2014 a pedido do presidente do partido, o senador Aécio Neves (MG).

A informação de BJ, como é conhecido Benedicto Júnior, sinaliza que a futura quebra do sigilo das delações da Odebrecht complicará a carreira política de Aécio. O ministro relator do processo contra a chapa Dilma-Temer no TSE, Herman Benjamin, não avançou em detalhes do depoimento de BJ por considerar que a informação a respeito do tucano não tinha relação com o caso em análise.

É fato, mas, de acordo com a reportagem da “Folha de S.Paulo”, a informação teria, nas palavras do ministro, “relevância histórica”. Para o processo em análise no TSE, existe, sim, “relevância histórica”, porque o PSDB presidido por Aécio é o autor da ação que pede a anulação da chapa Dilma-Temer.

A revelação de BJ mostra que o PSDB agiu com hipocrisia ao propor essa ação e que teria usado método ilegal de arrecadação de recursos eleitorais, exatamente a acusação feita contra o PT. Ou seja, o episódio diminui ainda mais a autoridade moral dos tucanos para criticar a corrupção dos outros e desmonta as versões para encobrir a própria sujeira.

BJ e outros delatores da Odebrecht estão repetindo exatamente o que já disseram à Procuradoria Geral da República em suas colaborações premiadas. Apesar do pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que os depoimentos ao TSE fossem mantidos em sigilo, tem ocorrido um festival de vazamentos.

Diante do que disse BJ, afirmando que R$ 9 milhões via caixa dois irrigaram campanhas tucanas a pedido de Aécio, provavelmente Janot pedirá a abertura de um inquérito para investigar o presidente do PSDB, que já responde por acusação de receber propina de Furnas, uma estatal elétrica.

O presidente do PSDB, que é o principal partido aliado do governo Temer, vai se enfraquecer politicamente. Ele dificilmente conseguirá ser candidato a Presidente pelo PSDB em 2018 _o tucano disputou o Palácio do Planalto em 2014 e perdeu.

Apesar de Aécio negar irregularidades, a Lava Jato vem mostrando que políticos do PT, do PSDB e do PMDB beberam na mesma fonte da corrupção empresarial. A quebra dos sigilos das delações da Odebrecht não vai ferir apenas o PT, que já perdeu o poder, mas também peemedebistas e tucanos que derrubaram Dilma da Presidência.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FALEM CLARO JORNALISTAS;UM

    FALEM CLARO JORNALISTAS;UM VAGABUNDO CORRUPTO,SUSPEITO DE MANDANTE DE ASSASSINATO,DEPENDENTE QUÍMICO,ESPANCADOR DE MULHERES,BÊBADO CONTUMAZ,LADRÃO, EM SUMA;UM CANALHA JAMAIS PODE SER PORRA NENHUMA NA VIDA PÚBLICA ISSO SERIA UM DESASTRE CONTINENTAL,MORAL E SOCIAL.

    1. que nada….

      …ele  tem um espelho  a  altura, mandando e  desmandando (matando até irmão ) por  aí…  

      Iria  ser igualzinho por  aqui !!

  2. Como um sujeito desse é eleito …

    pela mídia. PqP.. por isso a mídia está ferrada. Que leitor vai gastar grana em assinatura para receber em casa, diariamente, um engôdo desse.? Mentira por mentira vc lê de graça no Uol, no G1 …  

  3. Operação lava jato é o

    Operação lava jato é o judiciário brasileiro ENFIANDO O PÉ NA JACA , e escancarando para o mundo as sem vergonhices políticas que por aqui nunca cessaram de existir. 

    Enquanto isso”Pastores”Ladrões de todas as crendices, ensinam o povo a serem uma mistura de trombadinhas e idiotas, e a viverem de dízimos roubados.

    Nunca antes na história deste país, A CANALHICE “POLÍTICA FOI TÃO FARTAMENTE DOCUMENTADA, na maior cara de pau, o judiçiario esconde os podres dos maiores ladrões do país, só não conseguem esconder o mal cheiro, que voltará para infestá-los.

     

  4. Aécio é hiPÓcrita.

    Se fossemos medir e divulgar, pesaria no mínimo MEIA TONELADA. Mas o “judiciário” e a”mídia” também são prá lá de

    HiPÓcritas. E se confraternizam com o écio, até o dia em que forem VÍTIMAS DE OVERDOSE DA PRÓPRIA HIpóCRISIA.

    Deus ajude a quem é honesto, que seja logo!

  5. Mesmo assim, quem viver verá,
    Mesmo assim, quem viver verá, esse desqualificado senador só será constrangido, no limite da cessão da vez ser candidato em 2018.
    Ou alguém considera que entregaram a cabeça do sujeito, assim, na bandeja?
    Esse jornalista inclusive, sabe disso, mas faz parte daqueles que trabalham pelo golpe…

  6. Esperar 2018, só se realmente

    Esperar 2018, só se realmente o Brasil for a República dos e das Bananas. E aí a corja imunda do psdb e sua quadrilha fazem o que quiserem, como já vêm fazendo a muito.

    Tratamento igual no que se diz julgamento das contas de campanha é o que deveria ser exigido.. 

    Mas quem deixou passar o impeachment, vai fazer agora coisa que preste?

    Essas “notícias” que só servem para descrever o roteiro de LADRÕES, além de não servirem para NADA, já CANSARAM.

  7. Que razões o dito janot(a)

    Que razões o dito janot(a) apresenta para manter o tais sigilos-quebrados-sistematicamente-de-forma-seletiva? Será que o pgr está mancomunado com os bandidos? Salve-me meu nosso senhor (epa) dos esquecidos… A hipocrisia dessa camarilha não tem limite.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador