Após divulgação de MP, MEC diz que disciplinas não serão cortadas

Jornal GGN – Depois da divulgação da Medida Provisória do governo Temer que propõe mudanças no Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou nota afirmando que não haverá o corte de nenhuma disciplina.

O texto que foi tornado público apontava que algumas matérias deixariam de ser obrigatórias para os estudantes, como Educação Física e Artes. A proposta foi duramente criticada por inúmeros especialistas, e entidades como o Conselho Federal de Educação Física pretendem ir ao Congresso contra a medida.

“Não está decretado o fim de nenhum conteúdo, de nenhuma disciplina. Do que a Base Nacional definir, todas elas serão obrigatórias na parte da Base Nacional Comum: artes, educação física, português, matemática, física, química. A Base Nacional Comum será obrigatória a todos”, afirmou o secretário de Educação Básica, Rossieli Soares.

Para o jornal Zero Hora, Soares também afirmou que a versão que foi divulgada da MP não era a definitiva. “Eu assumo a responsabilidade, houve um erro que infelizmente levou a essa confusão. Não se está acabando com nada”, disse o secretário.

Críticas

A proposta do governo Temer foi alvo de inúmeras críticas, tanto pela retirada da obrigatoriedade das disciplinas quanto pelo própria forma de tramitação, através de uma Medida Provisória e não por um projeto de lei.

Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor da Universidade de São Paulo (USP) afirmou que o a reforma do Ensino Médio já foi muito discutida na Comissão da Câmara do Deputados, no Conselho Nacional de Educação e que ela deveria tramitar como lei, não como MP, “para não restarem confusões”. “É uma mudança importante e grande demais”, disse o ex-ministro através das redes sociais.

Para Leandro Karnal, professor da Unicamp, o modelo atual do Ensino Médio está ultrapassado e distante dos estudantes, porém a mudança deveria ser feita através de um debate amplo com o os interessados e “jamais por medida provisória”. “Educação não pode ser projeto para o mês seguinte”, afirmou.

Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física, defendeu a obrigatoriedade da disciplina no currículo do Ensino Médio. “Acabamos de sair de uma década de eventos esportivos, onde ficou comprovada a importância da prática de esportes, e propõem uma medida provisória na contramão disso?”, questionou.

Ao anunciar a proposta, Michel Temer disse que o governo não vai reduzir os investimentos em educação, e que também destinará R$ 1,5 bilhão ao longo de dois anos para políticas de escolas em tempo integral.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    O QUE PODEREMOS DIZER, DO

     

    O QUE PODEREMOS DIZER, DO GOVERNO QUE TEM ISSO, COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO?

     

    O medíocre E golpista trapalhão do Temer e seu bando chegaram. Infelizmente, eles só podem dar o que tem. Ou seja, merda!

    Isto, é o que de melhor representa a elite burguesa reacionária e ignorante do Estado mais rico do país. Não passam de um bando de arrivistas predadores do grande Estado de São Paulo, que ora, no pós-golpe, partem resolutos para implantar o grande projeto almejado pela casa grande. Obra Inconclusa, no período do farsante FHC. Agora, “A Ponte de Volta ao Passado” trapizonga que vai do Iapoque ao Chuí, ou seja, atingirá TODO O PAÍS. Acreditam eles.

    Derrotados eleitoralmente, os notórios representantes do estamento mais reacionário conservador e corrupto da sociedade brasileira. Finalmente, conseguem através de farcesca trapaça do golpe parlamentar, a chance de implementar o grande retorno aos bons tempos do Brasil Colonial.

     

    Orlando

  2. Mendoncinha, o incompetente com iniciativa

    Segundo MS Cortella, os piores desastres ocorrem sob o comando de gestores incompetentes, mas com iniciativa. É o caso de Mendocinha. Burro como um poste, no início de sua gestão recebeu A. Frota em seu gabinete como se aquele fora Anísio Teixeira.

    Pois não é que Mendoncinha danou-se a reformar o Ensino Médio por decreto? Não ouviu acadêmicos nem organizações especializadas no tema, com imensa produção científica sobre melhores práticas em EM. Não ouviu professores, não ouviu os jovens. Nada entende sobre as causas da calamitosa evasão nesse nível de ensino. Ou pq só 2 estados da Federação atingiram as metas do Ideb em 2015. A matriz autoritária e fascista, que resolve tudo de cima para baixo e na porrada, marcará o  fracasso de mais essa iniciativa do governo golpista.

    Resultado: acordou a garotada para protestos de rua. Agora, desdisse o que disse. Até quando iremos suportar tanta desonestidade e incompetência?

  3. Bastava tornar obrigatório

    Bastava tornar obrigatório aos proponetes e aos que aprovassem uma merda dessas, ter que colocar seus filhos na Escola Pública que estes sem vergonha pretendem acabar de destruir.

    Orlando

  4. Arte será obrigatório mas,

    Arte será obrigatório mas, sintomaticamente, História e Geografia não. Prova cabal de que o objetivo é alienar os jovens com a desculpa da modernização e flexibilização.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador