As imagens do velório de Herzog, registradas por uma jovem fotojornalista

O jornalista Audálio Dantas, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Do Jornal de Londrina

40 anos agora: as fotos da jornalista de Londrina no velório de Vladimir Herzog
 
Elvira Alegre era só uma menina de 19 anos com uma câmera na mão; no meio do furacão da ditadura, marcou a história

Fotos geralmente são autoexplicativas – dispensam palavras porque, em tese e no ditado, “valem” muito mais que mil delas.

Para aniquilar com o clichê, uma fotojornalista de Londrina se impôs uma tarefa:jamais deixar de falar sobre aquelas imagens que marcaram a vida dela e do país.

Quarenta anos depois, permanece o desconforto diante do silêncio das imagens captadas pela fotorepórter Elvira Alegre, 59, que, aos 19 anos, faz parte da história registrando-a.

São das lentes da fotógrafa londrinense as únicas fotos, durante o velório, do jornalista e intelectual Vladimir Herzog – o Vlado – um dos mais ilustres assassinados pela ditadura brasileira, em 25 de outubro de 1975.

Oito delas ilustram esta reportagem – e podem ser vistas clicando nas setaslaterais da imagem principal.

A mulher Clarice e os filhos de Vlado, ao lado da mãe do jornalista, Zora, inconsoláveis (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

A mulher Clarice e os filhos de Vlado, ao lado da mãe do jornalista, Zora, inconsoláveis (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

  • A viúva Clarice, sempre forte, ao lado do caixão com um amigo (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

  •  

  • A viúva Clarice, sempre forte, ao lado do caixão com um amigo (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

  • O caixão de Vlado, coberto com uma bandeira do Sindicato dos Jornalistas (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

    O caixão de Vlado, coberto com uma bandeira do Sindicato dos Jornalistas (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

  • Dom Paulo Evaristo Arns, e os 15 minutos de silêncio diante do caixão: falta de foco na imagem foi nervosismo, conta Elvira (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

    Dom Paulo Evaristo Arns, e os 15 minutos de silêncio diante do caixão: falta de foco na imagem foi nervosismo, conta Elvira (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

  • Vlado foi enterrado em um cemitério israelita, cercado por uma multidão (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

    Vlado foi enterrado em um cemitério israelita, cercado por uma multidão (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

  • Ivo, filho de Vlado, ao lado da mãe, em uma das fotos que Elvira mais considera de toda a coleção (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

    Ivo, filho de Vlado, ao lado da mãe, em uma das fotos que Elvira mais considera de toda a coleção (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

  • A Chevrolet Caravan, um dos veículos mais comuns das forças da ditadura: medo até no velório (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

    A Chevrolet Caravan, um dos veículos mais comuns das forças da ditadura: medo até no velório (Crédito: Elvira Alegre/Arquivo pessoal)

Em uma das mais célebres fraudes da ditadura verde-amarela, o Doi-Codi e o Exército pretendiam mostrar Vlado como um suicida, ao apresentarem uma imagem montada do jornalista da TV Cultura pendurado pelo pescoço em uma corda, na sede do órgão na Rua Tutóia, centro de São Paulo. Uma falseta.

Com o corpo devolvido à família, o velório foi no Hospital Albert Einstein, no dia seguinte à morte, em 26 de outubro.

“Tenho a lembrança, as memórias e as sensações daquele dia”, conta Elvira.

Antes, ela havia deixado Londrina para morar na capital paulista onde seguiria como fotógrafa, após o fechamento do jornal Panorama aqui na cidade.

Ao escolher a fotografia, fitava com o curso de Medicina – sonho que, felizmente, foi devidamente abandonado.

“Na madrugada, um funcionário da TV Cultura ligou em casa e deu a notícia: Vlado está morto”, reconstituiu ela – que nunca conheceu pessoalmente o jornalista.

Na época, Elvira convivia com pesos-pesados do jornalismo brasileiro, em Londrina e na capital. Figuras como Narciso Kalili, Hamilton Almeida Filho e Mylton Severiano, gênios de revistas como Realidade, Veja, Placar, sempre candidatos aprêmios Esso, e ainda gentes como o literato João Antônio e o músico Geraldo Vandré, entre vários. Em São Paulo, trabalhava no jornal “Ex-” – que jamais publicou as tais fotos.

Quando a edição 16 do “Ex” estava quase pronta para ir às bancas – com uma entrevista de Dom Paulo Evaristo Arns – tudo mudaria de véspera. “Virou uma revolução”, lembra a jornalista.

A morte de Vlado, sem dúvidas, deveria ser a notícia. No entanto, não haveria tempo de esperar as fotos de Elvira, reveladas no laboratório.

Só 10 anos depois, em 1985, a Folha de São Paulo traria as imagens à baila novamente, publicando uma foto do jornalista Audálio Dantas, na época presidente do Sindicato dos Jornalistas, cabisbaixo, mãos ao rosto, ao lado do caixão inerte de Vlado. “(leia no box)

“E eu era só uma menina. O Hamilton recebeu a ligação avisando da morte em casa e me disse: põe a máquina na cara e vai”, lembra. “Eu tremia muito: tanto que algumas fotos saíram de foco, algo que dá para ver bem na imagem de Dom Paulo em frente ao caixão”, lembra Elvira. “Mas sabia que era algo importante e grave. O Hamilton me dizia para eu não ter medo. Foi muito difícil esquecer o clima de perseguição que havia”.

Depois das fotos, o “Ex-” saiu com 50 mil exemplares, sem elas. Depois, mais 30 mil exemplares extras foram impressos. “E decidimos abandonar a redação e o jornal porque algo estava prestes a acontecer. Na debandada geral, todo mundo pegou alguma coisa. Levei meus negativos mas nem toquei nas fotos já reveladas”, conta. Sem submeter-se à censura e com a redação devassada pelos milicos, o “Ex” acabou naquela edição mesmo.

Vida e morte no Albert Eistein

No mesmo dia, logo depois do enterro de Herzog, Elvira passou mal. Além do medo e do nervosismo admissíveis em alguém que levantava da cama disposta a derrubar mentiras de uma ditadura, Elvira saberia que estava grávida. Nove meses após a morte de Herzog, voltaria hospital Albert Eistein para o parto da filha Joana.

“Com certeza é a foto da minha vida”, concorda. “Apesar de vivermos outra realidade, permanece a revolta quando ouço alguém defender a ditadura. É gente que não faz ideia do que significa perder alguém para a tortura. Até hoje não dá para aceitar o fato de que pagávamos agentes públicos para matar o povo”, diz ela, concordando com a viúva Clarice – ambas sempre se encontram nos eventos que relembram a tragédia de Vlado e família. “Lembrar de tudo dispara meu coração até hoje”.

Quatro décadas mais tarde, Elvira segue cumprindo a tarefa: contar, contar e contar de novo sobre os tempos sinistros do regime militar, para que ninguém tenha saudades da ditadura que exterminou Vlado e ainda perseguiu e eliminou outras433 pessoas no Brasil, segundo os relatórios da Comissão Nacional da Verdade.

Atualmente, os direitos sobre as imagens pertencem ao Instituto Vladimir Herzog.

Anos atrás, ao cedê-las para a instituição, Elvira reafirmou o compromisso: falar muito mais que mil palavras sobre as experiências que, além de guardadas nos negativos originais, vão gravadas na própria alma.

“Frio na barriga, pernas bambas”

Em 25 de outubro de 1985, já de volta a Londrina, Elvira trabalhava na Folha de Londrina quando um colega correu para mostrar uma edição da Folha de São Paulo a estampar uma das fotos do velório. “Um colega do Ex, o Dácio Nitrini, tinha levado as fotos com ele quando deixamos a redação. E decidiu publicá-las nos 10 anos da morte de Vlado. Quando vi, foi como se estivesse voltado ao velório de novo: frio na barriga, pernas bambas”, conta a jornalista. 

“Daí aquelas imagens foram publicadas em todos os cantos do país, por muitos jornais”. 

No preto-e-branco, exatos 70 registros: as cenas de desespero contido da viúva de Herzog, a publicitária Clarice – que duas semanas atrás declarou jamais anistiar os assassinos do marido. O rosto do pequeno Ivo – filho de Vlado, aos 8 ou 9 anos, com a avó Zora, desconsolados, amontoados em frente ao caixão. Os estrondosos 15 minutos de silênciode Dom Paulo Arns em frente ao esquife de Vlado. O silêncio solitário do presidente do Sindicato dos Jornalistas, Audálio, sentado com as mãos ao rosto. O caixão sobre omármore frio. O enterro cercado por uma multidão no cemitério israelita. A Chevrolet Caravan da polícia que metia medo até no enterro. 

“Tive a sorte de estar no lugar certo, na hora certa, incentivada pelas pessoas certas. É claro que se fosse hoje teria detalhado muito mais as imagens do velório e do enterro. Mas foi o que uma menina de 19 anos conseguiu fazer em um momento bastante perigoso e tenso”, expõe Elvira. “Sorte e coragem”, define.

 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E pensar que tem brasileiros

    E pensar que tem brasileiros desejando que esta tragédia aconteça com o Brasil de novo. Será que tanta dor não toca o coração destes insensíveis? Nem as crianças inocentes vítimas da tragédia?

    Olha aí FHC, olha aí Aécio, olha aí Moro.  É isso que vocês querem de volta? Irmãos Marinho, Mesquistas e Frias, a família de vocês foram cúmplices  desta tragédia.

    1. lé com cré

      O que têm a ver Moro, Aécio e não sei mais quem com a ditadura militar? Quem quer a ditadura de volta, aliás? Meia dúzia de malucos? Apear o PT do poder não é crime. Aliás, um PT aliado de Sarney, de Maluf, de Collor… Todos eles crias “civis” da Ditadura Militar. Estudar História faz bem.

      1. “Estudar História” mas não

        “Estudar História” mas não entendê-la é que leva a comentários iguais aos seus.

        O teu comentário, em termos de história está bem mais para “Samba do Crioulo Doido”.

      2. Tirar o PT do poder é golpe,

        Tirar o PT do poder é golpe, pois as eleições foram ganhas limpamente. É golpe é crime, sim. Mesmo com esses “subterfúgios” que só se aplicam ao PT. E esses que querem a volta da ditadura não são meia dúzia de imbecis, mas a manada que não se conforma em ter perdido pela quarta vez seguida.

    2. Prezada senhora Vera: as

      Prezada senhora Vera: as fotos trouxeram a todos a lembrança de tempos selvagens. Em branco e preto, sombrias, secas. E no entanto a senhora aproveitou para dar seu recado partidário. Feio, muito feio.

  2. .

    Elvira, você conseguiu nos transmitir com essas fotos a sensação que deve ter sido esse velorio: tensão. O medo, o frio na barriga e as pernas bambas ficam latentes. 

    A imagem do presidente do sindicato do jornalista é simbolica. 

    Que nunca mais voltemos ao horror de termos homens e mulheres caçados, torturados e assassinados em nome do Estado. 

  3. E o Manuel Fiel Filho??

    Manuel Fiel Filho, operário, foi assassinado dias após a morte de Waldimir Herzog. A segunda morte foi a gota d´água para o basta ao general d´Avila, comandante do Segundo Exercíto.

    Wlado é importantíssimo, mas não podemos esquecer o Manuel Fiel Filho!

     

    Antonio Gonçalves

  4. Apenas um detalhezinho diante

    Apenas um detalhezinho diante da sensacional matéria e das fotos impressionantes daquele momento infame: a legenda da foto que aparece o sinistro carro do DOI-CODI registra que é uma Caravan, quando na verdade é uma Veraneio.

  5. quando eu ouvi na radio sobre

    quando eu ouvi na radio sobre a morte de Herzog e culto ecumenico na Catedral da Se, avisei meu pai < eu tenho que ir> ele nao comentou nada ( deveria ter ouvido na radio tambem) me deu dinheiro, peguei meu fusca vinho e subi rumo a Sampa.congestionamento imenso na Paineira.Mulher do Landau preto me  acena < fdp do erasmodias fechou todos acessos, melhor vc desviar, nao vai conseguir> Em pensamento, eu e milhares de barrados no culto, estivemos la.

  6. Viu, Silvinha Varuzza?
    Se não

    Viu, Silvinha Varuzza?

    Se não tens o que dizer deverias ficar calada.

    Aproveite, com a boca fechada, e vá estudar

    história.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador