Revista GGN

Assine

ANS suspende comercialização de 38 planos de saúde

Imagem: Reprodução Internet

Jornal GGN - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão de vendas de 38 planos de saúde, oferecidos por 14 operadoras, a partir desta sexta-feira, 9 de junho. A medida foi adotada após reclamações relacionadas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento, recebidas no 1° trimestre deste ano.

A ação faz parte do controle periódico realizado pela ANS, por meio do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Os beneficiários dos planos suspensos neste ciclo, cerca de 739 mil pessoas, estão protegidos e continuam a ter assistência regular, até que as operadoras resolvam seus problemas assistenciais.

“Ao proibir a venda dos planos que estão sendo alvo de reclamações recorrentes sobre cobertura, a ANS obriga as operadoras a qualificarem o serviço para atender com eficácia aos usuários. Somente mediante a adequação do atendimento essas operadoras poderão receber novos clientes”, explicou a diretora da Agência, Karla Santa Cruz Coelho.

Só nos primeiros três meses de 2017, a ANS recebeu 14.537 reclamações de cobertura assistencial. Desse total, 12.360 queixas foram consideradas e encaminhadas para a análise pelo programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.

O órgão excluiu as reclamações de operadoras que estão em portabilidade de carências, liquidação extrajudicial ou em processo de alienação de carteira, das quais os planos não podem ser comercializados. Das queixas consideradas,  88,1% foram resolvidas por meio de mediação realizada pela ANS, via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP).

A suspensão provisória de comercialização desses planos é válida até a divulgação do próximo ciclo de monitoramento. Ainda, as operadoras que negaram a determinação podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.

Para conferir a lista de planos de saúde suspensos clique (aqui).

Assine
Média: 5 (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.