Após mais de 7 mil presos, novas tentativas fracassadas de golpe na Turquia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A população tomou as ruas contra a tentativa de golpe, na sexta - Bulent Kilic/AFP
 
Jornal GGN – A tentativa de golpe na Turquia, iniciada na noite de sexta (15), resultou na prisão de 30 governadores e mais de sete mil policiais, de acordo com o Ministério do Interior do país. Outros 50 funcionários de alto escalão envolvidos com a tentativa também foram afastados de seus cargos.
 
Apesar de ter iniciado na noite de sexta, com a morte de mais de 290 pessoas e mais de mil feridas, ainda nesta segunda (18), um homem não identificado abriu fogo perto do Palácio da Justiça, em Ancara. De acordo com informações de jornais do país, não há vítimas e o homem foi retirado do local.
 
Na tentativa da última semana, os envolvidos no golpe atacaram várias instalações de Ancara, inclusive o prédio do Estado-Maior, as sedes da polícia, do Ministério do Interior e o Parlamento. 
 
Depois do apelo do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, as ruas das principais cidades da Turquia foram tomadas por milhares de pessoas contrárias ao golpe militar e o fracasso da tentativa levou à prisão mais de 7 mil pessoas: 7.899 policiais e 30 governadores.
 
Membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e um dos principais aliados dos Estados Unidos, a Turquia é composta por maioria muçulmana, sendo a predominância de sunitas e de religiões moderadas, ao contrário de outros países que seguem a orientação fundamentalista. A Otan é uma aliança política e militar que integra 28 países da América do Norte e Europa.
 
Com informações da Agência Brasil
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Golpe Turco é Fake . . . .

    O Golpe Turco é Fake . . . . Antes disso voce conseguia dizer, escrever, o nome do mandatário turco? Pois então, agora voce sabe,Erdogan. O cara é contra a Russia, e joga para o lado dos americanos, mas estava sem sustentação popular e corria o risco de ser derrubado pele sistema juridico local . . . . . Então armou-se isto tudo, que deu a impressão pra população que era uma reação a golpe, a população engoliu, o tal do Erdogan se fortaleceu, e os americanso ficaram de boa em toda a região . . . . .

    1. É, tá bom. E os

      É, tá bom. E os fake-golpistas, convocados por esse Erdogan, foram tão convincentes que muitos deles até se fingiram de mortos e foram enterrados. Acho que uns 290. Estou feliz com nossos golpistas tupiniquins, que só querem continuar fazendo seus negocinhos que não fazem mal a ninguém.

  2. Tomara que não destruam a

    Tomara que não destruam a casa de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, porque eu ainda quero conhecer. Às vezes chego a pensar ser isso mentira: que esse local tenha abrigado Maria e João, o apóstolo. 

     

  3. Do golpe militar ao golpe civil

     

    O golpe não vingou, não poderia ter vingado pois Erdogan foi eleito democraticamente. Mas a situação na Turquia é preocupante, pois o ditador Erdogan está dando um golpe civil para fortalecer a sua autocraciae exterminar seus inimigos.   . 2700 juízes foram exonerados, a divisão dos três poderes está no fim. 7000 pessoas presas. E ele quer introduzir a pena de morte. A união Europeia reagiu imediatamente: paìs  com pena de morte não entra para União. Ele está usando o golpe para introduzir todos os AI-5 que ele pretendia há muito tempo. Há inclusive teirias de que o golpe tenha sido encenado por ele justamente para se tornar o sultão absolutista. A mídia, que há 14 anos vem sendo massacrada e amordaçada por Erdogan com inúmeros jornalistas perseguidos, foi quem salvou Erdogan do golpe: CNN Türk, NTV e outras deramA Erdogan todos os canais para ele mobilizar seu povo que saiu äs ruas contra o golpe. Se ele agora vai reconhecer o valor de uma imprensa livre?? 
     

     

  4. 8777 suspensos, quantos presos ?

       A conta irá aumentar , pois alem deste 8777 confirmados como “suspensos e suspeitos”, o governo turco não informa o numero total de detidos, e como todas as férias do pessoal civil foram canceladas, os mais de 3 milhões de funcionários serão investigados.

       Apesar do governo alegar a situação como controlada, a detenção do Gen. Huduti comandante do 2o Exército, causa atualmente conflitos em Malatya, diferentemente do que ocorre em Istambul, região na qual um dos pricipais instigadores da tentativa de golpe tambem foi preso, Gen. Ozturk. ( que mobilizou as tropas do 3o Exército e atacou populaçções civis e organismos federais turcos, incluindo o Parlamento ).

       Quanto a “pena de morte”, o 1o Ministro turco afirmou ontem, resposndendo a questionamentos vindos da UE, que se caso esta discussão for colocada em pauta, não deverá ser neste momento e levada com calma, MAS dentro do código militar turco, o crime de traição cometido por militar em “tempo de guerra”, é passivel de pena capital.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador