Aliados de Temer querem conter vazamentos da Lava Jato, por Tales Faria

Do Os Divergentes

Aliados pressionam Temer para conter vazamentos da Lava Jato

por Tales Faria
 
Tudo bem, não dá para abafar a Lava Jato. Mas ministros e parlamentares próximos ao presidente em exercício, Michel Temer, começam a defender uma nova estratégia: é preciso conter os vazamentos da Operação Lava Jato.

Em pouco tempo de governo, por conta do vazamento das gravações de conversas do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, Michel Temer já perdeu seu ministro do Planejamento, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), e corre o risco de ter que afastar também o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira.

Em outro vazamento, da delação premiada do ex-deputado Pedro Correia, o próprio Michel Temer foi atingido com a acusação de ter recebido dinheiro sujo para campanha eleitoral.

Além do estrago no Executivo, os vazamentos estão atingindo em cheio o Congresso, especialmente aliados importantes para a aprovação de projetos de interesse do governo, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

O argumento de aliados junto ao presidente em exercício é de que, deste jeito, voltará o clima de ingovernabilidade da administração de Dilma Rousseff. E, portanto, Temer precisaria convencer o Ministério Público, o Judiciário e até a Polícia Federal da necessidade de se estacarem os vazamentos da Lava Jato. A Operação pode seguir, mas não precisa haver vazamentos.

O próprio Temer tem concordado com a necessidade de conter os vazamentos, mas ele tem dito que não sabe se um movimento nessa direção poderá ser interpretado como tentativa de barrar a Operação como um todo.

De qualquer maneira, com seu jeito sutil, o presidente já começa a tomar o pulso do Ministério Público e do Judiciário. Esteve sábado com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e hoje deve se encontrar com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já vazou tudo pô! Alem do

    Já vazou tudo pô! Alem do mais, a critério de qualquer um, pode-se afirmar que daqui prá frente vai devidamente prender os piores, e que os menos piores já estão indevidamente detidos!

  2. Por razões vergonhosas porque parte de quem parte
    Ninguém pensou nisso quando o consórcio midia-judiciario-mpf nadou de braçada nesse mar sem se preocupar com a honra das vítimas e sem que a presunção de inocência fosse considerada.
    De todo modo, embora tardiamente e por razões inconfessáveis o remédio tem que vir através de propostas legislativas e que considere sempre direitos dos cidadãos como propõe Wadih Damous.

  3. A turma golpista do pmdb é de

    A turma golpista do pmdb é de fazer a gente rolar de rir. Caíram no conto do vigário. Foram levados a acreditar que estavam pro cima da carne seca na hora de serem seduzidos a chutar tudo pro alto e embarcar na cona do golpe pelos malandros escolados. Agora que conseguiram o que queriam, os malandros estão tratando de aplicar um pé na bunda dos PMDBestas. Malandro é malandro, e mané é mané, dizem por aí…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador