Apresentador é demitido após chamar cantora negra de ‘macaca’

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Apresentador da TV Record que chamou Ludmilla de ‘macaca’ ao vivo foi demitido. Cantora irá processá-lo por racismo. ‘Marcão Chumbo Grosso’ ainda tentou, sem sucesso, se corrigir no ar

apresentador racismo ludmilla macaca

 

A cantora carioca Ludmilla foi chamada de “macaca” (assista abaixo) pelo apresentador do Balanço Geral do Distrito Federal nesta terça-feira.

do Pragmatismo Político

Apresentador é demitido após chamar cantora negra de ‘macaca’

Marcão Chumbo Grosso fez o comentário racista durante conversa com a colega de bancada e tentou se corrigir depois, chamando a si próprio de “macaco”.

A dupla comentava as supostas reações antipáticas da cantora para tirar fotos com os fãs.

“É uma coisa que não dá para entender. Era pobre, macaca… Pobre, pobre mas pobre mesmo. Eu sempre falo para os meus amigos: eu era pobre e macaco também. Eu era não… Eu sou rico hoje, de saúde, graças a Deus”, disparou Marcão.

Após ver o vídeo, Ludmilla decidiu denunciar o apresentador. “A mãe dela me ligou chorando, triste pra caramba. Ludmilla está muito chateada”, contou o empresário da artista, Alexandre Baptistini.

A queixa-crime será contra Marcão e a Record, segundo ele. “Quantas vezes precisar, ela vai processar sim. E ainda foi em uma televisão de pastor”, assegurou.

Marcão Chumbo-Grosso é ex-deputado estadual e teve o mandato cassado por abuso do poder econômico.

O apresentador alega que sua declaração não foi racista e diz que a expressão é comum na região.

“O termo ‘macaco’ é utilizado no Centro-Oeste sem teor pejorativo. Por exemplo: é bastante comum ver pessoas dizendo que ‘fulano é macaco velho’, pois já tem certa vivência em determinada coisa. É a mesma situação presente no vídeo, com a simples mudança do adjetivo que acompanha o termo. A acusação de racismo não procede”, argumenta ele, em nota.

Demitido

Em nota oficial, a TV Record afirma que rescindiu o contrato do apresentador. Leia abaixo.

“A Record TV vem a público lamentar os transtornos causados à cantora Ludmilla, sua família e seus fãs motivados por um comentário feito pelo apresentador Marcão no Balanço Geral DF.

A emissora repudia qualquer ato dessa natureza e afirma que este tipo de conduta não está na linha editorial de nosso jornalismo. Por este motivo, a Record TV Brasília optou por rescindir o contrato do apresentador Marcão.”

VÍDEO:

Confira a reação da cantora Ludmilla nas redes sociais:

Infelizmente, ainda existem pessoas que não compreendem que a discriminação racial é crime e alguns, ainda usam o espaço na mídia para noticiar mentiras ao meu respeito, ofender, menosprezar e propagar todo o seu ódio. Não deixaremos impune tais atos, trata-se de um desrespeito absurdo, vergonhoso. Fica evidente que esse cidadão Marcão não possui nenhum pudor ou constrangimento em ofender alguém em rede nacional. Como já foi dito por Paulo Autran, ‘todo preconceito é feito da ignorância’, visto que os racistas não possuem um conhecimento de moralidade, tratando sua própria cor de pele como superior e única. Isso tem que ser combatido e farei a minha parte, quantas vezes for necessário

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O termo Majestade tb deve ser usado sem teor pejorativo

    Certamente a palavra Majestade deve ser usada no Centro-Oeste sem carga pejorativa, tal qual, supostamente, a palavra macaca. Porque em vez da palavra macaca, o apresentador não usou a palavra Majestade?

    Já ouvi falar em pobre de gritar mas pobre macaco, sei lá, um golfinho é tão pobre quanto um macaco.

  2. Freud há muito nos ensina que

    Freud há muito nos ensina que é impossível deixarmos de exteriorizar o que realmente somos. Os “atos falhos” desnudam nosso inconsciente. Aguardem, ele mudará de patrão, pois o que faz é de interesse de todos os canais abertos, e com sua “melíflua” voz de rafeiro tentará justificar sua insanidade com algo assim: “Honesto sou, apesar de pobre macaco, injustiçado fui por ser um macaco pobre. Detesto, repito, detesto preconceito e negros…”. Veremos qual será a justificativa.

  3. Não deveria nem ter sido

    Não deveria nem ter sido contratado, mas com certeza deve ter as “qualidades” que a emissora valoriza como critério de contratação.  Programa de baixo nível total, focado na exploração das misérias e sofrimento do povo pobre. O ‘apresentador” gritando e escandalizando o tempo todo, humilhando pobres coitados. Muito corajoso contra os fracos e covarde com os ladrões do andar de cima, responsáveis pela existência dos ladrõezinhos do andar de baixo. Só podia dar nisso. Político cassado e investigado por envolvifmento com exploração de máquinas caça-níqueis. Realmente nesse país tudo pode acontecer. Nada mais surpreende. Presidenta honesta deposta por notórios corruptos; apresentador de TV criminoso que humilha ladrõezinhos de galinha em canal de TV que se sustenta também pela exploraçáo da pobreza e desespero dos excluídos. Onde vamos parar? Até quando as pessoas honestas e de boa vontade aceitarão esse estado de coisas? 

    1. Esse apresentador é como um agente de polícia

      A elite espera de um agente de polícia que seja truculento. Só que quando o policial age com truculência e sua casa cai, a polícia não se responsabiliza por sua truculência, ele responde sozinho. Bem feito, Trouxa!

  4. Ponto para Ludmilla contra os racistas e nazifascistas.

    Prezados,

    Gostemos ou não da música interpretada ou composta pela cantora Ludmilla, achemo-la simpática ou não, é inadmissível que um apresentador de TV faça declarações racistas e fique impune. A cantora e seus advogados devem processar o apresentador e a emissora. Mais do que uma injúria, ofensa, difamação ou calúnia, o crime de racismo é inafiançável. Se os advogados de Ludmilla ‘partirem para cima’ e enquadrarem o apresentador e a emissora no crime de racismo, ele pode se dar muito mal.

    O Judiciário brasileiro não é confiável, mas Ludmilla deve processar o apresentador mesmo assim. Jair Bolsonaro cometeu o crime de racismo contra Preta Gil, mas o STF foi conivente e o absolveu. A atriz Thaís Araújo e a apresentadora Maria Júlia também foram vítimas desse crime e processaram os que o cometeram. O combate ao racismo deve ser constante, sem tréguas.

  5. Eh o tipo de incidente que eu

    Eh o tipo de incidente que eu nao quero me apresentando a ela:  ela eh otima e os visuais sao barbaros.  Nada de revirar o mundo de cabeca pra baixo, mas eh otima sim.  Prefiro lembrar dela com isso:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=8aQTjEotXVw%5D

    (se as letras nao se degenerarem pra complexo, vai ser um milagre:  ate Beyoncee terminou se auto destruindo!)

  6. aqui tambem…..

    aqui tambem na minha região, chamar um fulano como esse de babaca é suuuuper normal, não é pejorativo….assim como ladrão, safado e vigarista…..são alcunhas carinhosas e fofas aqui na minha região…..falando serio, na tv aberta programa esportivo ja é o top da programação “intelectualizada”…….que falta faz uma tv publica independente….. 

  7. É isso mesmo?

    “Porque em vez da palavra macaca, o apresentador não usou a palavra Majestade?”

    Posso, o que não é difícil, ter entendido mal…, mas, se assim o fizesse, não estaria ofendendo ninguém?

     

    1. Quem seria ofendido se ele usasse a palavra Majestade?

      Quem poderia ser ofendido se, em vez da palavra macaca, o apresentador tivesse empregado a palavra majestade?

      Você acha que a Rainha Elizabeth iria pedir a cabeça do apresentador ao Edir Macedo num prato?

      O Edir Macedo se venderia por um prato de lentilhas à Rainha da Inghilterra?

  8. O que observa nos programas

    O que observa nos programas de fofocas e afins, é a sistemática difamação da Ludmilla.

    Alguém deverá cuidar melhor da carreira dela.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador