As 77 delações chegam ao STF e Zavascki abdica de recesso para analisar conteúdos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Chegaram na manhã desta segunda (19) os 77 depoimentos de delação premiada da Odebrecht para serem validados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Diante das férias que teriam início hoje, o ministro Teori Zavascki afirmou que irá trabalhar durante o recesso para analisar a homologação.
 
“Vamos trabalhar. Nós vamos seguir, não examinei o material, mas vamos seguir o que a lei manda. Em face dessa excepcionalidade, nós vamos trabalhar”, disse após o fim da última sessão deste ano. Para dar conta do material, Zavascki terá a ajuda de seus juízes auxiliares e servidores do gabinete, deixando os depoimentos prontos para serem homologados no início de fevereiro, na volta do recesso.
 
A resposta foi ainda diante das críticas recorrentes de que o Supremo demora para analisar processos penais. Sobre o tema, o ministro afirmou que “seu trabalho está em dia” e que com cem inquéritos no seu gabinete, não tem “nada atrasado”. Afirmou que a Lava Jato ainda precisa de decisões e medidas do Ministério Público Federal (MPF), não competindo a ele agilizar os processos.
 
Durante a sessão desta manhã, o ministro que é relator dos processos da Operação contra detentores de foro privilegiado também se manifestou sobre os vazamentos das delações dos funcionários e executivos da empreiteira. Denominou como “lamentável” chegar esses depoimentos às mãos da imprensa antes da Procuradoria-Geral da República enviar ao STF.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que diferença!!

    Quando era o Cunha, que tinha uma importante missão a cumprir, abençoada pelo PGR e o STF, o Janot aplicou embargo de gavetas de alguns menses nas denúncias contra ele e apresentou-as ao STF em dezembro de 2015. O cara de peixe-boi Teori segurou mais alguns meses até que o seu comparsa, o Cunha, completasse a tarefa. Só despachou a denúncia em junho de 2016. Portanto, o crime organizado, o PGR e o STF, como diria o Mino Carta, é tudo a mesma SOPA! Todos vendidos, dançando a sinfonia regida pelos maestros do capitalismo internacional. 

  2. Uma no cravo, outra na ferradura.

    O ministro Teori Zavascki parece ser honesto, e parcialmente infenso a pressões.

    Mas, o que ele preza mesmo é a sua reputação. Nos casos de interesse da mídia/elite/EUA, ele tem procurado não divergir dos “poderosos” no essencial, mas demonstrar certa imparcialidade no acessório.

    Portanto, podemos esperar dele o indiciamento de algum “tucano” de alta plumagem (o que estiver mais em baixa na mídia no momento em que ele analisar os autos) e indiciamento em massa de petistas e patriotas em geral como Almirante Othon e o engenheiro que descobriu o pré-sal.

    1. Não tem nenhuma noção.
      Ano

      Não tem nenhuma noção.

      Ano passado tirou férias ante pedidio de afastamento de Eduardo Cunha que, se tivesse trabalhado e afastado o bandido cunha, capanga da globo, muito provavelmente não estaríamos na situação de desgraça atual.

      É um dos principais responsáveis pelo golpe bananeiro de 2016. Com certeza estará na história como golpista.

  3. qual excepcionalidade dr.

    qual excepcionalidade dr. janota?

     

    me deixou confuso…

    seria trabalhar? tip ooq vcs fingiram q fariam nos fds qndo qqueriam ‘estancar a sangria’?

    lembra? qndo toparam ‘tirar ela e botar o miSHELL’…

    pergunta pro jukete q ele te lembra.

    e fico no aguardo de sua explicação acerca de qual excpecionalidade q se refere e lhe motiva a trabalhar.

  4. Ué, ministro, não pode mais pq…
    Denominou como “lamentável” chegar esses depoimentos às mãos da imprensa antes da Procuradoria-Geral da República enviar ao STF.

    Quando era contra a Dilma podia, sob a alegação de que o cidadão tinha o direito de saber inclusive o que a presidente conversa, agora não pode ne e inclusive pode servir de base para a anulação e arquivamento do caso, certo. Isso é Brasil…

     

  5. Mentira. Tudo o que Zavascki

    Mentira. Tudo o que Zavascki irá fazer é assinar os papéis sem olhar o conteúdo e depois ele irá passar o natal com os familiares como todo mundo, não irá gastar sequer um dia fazendo isso.

  6. De agora em diante o lema

    De agora em diante o lema é:

    Vazou?…Coloque na conta do Zavaski.

    PS1:O Aragão dando bobeira e Dna. Dilma reconduz o Janot?Só posso creditar à inexperiência,afinal de contas,quatorze anos no poder jamais irão superar há ¨expertise¨de quinhentos e poucos.

    PS2:O ataque do grupo Globo à Carta Capital,na semana passada,foi preventivo?

  7. *

    Ano passado para não interferir na agenda do golpe, optou pelo recesso imediato

    _

     

    Michèlle Canes – Repórter da Agência BrasilMinistro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal

    O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal FederalValter Campanato/Agência Brasil

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki disse hoje (18) que as decisões a serem tomadas no ano que vem com relação à Operação Lava Jato e ao pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, procurarão ser as mais justas possíveis.

    “Pode esperar isso: decisões responsáveis, decisões que procurarão ser as mais justas possíveis. Essa é a missão do Supremo e tenho certeza de que a instituição vai cumprí-la adequadamente”, afirmou aos jornalistas ao responder sobre o que espera das decisões importantes que precisará tomar em 2016.

    Teori Zavascki é relator dos casos da Lava Jato e também do pedido de afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato, feito na última quarta-feira (16) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A análise do pedido da PGR será feita apenas em fevereiro. Como o Judiciário entra em recesso hoje e o pedido tem quase 200 páginas, não haveria tempo hábil para a análise do relator. Os trabalhos serão retomados no dia 1º de fevereiro.

    Sobre a decisão de ontem, quando foram definidas as princiais regras do rito de impeachment, o ministro disse que “o STF sempre toma decisões importantes. Procura acertar e trabalha sempre com duas grandes armas, eu diria. O Supremo trabalha com a Constituição em punho e o Brasil no coração”, acrescentou Zavascki .

    O ministro Marco Aurélio Mello também conversou com os jornalistas pouco antes da sessão extraordinária de hoje. Questionado sobre o que espera do julgamento do pedido de afastamento de Cunha, respondeu: “Aguardar, porque em fevereiro talvez estejamos apreciando o recebimento ou não da denúncia. É oportunidade ótima para se apreciar também esse pedido do procurador-geral da República”. Sobre o julgamento de ontem, Marco Aurélio disse que a Constituição prevaleceu.

    “Prevaleceu a segurança jurídica, prevaleceu a lei das leis que é a Constituição Federal. Vamos marchar avançando e não mediante retrocesso”.

    Edição: Graça Adjuto

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-12/teori-zavascki-decisoes-sobre-lava-jato-procurarao-ser-mais-justas

    1. “Ano passado para não

      “Ano passado para não interferir na agenda do golpe, optou pelo recesso imediato”:

      Esse eh filho da puta de papeltski passatski.

  8. Que coisa né. 
    Ano passado,

    Que coisa né. 

    Ano passado, com o afastamento do Cunha solicitado pelo PGR, os FDP do STF tiraram férias para dar tempo ao cunha de encaminhar o impeachment da presidenta sem crime e transformar o país no puteiro que está hoje.

    Agora, diz que vai trabalhar nas férias.

    O que houve? A Dilma não pagava horas extras?

  9. Ministro sério?

    O Procurador Eugênio Aragão, a quem admiro cada dia mais, em evento no RS sobre o “O papel do MP na democracia”* elogiou o ministro Teori dando a entender que se trata de um dos poucos confiáveis no atual supreminho. Entretanto gostaria de ouvir qual a explicação que o digno Aragão tem para o fato de Teori ter segurado a denúncia contra Cunha até ele dar início ao golpe, logo em seguida levou o caso ao plenário que redundou no afastamento de Cunha da presidência da Câmara mas já com o golpe iniciado. Com isso o ministro Teori se tornou o maior responsável pela fase parlamentar do golpe que foi o que realmente deu o “start” que tanto precisavam os golpistas. Que seriedade é essa?

     

    * O papel do MP na democracia é destruí-la, pelo que vimos no Golpe de Estado em andamento.

  10. Podem escrever

    deve ter alguém do PT “citado” na papelada, Teori é um dos mais aplicados soldados do golpe; a agenda diz que Lula e seu partido têm que estar ferrados até 31/12, estão correndo contra o tempo.

  11. Pontue-se, Delações

    Pontue-se, Delações “provavelmente” Parciais  porque não colhlidas por Juízes imparciais.

    Quando colhidas por partes interessadas as delações podem ser conduzidas, induzidas e forçadas em direções queridas. 

    Acresça-se o momento altamente politizado e midiático que vivenciamos.

    No caso brasileiro, por grave defeito legislativo, examinadas as formalidades legais, o Juíz é mero homologador das delações colhidas pela acsuação.

    Urge, a criação – dada a importância atual que se dá a esse instituto – de um Juízo imparcial para a colhida das declarações  – que devem ser sempre espontâneas – dos delatores.

    Defensor do modelo francês de Juízo de Instrução – com os parâmetros e freios inclusive do Juízo das Liberdades -entendo ser urgente a criação em nosso direito dessas figuras imparciais de Juízos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador