Aragão libera toda a verba da Polícia Federal antes do impeachment

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ministro da Justiça, Eugênio Aragão
 
Jornal GGN – O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, decidiu liberar toda a verba prevista para o ano no Orçamento da União para a Polícia Federal. Sem mencionar diretamente a possibilidade de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, com a entrada de um governo que possa blindar investigações da PF, a justificativa dada por Aragão foi “evitar” que a instituição “fique à mercê de eventuais chantagens políticas” e para que a PF trabalhe com “tranquilidade”.
 
A estratégia de Aragão vai além. Ele determinou que o repasse do montante de R$ 160 milhões ocorra até o dia 11 de maio, data prevista para a votação da aprovação do processo de impeachment pela Comissão do Senado. 
 
“Nós estamos garantindo todos os recursos da Polícia Federal para até o final do ano lhe sejam já repassados antes do dia 11 de maio. Todos os recursos serão repassados. O que significa? Que a Polícia Federal não ficará a mercê de eventuais chantagens políticas. A PF simplesmente fará o que tiver que fazer porque nós daremos todos os meios para isso”, disse o ministro.
 
Eugênio Aragão mostrou-se preocupado com “riscos” à autonomia e liberdade da Polícia Federal, garantida nos últimos anos, para realizar operações e investigações. Nesta terça (26), Aragão já havia antecipado que a PF não precisará da classe política para trabalhar.
 
“Diante dos riscos de que isso [cenário de autonomia da instituição] possa se reverter, o governo tomou uma medida muito clara. Vai liberar os recursos para a Polícia Federal poder trabalhar com tranquilidade, sem pressão política. Isso é o mais importante para que cheguemos a um bom resultado na fixação das responsabilidades daqueles que têm se apropriado ou desviado de recursos públicos”, determinou.
 
A declaração do ministro ocorreu após a cerimônia de instalação do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). Com a iniciativa, a Polícia Federal poderá ter em mãos o montante previsto para um ano e poderá planejar as ações, antes mesmo da votação do impeachment. 
 
Independentemente se julgada por crime de responsabilidade, se aceito o processo, a votação da Comissão do Senado prevista para o dia 11 de maio poderá resultar no afastamento da presidente Dilma Rousseff por até 180 dias, ou seja, seis meses. 
 
Eugênio Aragão adiantou que outros temas também estão sendo agilizados, como as campanhas salariais das polícias Federal e Rodoviária Federal. “Queremos em até 15 dias concluir todas as negociações das campanhas salariais dos policiais federais e rodoviários federais com o Ministério do Planejamento”, afirmou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. apesar do autor , a frase é

      apesar do autor , a frase é correta. Este governo realmente continua acreditando em papai Noel. dar dinheiro para a policia federal que nos ultimos anos so fez perseguir o governo, a meu ver, é daquelas idiotices que explica porque chegamos onde chegamos.

  1. Até que emfim um membro do governo que joga pra frente, não fica

    Acredito que se o governo tivesse nestes dois mandatos ministros da justica igual a este e porque não da casa civil também, com uma pouco mais de vontade e coragem política, não estaríamos aonde estamos. Até os militares preocupavam na escolha de seus ministros políticos, não deixando de lembrar que tinham porta vozes que vinham fazer o meio de campo da comunicão com imprensa. Desgraçadamente faltou isto no governo Dilma. 

  2. que venham as bolinhas de papel…

    que atinjam em cheio a minha cabeça

    mas não posso deixar de reconhecer como sendo uma das atitudes mais nobres que já tomei conhecimento

          1. e podemos mais o que com os políticos que temos?

            uma vez li por aí algo estranhíssimo sobre joguinhos de poder

            saca só: confirmando que ainda há nesta nossa jovem e virgem democracia quem defenda que é possível tomar o poder com a esquerda

            e tocar com a direita

            absurdo, né não!? e se padronizar, deixa de ser?

  3. Como se a PF não fosse uma polícia política …

    Como se a PF fosse realmente “republicana”. Uma ova … E os delelgados aecistas? E os policiais que utilizam o rosto de Dilma para treinar tiro ao alvo? A PF é o que sempre foi. Uma  policia politica, venal e estupida. Que se danem …

  4. É ingênuo ou é outro que

    Assim… sem querer querendo… morre de amores pelo Temer e acha Dilma uma “gerentona que não abre a guarda”?

    “a Polícia Federal não ficará a mercê de eventuais chantagens políticas.”

    Ficará não caro ministro, ficará sob as ordens de Temer e Cunha com chancelaria do STF, que como estamos vendo são exemplos mastodônicos de respeito à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito.

  5. Ao Sr. Ministro da Justiça

    Excelentíssimo Senhor Eugênio Aragão

    DD Procurador de Justiça e Ministro de Estado da Justiça

    Utilize uma pequena fração dessa verba e envie uma equipe competente e apartidária para dar uma voltinha na avenida Paulista 1313 (veja só, parece endereço ou código de candidato petista), sede da Fiesp.

    O local é facilmente identificável pela presença de um imenso pato amarelo de plástico, vigiado por policiais e bandidos lado a lado, ao mesmo tempo.

    Dá até a impressão de que o problema da segurança pública foi resolvido em São Paulo, mas é exatamente o contrário: os mocinhos se confundem com os bandidos.

    Tem um pessoal acampado lá na calçada pública pago por famoso empresário presidente daquele sindicato patronal e candidato a ministro de um futuro governo não-eleito que está aterrorizando a população com armas na mão.

    Isso já foi gravado, filmado, escrito, descrito e publicado, mas a polícia do estado de São Paulo ainda não percebeu.

    Já teve gente ensanguentada, desdentada e até tiros já foram disparados em ameaça.

    Parece-me que se trata de crime perpetrado por uma entidade patronal sustentada com recursos públicos federais.

    Isso merece ser investigado, não acha?

    Pode ser , inclusive, a prova cabal e irrefutável juridicamente – sou leigo no assunto – de que estamos diante de um golpe ao Estado Democrático de Direito e não de umas reles pedaladas em falso.

    Garanto que esses trocados não serão desperdiçados e que sua equipe de bravos policiais republicanos, tão rara e ocupada nesses dias, não voltará de mãos vazias.

    PS: Os moradores de rua que habitavam aquela avenida já foram expulsos pelo ex-subprefeito Andrea Matarazzo. Eles não faziam mal a ninguém, mas esses fazem. Também não tinham barracas, mas esses têm!
    Essa seletividade na aplicação da Lei é a mesma que possibilita o golpe.
    O que a presidente e os moradores de rua não podem, a Fiesp e seus jagunços podem!
    E o STF acha tudo normal!

    1. Muito bem observado. Isso é

      Muito bem observado. Isso é um verdadeiro escárnio. Até parece que deixamos de ter Poder Judiciário. Quantos absurdos!

  6. Errou
    A policia federal trabalhou de forma ostensiva contra Dilma e Lula e a favor do impeachment, pois que agora deveria ficar a merce desse grupelho do Temer que eles tanto adoram. Ele errou em liberar a verba. Deveria ter deixado para o Cunha. A policia atuou para coloca-los no poder que sofra com eles. Vamos ver se eles terao toda autonomia pra atuar. Agora eles virarão cadelinhas do Cunha.

  7. E quem garante ao senhor que

    E quem garante ao senhor que esses milhões serão aplicados na apuração de crimes e na apreensão de marginais dos outros matizes ideológicos?  Quem vai dar a destinação que quiser a esse montante de dinheiro é o futuro comandante da Polícia Política Federal que será nomeado e prestará contas de seu serviço ao futuro presidente da República golpista  sem votos.  Sinto muito senhor Aragão, o senhor foi nomeado tarde demais!

  8. No PSDB e no DEM ninguém mexe!

    Se a idéia de repassar toda a verba para a PF adiantado é para garantir investigações da banda podre da oposição, esqueça.

    Novos comandantes serão nomeados pelo novo ministro e a operação já está em andamento. Essa verba deveria ser dominuida e direcionada, hoje mesmo, para ações sociais, pois essa área estará desassistida pelos golpistas. 

    Essa decisão foi muito amadora!

  9. tá bom, vou sair…………………………….precisa

    preciso sim

    saber se consegui dormir ontem…………………………………………….conseguiu

    então deve ser por isso que o peregrino está acordado até agora e só escrevendo merda

    vou sair para botar uma pérola, by Ivan, não by ele, nele

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador