Após PMDB apoiar reajuste do Judiciário, Cunha critica reajuste do Bolsa Família

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Uma semana após ter lideranças do PMDB apoiando o reajuste salarial de servidores do Judiciário de até 41,4%, na recuperação de uma das chamadas “pautas bombas” contra o contingenciamento do governo, o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) chamou o reajuste do Bolsa Família como uma “irresponsabilidade fiscal”.
 
“Dilma quebrou o País e agora está aumentando o buraco”, completou o peemedebista. Por outro lado, integrantes da cúpula de seu partido não evitaram se reunir, na última semana, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, em claro apoio ao reajuste dos servidores que gerará uma conta adicional de R$ 1,4 bilhão neste ano.
 
Uma das propostas das chamadas pautas bombas, o projeto contou com intenso lobby dos servidores, que protestaram durante semanas em frente ao Congresso Nacional, no último ano. A proposta original, que foi aprovada tanto pela Câmara, com apoio de Cunha, quanto pelo Senado, era um reajuste de até 78% para várias carreiras da Justiça. Entretanto, a presidente Dilma vetou e, por estreita maioria, conseguiu manter seu veto no Congresso.
 
A conquista se deu porque Dilma negociou com Lewandowski uma alternativa, de reajuste entre 16,5% e 41,47%. O novo projeto foi encaminhado ao Congresso em agosto, mas teve poucos avanços. Por isso, o ministro convidou líderes de partidos para um café, na última terça-feira (26), apelidado de “cobrança de fatura” por alguns deputados.
 
Estiveram presentes líderes do PPS, PDT, PSC, PTB, PSB, PT, DEM e, inclusive, do PMDB. O custo inicial de mais de um bilhão no orçamento da União deve ter efeito escalonado e aumentará ao longo dos anos, também nos Estados.
 
Por outro lado, tratando-se de reajuste no programa social Bolsa Família, Cunha foi enfático ao afirmar que discorda, considerando o cenário de crise econômica atual. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff neste domingo, no Dia do Trabalho, em ato promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), quando afirmou que os beneficiários terão o reajuste de 9%.
 
“Quero lembrar que essa proposta [de reajuste do programa Bolsa Família] não nasceu hoje. Elas estavam previstas quando enviamos o Orçamento em agosto de 2015 para o Congresso. Essa proposta foi aprovada pelo Congresso. Diante do quadro atual, tomamos medidas que garantam a receita para este ano e viabilizar tudo isso sem comprometer o cenário fiscal”, disse a presidente.
 
Para o presidente da Câmara, a afirmação de que o aumento já estava previsto é mentira do governo. Segundo Cunha, as receitas não existem na peça orçamentária. “É mais uma enganação do governo”, disse. “É uma irresponsabilidade isso, até porque nem se sabe se aprovará a mudança de meta. Executar isso sem aprovar a alteração pode significar novo crime de responsabilidade”, afirmou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ENQUANTO ISSO, UM PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE ….

    QUE FAZ PESQUISA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, GANHA, LÍQUIDO, ESTE MESMO VALOR QUE PROVAVELMENTE DEVE SER PARA PREPARAR CAFÉ OU ALGO DO TIPO. ESSE É BRASIL DA MERDIOCRACIA.  

  2. o cara permite um aumento

    o cara permite um aumento astronomico para a casa grande e diz que

    é crime aumentar 9 por cento para pessoas que mal trem o que comer….

    absurdo…

    maria antonieta cunha…

  3. “Dilma quebrou o país…” Quaquaquá.

    Parabéns pela aula de Economia. Dada a onipotência ditatorial da Dilma, ela comanda o Federal Reserve também…

    Com o país “quebrado”, a solução é vender as jóias da Viúva, né?

  4. O Brasil sempre inovando,

    O Brasil sempre inovando, temos o único tribunal no mundo que negocia aumento de salários com um meliante que esta aguardando julgamento pelo mesmo tribunal, somos mesmo o país da jabuticaba.

  5. Canalha

    pra esse bandido ainda é elogio.

    Das minha grandes decepções desde o dia 17/04/2016 está o Lewandóvski, eu não digo que é incompreesível porque 41% de reajuste no seu próprio bolso explica tudo.

     

  6. Não é reajuste, mas RECOMPOSIÇÃO
    Como brasileiro é “Maria vai com as outras”! Os servidores também são trabalhadores, sabiam? Também tem família, precisam comer, pagas dívidas e muitos, mas muitos impostos! Porque um servidor pode fiçar MAIS DE 10 ANOS sem qualquer correção das perdas inflacionárias? 10 anos não são 10 dias ou 10 meses! Outra coisa, são servidores concursados e, ao contrário do que alguns escreveram aqui, não servem cafezinho, mas muitas vezes fazem o trabalho dos juízes, inclusive na redação de sentenças! As pessoas acham que um servidor do Judiciário fica carimbando papel ou coloca o paletó na cadeira e vai embora, lá não existe e nunca existiu isso! Trabalho é com meta,com ponto eletrônico, com cobrança e com uma carga de trabalho absurda! Sugiro que conheçam na prática o trabalho dessas pessoas, assim poderão emitir uma opinião mais isenta!

    1. São tão sofridos e bonzinhos

      juntamente com suas famílias, que estão de vento em popa ajudando os golpistas, em todos os níveis… certamente pra continuar sua vida salarial “sofrida” mas sem os “ladrões” do PT pra encher o saco.

      Por que todo servidor público elitista vem sempre com essa desculpa de “somos concursados”?

    2. AUMENTO A EMPREGADOS

      Primeiro não são servidores públicos, são empregados públicos porque ganham muito e trabalham pouco, quem trabalham muito são os servidores mesmo, hospitais 24h e ganham 1/4 do que os empregados do executivo, judiciario, legislativo ganham, ja dizer que ganhar 33 mil é pouco, é pq talvez acham muito os que gaham 2 mil.

      Pais quebrado, e ajudam a afundar mais ainda.

      Revolta social já, deveriam era quebrar este congresso todo, dissolvelo, dissolver o judiciario, só assim começar do zero.

      Congresso e governo irresponsáveis em fazer isso, ai querem tirar das costas dos verdadeiros trabalhadores.

      Essa corja de sanguessugas públicos lá trabalham, fingem que trabalham, serviços reprobados pela maioria da sociedade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador