Comissão do Senado aprova admissibilidade do impeachment de Dilma

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Comissão Especial do Senado, formada por 21 senadores, votou nesta sexta-feira (06) o relatório de Antonio Anastasia (PSDB-MG), pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Do total de 21 senadores da Comissão, 15 parlamentares aprovaram o processo para que o caso vá para o Plenário do Senado, em votação esperada para a próxima quarta-feira (11). 
 
Apenas cinco senadores foram contra o julgamento pela Casa da presidente Dilma e a comissão não somou nenhuma abstenção. O presidente da Comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB) não votou, seguindo o regimento do Senado, de que o presidente só vota em casos de empate. 
 
A reunião durou cerca de três horas, encerrando-se antes do previsto. Antes de computar os posicionamentos no sistema eletrônico, apenas os líderes puderam falar para encaminhar a votação. Cada um falou por cerca de cinco minutos. 
 
Veja aqui como votou cada um senadores da Comissão do Impeachment:
 
Fonte: Agência Senado
 
A partir de hoje, conta o prazo de 48 horas estipulado, desde a aprovação da Comissão, para que o processo seja encaminhado a todas as bancadas e senadores. Na votação que ocorre na próxima quarta, também basta maioria simples para que a presidente Dilma seja, então, julgada pelo Senado. 
 
A derrota nesta fase já é esperada pelo Planalto, com mais de 41 dos 81 senadores já manifestarem admissibilidade do processo de impedimento. Nesta hipótese, Dilma é automaticamente afastada por até 180 dias, ou seja, seis meses, quando o vice Michel Temer assume interinamente. 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma Vanessa, uma Gleisi, um Lindenbergh,

    Isso precisamos em cada canto do Brasil…….

    São 5 senadores contra 16…verdadeiros espartanos.

    Vamos virar o jogo nas ruas.

    1. INDIGNAÇÃO

      ESTE IMPEACHMENT É ILEGÍITIMO. JÁ CANSAMOS DE OUVIR JURISTAS CONTESTANDO O CRUME DE RESPONSABILIDADE.Muitos politicos agem em causa própriia defendem os rombos e crimes que praticam contra o patrimÔnio, especialidade do PSDB quando governou e vendeu    o pais no seu goivern o, a exemplo da Companhia Vale do Rio Doce. São protagonistas da livro PrIvataria tucana. Além diisso o prceso ´é fruto da vingança de Eduardo Cunha ,reu do Supremo, que depois do estrago que causou negando o direito de mandato pOpular a 45 milhões de brasileiros , foi cassado pelo STF POR LADROAGEM. SEM NENHUMA LEGITIMIDADE ESSES CANALHAS AFASTAM UMA PRESIDENTA SEM CRIME DE RESPONSABILIDADE, DAI A CONOTAÇÃO EXCLUSIVAMEWNTE POLÍTICA DESTE CRIME DO IMPEACHMENT CONTREA DILMA. E ESSES LADRÕES SENDO PAGOS PELOS CONTRIBUINTES E ALÉM DE SEREM ROEDORES DE CONSTITUIÇÃO DE 1988. ABSURDO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA BRASILEIRA.

  2. Concordo, Alexis

    E na equipe de apoio, a Fátima Bezerra … Esses 4 dão a cara pra bater e já tem mais hematomas que lutador de MMA, mas estão ali firmes e fortes, aguentabdo Cássios, Caiados e Aloysios, todos os dias. Espero que a presidente Dilma saiba que nem todo mundo que a cerca é desleal.

  3. Good morning, my name is

    Good morning, my name is Fabio de Oliveira Ribeiro and I will talk about the Brazilian crisis.

    Yesterday the Supreme Court of Brazil ousted from office by unanimous decision, the president of the Deputies Chamber, gangster who was using the office to carry out criminal activities.

    This decision should cancel the Impeachment the gangster began against Dilma Rousseff. But this is not what will happen today.

    Apparently, the senatorial committee that will judge the Impeachment started in the Deputies Chamber will approve the report recommending the removal of Dilma’s office and her judgment by the full Senate.

    Brazil will thus be deprived of its president legitimately elected by brazilian people.

    The vice president can not take the job because he was considered ineligible by the Electoral Court this week.

    The Brazilian Senate is rushing the country into the abyss and the reason is not the crime committed by Dilma Rousseff because she did not commit any crime. The real reason for her forced removal is the desire of the defeated party to deploy in my country the neoliberal government program that was defeated in the elections. Program that would never take someone to the presidency of Brazil through direct elections.

    Today is a sad day for my country. A coup is being given and undercover of  Impeachment. All that occur forward, including political violence and criminal repression will be a consequence of the Senate decision. Thank you.

     

    https://www.facebook.com/fabio.deoliveiraribeiro/videos/vb.100000415136357/1199735406716952/?type=2&theater&notif_t=video_processed&notif_id=1462547492669276

     

    Postado no Twiter e no Facebook hoje. É golpe e ficará conhecido como golpe dentro e fora do país. 

    1. Coloque o  seu comentário  no

      Coloque o  seu comentário  no face de Hillary toda vez que ela postar algo. Vamos encher o saco dela!!!! Se me permitir , eu uso suas palavras .

  4. Placar dos discursos

    Placar dos discursos:

    José Medeiros – o mais agressivo, acusando o PT até de assassinato

    Gleisi – o mais emocionante

    Cássio Cunha Lima – o mais patético, incentivando os “paneleiros” a ariar (ou areiar) as panelas para continuarem batendo e dizendo que hoje no Brasil “somos todos Anastasia” …argh!

    p.s.: Está havendo uma disputa ferrenha pelo título de ” o mais hipócrita”…

  5. Os votos dos senadores a

    Os votos dos senadores a favor da admissibilidade do impeachment revelam um mar de hipocrisia e total descompromisso com os interesses do país. Que tal aplicar o mesmo critério de pedaladas e decretos que motivaram o afastamento da presidente Dilma para governadores e prefeitos da oposição? Dificilmente os parlamentares da oposição usariam o mesmo critério que utilizaram com a presidente Dilma.

  6. o mundo inteiro já concluiu que vai levar à morte do Brasil…

    os que estão votando sim, estão apenas antecipando a autópsia,  mostrando a causa e o modo como foi levado a morrer

  7. olha o romário na banheira

    Romário o inútil da cpi do futebol, pau mandado da globo, marcando um bonito gol contra, muita bola nada de coordenação tico/teco.

  8. Ganhou a hipocrisia, placar

    Ganhou a hipocrisia, placar 15×5. Mantendo a relação de 3:1 para o plenário do senado a previsão será 60 votos a favor  e 20 contra.

  9. Jogo de cartas marcadas e com ameaças pesadas

    Perguntem ao Cunha, senhora e filha!

    Este pessoal está esperando a entrega desde a eleição, quando o Aécio deu beiço.

    Agora, o povo não é bobo e levar no mole já perceberam que a China, a Russia, a Índia, a Europa e mais a pqp não vão deixar.

    A coisa tá começando a ficar divertida rsrsrsrs….

    Vivemos em tempos interessantes.

  10. Cristovão Buarque

    Pq não apareceu o nome do famoso “Educador, supra-sumo de tudo” e a senadora do PMDB Marta Suplicio. Aliás ambos são um suplício de se ouvir. O trambiqueiro e truculento   Caiado e o digníssimo e finíssimo Magno Malta, além do rei da tribuna, o Romário.

    Será que a Marta e o Cristovão só estavam lá para encher nossa paciência e não faziam parte da comissão ?

    1. Lenita

      Cristovam e Marta não tinham direito a voto, mas iam nas reuniões para  usar o microfone. Ele, começou ambíguo, depois ficou  totalmente a favor do impeachment ( por acaso depois de que foi cotado p/ um cargo no GO(LPE)VERNO Temer ????!!!!) . Marta sempre era uma das mais raivosas e não podia ver a senadora Gleisi abrir a boca , sem começar a vociferar lá atrás…Ela chegou a chamar a Gleisi de indelicada ( “igual à sua chefe”) o que, como já escrevi antes, é o mesmo que o Aloysio Nunes chamar o Lindbergh de feio ou o Caiado chamar o …bem qualquer um de truculento !!

      1. Emma

        Na próxima eleição, ficarei imensamente feliz em ver a Marta, o Romário e o Tiririca perderem seus postos. O “Trio Maravilha” ! e, quem sabe o digníssimo Professor tb.

        É que eu acredito que o Trio tenha sido votado pelos mais humildes e que serão os mais prejudicados c/ o governo Temer, que só pensa em cortes dos programas sociais.

        Eles irão se arrepender tarde demais. Tenho fé !

         

         

  11. foco

    Espero que nas discussões pelo mérito no senado os defensores do governo NÃO tentem com argumentos mudar o voto do senador golpista que tem a seu lado.

    Penso que todos os discursos devam ser POLÍTICOS e feitos para o povo do mundo inteiro.

    Os golpistas devem ser atacados com argumentos que apareçam bem na mídia do resto do mundo.

    O golpista numero um conhecido por: famiglia marinho e seus vassalos devem ser sempre lembrados.

    -Se a morte é certa, não funcionam ponderações com o carrasco, melhor morrer atirando. 

  12. indignação face a admissibilidade do impeachment.

    para que votar? para que a pessoa é vista como cidadão? Para ser cobrado por seus afazeres e contribuições.? A pessoA é contribuinte e não cidadão. Eu não mereço ums políticos que votam em causa própria para esconder seus roubos aO PATRIMONIO PÚBLICO. Essa admissibilidade de impeachment é inadmissível. É por isto que a revista World Weekly , diz que é assombroso o percentUAL DE 60% DE POLITICOS do Congresso Nacional Brasileiro, respondendo por processos. Este impeachment ´´e ilEgítimo porque foi pedido por um réu que foi afastado do cargo por desvio de poder, porque, COMO DIZ O MIIniSTRO DO SUPREMO, UMA PRESIDENTA NÃO POdE SAIR DO PODER SEM CRIME DE RESPONSABILIDADE, . é ILEGÍTIMO AINDA POR SER apoiado  por um partido, PSDB, que ao governar o Brasil, escandalosamente corrompeu a Constituição de 1988, vendendo, para citar um exemplo, estatais como  a Companhia Vale do Rio Doce.sUCATEOU UNIVERSIDADES PÚLICS PELA POLÍTICA NEOLIBERAL. ESTE PROCESSO NÃO TEM LEGITIMIDADE NENHUMA! É UMA AFRONTA À INTELIGÊNCIA DA NAÇÃO.UM COMPLETO DESRESPEITO AOS CONTRIBUINTES E ELEDITORES ARQUITETADO POR ESSES LADRÕES . DE RECURSOS PÚBLICOS E ROEDORES  DE NOSSAS GARANTIAS INSTITUCIONAIS.  DE 1988  . 

  13. SÃO PAULO X ATLÉTICO MINEIRO

    Notícia do uol vem com uma ponta de indignação dando conta de que a Conmebol marcou o primeiro jogo para o dia 11, quarta, ignorando que nesse dia o golpe será votado….Hahaha…

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/05/06/conmebol-anuncia-data-e-horario-de-sao-paulo-x-atletico-mg-na-libertadores.htm

    A Conmebol anunciou nesta sexta-feira (6) os horários das partidas das quartas de final da Copa Libertadores. Únicos brasileiros que seguem na disputa, São Paulo e Atlético-MG se enfrentarão nas duas próximas quarta-feiras, 11 e 18 de maio, às 21p5 (de Brasília).

    Os horários ignoram a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado, que será realizada na quarta-feira da semana que vem.

    Dono de melhor campanha, o clube mineiro terá a vantagem de decidir em casa o confronto, que terá sua primeiro jogo sediado no Morumbi, em São Paulo.

    O adversário de quem levar a melhor entre os brasileiros sairá no dia 19 de maio, quando Atlético Nacional e Rosario Central se enfrentam em Medellin pelo jogo de volta.

  14. mas preparem-se para novas jogadas…

    e pode ser ótima, representar a verdadeira e unica jogada de mestre que podemos vir a ter desta canalhice, nesta podridão política na face de todos, exceto os que terão votado não

    virá do lado inverso do tabuleiro, isto sim uma jogada de mestre

    isto sim uma história que se faz do hoje e que continua amanhã

    isto sim a prova de que nunca esteve no passado

    lado inverso é extremo oposto, jovem, destemido, e contra todos que estão aí

    visão sugere que será o melhor Presidente que já tivemos

    o que vai cortar o barato de todos estes canalhas que estão aí

    e que também virá do povo………………………………………………………………….preparem-se para as jogadas

    1. e antecipo que será ótima…

      só porque estes canalhas merecem, para o bem ou para o mal, entrará para a História como ótima

      como estes canalhas nunca se preocuparam com o povo

      que pelo menos passem a sentir as mesmas dores do povo

      jogadas de mestres são de mestres, e aplaudo de pé qualquer uma, enfim, jogadas de mestre muitas vezes indicam que estão retirando, mas que em realidade estão colocando, trazendo, o que estes canalhas merecem

      e o povo, mesmo que sofra, e vai, saberá entender

  15. nada disso…

    nada de solução armada

    apenas com estranhos à podridão………………………………………..dicas de quem

    quantos já tivemos na Presidência? nenhum

    e aplaudo sim e seguirei aplaudindo, porque podridão por podridão,

    melhor a úncia capaz de intimidar, por punir de verdade, estes canalhas de sempre, fora da lei

  16. Crime de responsabilidade é votar ignorando a Constituição

    Cada deputado e cada senador que vota a favor de uma das mais graves ações previstas na Constituição, que é a destituição de uma presidência da Republica eleita pelo povo estará cometedo crime de responsailidade se ignorarem que:

    Estão desconsiderando que não há crime na denúncia feita, pois consideram fatos que não estão no período legal para o processo, que atraso de pagamento não é tomada de empréstimo e outras tantas explicações já dadas.

    O poder de julgar POLITICAMENTE (posição, opinião) é obrigatoriamente subordinado à causalidade JURÍDICA, pois não sendo assim, a lei estará sujeita a meras opiniões, como em ditaduras fascistas ou no pqarlamentarismo, que NÃO é o caso.

    Votar uma nova lei é um ato meramente de opinião e posição dos parlamentares. Ainda assim, a nova lei estará subordinada a não violar a Constituição ou confrontar outras leis que não sejam revogadas.

    Todos sabemos que (a) o impeachment é legal (como a prisão também é); (b) Que o processo deve seguir um rito (como também uma prisão); (c) O impeachment (assim com a prisão) deve ter uma RAZÂO legal, caso contrário o devido processo mesmo dentro do rito, deve conduzir à absolvição do acusado ou mesmo a nem iniciar o processo, caso as causas não sejam legais já desde o início do “rito”.

    Embora a prisão seja uma previsão legal e haja um devido processo previsto (e necessário) para levar à ela, ninguém pode ser preso sem que haja um crime!

    Aqui, a maioria de n´s sabe bem destes princípios básicos e um parlamentar tem a OBRIGAÇÂO de saber destas nuances ao votar, pois seu voto nestes casos não são de opinião e posição, mas de RESPONSABILIDADE LEGAL de votar em acordo com a lei.

    ALGUÈM PELO AMOR DE DEUS ME EXPLIQUE PORQUE O GOVERNO AINDA NÂO ENTROU NO STF QUESTIONANDO SE HÀ BASE (RAZÂO E NÂO “PREVISÂO OU RITO”) LEGAL PARA ESTA “DENÚNCIA” OU “PEDIDO” POSSA IR OU TER IDO À FRENTE?!

    Aprovado por um réu publicamente tido como bandido? votado por uma câmara de deputados em sua grande maioria delinquentes, acusados ou mesmo réus na Justiça? Prosseguindo por um Senado idem, cujo papel é analisar a ADMISSIBILIDADE (LEGAL) do impeachment? Por uma comissão liderada por um ex-governador que cometeu as MESMAS AÇÔES sobre as quais julga?

    Tudo para derrubar uma presidência:

    a) RE-ELEITA democraticamente

    b) Sobre que não há NENHUMA acusação de corrupção, ao contrário dos “julgadores” que votam pela sua derrubada.

    c) Cujo “crime” em resumo é administrar cntas públicas HONRANDO AS OBRIGAÇÔES GOVERNAMENTAIS. Seus opositores preferm dar prioridade ao “respeito contábil”, ainda que atrasem pagamentos, paralisem obras, cortem benefícios e programas sociais, não façam investimentos … tudo para “HONRAR” NÂO A SOCIEDADE, MAS OS BANCOS (sim, nem a oposição nem a imprensa menciona cortes nos pagamentos da “dívida”, seja lá como ela aparceu e é fermentada…)

    d) Que até os “curiosos” protestos de 20 centavos em 2013 tinha uma ótima aprovação popular e bons resultados sócio-econômicos, em meio a uma crise internacional.

    e) Que AINDA HOJE, com exceção do crescimento do PIB, arrasado por uma operação suja-a-jato irresponsável e escandalosa, por uma míRdia em permanente e intensa campanha contra o país e seu governo e uma crise política que não permite governar e não dá a ninguém a confiança de investir, TEM INDICES SÓCIO-ECONÔMICOS TODOS AINDA MELHORES QUE OS QUE FHC DEIXOU APÒS 8 ANOS DE GOVERNO USURPADO. E aindas melhores do que boa parte do mundo em crise, com RESERVAS de centenas de bilhões de dólares e um pré-sal produzindo acima do planejado..

    Que país é esse onde bandidos depõem um governo honesto, inclusive taxando-o de corrupto, exatamente porque eles mesmos praticam desbragadamente a corrupção, seja lá de que lado estejam? Como o PP e PMDB, então “base aliada” até que sejam flagrados em corrupção pela liberade dada às investigações pelo governo honesto? Aí deixam de ser aliados?

    Notem que um novo “governo” perderá apenas a parte honesta da “base aliada”: a presidente e alguns auxiliares e ministros. O resto continuará o mesmo, apenas mais puro-sangue …  na bandidagem.

    E nós assistindo perplexos à esta VEGONHA INTERNACIONAL, onde estaremos voltando à imagem que tinhamos até mesmo antes da segunda guerra, dominados por bananeiros capatazes e corretores desta grande fazenda.

    E a senzala acompanhando a agenda de “fatos” e farsas que a míRdia lhe traz.

    Eu que sou velhinho ainda crente neste torrão em berço esplêndido, já estou pensando em ir morar com meus filhos.

    Lá fora … num país que se dá ao respeito.

  17. Evitei ouvir os discursos dos

    Evitei ouvir os discursos dos líderes, maior parte deles com ares de quem só pretendia espirrar venenos. Com a tv sem som prestei atenção ao discurso de Humberto Costa Costa. Foi emocionante. Via-se claramente que, diferente de tantos que ali estavam para representarem, Humberto pôs pra toda sua indignação com todos os traidores do Governo.

    Ao final, virou-se para trás, e perguntou ao Senador F. Bezerra, estendo a pergunta a outros que lá estavam e foram ministros do governo de Dilma. “O senhor podia dizer se algum dia Dilma lhe dirigiu a palavra para pedir que o senhor praticasse corrupção, que o senhor roubasse, etc.” Foi nessa linha que ele partiu pro término de sua intervenção. Vi na cara do safado muita perplexidade, pelo inesperado. 

    Em seguida, Fátima Bezerra e outros petistas, próximos a Humberto tentaram abracá-lo, sendo interrompidos pela Mesa. Enquanto isso, bem ao lado se encontrava Marta Suplicy, como outros tantos com sorrisos mesquinhos. E, o pior foi ver o sorriso de Garibalde Alves, que tanto se beneficiou dos governos petistas. 

    Teve um, não do PT, que votou contra, e ao final disse: “Antes de encerrar queria mandar um recado para Marina, Lula e Ciro Gomes. Se eles vierem a ser presidente, tomem cuidado, porque podem sofrer as mesmas traições”. 

    Eu não aguentei ouvir os canalhas, porque eles são um entojo. 

    Embora os senadores estejam se portando mais à semelhanças de mocinhos, para não pagarem o mesmo mico dos deputados, não está descartada mais um enorme festival após a vitória do impeachment. 

  18. pela

    Se na véspera do dia da votação – pela – for constatado que o golpe é inevitável, seria caso de os legalistas não comparecerem ao plenário para validar o golpe. Melhor denunciar na rua. Há que se buscar outras estratégias.Há que se ter em mente que cada declaração será distorcida pela globobo para fazer a cabeça de seus midiotas. 

    Talvez construir um plenário na rua aonde cada senador legalista que não compareça para participar como perdedor para coonestar o golpe. Aonde ele tenha a possibilidade de declarar o seu voto para o mundo e denunciar o golpe imundo. Com trio elétrico fogos de artifício e alegorias. Artistas populares juristas de verdade e POVO. Convidar a imprensa mundial, políticos e pensadores internacionais, enfim tudo o que possa constranger os golpistas. O afastamento da presidenta é o começo do golpe. A guilhotina só será acionada 180 dias depois. 180 dias com Olimpíadas no meio é muuuuuuito tempo.

    Talvez seja melhor começar alguns dias antes. Um grande espetáculo anti impiti! 

    Porque o golpe é anti-nacional e com finalidade mesquinha. O negócio de v. excias. é arranjar algum$$$ e se manter no poder. Vão tirar o peixe a vara e as calças do povo. E entregar pros gringos, para a chevron do ÇERRA45.

    (votação pela= pela morte da bezerra, pelos meus filhinhos, pela pátria redonda e famiglia quadrangular, pelo meu valoroso time de porrinha, pela volta dos que não foram, pelo meus alvos dias, pelo meu telhaldo caiado, etc )

  19. Fico imaginando se passa o

    Fico imaginando se passa o tal parlamentarismo… o que vai virar virou.

    Fazer reforma politica, no presidencialismo, eles não querem…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador