Ao prender procurador, Janot reconhece que corrupção chegou ao MPF

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques
 
Jornal GGN – O procurador-geral da República Rodrigo Janot emitiu uma nota, nesta quinta (18), lamentando que a corrupção investigada pela Operação Lava Jato tenha chegado a membros do Ministério Público Federal. Isso porque o empresário Joesley Batista, sócio da JBS, entregou provas de que o procurador Ângelo Goulart Villela vazava informações ao grupo. 
 
Villela, que atuava diretamente na operação Greenfield, teve prisão autorizada pelo Supremo Tribunal Federal. A operação investiga corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em fundos de pensão de funcionários de estatais.
 
O procurador também estava alojado na Procuradoria-Geral Eleitoral, alvo de busca e apreensão nesta quinta. Também há diligências no gabinete do procurador. 
 
Abaixo, a nota de Rodrigo Janot.
 
Foi deflagrada nesta quinta-feira, 18 de maio, mais uma fase do caso Lava Jato, especificamente a partir de investigações que correm perante o Supremo Tribunal Federal. O sucesso desta etapa, contudo, tem um gosto amargo para a nossa Instituição.
 
Há três anos, revelou-se um esquema criminoso que estarrece os brasileiros. As investigações realizadas pelo Ministério Público Federal e outros órgãos públicos atingiram diversos níveis dos Poderes da República em vários Estados da Federação e, aquilo que, até então, estava restrito aos círculos da política e da economia, acabou chegando à nossa Instituição.
 
Exercer o cargo de Procurador-Geral da República impõe, não poucas vezes, a tomada de decisões difíceis. Nesses momentos, o único caminho seguro a seguir é o cumprimento irrestrito da Constituição, das leis e dos deveres institucionais. Não há outra forma legítima de ser Ministério Público.
 
A meu pedido, o ministro Edson Fachin determinou a prisão preventiva do procurador da República Ângelo Goulart Villela e do advogado Willer Tomaz. A medida está embasada em robusta documentação, coletada por meio de ação controlada. As prisões preventivas de ambos foram por mim pedidas com o objetivo de interromper suas atividades ilícitas. No que diz respeito ao procurador da República, o mandado de prisão expedido pelo STF foi executado por dois procuradores regionais da República com o auxílio da Polícia Federal. Também foram realizadas buscas e apreensões em seus endereços residenciais e funcionais. Foi pedido ainda o afastamento do procurador de suas funções no Ministério Público Federal. Determinei também sua exoneração da função de assessor da Procuradoria-Geral Eleitoral junto ao TSE e revoguei sua designação para atuar na força-tarefa do caso Greenfield.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só agora este fanfarrão vem

    Só agora este fanfarrão vem admitir corrupção no ministério público? E todos os vazamentos seletivos usados contra a democracia e que ceifou milhões de empregos e destruiu nossa economia? Este sujeito não viu nada?

    O MPF está em um jogo de ganha ganha. De um lado chantageia presos sem embasamento legal e angaria o povo da turba ensandecida po r justiça. De outro,como bem indicou o blogueiro ontem,tem alguns amiguinhos advogando nas delações e enchendo os bolsos.

    Essa gente ainda irá conhecer a guilhotina da história.

  2. Corrupção Universal e Venalidade Geral

    “Finalmente, chegou um momento em que tudo o que os homens consideravam inalienável se tornou objecto de troca, de tráfego e passou a poder ser alienado. Esse é o momento em que as próprias coisas que até então eram transmitidas, mas nunca trocadas; dadas, mas nunca vendidas; conquistadas, mas nunca compradas – a virtude, o amor, a convicção, o conhecimento, a consciência, etc. – em que tudo, em suma, passa para o comércio. É o tempo da corrupção geral, da venalidade universal ou, para falar em termos de economia política, o momento em que tudo, moral ou físico, tornando-se valor comercial, é levado ao mercado para ser avaliado pelo seu justo valor.” – Karl Marx

     

    “O poder de Estado, que parecia planar bem acima da sociedade, era todavia, ele próprio, o maior escândalo desta sociedade e, ao mesmo tempo, o foco de todas as corrupções.” – Karl Marx e Friedrich Engels

  3. Que venha a democracia!

    Quando a globo informa que a denúncia abalou o brasil  isso é um jeito de continuar com seus coxinhas cativos!

    Como essa notícia abalaria 92% da população que não queriam mais o Temer?

    Outra – Tão corrupto o Temer, mas , mas, mas suas reformas são límpidas e justas!

    Conta outra cara pálida!

    Por que o fachin deixou vazar para o lauro jardim da globo?

    Por que o relação pública do STF não chamou toda a imprensa para dar a notícia?

    Que merda é essa de vazar, eternamente vazar!

    Está na cara, que o que queriam é impactar de tal forma que as pessoas acreditem que a politica é um erro por causa de maus politicos!

    Com a politica se consegue concensos entre adversários, em que aprendemos a ceder e conquistar dentro do melhor que pode o humano!

    Estão preparando o golpe dentro do golpe!

    Não aceite!

    A escolha do candidato que você quiser hoje é melhor escolha e isso se chama DEMOCRACIA!

    Não aceite imitações!

  4. Bom, para o bem do que resta

    Bom, para o bem do que resta da república brasileira, podem mandar prender – de imediato – esse janot(a) que, ao adjetivar a sua “nota” a fez falsa e mentirosa, pois, ele – pelo que contam por aí – é campeão em vazamentos e, diga-se, levou 3 anos para que outros (que nunca ele) chegassem no seu político predileto, o aético. 

    1. Naaaaaooooo.
      Tentando salvar

      Naaaaaooooo.

      Tentando salvar o proprio colar de melancia agora que todas as investigacoes que ele nao queria -e de fato bloqueou- seguiram pra frente sem ele.

      Voce nao acha nada de mais que de todos os dois maiores escandalos do Brasil agora ele foi comentar especificamente a prisao de um dos “seus” da procuradoria?

      Pois eh.

      Dai pra frente eh so ladeira abaixo pra Janot.  E dessa vez ele vai ver toda e cada cambalhota da sua propria rotundidade.

  5. Janot vai recorrer contra a liberdade do Aécio?

    O Janot não vai recorrer da decisão do Fachin que deixou o meliante Aécio em liberdade?

    Se prenderam o Delcídio Amaral por obstrução da justiça, porque o Aécio vai ficar solto?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador