Após suposto acordo de Temer, CCJ aprova reforma trabalhista

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Roque de Sá / Agência Senado
 
Jornal GGN – Foi uma carta do presidente Michel Temer, lida pelo representante do governo do Senado e um de seus maiores aliados, Romero Jucá (PMDB-RR), já no fim da tarde e após as diversas manifestações da oposição, que angariou alguns votos a mais para assegurar a reforma trabalhista com maioria de 16 votos contra 9 dos senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
 
O papel lido por Jucá interrompia a que seria a quinta leitura de uma sequência de relatórios alternativos, contrários ao projeto do governo de reforma das leis trabalhistas. 
 
Até aquele momento, o peemedebista Eduardo Braga (AM) pedia a rejeição do Projeto de Lei da Câmara 38/2017 e defendia a inconstitucionalidade das mudanças encampadas por Temer. Em seguida, dois senadores da oposição Paulo Paim (PT-RS) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) escancaravam os impactos sociais nos direitos dos trabalhadores. E até Lasier Martins (PSD-RS), que apoiou o impeachment e se declarou recentemente “independente” pediu modificações em pontos “críticos” do relatório.
 
Já esperada a renúncia de Renan Calheiros (PMDB-AL), então líder do PMDB no Senado, que abandonaria momentos depois o posto por discordar de decisões do partido em agir “como um departamento do Poder Executivo”, Jucá antecipou a mensagem do mandatário que garantiria a sua vitória na noite de ontem.
 
De forma generalizada, o texto supostamente preparado por Michel Temer e lido pelo senador braço direito do mandatário afirmava um comprometimento do governo a vetar pontos da reforma se ela fosse aprovada no Senado. A oposição se exaltou. Senadores, ainda aliados, que se mostravam dissidentes concordavam com a reforma, mas não como ela estava escrita. A mensagem era o que faltava para publicamente, sem mais receios à imagem, viabilizar o apoio.
 
Foi o que ocorreu. O mesmo Lasier Martins, nem contra, nem a favor, foi o voto de abstenção. Outros senadores, que estavam em dúvidas sobre o apoio, denominando-se “insatisfeitos”, aprovaram a sugestão de Temer, como Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
 
De modo geral, o balanço foi de maior peso do PMDB a favor do texto de Romero Jucá: além do próprio relator, concordaram Jader Barbalho (PA), Simone Tebet (MS), Valdir Raupp (RO) e Marta Suplicy (SP). Antonio Anastasia (PMG), Ferraço e José Serra (SP) endossaram o coro da participação do PSDB. 
 
Também foram favoráveis à reforma os senadores Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Roberto Rocha (PSB-MA), Benedito de Lira (PP-AL), Wilder Morais (PP-GO), Armando Monteiro (PTB-PE), Eduardo Lopes (PRB-RJ) e Cidinho Santos (PR-MT).
 
Os nove votos contrários ficaram por conta de Eduardo Braga (PMDB-AM), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Viana (PT-AC), José Pimentel (PT-CE), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Paim (PT-RS) e Ângela Portela (PDT-RR).
 
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E lá vamos nós. 
    Pode chover

    E lá vamos nós. 

    Pode chover canivete no Jaburuu, mas as reformas passam e o Temer fica.

    E quem porventura imaginou algo diferente, menos pior, estava sonhando.

    Falam em Deus, mas a terra parece que está sob outro jugo. Por enquanto.

  2. Marta traiu outra vez seus eleitores

    Marta Suplicy votou junto com os criminosos golpistas e ajuda a destruir os direitos dos trabalhadores. Portanto, ela ratifica sua aliança com os criminosos.

    Hoje o poder político institucional está dominado por ladrões, corruptos, traidores…

  3. Senado que não legisla pode ser prescindido

    Ao aprovarem o projeto da reforma trabalhista com centenas de modificações oferecidas pela Camara sem qualquer revisão os Senadores deveriam apresentar  junto com os votos as suas renuncias ja que abdicaram de suas prerrogativas em favor de um governo que nem sabem qual vai  ser daqui 30 dias.

    Agora a Câmara cooptada e o executivo aprovarão o que quiserem diante do Senado inepto e omisso logo o governo que agora ocupa o papel de legislar deverá então extinguir de uma vez o senado e economizar milhões para o tão sonhado ajuste fiscal.

     

  4. A volta dos que não foram!

    Olá debatedores,

    eu vi praticamente todo o “debate” de ontem sobre o tema.

     

    Não passou de um “debate de araque”, feito para enganar os “trouxas” de sempre: Administrados, empregados (celetistas) , que geram LUCROS e TRIBUTOS.

    Os BABACAS de sempre viram lá “seus representantes de araque”!!!! “perderem tempo e dinheiro” para NADA FAZEREM, exceto, discursos para a GALERA! (  de otários celetistas, bobocas de ontem, hoje e amanhã)!

    Essa “reforma” já ESTÁ aprovada antes de ser votada, caros desavisados, administrados, geradores de lucro e tributos.

    O que se viu  ali no senado federal não passou de mais um TEATRO armado para dar aquele “ar” de democracia, mas que no fundo não passa de uma democracia fajuta de araque!.

    O papo furado de ontem durou mais de sei lá quantas horas.

    Terminou lá pelas tantas, por volta de meia noite.

    Mas, o momento da votação foi o mais emblemático! Magistral! Risonho! Gozador da cara dos OTÁRIOS CELETISTAS BABACAS!

    Integrantes da mesa da mesa, MESMO ANTES DE ABRIREM O PAINEL COM O RESULTADOS, já comentavam, CERTEIRAMENTE, O RESULTADO FINAL:

    “deu 16 X10, não, fulano não votou, ou melhor, vai se abster”… Ah, então deu 16×9…

    E não é que deu isso mesmo?! Que pesquisa de boca de urna, nao!?!?!? 

    Ou seja, antes de apurar a eleição já se sabia o resultado. Logo, também por isso, não passa de um TEATRO ARMADO para enganar a platéia desavisada, boboca, geradora de lucro e tributos, PARA OS “CAPITALISTAS” e para os “BACHARÉIS”.

    É  a  farsa democrática no Brasil  que se escancara dia após dia.

     

    Então, você, que é um celetista, ou seja, neste particular, um OTÁRIO gerador de LUCROS e TRIBUTOS, deveria ficar mais atento, pois estão aquilo naquele lugar em você, sem que você sinta dor!

    Suspeita-se, outrossim,  que até mesmo os “representantes” da oposição, isso mesmo, até mesmo estes, com  seus discursos eloquentes, somente contribuiram AINDA MAIS para a FARSA DO DEBATE DE ARAQUE, prorrogando-o para tarde da noite, cansando ouvintes, telespectadores, que acompanhavam todo aquele TEATRO FALACIOSO numa democracia de ARAQUE , E ENGANADORA.

    Por que não votaram desde cedo? Para que perder tempo com tanto DEBATE DE ARAQUE QUE NÃO LEVA NADA A LUGAR NENHUM!?!?

    Quem viu ontem a TREMENDA FALTA DE DEBATE ( OU DEBATE DE ARAQUE) , para ao final, NADA SER MUDADO, percebeu o quanto  a tal “CASA REVISORA” de araque, não serve para NADA , exceto, para HOMOLOGAR o que JÁ ESTÁ APROVADO, VOTADO, PUBLICADO, SANCIONADO,  E EM VIGOR.

    O senado NÃO SERVE PARA NADA! Deveria acabar e gerar economia de dinheiro público!

    Nessa “reforma trabalhista de araque” fala-se de  tudo, EXCETO, de direitos trabalhistas. Senão vejamos!

    -Coopta-se  eleitores com discursos inflamados que para nada servem, exceto, para cooptarem os eleitores desavisados;

    -Acusa-se este ou  aquele de fraudes, desvios, crimes supostamente praticados, denúncias a troco de NADA em prol do OBJETO EM DISCUSSÃO. Logo, evidenmente, só serve para   também, uma vez mais, angariar simpatia e votos da galera desavisada!

    -Reconhece-se que a proposta necessita de mudanças mas, incrivelmente, não se faz as mudanças, burlando-se, DESCARADAMENTE, o PROCESSO LEGISLATIVO FEDERAL.

    Processo basilar, exatamente, para se ter um ESTADO DEMOCRÁTICO E DE DIREITO!  Algo inacreditável senhores! Inacreditável!

    Logo, o SENADO FEDERAL, agindo assim, NÃO SERVE PARA NADA! Deveria acabar!

    Enfim senhores, o sentimento de INDIGNAÇÃO É PROFUNDO! Beira ao ódio fruto de uma republiqueta de araque com bananas nanicas!

    Ter que ver e se submenter, tolerar essa gente TEATRAL que só pensa NO PRÓPRIO UMBIGO me causa náuseas!

    E com recursos públicos!!!!!!!!  Resultado de imagem para simbolo do vômito

    Desculpem-me pelo desabafo senhores debatedores. Não se pretende com esse comentário ofender ninguém.

    Mas a INDIGNAÇÃO, desculpem-me de novo,  tomou conta do meu estado de espírito!

     

    Salve-se quem puder!

     

     

     

     

     

  5. VEJAM QUE PÉROLA DE ANÁLISE UBERISTA!

    Hoje o cara do Uber depois de ouvir uma notícia na BandNews me diz:

    “Esta Dilma tinha que cair mesmo. Era muito fraca, vc não acha? Se tivesse 10% do jogo de cintura e do conhecimento de política do Temer ela estava ainda no poder”… Eu, puto, logo cedo, vaticinei: se ela fosse golpista e FDP como o Temer ainda estaria lá com certeza. O cara ficou uma onça e disse:  “rapaz vc não sabe o nervo que eu fiquei vendo aqueles deputados discursando no impechment da Dilma. Ali vi com quem o PT tinha se metido. Até então eu achava que o PT tinha o controle de tudo. Que Temer era apenas um vice e pronto. Achava que Dilma tinha a força. O PT era troncudo. Tinha força nada. Zero de política para ela. Mas eu achava que ela aceitava os conselhos do Lula e que na hora h daria um nó nos caras… Vigê.. tomou foi um 7×1 dos raposas do PMDB

    Mas olha rapaz essa mulher foi um erro do Lula, do PT… Pq ele foi insistir com ela? Olha, pode ser honesta e acredito que seja, mas ninguém sobrevive em Brasília sendo honesto e burro. Que ser honesto, não seja político. Ela prejudicou o país. Eu não votei em Dilma pq sempre achei ela com cara de purgante. Queixuda. De sabe tudo. Mas votei em Lula e voto novamente em 2018. Para mim um mestre da política. Acho até que ele levou “uns”. Ou deixou passar alguma coisa. Mas é um doutor em política. Se preocupa com o pobre.  Mas minha mulher e minhas cunhadas fecharam com a Dilma.

    Ela e o PT tinham que ter ido pra cima. Como Temer está indo. Rapaz: você pode não gostar, mas o cara é um político de primeira. Um safado, um ladrão, corrupto com cara do tinhoso etc… É tudo isso sim. Mas é um malufão do momento. O Maluf taí solto. O cara tá mais sujo que pau de galinheiro e vai pra TV se defender. Quantas vezes a muié fez isso?  Temer vai dar uma banana pra nós até 2018. Vai aprovar tudo … Tudo que o Lula fez ele desmanchou. Eu digo que a grande culpada é a Dilma sim. Não soube jogar as pedras e deixou esses caras tomarem o poder. Não sabe jogar não entra na política. Sabe outro que vai amarelar as cuecas? Esse Dória. Não sabe fazer política. Os raposão vão entortar esse riquinho. Anote aí …  

    Perguntei: vc votou no Aécio?  Votei neste cheirador FDP. Neste ladrão. Mas fazer o que? Errei. Eu assumo. E não vai ser preso. O PMDB junto com o PSDB não vai deixar. Um precisa do outro. Neste troca-troca todo mundo come todo mundo e todo mundo fica satisfeito. Lavou tá novo.  Perguntei: mas vc não sabia que o cara gostava de um pó? Olha rapaz, eu ouvia gente falando. Mas achava que era coisa de política. De boato pra derrubar o sujeito. E eu pensava, se o Aécio fosse um cara ruim o Lula seria inimigo dele. Lembra ele nas fotos com o Lula? Cara de bom moço. Sempre alegre. Eu acho que eu até assinava um cheque em branco. Neto do Tancredo.  Então como vc vai achar que o corno é viciado num pó? 

    Cheguei na Vila Olimpia. Puto com o analista… Mas não posso dizer que o Jaciano esteja totalmente errado!!! Posso? 

     

  6. TODA ESSA DESGRAÇA É CULPA DO LULA E DO PT!
     

    OU ALGUÉM CONSEGUE CONTESTAR?

     

    Não podemos afirmar nada, mas eles poderiam perfeitamente ter recebido bilhões de dólares em AÇÕES AO PORTADOR, como propina das petroleiras que estão comprando a Petrobrás e seus campos de petróleo. Ou seja, passariam a ser seus sócios; mas como o dinheiro seria ilícito, não teriam como declará-lo, e seus lucros iriam como o dos outros sócios (estrangeiros) para o exterior, movimentar a economia deles, em vez da nossa; destruindo a economia nacional, que ficaria sangrando com essa evasão de divisas.

     

    A REFORMA TRABALHISTA É NECESSÁRIA PARA OS LADRÕES!

     

    Eles não querem modernizar a legislação do país, mas sim reduzir a renda do trabalhador. Os direitos trabalhistas fazem parte dessa renda, e estão passando por cima deles. Uma reforma dessas só seria admissível, se as empresas terceirizadas devessem oferecer os mesmos salários e benefícios oferecidos pelas empresas contratantes, e cada direito retirado correspondesse a um aumento de salário proporcional. Caso contrário, é pura redução salarial mesmo, deixando o trabalhador mais pobre, e nossas empresas do mercado interno sem ter para quem vender seus produtos; o que beneficia exclusivamente aos EXPORTADORES, seus “sócios”.

     

    O que é fundamental para os ladrões, pois as empresas estrangeiras, para as quais estão vendendo o Pré Sal e a Petrobrás, aumentarão em muito as remessas de lucro em dólar para o exterior. Assim, só será possível essa falcatrua, se conseguirem empobrecer nosso povo. Dessa forma, sobrará mais mercadorias nas prateiras das indústrias para serem EXPORTADAS. E, exportando, entram os dólares que garantirão suas remessas de lucro ao exterior…

     

    AS PEGUNTAS QUE O PT NÃO CONSEGUE RESPONDER:

     

    1) Por que o PT não usou, quando podia, a CADEIA NACIONAL DE RÁDIO E TV para denunciar tudo isso, e responder às calúnias da mídia; deixando o povo sabendo apenas o que a globo contou, por não estar habituado a acompanhar conteúdo político de internet; e, o que é pior, sem saber o que fazer, e sem ação diante de tantos escândalos?

     

    2) Como a mídia foi fundamental no golpe, não fica difícil acreditar que o PT não tenha levado propina grossa pra entregar o governo de bandeja (Nem GREVE GERAL chegou a convocar.), a fim de facilitar a venda do Pré Sal; e, para isso, evitou sua democratização, como é cobrado desde o governo Lula, que contava com amplo apoio do povo e do congresso?

     

    3) Por que o PT não exige nas ruas, nos blogs, nos programas de TV, e nos carros de som, um REFERENDO sobre a terceirização do trabalho, e sobre cada lei arbitrária que estão impondo ao nosso povo; dando a impressão que evita a todo custo que o brasileiro tome consciência da urgência de poder convocar REFERENDO com seus ABAIXO ASSINADOS, e acaba opondo-se a iniciar esse debate?

     

    4) Por que o Lula, que tinha amplo apoio do congresso e do povo não conquistou esse direito de convocar REFERENDO com seus ABAIXO ASSINADOS, conquistado naquela época em quase todos os nossos vizinhos sul-americanos?

     

    5) Por que o senador petista traidor Lindberg Farias retirou da lei esse nosso direito?

     

    6) Não está claro que o PT contribuiu para que o processo de nossa recolonização fosse irreversível, amarrando nossas mãos, para que nada possamos fazer?

     

    7) Se tivéssemos hoje o direito de convocar REFERENDOS com nossos ABAIXO ASSINADOS, não estaríamos revertendo tudo isso, ao explicar detalhadamente ao nosso povo a nocividade dessas medidas, durante os debates oficiais do REFERENDO na cadeia nacional de TVs?

     

    8) Como pode uma figura patética, irresponsável, e incompetente (pra não dizer outra coisa), como o Lula, querer ser presidente de novo; ele, que defende um governo paternalista, cujos benefícios ao povo não passam de esmolas, que podem ser retiradas na hora que bem entendem, sem que possamos nos defender? Confiram as informações:

     

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2017/02/como-enganam-os-pequenos-empresarios.html?view=flipcard

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador