Após negociar candidatura pelo PP, Datena diz que jamais apertaria a mão de Maluf

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após negociar com o PP de Paulo Maluf a pré-candidatura à prefeitura de São Paulo, o apresentador José Luiz Datena afirmou, nesta quinta-feira (30), que “jamais apertaria a mão dele para qualquer acordo político, nem para ser presidente de time de botão”. Em entrevista à rádio Gaúcha, Datena disse que “respeita” o ex-governador “como homem,” mas não “como político”. “Acho que já prestei um serviço maravilhoso para o partido, onde ele não manda mais nada”, disparou.

A fala de Datena soou como uma crítica velada ao seu adversário na disputa pelo Paço paulista, Fernando Haddad (PT), que tentará a reeleição em 2016. Em 2012, para conseguir o apoio do PP, Haddad e Lula tiveram de selar a alianças na frente das câmeras, em uma foto emblemática ao lado de Maluf. O material foi explorado negativamente pela oposição, àquela época.

Em função da parceria, Maluf disse que é “incoerente” o PP abandonar Haddad no próximo ano, e afirmou que, pessoalmente, o deputado irá manter-se ao lado do prefeito. Maluf foi afastado da direção do PP este ano.

Na semana passada, em entrevista à Folha, Datena disse que nenhum partido seria capaz de lhe dar ordens. “Você acha que algum partido é capaz de me controlar? Eu sou um cara que voo por instrumentos que eu programo. Quando não concordei com ideias em emissora de televisão [Record], saí e paguei. Paguei caro, mas paguei. Se as pessoas acham que vão me transformar numa coisa que não sou, elas estão completamente enganadas”, comentou.

Em 2012, quando o apresentador Celso Russomanno disputava a prefeitura pelo PRB, Datena criticou o então candidato, afirmando que sua popularidade não necessariamente significava que ele é “bom administrador ou que tenha popularidade”. Questionado pela rádio Gaúcha sobre a mudança de opinião, Datena, que antes era contra celebridades na política, respondeu apenas que hoje o cenário é outro.

Nesta quinta (30), o jornal O Globo publicou que Maluf ironizou as pretensões eleitorais de Datena. Ele disse que tem que ter “muito espírito público” para abandonar um salário de R$ 500 mil, de apresentador de TV, para ser prefeito e ganhar até R$ 25 mil.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Do blog do “Protagonista”

    Do blog do “Protagonista” RA…hehe
     

    Em 2012, em entrevista ao jornalista Maurício Stycer, indagado sobre por que não entrava na política, ele afirmou, com aquele seu jeito despachado que , sem dúvida, funciona muito bem na TV, o que segue:
    “Eu não vou falar hoje aqui um palavrão, que ontem eu falei sem querer no ‘Brasil Urgente’, mas eu sou uma porcaria como administrador. Eu não tenho consciência do que é administrar. Eu posso comentar bem alguma coisa, ou comentar mal, eu me expresso, eu dou a minha opinião. Agora, eu seria um péssimo político. Eu não teria capacidade nenhuma para ser um bom político. Eu sou um apresentador que tem níveis altíssimos de audiência. Mas isso não me dá o direito nem a competência de ser um bom administrador. Eu seria um péssimo político. E, de péssimo político [o país] tá cheio. Além de péssimo político, tá cheio de político ladrão. A CPI do Cachoeira tá provado isso. O mensalão tá provado isso. Então mais um imbecil lá não ia acrescentar nada. Eu seria um idiota qualquer. E seria injusto porque o cara estaria confundindo popularidade com credibilidade e com capacidade.”

    https://youtu.be/VJ7-DCpsXzo

    A nossa política está um lixo.

     

     

  2. Mais um discurseiro moralista

    Mais um discurseiro moralista no pedaço, difícil é entender porque ingressou nas fileiras do PP partido que não é conhecido por sua excelência ética.

    Temo pelo braço do datena sem achar alguém no seu nível para apertar a mão correr o risco de gangrena.  

  3. Concordo porque acho

    Concordo porque acho imprescindível a renovação do nosso atual  quadro político. Se transformou em profissão, meio de vida, e até mesmo uma espécie de objeto de consumo(grife) a atividade política. 

    Só que os entrantes devem ser melhor, por óbvio, que os saintes, senão será trocar seis por meia dúzia. 

    No caso desse apresentador espetaculoso e, para mim, nojento, seria trocar 6(os atuais) por 2(Datana). Mesmo que fazer as necessidades biológicas para depois se limpar com cangica. 

     

      1. com a entrada do dapena, não precisa mais do bozo!

        hehehehe!!

        começou com pé esquerdo na política, dapena de hoje prova que o dapena de ontem era mentiroso!

  4. Pessoal,
     
    Com Datena

    Pessoal,

     

    Com Datena candidato a prefeito, e o delegado Olim como vice, já temos até o slogan para a campanha de ambos: “Teje preso!”. 

    E assim caminha a mediocridade na cidade da elite e dos golpistas. 

  5. Datena deixa de ser bobo…

    Datena, deixa de ser bobo. No passado eu também fui alienado pela grande mídia, só depois que fui verificar o custo x benefício.

    Com o passar do tempo comecei a entender que andar pela Imigrantes ficou muito caro e o serviço piorou ( teve até gente que morreu afogada na subida da Imigrantes ), entendi também que a água potável ficou escassa pois o único reservatório construído pelo Maluf é ainda o mesmo e sem qualquer acréscimo, algumas das vias pública superfaturadas à época hoje estão já saturadas e a estrutura continua a mesma ( com pouquíssima manutenção corretiva) , e assim vai. 

    O lema oficioso dele sempre foi “Rouba mas faz”, entretanto o lema oficioso dos políticos atuais é : “Rouba… e só”.

    O Maluf pode ser um avião em esperteza e por isso chamou tanta atenção para si, entretanto, é ainda um político muito hábil. Se o Maluf fosse do PSDB a esta altura seria Presidente do Brasil com um currículo ilibado.

    Pensa bem Datena, ouça o conselho do Maluf, mas se filie ao PSDB. É mais negócio.

  6. Politica?

    Esperar o que (na politica) de um sujeito que trata sua equipe de produçao aos berros,está acostumado que suas ordens tornem se realidades instantaneas, que mudanças traria em uma legenda de negocios partidarios?

  7. A crítica política mais

    A crítica política mais honesta e eficaz que se pode fazer ao PT e aos grandes nomes do partido, a começar por Lula, é cobrar-lhes coerência. Uma oposição polìticamente honesta e competente não poderia deixar de cobrar do PT e dos petistas a coerência e ética que o partdo e seus signatários sempre pregaram, antes de chegar ao poder. É de causar vômito ver as imagens de Lula ou Haddad num aperto de mão com Maluf. 

    Coerência, competência e honestidade política é tudo o que Datena não tem. A crítica ao colega de profissão Celso Russomano em passado recente e a mudança de posição demonstrada nessa declaração recente demonstram, de forma cabal, a incoerência e desonestidade intelectual do pretendente à sucessão de Fernando Haddad. Maluf, o corrupto profissional protegido pelo grupo de comunicação em que Datena trabalha, embora esteja oficialmente fora da direção do PP, continua figura importante no partido de que é sócio-fundador e no qual coloca um bom dinheiro. Se Datena aceita sair candidato por um partido que tem Maluf como patrono e, ao mesmo tempo, se nega a apertar a mão dessa figura política que resume a “ética” e identidade do partido, dá pra desconfiar dos dois. Maluf é macaco velho e já deve ter combinado as coisas com Datena. Maluf é tão cara-de-pau que num desses programas dominicais, que colhem opiniões das pessoas sobre políticos e pessoas públicas, depois que um cidadão falou cobras e lagartos sobre o político, eis que ele sai de dentro de um veículo, aperta mão do cidadão e o abraça com um largo sorriso. Este é o corrupto e cara-de-pau-mor da terra brasilis. Se Maluf tivesse um pingo de brio, ele jamais apareceria em público, após a humilhação que sofreu naquele debate com Mário Covas.

    1. O que tem de pior em São

      O que tem de pior em São Paulo não está mais com Maluf há muito tempo, está com o PSDB.

      Ele já arrancou amarelas risadas de jornalistas do milenium dizendo-se “mais comunista que o PT” em política monetária e fiscal, hahaha! Ele sabia bem com quem estava falando, hahaha.

  8. “”Você acha que algum partido

    “”Você acha que algum partido é capaz de me controlar? Eu sou um cara que voo por instrumentos que eu programo”

    Pois é. O Datena age de acorodo com sua própria constituição, sua própria lei. Além de que ele se acha acima da lei.

    1. Além do que, socram. o prório

      Além do que, socram. o prório Dapena, HOJE, discorda do Datena de ONTEM, conforme sua nova opinião sobre celebridades na política. Ou seja, além de formular sua própria Lei, ele se considera acima dela. Na última eleição o “esclarecido”  eleitorado paulistas escolheu o Zé Serra em detrimento do Suplicy.  Como nada pode ser tão ruim que não possa ser piorado, no próximo pleito, tudo indica, vão abandonar o Haddad para cair num dilema atróz e cruel: DATENA ou DÓRIA. ………..TÁQUIOPARILLLLLLL!!!!!!!!

  9. Esses caras acham que o povo

    Esses caras acham que o povo é burro. Já começou a hipocrisia. Ou seja, se candidatar pelo partido do cara pode, um aperto de mãos, não. Se continuar nesse ritmo, vai afundar rapidinho igual o Russomano.

  10. Me lembrou do cachorro do meu

    Me lembrou do cachorro do meu sobrinho.  O nome dele era Kussuj.

    Todo mundo achava lindo o nome e perguntava que lingua era aquela.

  11. “Rota na Rua”
    “Vem pra Rua”
    e

    “Rota na Rua”

    “Vem pra Rua”

    e o Maluf pede pra Datena ficar na Band.

    Tudo a ver.

    _______

    Que teatro este factóide. Lembra aquele que foi usado pra dizer que que Lula chamou o FHC pra conversar e aí foram feitas perguntas do tipo : “Fulano…o Lula pediu pra conversar com o FHC e que vc acha?” (e os tontos caem nesta conversa) e respondem..- “olha eu acho que é valido..etc e tal”…Eita turminha burra.

    Maluf e familiares não votam no PT. Nunca votaram ! 

    É jogada.

     

  12. Pois eu acharia ótimo se

    Pois eu acharia ótimo se elegessem o Datena. Pelo que bem me lembro faz uns 20 anos que ele, do alto de sua imensa sabedoria, baixa o sarafo em todo mundo, a torto e a direito. Cobra ética, trabalho, honestidade, etc de todo mundo. Pra ele todo político é ladrão ou preguiçoso. 

    Pois bem, em sendo eleito ele teria pelo menos 4 anos para fazer o que tanto cobra e não fazer o que tanto condena. Mas a melhor parte é que não teria direito a desculpas, a atrasos, demoras, negociatas e conchavos. Teria que ser um mandato impecável. Ao final de 4 anos haveriam duas opções, ou São Paulo estaria metamorfoseada numa nova Paris, ou, o que é mais provável, esse sujeito teria que engolir as próprias palavras, silenciado pela própria obtusidade de quem sempre foi pedra e jamais vidraça.

    Aproveitem paulistanos! Não há oportunidade melhor para desmascarar os medíocres do que obrigando-os a provarem na prática do que dizem!.

  13. uma pergunta :

    imagino que Datena fature algo como 500 mil mensais com seu programa mundo cão na tv.

    vai ter que se afastar da tv para disputar o pleito.

    caso vença ( espero que não), vai ter que se contentar com 20 mil mensais, e deixar de ser estilingue e se tornará vidraça.

    como vai fazer para complementar a renda mensal???

  14. Não vai conseguir os votos de

    Não vai conseguir os votos de todos que ele estupiidifica. Ou será que vai? Afinal, trata-se da Capital do Tucanistão…

    Mas, falando sério, vai ser bom pra ele. Talvez ele aprenda algo que o faça pensar antes de gritar “alô, autoridade!”

    … Talvez… Pode ser que retorne com uma demagogia mais barata ainda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador