Alckmin cria factoide para responder à crise de água de Campinas

Jornal GGN –  Ontem o governador Geraldo Alckmin reforçou seu estilo midiático: a cada notícia negativa sobre a crise da água em São Paulo, ele saca um novo plano e “determina rapidez” no projeto. A determinação de rapidez é para estudos sobre a transposição do rio Jaguari para Atibaia, para impedir racionamento de água em Campinas.
 
Apesar do pedido de “rapidez” ao projeto, tudo indica tratar-se de mais um factoide. A Sabesp informou que o problema não é com ela, mas com os órgãos reguladores. E a Secretaria ee Recursos Hídricos afirmou não ter noção de prazos e custos da obra.
 
Mesmo assim, Alckmin consguiu esoalhar a confusão na região, ao não consultar sequer as prefeituras de cidades abastecidas pelo rio Atibaia.
 
Da Folha
 
Gestão Alckmin prevê transpor rio para abastecer Campinas

Para afastar a possibilidade de racionamento em Campinas (a 93 km de SP), o governo do Estado planeja fazer a transposição do rio Jaguari para o Atibaia, criando um segundo ponto de captação de água para a cidade.

Hoje, 95% da água que abastece Campinas é proveniente do rio Atibaia.

“Será ótimo para nós, para reduzir a nossa dependência do Cantareira”, afirma Arly de Lara Romêo, diretor-presidente da Sanasa (empresa de saneamento de Campinas).

“É uma obra importante e rápida, e eles [o governo estadual] vão fazer isso. Foi pedido nosso.”

A transposição, que não afetará o sistema Cantareira (atualmente na maior crise de sua história), preocupa municípios vizinhos que utilizam o Jaguari para abastecer a população.

Segundo Irineu Gastaldo Júnior, secretário de Ambiente de Jaguariúna, a nova adutora vai retirar do rio oito vezes a quantidade de água que a cidade utiliza atualmente.

“Não fomos consultados, e é uma notícia que nos deixa muito preocupados, porque o volume do rio já está muito baixo”, diz o secretário.

“Pode resolver o problema de Campinas e criar um ‘problemão’ para a gente. As cidades que estão a jusante com certeza serão prejudicadas.”

Além de Jaguariúna, Pedreira, Paulínia, Hortolândia e Monte Mor utilizam a água do rio Jaguari.

Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse, durante visita à região, ter pedido rapidez para a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos na elaboração dos estudos.

A pasta confirma o projeto de construir uma adutora ligando os dois rios, mas afirma que ainda não tem informações sobre custos nem prazo da obra.

Diz apenas que está em fase de elaboração de projeto e prevê 20 km de extensão e capacidade de 1,5 m³/s.

A Prefeitura de Pedreira não respondeu aos pedidos de entrevista feitos na semana passada.

A Sabesp, responsável pelo abastecimento de Paulínia, Hortolândia e Monte Morte, limitou-se a dizer, em nota, que “a avaliação cabe aos órgãos reguladores” e que acata as decisões deles.

AUTUAÇÃO

Não é a primeira vez que Campinas, a terceira maior cidade do Estado, entra em conflito com vizinhos para garantir o abastecimento.

Devido à baixa vazão do rio Atibaia, a Sanasa criou um plano de racionamento que só não foi acionado recentemente porque os órgãos responsáveis pelo sistema Cantareira aumentaram em 50% a vazão de água do
Atibaia.

Em fevereiro, no auge da crise hídrica no interior do Estado, a Sanasa foi autuada pela ANA (Agência Nacional de Águas) após a Folha revelar que uma obra interrompeu o curso do rio e afetou a captação de água em cidades vizinhas, como Americana. 

 

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Morrendo de sede mas felizes

    A capital de SP vai sugar todos os rios, e se sabe que o problema foi causado pela falta de investimento, privatização….mas isso ninguém diz pq a mídia é a favor dessa política do estado mínimo para o povão e máximo para o barão..,,,e por seu turno a mídia sabe controlar o povo que morre de sede sem se indignar com os tucanos rumo aos 30 anos de poder, o que não seria possível sem essa poderosa manipulação midiãtico-mafiosa-

  2. Eu quero ver essa

    Eu quero ver essa transposicao…  pago pra ver.

    Estou com uma pena tremenda de Padilha, alias.  Eu quero ver Alkimin fazendo essa transposicao…

  3. falta água para regar xuxu

    “Será ótimo para nós, para reduzir a nossa dependência do Cantareira”

    digo: 

    “Será ótimo para nós, para reduzir a nossa dependência do PSDB”

  4. E o que seria uma obra

    E o que seria uma obra “rápida”?

    Entre resolver as pendengas com as cidades que podem ser prejudicadas, elaborar o projeto, obter licença ambiental, construir e colocar em operação levaria quanto? seis meses? um ano? Sinto muito, mas o sistema Cantareira não tem esse tempo.

  5. Quem conhece a região(moro

    Quem conhece a região(moro nela )sabe que é uma obra ,digamos,impossível do ponto de vista ambiental-estamos numa APA.

     

    É um processo de longo prazo e não passará ,nem com modus operandi do PSDB.

     

    Cabe sempre uma Ação Popular soberana!

  6. Quem conhece a região(moro

    Quem conhece a região(moro nela )sabe que é uma obra ,digamos,impossível do ponto de vista ambiental-estamos numa APA.

     

    É um processo de longo prazo e não passará ,nem com modus operandi do PSDB.

     

    Cabe sempre uma Ação Popular soberana!

  7. O PIG ainda vai fazer esse

    O PIG ainda vai fazer esse problema respingar na Dilma (sem trocadilhos)

    E a paulistada vai mais uma vez cair nessa.

    Afinal, o que pensar de uma população que tem certeza que essa falta de água é por causa de S. Pedro e da velhinha qle lava a calçada?

    SABESP? Nada a ver! Meteorologistas? Previsão? Planejamento? Hein?

    Alguém sabe o que está sendo feito nesse momento para aliviar a situação do ano que vem, para que isso não se repita?

    Nessa empresa que administra uma cidade (S. Paulo) que tem enchentes e falta d’água no mesmo ano?

    Que sabe que desperdiça 30% (!!!) da água que trata na hora da distribuição? Só a solução parcial desse problema já podia aliviar a tragédia que está ali na frente!

    E o esgoto? A própria SABESP é uma das que mais polui todos os nossos mananciais urbanos (Guarapiranga e Billings) ao despejar esgoto sem tratamento nos córregos que vão para a estas represas.

    Respostas: “Prometo que em 20 anos tudo estará resolvido!”

     

  8. Falar em tratar e reutilizar

    Falar em tratar e reutilizar a agua, ao inves de criar rios de merda, como Tiete, Pinheiros e Tamanduatei, nenhum plano.

    Mas, paulista adora esse PSDBosta e todo estrume que tem derramado ha 20 anos sobre suas cabecas.

    Que comam e bebam merda, agora, pois a culpa nao e de um governo ou partido, mas de toda a  populacao.

     

  9. A fámilia dos Chuchu está

    A fámilia dos Chuchu está correndo sério risco,quando a população sedenta descobrir que os mesmos são compostos por mais de 90% de água vão querer desidrata-los e aí eureka,água de Chuchu.O que não é uma má idéia o que sobrar da chuchuzada deve ser usado como adubo.Saravá!

  10. É impressionante como a

    É impressionante como a imprensa é condescendente com os partidos de oposição.
    Há dois pontos a se considerar, o problema citado exige uma solução de curto prazo, e em contrapartida um planejamento de longo prazo para evitar que se repita.

    Então, o que faz o governo, não faz uma coisa, nem outra, simplesmente apresenta como solução final, um projeto que deveria ser de longo prazo, como se fosse uma solução de curto prazo. Evidente que isso não poderá ser executado a toque de caixa, além de haver a questão do projeto em si, tem todos os trâmites de desapropriações, os prazos das licenças ambientais e os percalços de uma obra dessas, que não deve ser pouco.

    E o que acontece, simplesmente, reproduzem como sendo algo fantástico, acho que somos um bando de idiotas.

  11. Só acredito em falta de água…

    Quando o Rio Tietê secar!

    Não existe falta de água e sim poluição das águas, causados pelas pessoas que vivem nas cidades.

    Legislação Ambiental nas cidades não existe. Então que bebam água suja.

  12. Falar a verdade, conhecendo o

    Falar a verdade, conhecendo o PIG como conhecemos, não desejo de forma nenhuma que outro partido vença a eleição em SP. Somente o PSDB merece vencê-la. Sou do PSDB em SP desde criancinha.

  13. O Governo devia fiscaliar as matas das bacias

    Se pagar o Google Earth, dá para se ter uma ideia de como estão as matas ciliares das bacias hidrográficas. Façam isso e me digam.

    Quando estamos em situação de seca a água que está abastecendo os rios vem das fontes subterrâneas. Mas estas fontes subterrâneas precisam ser reabastecidas de tempos em tempos pelas chuvas para poderem contribuir para as vazões dos rios nos períodos secos.

    Se na ocasião das chuvas passadas, quando os reservatórios estavam cheios e as águas vertendo por sobre os máximos dos reservatórios, as matas ciliares estivessem todinhas de pé como manda o figurino, a água da chuva recarregaria em um volume muito maior os reservatórios subterrâneos e estas águas estariam disponíveis hoje.

    Na ocasião das chuvas o que ocorre, na situação em que estão as matas, é que as águas batem no solo sem vegetação e escorrem rapidamente para os rios enchendo rapidamente os reservatórios, vertendo rio abaixo e indo parar no oceano em vez de ficar no solo. Essas águas também carregam terra e areia para o fundo dos reservatórios diminuindo muito a sua capacidade de armazenamento; veja as fotos e filmagens dos reservatórios secos de hoje, tem aquela quantidade enorme de terra e areia no fundo seco, parece uma planície desértica.

    No congresso nacional ainda foi feito o favor de se votar o novo código florestal no qual os proprietários de terra tem que reflorestar no mínimo 15 metros de mata (uma vez que essa tenha sido derrubada até 2008 e nada poderia ser derrubado depois) em torno dos menores filetes d’água, córregos e ribeirões.

    Esse mínimo era desde a época de Getúlio Vargas de 30m. Que grande contribuição, não?

    Agora todo mundo se desespera…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador