Aneel registra alta no roubo de energia

Jornal GGN – De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o índice de perdas da indústria passou de 10,89% no ano passado para 13,02% nos últimos 12 meses, terminando em maio deste ano. O aumento se deu principalmente nas perdas não técnicas, ou seja, roubo de energia.

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, disse que o aumento das ligações clandestinas é um reflexo da crise econômica. “Dava para antever o fenômeno, mas não para prever o nível, até porque é preciso ver como as empresas e o poder público vão reagir”.

Para o executivo, a tendência é que o roubo de energia cresça a velocidades mais altas no curto prazo. “É como uma epidemia, o furto começa a ser disseminado e cresce a oferta de agentes especializados em ligações clandestinas”, afirmou.

No Rio de Janeiro, onde os índices são historicamente mais altos, um diretor de uma concessionária disse ao jornal que o aumento da violência em áreas urbanas também dificulta a fiscalização e punição dos delitos.

As distribuidoras do Rio têm índices superiores a 12% levando em conta apenas as perdas não técnicas. Na Eletropaulo, que atende a região metropolitana de São Paulo, esse número foi de 3,5% em 2015, de acordo com a Aneel.

Com informações da Folha de S. Paulo

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não  reclamem. Energia é uma

    Não  reclamem. Energia é uma das  poucas coisas que nós, brasileiros comuns, podemos roubar.

    O roubo de milhões e bilhões é pra gente que tem prestígio, tipo Eduardo Cunha, Sérgio Machado, Michel Temer, etc.

    Eu sou um simples ladrão de galinhas, mas exijo respeito. Repeito, ouviram?

  2. “(…)o presidente do

    “(…)o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, disse que o aumento das ligações clandestinas é um reflexo da crise econômica.”

    Tem nada disso!

    Não tem nada de crise econômica levando as pessoas a roubar. O que ocorre é que ficou mais que claro no Brasil dos últimos dias e dos últimos espetáculos judiciosos de que o que o sujeito precisa é SER UM LADRÃO BEM SUCEDIDO. Do tipo que rouba e se o roubado chiar, ele o põe na cadeia. Como agora virou moda.

    “Quem é que vive mais o ladrão besta ou o sabido?

    O besta morre logo e o sabido é garantido.” (Caju e Castanha)

    Estamos indubitalvelmente num país de ladrão. Roube e roube muito! Mas muito mesmo; o suficiente pra comprar “autoridades” e “imprensa”; e você será um rei. Sem máscara; SEM VERGONHA NA CARA.

     

     

  3. Associações

    Roubo, energia

    Energia, Furnas

    Furnas, Roubo

    Roubo, Aécio

    Vem ao caso?

    O que são milhões de “gatos” diante de uma ratazana como o Aécio?

    E o CUnha no esquema de Furnas?

    Lista de Furnas, roubo, energia…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador