Analisando a relação entre aumento dos salários e a inflação

Por Eugênio José Zoqui

Boa tarde Sr Nassif,

Gostaria de verificar a possibilidade de o Sr analisar a seguinte premissa: creio que parte do motivo de a inflação brasileira estar na casa dos 5,5 a 6% é devido ao aumento de salários e da massa salarial, incluindo-se aí a valorização do salário mínimo. Trata-se portanto, em sua essência, aquilo que poderíamos classificar de boa inflação, (se isto existe). Senão vejamos. A tabela abaixo apresenta de forma sistematizada os valores do salário mínimo, do PIB e da inflação nos últimos 10 anos.

Evolução do Salário Mínimo no Brasil entre os anos 1995-2012. Fonte: IBGE (Inflação IPCA), DIEESE (Cesta Básica), Revista Exame (PIB).

Fonte: http://umhistoriador.wordpress.com/2013/01/21/historico-do-salario-minimo-brasileiro-revela-diferencas-entre-governo-fhc-e-lula-e-desmentem-historiador-da-decada-perdida/

No período FHC, pode-se observar claramente que toda vez que houve significativo aumento real do salário mínimo, notadamente acima de 5%, houve aceleração da inflação no período seguinte, ou seja, o aumento dado aos salários foi repassado aos preços, como era de se esperar.

No período Lula o governo logrou maior sucesso pois houve anos (2005, 2006) que implicou em aumento real significativo sem repique inflacionário no período seguinte. Ou seja, nos anos Lula observa-se claramente uma maior valorização do salário sem a contrapartida de aumento de preços, indicando que o mercado absorveu mais o impacto sem repassá-lo totalmente. Mercado interno se fortalecendo é, na minha opinião o motivo para isto.

Com isto em mente gostaria de propor que dividíssemos o índice de inflação em a) inflação devido ao aumento de custos de produção, tais como matéria prima, energia, transporte, entre outros (e porque não incluir aí a generalizada e velha ganância) e b) o percentual de inflação exclusivo devido ao aumento dos salários pagos.

A impressão que tenho é que, após o período de fortalecimento do mercado interno, anos Lula, tem-se agora um período de acomodação. O mercado não cresce tanto, mas os salários sim, e como consequência disto há repasse direto deste aumento aos produtos e serviços. A inflação devido aos custos de produção seria mais baixa, digamos 3 a 4%, e a inflação devido aos aumentos reais de salário seria o complemento disto em torno de 2 a 3%, gerando os 6% observados. Como há expectativa de aumentos reais nos próximos anos podemos esperar inflação neste patamar por período longo de tempo.

Esta é apenas uma impressão minha e peço ao Sr ou a um outro economista que avalie isto de forma estruturada pois, se esta assertiva estiver correta, o aumento da Selic terá efeito inverso ao esperado no longo prazo: fará o esfriamento da economia, causará diminuição da atividade econômica, diminuindo vendas e serviços e gerará diminuição da massa salarial via demissões. Num primeiro momento aliviará a inflação, mas pagaremos um preço muito alto, uma vez que a retomada posterior da economia será novamente lenta e, para que haja aumento real de salário, haverá novamente repique inflacionário. Somente postergaremos a inflação.

A política de aumento do salário mínimo atrelado ao PIB do ano anterior (inflação + PIB), visa recompor salários historicamente defasados, aumentar a massa salarial e melhorar a qualidade de vida da população como um todo. Este deveria ser o objetivo principal e a inflação em permanente alta, a cerca de 2% acima do que idealmente deveria ser, nada mais é, na minha opinião, do que um mau necessário e temporário. Após esta recomposição poder-se-ia eliminar a variação do PIB do ano anterior desta equação e recompor a inflação tão somente. Ou seja, na minha opinião o BC cometerá um erro ao interromper este processo histórico e privilegiar a análise de curto prazo. Deveria enxergar mais longe.

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem administra melhor a inflação?

    COMBATE AO TERRORISMO MIDIÁTICO – A inflação no Brasil está ampla, geral e irrestritamente sob controle, e está há 10 anos consecutivos dentro das metas estipuladas pelo Banco Central. E não é só isso, vejamos:

    -Nos 08 anos de FHC-PSDB, a inflação oficial (IPCA) fechou em 100,6%. Média de 9,1% ao ano;

    -Nos 08 anos de Lula-PT, a inflação oficial (IPCA) fechou em 56,6%. Média de 5,7% ao ano;

    -Nos 03 primeiros anos de Dilma-PT, a inflação oficial (IPCA) fechou em 19,1%. Média de 6,0% ao ano;

    -Nos 11 anos de Lula-Dilma-PT, a inflação oficial (IPCA) fechou em 86,67%. Média de 5,8% ao ano;

    -Nos 03 primeiros anos de Lula-PT, a inflação oficial (IPCA) fechou em 24,29%. Média de 7,5% ao ano.

    E não é só isso:

    -2011, inflação oficial (IPCA): 6,50%;

    -2012, inflação oficial (IPCA): 5,84%;

    -2013, inflação oficial (IPCA): 5,73% (segundo a última projeção).

    Todos os dados apresentados apenas corroboram que ao contrário do que a imprensa terrorista afirma, o PT tem infinita competência para cuidar da inflação, coisa que os incompetentes tucanos nunca tiveram. A inflação dos 11 anos dos governos do PT é menor do que a inflação acumulada nos 08 anos de desgovernos do PSDB!

    A inflação no governo Dilma, repetindo, está ampla, geral e irrestritamente controlada e, melhor ainda, a sua trajetória é DESCENDENTE. Os 03 primeiros anos de Dilma Rousseff são, inclusive, melhores do que os 03 primeiros anos de Lula nesta matéria. 

    Mais do que isto, fecharemos em 2014 os primeiros 12 anos de governos federais capitaneados pelo Partido dos Trabalhadores. Pasmem, a inflação acumulada nestes 12 anos do PT será menor do que a inflação acumulada em apenas 08 anos do PSDB. 

    É ou não é terrorismo o que a ‘grande mídia’ diz hoje a respeito da inflação? Evidente que é! É terrorismo econômico de sofismadores e/ou desinformados, desesperados que estão com a iminente quarta derrota consecutiva no pleito eleitoral que se avizinha.

  2. salário mínimo

     Os “sábios” que serviam de oráculo para os neoliberais diziam que aumentar o salário mínimo faria a inflação aumentar.

    maior valor do salário mínimo nos anos do tal do FHC: u$ 114,04 com uma inflação média de uns 9%…

    Nos anos Lula-Dilma, o salário mínimo TRIPLICOU em relação eo melhor do tal do FHC, e isso com uma inflação média de 5,8%….

     ALÔ ALÔ ORÁCULOS TUCANOS, EXPLIQUEM AÍ, POR FAVOR…..

  3. A inflação e as recomposições salariais

    Análise simples e bem feita.

    O aumento da massa salarial e as incorporações sociais pressionam justamente os setores que não podem ser importados ou, se importados ( alimentos ) aumentariam o deficit comercial.

    Mas como anotado, seria uma boa inflação, por assim dizer; dado que causada pela inclusão social e aumento da massa salarial.

    O Banco Central tem feito, ultimamente, uma politica de “amansa leão” para arrefecer as críticas do mercado financeiro.

    A meu ver equivocadamente pois o dito mercado é insaciável.  Jamais aceitam qualquer política financeira que resulte em redução de ganhos.  Isso além do aumento de custos financeiros para as empresas produtoras que arrefecem seus investimentos.

    E, neste ano político, não teremos alterações do quadro.  Apenas após as eleições, se vencidas pela situação como esperamos, alguma coisa poderá mudar, não dramaticamente mas pouco a pouco,

    Vamos ver que condições terá a equipe econômica de levar o país em meio ao tiroteio midiático que será, sem dúvida, intenso.

     

  4. Prezados,
    Algumas

    Prezados,

    Algumas considerações para decomposição dos números propostos:

    Os valores dolarizados da era FHC despencaram, e nem assim a inflação despencou, ao contrário. Considere-se que que houve longo trecho de paridade populista cambial, o que realça este fator.

    Os maiores índices de queda do ganho real do SM, em 99 e 2002, correspondem a taxas inflacionárias das mais altas da série.

    No trecho Lula não há relação alguma possível, ora temos ganhos de 0,73% e inflação de 7,60, ora 9,6% (2004) de aumento real e inflação menor de 5,69% (2005).

    No período o ganho dolarizado foi significativo, e não havia paridade cambial.

    Todos os economistas com algum estofo teórico mais elaborado sabem que o custo do salário como impacto de cadeia produtiva ou nas margens do negócio é baixíssimo, e cai desde 1848.

    É claro que esta pressão sobre os salários é uma das molas motrizes da acumulação. No entanto, a participação dos salários é engolida por ganhos de produtividade, inversões cambiais, etc.

    O principal custo hoje é logística, terras, tributos, ambiente, energia, ambiente, etc.

    O que aocnteceu no mercado brasileiro, eu acho, é que no momento da expansão, as margens ficaram reprimidas pela escala de aumento, e pela briga feroz para se situar neste mercado.

    Com o arrefecimento do ritmo (normal), os setores começam a buscar suas posições para remunerar melhor suas mercadorias, haja vista que o consumo não cresce mais como um foguete, mas continua estável e diversificando.

    A modificação do maior peso das economias para o setor quaternário (serviço), outro dado desprezado, implica em tremores inflcionários bem mais frequentes.

    Mas olhar o mundo todo hoje, e enxergar países com taxas de inflação muito baixas é sinal de que estão na UTI com respirador (a exxeção da China, sempre uma exceção, e nunca regra).

     

  5. Eugênio José Zoqui, ,e uma

    Eugênio José Zoqui, ,e uma falácia de inversão de causa e efeito afirmar que aumento salárial gera inflação.

    Salário: salários são determinados pela produtividade marginal do trabalho, não por decreto.

    Inflação: expansão monetária, ou seja aumento da quantidade de moeda na economia com a perda do valor unitário da moeda.

    Veja que são coisas muito diferentes, preço da mão de obra e expansão monetária.

    O salário médio no brasil esta estagnado desde 2002, somente em 2010 que ele voltou a ter  o mesmo valor, pq a produtividade da mão de obra que é o que melhora a vida do trabalhador, não aumentou continua a mesma de 10 anos atrás.

    Rendimento médio real do trabalho principal, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 10 anos ou mais de idade, ocupadas no trabalho principal da semana de referência, por regiões metropolitanas, segundo os meses da pesquisa – mar.2002-jan.2012  fonte IBGE,  Tabela completa http://migre.me/gTNNP

     

     

     

     

     

     

    1. Prezado Senhor, com perdão da

      Prezado Senhor, com perdão da intromissão, mas,

      Produtividade só gera aumento real de renda em curto espaço de tempo, e dentro de um alcance limitado dos setores de produção.

      Mais produtividade significa produzir mais ou a mesma coisa com uso menor de insumos, dentre estes, a hora trabalhada.

      Via de regra se busca as duas coisas, mais produção, e mais eficiência da hora-trabalho. 

      O aumento da produtividade sem um correspondente no consumo gera depressão no seu preço, e encarecimento do custo de produção pelo ganho de produtividade incorporado.

      Como este custo não pode ser repassado diretamente para evitar a perda de posição no mercado concorrencial, começa-se a aviltar a produtividade, represando os ganhos reais decorrentes dela.

      Quando há produtos oligopolizados, os empresários repassam os ganhos de produtividades pagos aos trabalhadores a os preços, aumentam as taxas inflacionárias, que por sua vez derretem estes pequenos ganhos.

      Eu creio que a vinculação salário X inflação é ruim, mas produtividade e ganha de renda real sustentável, é outro alternativa ruim.

      1. “Produtividade só gera

        “Produtividade só gera aumento real de renda em curto espaço de tempo”

        Esse custo espaço de tempo é em torno de 100 mil anos, concordo não é nada para o “tempo”, mas para a humanidade e um longo tempo. O marxismo corrompeu a mente das pessoas, infelizmente.

        Em termos básicos, o uso intensivo de capital por trabalhador determina o ganho salarial do empregado, não apenas isso a demanda, a utilidade marginal da mão de obra.

         

         

         

         

    2. sobre o salario minimo

      me  desculpe  Eugenio lhe dizer que voce esta completamente   equivocado,  de  2003  ate   2013  o salario minimo teve um  aumento de poder de  comprar incomparavel. Eu ja fui  assalariado  e  o que ganhava  no meu primeiro emprego nao dava para  pagar o transporte do mes.  

      Para voce ter uma ideia,   voce  nao comprava  uma  tv de  14  polegadas com o salrio minimo,  pois o valor  dela era superior,  ao  salario minimo.  hoje  VOCE  COMPRA  3  Televisores  de  14″ com um salario minimo, isso é poder  de ganho sim  e  o salario minimo nao ficou estagnado  nesses  ultiso  12 anos, isso é ponto facultativo. 

      1. Eu não afirmei que o salário

        Eu não afirmei que o salário minimo esta estagnado, e sim afirmei e repito que o rendimento médio esta estagnado a 10 anos.

        Sobre a televisão ela pode ter o seu preço reduzido, por causa dos ganhos de produtividade da industria eletrônica.

        Como esta escrito acima salários representam a produtividade marginal do trabalho, ou seja os salários são determinados pela produtividade da mão de obra, escassez, demanda.

    3. O aumento no nível de emprego e da massa de rendimento

      A queda do rendimento real do trabalho no período do Governo do Presidente Lula ocorreu em função da queda do desemprego, e aumento do nível do emprego e trabalho por conta própria.

      Apesar da queda da média real do rendimento do Trabalho, ocorreu um aumento real  da massa de rendimentos de quase 50% no período do Governo do Presidente Lula, já que aumentou significativamente a quantidade de pessoal empregadas ou trabalhando por conta própria.

      Não confundir trabalho com emprego assalariado.

      1. Tenho os numeros dos

        Tenho os numeros dos asssalariaos sem carteira assinada, os ganhos foram maiores mas não significativos.

        “A queda do rendimento real do trabalho no período do Governo do Presidente Lula ocorreu em função da queda do desemprego, e aumento do nível do emprego e trabalho por conta própria.”

        Parece o efeito tostines, se o custo da mão  de obra é baixa acontece a redução do desemprego, mas devido a diminuição do desemprego existe uma redução do custo da mão de obra.

        Faz todo sentido, a causa é o efeito.

         

  6. Não entendendo nada de

    Não entendendo nada de economia, mas de matemática alguma coisa.

    Será que os índices de inflação estão realmente fidedignos?  Será que se a gente comparar estes números todos com os que expressem as varições dos preços dos combustíveis a sensação será semelhante?

    Sei não. Minha intuição matemática e retrógrada me instiga a pensar que alguns números não estão fidedignos. 

    Quanto à inflação “boa”, nota 10, pois realmente representa uma melhora de vida do povo. Mas será verdadeiro?

    Uma diária de predreiro por exemplo, custava ha 5 anos atraz cerca de R$ 50, hoje não se encontra profissional semelhante por menos de R$ 150/dia. Qual o efeito disso no cálculo da inflação? Principalmente sabendo-se que o exagero de crédito imobiliário ofertado pelo governo aguçou exageradamente a “ganância” dos investidores, o que lhes pode propiciar um desleixo para com este “mísero” aumento de 200% na mão de obra. Os lucros imobiliários foram às casas de milhares porcento. E isso entrou no cálculo da inflação?

    Sei não …

     

  7. POIS É  tambem entendo que o

    POIS É  tambem entendo que o governo nao deveria  aumentar a taxa da selic. No  governo Lula  ela  so fez  cair  Dilma  manteve  ate  onde suportou  pressao da ECNOMIST E  DA MIDIA  FACISTA QUE SEMPRE  TRABALHOU PARA OS INTERESSES  EURO/AMERICANO. 

    Outro detalhe pois  so  ignorante em  economia, mais  me arrisco  a d ar alguns  palpites, um deles  é o que sempre  defendi.  DEVE-SE  TIRAR  DA INFLAÇAO ALIMENTOS E ELETRO ELETRONICO. 

    Por outro lado  A Classe  empresarial  e principalmente  as  que vem controlando o mercado interno, comprando industrias e  fazendas  ou  aviarios  tudo com a intençao,  de aumentar o custo de vida,  mesmo antes  do  aumento do salario minio   eles  ja  promoveram aumentos  e  apos  entrar em vigor  o novo salario minimo eles  aumentam  outra vez. fazendo com que o operario perca  com  a desvalorizaçao de seus  salarios  pelo aumento do custo de vida. 

  8. O controle da inflação exige administrar vários fatores

    Creio que a inflação é resultante da combinação de vários fatores, e não de apenas um ou dois componentes das várias existentes nas relações econômicas.

    Além dos salários, os juros a oferta de crédito e quantidade de dinheiro em circulação, os gastos dos governos, a demanda externa, também determinam o comportamento da demanda agregada.

    1. Roberto, concordo plenamente

      Roberto, concordo plenamente quando você diz que são muitas as variáveis que atuam no processo inflacionário, porém, há que se lembrar que como disse o autor, temos como um dos principais fatores a ganância associada à cultura inflacionária. O Brasil tem inflação alta desde que me conheço por gente ( tenho 50 anos), só me recordo de períodos pequenos de baixa inflação, no restante, sempre foi alta ou altíssima. E não podemos nos esquecer que parte da inflação no Brasil tem o componente midiático, que dia sim, outro também, faz a maior força para ajudar a banca; até o tomate já foi amplamente usado para desestabilizar a meta de inflação.

  9. analisando entre aumento do salario e a inflaçao.

    O QUE  FALTA NO BRASIL  SOBRA  NA EUROPA,  la  os  preços de alimentos e   eletro/eletronico  sempre  ficam  os mesmo e ate abaixam, mesmo com todo  esse  caos   a europa  nao  se atreveu  a  mexer  nos  aumentos de  aliementos  transporte  e eletro/eleotronicos. isso porque o povo vai para as ruas  com molotoque  e  provocam o maior  aué 

  10. pib por estado

    Para fazer uma analise mais profunda do crescimento do PIB é preciso conhecer a evolucao dos PIBs dos estados.

    Mas isso, nao sei porque, ninguem mostra.

    Alguem teria esses dados?

     

  11. analisando a relação…

    NINGUÉM FALA NO CUSTO FINANCEIRO DOS JUROS PRATICADOS NO PAÍS.

    O ÚNICO QUE QUESTIONAVA ERA O JOSÉ ALENCAR – PAÍS DO SUB-CONSUMO, PAÍS DA SUB-PRODUÇÃO!

    JUROS SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE!

  12. Erros

    Compara a era FHC com a anterior e veja quem teve melhor controle inflacionário, qual foi a maior queda na taxa de inflação? Do governo anterior ao FHC para o FHC, ou do FHC para o PT?

     

    É PT pegou uma fase muito boa do mundo todo compara o crescimento do PIB no mundo com o Brasil, vc vai ver que ficamos um pouco menor que a média mundial. Mas isso acabou desde 2008, o Brasil resolveu impulsionar (artificialmente) o mercado interno, agora quer segurar a inflação, mas 2015 está ai o PT vai se reeleger e vamos ver se o planejamento foi bom mesmo.

     

    Mas não se espante se ano que vem o reajuste da conta de luz for de 17% se a gasolina aumentar perto dos 10%.

     

    Tivemos uma grande oportunidade de arrecadar e gastar melhor. Mas o projeto de poder custa caro, muito caro “molhar” a mão de todos (não estou falando de corrupção, e sim de aumento do gasto público). Agora que a maré boa no mundo todo arrefeceu e o consumo interno disparou a inflação vamos ver qual será a arma do PT, fazer igual a Argentina? Congelar preços? Impor barreiras a exportação? (Ganhando mais processos na OMC, zona franca de Manaus já está lah)

     

    Vamos ver o que será do nosso futuro, vejo sérios problemas de gestão e números inventados.

    1. Amigo, agora em 2016 tudo que

      Amigo, agora em 2016 tudo que eu queria dizer é: como eu queria que o reajuste da conta de luz tivesse sido apenas de 17% e da gasolina só 10%, ai ai… =(

  13. trabalho

    alguem sabe responder essa questao

     

    19 – Sobre o comportamento do mercado de trabalho, a oferta de emprego e a taxa de desemprego no Brasil nas últimas décadas é correto afirmar:

    a) A taxa de desemprego cresceu nos anos 90, como conseqüência da prioridade no combate à inflação e ao não crescimento econômico;

    b) A partir das reformas liberalizantes realizadas nos anos 90, houve a flexibilização do trabalho, com aumento da terceirização, dos trabalhadores autônomos e a instituição do contrato temporário de trabalho;

    c) A taxa de desemprego aberto, medida pelo IBGE, caiu até recentemente. Esses resultados positivos estão associados ao crescimento da economia e às políticas sociais.

    d) O controle da inflação contribuiu para o aumento real do salário mínimo e para a elevação do salário médio dos trabalhadores;

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador