Alckmin: um Datafolha que veio a calhar, por Wagner Iglecias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Alckmin: um Datafolha que veio a calhar

Por Wagner Iglecias

O Datafolha dessa sexta-feira veio a calhar. Não adiantava a pressão das ruas para que Alckmin percebesse que seu projeto de reorganização das escolas estaduais, além de controverso, não levou em conta um detalhe fundamental: o diálogo com a sociedade. Parece que teve que vir um alerta de alguém do campo conservador, no caso a referida empresa, para que o governador mudasse de estratégia e recuasse, ainda que taticamente, como acaba de fazer.

Como diz o velho ditado, de tanto uso o cachimbo entorta a boca. Os tucanos governam SP desde 1994. Ou, se quisermos recuar no tempo, desde 1982, quando ainda militavam no PMDB e chegaram ao Palácio dos Bandeirantes com Franco Montoro.

Nesses anos todos quase sempre tiveram maioria no Legislativo, aprovaram os projetos que quiseram e não tiveram o dissabor de lidar com CPIs incômodas. Foram pouco questionados pelo Judiciário e pela imprensa, com quem mantiveram ótimas relações nesse tempo todo. Nadaram de braçada em eleições recentes, onde passaram com tranquilidade pelos adversários, seja no 1º ou no 2º turnos.

Mas o que os tucanos parecem não ter entendido, e isso não é uma exclusividade deles, pois é visível em políticos de vários outros partidos, é que o Brasil está passando por uma sucessão geracional tremenda. Sim, é verdade que estamos nos tornando um país com maior expectativa de vida e que a cada década o número de idosos cresce na nossa sociedade.

Mas também é verdade que a garotada que tá chegando agora na vida pública é bastante diferente daquela que lutou pela Anistia no fim dos anos 1970, pelas Diretas Já nos anos 1980, pelo impeachment de Collor no início dos anos 1990 ou que ajudou a levar Lula ao poder no início dos anos 2000.

Claro que não dá pra generalizar o que seja a “juventude brasileira”. Nos protestos anti-Dilma se viu muita gente jovem empunhando bandeiras bastante conservadoras. Mas há uma parcela da garotada na qual vale prestar mais atenção. É gente que começa a ler o mundo e o espaço público de um jeito menos esquemático que as gerações anteriores, que não se pauta pelo ódio, que desconfia da imprensa e também dos partidos políticos tradicionais. É gente acostumada à horizontalidade dos grupos de discussão das redes sociais e que estranha a verticalidade bruta e tecnocrática do poder estatal.

É uma garotada, e isso é inédito, que tem acesso a uma gama muito maior de informações que seus pais e avós. E que por isso tem legitimidade dentro de casa para opinar sobre assuntos cuja decisão antes era restrita aos adultos. Uma geração, portanto, que clama por diálogo, respeito e democracia dentro de casa, no âmbito privado, e que obviamente vai demandar por tudo isso e muito mais na esfera pública.

Claro que as ocupações têm como motivo primeiro e fundamental o projeto de reorganização promovido pela Secretaria de Educação. Mas a questão de fundo, e isso será mortal para qualquer político ou gestor público que não entende-la ou despreza-la daqui pra frente, é a demanda por diálogo.

Vivemos a democracia há 30 anos, e a essa altura do campeonato não dá mais para um gestor público achar que pode montar ou desmontar uma política pública a quatro paredes, isolado em seu gabinete, sem conversar com as ruas.

Por isso esse Datafolha foi fundamental para Alckmin: a continuar a repressão em cima de crianças e adolescentes que querem uma escola pública de qualidade e que querem sobretudo diálogo, Alckmin corre o risco de ver sua popularidade derreter, como derreteu a de seu colega de PSDB, Beto Richa. O governador do Paraná é hoje um político extremamente desgastado após ter mandado sua polícia baixar o pau em professores e demais servidores públicos.

Se não abrisse diálogo e continuasse com a mesma estratégia, Alckmin correria o risco de ver suas pretensões políticas virarem pó e ele passar para a História no mesmo patamar de popularidade que outros governadores paulistas, como Paulo Maluf, Orestes Quércia e Luis Antônio Fleury Filho. A sociedade brasileira está mudando. Até SP, por muita gente tido como a fortaleza conservadora deste país, está. Como diria a velha canção de Elis, não adianta amar o passado. O novo sempre vem.

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. alckmin o gestor de educação e água de SP

    Tomara que agora que sentiram na pele a amostra grátis dos anos de chumbo do Brasil, essas crianças que em breve votarão, que em breve serão pais de família, levem ao ostracismo esse governador dos mais incompetentes já vistos no estado de SP.

  2. Apesar do sofrimento de

    Apesar do sofrimento de alguns – e que sofrimento! -, temos que apaludir essa juventude, que não se deixou abater por nada, enfrentando tudo e todos para fazer valer suas ideias, seus direitos. Que assim seja hoje e sempre, porque não combina com um regime democrático o uso da força, o quase esquartejamento em praça pública de jovens que tem todo o direito de protestar, porque tem o direito de falar e de ir e vir, como todo cidadão. Se Alkmin não tirou nenhuma lição com as desastrosas violências do seu parceiro Richa, ao comandar torpas contra professores no Paraná, já deu pra sentir, pelo menos, que sem o recuo, sem diálogo de gente com gente sua imagem, já abaladíssima por outros episódios como aquele de Pinheirinhos, vai terminar muito mal. Aliás, se se candidatar a Presidente vai, com certeza, enfrentar muita borrachada dos adversários. 

  3. Tudo combinado

    A pesquisa foi concluída no dia 25, quarta-feira da semana passada, e só divulgada pela Folha hoje, NOVE dias depois.

    Nesse intervalo, Alckmin esteve na Folha, “onde foi recebido em almoço”.

    Deve ter sido avisado da pesquisa pelo parceiro e dono do jornal. Consternado, Otavinho lhe disse que a vaca estava indo para o brejo.

  4. Muito bom o artigo.
    Mostra

    Muito bom o artigo.

    Mostra claramente, pelo tempo de governo que os tucanos tem em São paulo, que toda essa violência e brutalidade estupida, onde morrem centenas de pessoas por ano, são de responsabilidade da politica do PSDB.

  5. Devemos parar de dar força a

    Devemos parar de dar força a este tipo de matéria terrorista! Não há grupos terrorista por profissão. UM grupo aterroriza outro grupo por determinado problema! Porque estão aterrorizando outros grupos? INjustias? Dinheiro nas mãos de poucos e os outros passando fome, com péssima educação e saúde? É muito cômodo simplesmente identificar como terrorista e depois criar meios para inibir as populações sobre o seus direitos básicos! Daqui estarão classificando cidadãos comuns que lutam por direitos também como terroristas, afinal… não é porque o cidadão comum não explode bombas para lutar pelo seu direito que não seja considerado terrorista no futuro!

  6. Devemos parar de dar força a

    Devemos parar de dar força a este tipo de matéria terrorista! Não há grupos terrorista por profissão. UM grupo aterroriza outro grupo por determinado problema! Porque estão aterrorizando outros grupos? INjustias? Dinheiro nas mãos de poucos e os outros passando fome, com péssima educação e saúde? É muito cômodo simplesmente identificar como terrorista e depois criar meios para inibir as populações sobre o seus direitos básicos! Daqui estarão classificando cidadãos comuns que lutam por direitos também como terroristas, afinal… não é porque o cidadão comum não explode bombas para lutar pelo seu direito que não seja considerado terrorista no futuro!

  7. Estamos tendo que aporender a

    Estamos tendo que aporender a lidar com a democracia.

    Na Europa protestos e manifestções contra qualquer coisa é a coisa mais normal do mundo.

    Você sai no metrô de Paris e recebe uma infinidade de panfletos reivindicando ou protestando contra alguma coisa.

    Os políticos brasileiros vão ter que aprender a conviver com a democracia.

    Essa manifestação só não explodiiu como a dos 20 centavos porque a mídia não tem como transformá-laem algo contra o Governo Federal.

    Corrigindo: essa anifestação não explodiu AINDA!

  8. Excelente!

    Excelente o texto do Wagner Iglecias.

    Hoje de tarde tinha feito um esboço de comentário lá no Viomundo e tem semelhanças de ideias com o texto do Wagner. 

    Postei no Post do Nassif agora pouco e republico aqui:

    O recuo da reorganização mostra um Governador, sua mídia aliada e a Direita política perdidos!

    Vale uma reflexão aprofundada sobre o recuo do Governador Geraldo Alckmin na reorganização escolar pretendida.

    Dois pontos a serem colocados sobre o recuo de Alckmin.

    Pontos que me chamaram atenção.

    1°) Tivemos, por incrível que pareça, uma pesquisa Datafolha sobre a popularidade do Governo Alckmin. Descolada de qualquer processo eleitoral.

    Este fato mostra que houve, talvez, um processo externo ao Governo do PSDB e ao Governador, partindo de alguma cabeça lúcida politicamente entre os oposicionistas ao Governo Federal, para saber dos efeitos nocivos desse enfrentamento com os estudantes secundaristas à candidatura Alckmin em 2018 para Presidência.

    Se dependesse de Geraldo Alckmin e da cegueira dessa oposição via PSDB pode ser que continuassem a briga e pode ser que o estrago se tornasse maior para a Direita e sua velha mídia.

    A pesquisa surgiu como um alerta da Direita para a Direita e seu  Governador paulista, sua estrela midiática para 2018. Alckmin recuou na hora, quando viu a pesquisa.

    A velha mídia procurou, via Datafolha, saber a situação real nesse confronto estudantes e Governo Alckmin.

    Foi ato inédito.

    Existem pesquisas, sim! Do Geraldo Alckmin e seu Governo fora de hora e negativando o eterno candidato da Rede Globo & Cia em 2018.

    Surgiu por linhas tortas, pela intransigência do próprio Governador e, ela serve de alerta para quem crê que a sociedade paulista seja reacionária ao ponto de defender atitudes ditatoriais e violentas contra estudantes, professores e sociedade em geral.

    Há limites políticos e sociais para a intransigência e a Tirania não é da nossa índole, somos um País, majoritariamente, Cristão.

    2°) Estreitou-se o campo de batalha midiático com o episódio do recuo à reorganização.

    A velha mídia ficou, como sempre, do lado errado, do lado perdedor e opressor, o que tirou dela mais credibilidade ainda, do pouco que possui, o que é bom demais!

    Mudou de lado com o Datafolha e os fatos concretos!

    A velha mídia é conservadora, mas vai à-reboque da sociedade. Não sobrevive se perder o bonde da História.

    A riqueza dessa Revolução Social é enorme para o Brasil progressista!

    Essa juventude secundarista e seus familiares adentraram em contato com forças aliadas que são da Esquerda, com os movimentos sociais e  partidos políticos progressistas. Essas forças que estão na mesma trincheira dos estudantes são as mesmas forças que vão estar na trincheira de defesa do Governo Dilma e da tentativa do Golpe do Impitman, pela inexistência de razões concretas para o ato se concretizar.

    A juventude e seus familiares estão aprendendo muito com o episódio da reorganização escolar e temos esta novidade rica de saberem/aprenderem na realidade prática quem está do lado dos jovens e seu idealismo de defender suas escolas e a Educação de qualidade para todos e quem não está.

    Hoje, a Rede Globo & Cia. se fechando cegamente na defesa de Geraldo Alckmin e do PSDB estão prestando um serviço à Democracia, porque desmascaram seu lado ditatorial e elitista e suas visões de mundo e seus reais interesses perante a juventude das periferias e das classes menos abastadas.

    É uma vitória para ser comemorada!

    Os jovens secundaristas foram brilhantes e tiveram apoio de um lado, o da sociedade organizada de Esquerda; a velha mídia ficou do outro lado, junto do Governador que manda a polícia bater em jovens estudantes e manda dar porrada e prender professores.

    Alckmin tem 30% de bom e ótimo?

    Hoje.

    30% é o número clássico da sociedade dos 30% de incluídos de antigamente.

    Quando bate nesse patamar se torna o Político inelegível!

    A blindagem da Rede Globo & Cia. desmoronou. Comemoremos!

    Se este dado valer para todo o PSDB, justificamos a opção que o partido tomou:

    Apoiar a insanidade do corrupto Eduardo Cunha!

    Alckmin, Richa, Perillo, etc. não aparentam ter deixado herdeiro político nos seus estados. O PSDB (aliado número 1 da velha mídia) pode deixar os Governos de Estado e não vencer o pleito eleitoral Federal. Ficaria sem Poder!

    E, lembrando, Aécio, Serra e Alckmin disputam a tapas a única vaga para 2018 se a Eleição ocorrer, e, creio, irá ocorrer.

    O Brasil não quer essa loucura conservadora. Não quer esse fundamentalismo evangélico. Não quer golpear a Democracia.

    O Brasil quer é seguir no rumo do desenvolvimento. Do emprego e do salário digno. Da ascensão social e da inclusão social.

    A juventude secundarista já deu o recado!

    Não há chances de retrocesso social!

    Quem tentar voltar à sociedade dos 30% vai sair do Poder pelas portas do fundo, arrancado do Poder pelas massas populares.

    A juventude combativa de São Paulo, organizada e resistente deu o alerta!

    Cabe para o PSDB e o PT e qualquer outro partido o alerta!

    A Oposição em sua bolha maniqueísta já não enxerga mais a realidade do Brasil em 2015. Este é um ponto pacífico. Eles acreditam que podem tudo nessa batalha cansativa do “bem” contra o “mal”. Talvez, nem tenham mais consciência dos atos que praticam e de como se dá o convívio em sociedade.

    É preciso deixar claro:

    2002 pra trás, o Governo FHC são passado!

    A autoestima do povo trabalhador e dos jovens das periferias e da classe C não mais se pode abalar!

    Quem se acostumou a comer melado não vai mais querer comer Jiló.

    Estamos caminhando para o Futuro, pode haver resistência momentânea, mas o Futuro com uma sociedade desenvolvida virá, apesar dos cunhas, alckmins e aécios da vida! 

  9. Estudantes recolha

    Estudantes recolha assinaturas para IMPEACHMENT ALCKMIN: Estamos em GUERRA GEOPOLITICA, alguem tem que organizar o BOM POVO BRASILEIRO, pois os TRAIDORES DA PATRIA, estao novamente em AÇAO??? O povo pode destituir Gilmar, Dr Moro, Fux, Marco Aurelio, Carmen Lucia, Celso Melo, Serra, Alckmin, Aecio, Beto Richa, Cunha e qualquer um!!! É um direito Constitucional.
    Porque, de acordo com a Constituição Federal, art. 1., parágrafo único: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Isto é, a CF nos garante o exercício do poder diretamente, nas ruas! Povo Brasileiro, Saia às Ruas!
    O POVO BRASILEIRO tem que acordar estamos vivendo momentos de uma guerra oculta, onde o Brasil esta sendo entregue com o seu pobre povo humilde de graça, pela segunda vez, para o EUA e Inglaterra…ou vc acham que os procuradores, marinhos, juizes bandidos de toga fora fazer o que no EUA, recentemente, acordar, o GOLPE BRANCO DO JUDICIARIO esta cada vez mais claro….tem que ir pra RUAS e se arma se for necessários (vide acampamento fascista, nazista, CIA, FBI, NSA,MOSSAD, mercenarios, agentes públicos da segurança,a armados até os dentes em frente ao Planalto), pois, o nosso PAÍS esta sendo tomado de dentro para fora, esta tudo organizado e orquestrado na Operaçao LAVA JATO, onde os mesmos bandidos de toga e corruptos, como o Moro, procuradores e policiais federais e o delator Youssef, que investigaram e desmontaram a CPMI DO BANESTADO, onde foi roubado 124 bilhoes de dólares, não prenderam ninguém e nem recuperaram um centavos, e todo o PSDB estava envolvido, estão de volta com o mesmo delator Youssef??? 
    Foi um ato terrorista planejado contra a Cidade de Mariana, e outras cidades, tudo tem que ser investigado por órgãos internacionais!!! Depois de uma semana de calamidade publica, os orgaos publicos corruptos vão fingir que investigar e bem lentamente, pois já foram comprados? E a Rede Globo é sócia da SAMARCO??? ACORDA BRASIL, ACORDA.. Eles querem a PETROBRAS….o PRE-SAL e a Amazonia??? ACORDA BRASIL: Todas as entidades sociais, CUT, UNE, UBES, IGREJA, FORÇA SINDICAL e outras deveriam se engajar nesta bandeira e os familiares de alunos, somos maiores que esta policia nazista, que espanca professores, alunos e pratica genocídios todos os dias a mando de um corrupto, ladrão Alckmin, sob proteção do podre judiciario !!! Se organizar, se reunir, traçar pautas e ir para luta: ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL: enfrente, lute contra o Alckmin e sua superquadrilha do PSDB: 
    Fechar escola tambem é um ato de terrorismo, sr juiz bandido de toga…, tudo é do PSDB, as instituiçoes publicas e federais esta corrompidas, tudo nos bolsos do PSDB, DEM, PPS…..OS VERDADEIROS LADROES DOS COFRES DO BRASIL, com a proteçao do PODRE JUDICIARIO??? ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL, vamos a luta, colher 1 milhao de assinaturas em uma semana e pedir o IMPEACHMET de todos desgovernadores do PSDB no Brasil e enviar copias para todos os ORGAOS INTERNACIONAIS, solicitando ‘ SOCORRO’. Onde tem PSDB na mais irá crescer!!!
    Com proteçao especial do PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO: vejam a listas das corrupçoes, onde os corruptos imprendiveis, inimputaveis, improcessaveis, injustiçaveis…quase todos do PSDB, participaram e continuam a roubar, diariamente??? Onde tem PSDB, PPS, DEM, VEJA, EPOCA, ISTO É, REDE ROUBO e a Midia Brasileira …..tem MENTIRAS PLANTADAS, NOTICIAS FABRICADAS, FALSOS TESTEMUNHOS, MANIPULAÇOES GERAIS, FALSOS DOSSIES, CORRUPÇAO, DELAÇOES FORÇADAS, ROUBOS DOS COFRES PUBLICOS, como AECIOPORTOS, CEMIG, COPASA, LISTA DE FURNAS, Radio do Aecio, CPMI DO BANESTADO, SANGUESSUGA, MAFIA DO ASFALTO, MENSALAO DO AZEREDO/PSDB, MENSALAO ARRUDA,RORIZ/ DEM e PSDB/DF, TRENSALAO DO PSDB EM SAO PAULO, 700 PEDAGIOS EM SAO PAULO, ROUBO DO DINHEIRO DA SANTA CASA e DA SAUDE DE SAO PAULO, ROUBOANEL, ROUBO DA AGUA DA SABESP e do DINHEIRO TAMBEM, ROUBO DA MERENDA ESCOLAR ESTADUAL, falência da NossaCaixa, venda doativa do BANESPA para o SANTANDER com dinheiro do BNDES, falencia e privatizaçao da USP, lavanderia BUTANTAN, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, ZELOTES, SUIÇALAO DO HSBC, CHACAL,e etcs
    . Podridão do PSDB!!!
    Eles da imunda direita tem criadouros de cachorrinhos bandidos de toga nas sua propriedade, por isso são protegidos 24 horas por todos os dias, por isso eles continuam a roubar os cofres públicos a cada segundo, e levar o dinheiro para paraísos fiscais, como vimos na CPMI DO BANESTADO, CPMI DO CACHOEIRA, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, SANGUESSUGAS, MENSALAO TUCANO MG, TRENSALAO TUCANO SP, ROUBOANEL, LISTA DE FURNAS que envolve todo o PSDB, de cabo a rabo, mas nao anda, pois os B.T., travaram???, Venda doativa do BANESPA para o SANTANDER do cunhado do Serra, falência da NOSSACAIXA feita pelo Serra, Cunha, familia que eles estao tentando livrar, Aecio e sua irma que foram denunciado para o tudo Mundo ver e eles, estao blindando-os?, o helipóptero da cocaina dos Perrelas e AL/MG que sumiu nos poroes imundo do podre judiciário, Serra e familia, Daniel Dantas e Irma, Alckmin e familia, Beto Richa e família, Cedraz e família, Nardes e família, mais recente a Operaçao ZELOTES(167 bilhoes) que eles(PF, PGR, MPF, STF) estao contaminando e desconstruindo com atos ilegais, ……tudo para defender os Marinhos, Frias, Mesquitas, RBS, Nardes,CEDRAZ, Globo, Bradesco, Bank Boston, Gerdau, Santander, PSDB, DEM, PPS e etcs…..tudo bem organizado pela CIA, FBI e NSA……é para pensar!!!! e pensar muito, temos que agir, o POVO tem que ser acordado

    http://escandalostucanos.strikingly.com/
    http://kidjansen.wordpress.com/…/julio-cerqueira-sobre…
    https://jornalggn.com.br/…/operador-tucano-de-pasadena…
    https://jornalggn.com.br/…/o-direito-de-resposta-e-o…
    https://www.facebook.com/video.php?v=1214052078610352

    http://kidjansen.wordpress.com/…/julio-cerqueira-sobre…
    http://escandalostucanos.strikingly.com/
    https://www.facebook.com/video.php?v=316200815234952&set=vb.100005351081069&type=2&theater
    http://www.contextolivre.com.br/…/obrigado-bloomberg…

    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://www.istoe.com.br/…/316224_TRENS+E+METRO…
    http://www.istoe.com.br/…/319551_TODOS+OS+HOMENS+DO…
    http://www.istoe.com.br/…/337679_MP+APONTA…
    http://www1.folha.uol.com.br/…/1400001-documento-mostra…
    http://mariafro.com/…/a-batata-do-alckmin-esta-assando…/

    http://www.viomundo.com.br/…/propinoduto-tucano-teria…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/rolo…

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/lobis…

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html
    http://eleicoes.uol.com.br/…/alckmin-deve-entregar-so… 
    https://www.youtube.com/watch?v=RueXGs02ZIA
    https://www.youtube.com/watch?v=i2qF65hskgs#t=79
    http://pocos10.com.br/?p=11129#sthash.pRNfRMub.dpuf
    https://www.youtube.com/watch?v=Yt6O9hXCRbg

    https://www.youtube.com/watch?v=ub-trb-clfk
    http://www.forbes.com/profile/veronica-serra/
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-se-veronica…/

    http://o-espinhoso.blogspot.com.br/…/o-negociador-das…
    http://www.jesocarneiro.com.br/…/por-prescricao-justica…

    https://jornalggn.com.br/…/a-implosao-sistematica-de…

    http://br29.com.br/executivos-da-andrade-gutierrez-citam…/

    http://www.conversaafiada.com.br/…/nunca-se-roubou…
    https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g
    https://www.youtube.com/watch?v=pet_sdhEtP8
    http://www.diarioliberdade.org/…/content/article.html
    https://br.noticias.yahoo.com/…/exclusivo-jornalista-e…
    http://br29.com.br/jornalista-global-solta-os-cachorros…/#
    http://www.conversaafiada.com.br/…/obama-esta-na-lava-jato
    http://voltaire77.blogspot.com.br/…/terror-judaico…

    http://portalmetropole.com/2015/03/documentario-norte-americano-diz-que.html

     

  10. Partidos e partidos

    “como derreteu a de seu colega de PSDB, Beto Richa. O governador do Paraná é hoje um político extremamente desgastado após ter mandado sua polícia baixar o pau em professores e demais servidores públicos.”

    Quem? O PIG não fala nada sobre esse governador. Isso tudo descrito ai “não aconteceu”.

    Imagina se fosse do PT!!!???

    1. Exatamente! Sou do Paraná, a

      Exatamente! Sou do Paraná, a truculência do Richa (PSDB) deixou mais de 200 feridos (entre professores, alunos e servidores do Estado, incluindo um cinegrafista da Band e um deputado estadual do PV) e o Brasil q assiste ao JN nem ficou sabendo….É isso???????????????? Manipulação descarada do PIG, hein!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador