As pesquisas para uma TV digital global

Sugerido por Gão

Do Inovação Tecnológica

É possível ter uma TV digital mundial?

É possível ter uma TV digital mundial?
A tentativa é criar um “navegador” para as TVs digitais, que permitam a troca mundial de dados, como na internet. [Imagem: Marcos Santos/USP Imagens] 

Nascida muito depois da internet, a TV digital tinha tudo para nascer global, usando um padrão mundial que permitisse a troca direta de informações.

Mas não foi assim, e hoje existem diferentes sistemas de televisão digital no mundo, como o brasileiro, japonês, europeu e norte-americano.

Pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI) da USP estão tentando corrigir esse descaminho.

Para isso eles estão lançando o Global ITV, um projeto que reúne pesquisadores e instituições brasileiras e europeias para desenvolver um sistema compatível de transmissão e recepção digital de áudio e vídeo de TV, mais plataformas de interatividade.

Interoperabilidade

Atualmente, os sistemas de TV digital ao redor do mundo não tem interoperabilidade, ou seja, não se comunicam entre si e por isso a produção audiovisual dos radiodifusores tem alcance limitado.

“Hoje, você não pode comprar uma TV nos Estados Unidos e trazer ao Brasil para assistir a programação da TV digital aberta, ela não vai funcionar pois os sistemas (linguagem, navegador) são diferentes,” explica Marcelo Knörich Zuffo, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e um dos coordenadores brasileiros do Global ITV.

Zuffo destaca que a televisão tem a mesma característica da internet, são pequenos pacotes de dados que chegam digitalmente aos aparelhos. A diferença é que internet é interoperável e a TV digital não.

Isso significa que a pessoa pode acessar pela internet o mesmo conteúdo em qualquer país, em qualquer aparelho ou meio tecnológico, o que contribui para o avanço da internet em detrimento do conteúdo televisivo: “Isso é um problema mundial, por isso o Global ITV não se restringe aos mercados brasileiros e europeus que participam do projeto. Acreditamos que ele terá impacto global”.

O problema é maior para os produtores de conteúdo, segundo Zuffo: “Essa falta de interoperabilidade impede o acesso aos grandes mercados de conteúdo. Para exportar um conteúdo audiovisual brasileiro linear e interativo, você precisa fazer um retrabalho para se adequar ao contexto tecnológico regional.”

É possível ter uma TV digital mundial?
A diferença é que internet é interoperável e a TV digital não. [Imagem: Marcos Santos/USP Imagens]

Global ITV

A proposta do projeto é desenvolver uma tecnologia capar de tornar a televisão tão globalizada quanto a internet.

“A nossa contribuição técnica é conceber um navegador, browser, capaz de harmonizar todas essas tecnologias de diferentes sistemas de televisão digital, permitindo que qualquer conteúdo brasileiro desenvolvido aqui seja comercializado em escala global e vice-versa”, afirma o professor da Poli.

Esse browser também trará resultados na rapidez da navegação do conteúdo interativo na televisão. De acordo com Zuffo, “hoje, há um sistema operacional para a TV e outro sistema para a TV conectada. Essas estruturas não estão harmonizadas, quando você muda de canal, é como se você estivesse reiniciando tudo. Vamos fazer a unificação dos sistemas, como se a televisão tivesse um computador interno”.

A finalização do projeto está prevista para janeiro de 2015 e conta com um orçamento de R$ 3 milhões de reais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e €$ 1,5 milhão da União Europeia.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A televisao digital eh mais

    A televisao digital eh mais ou menos um fracasso porque eh a mesma televisao analoga, exceto digitalizada!  Ora, bolas, eu ja nao assisto televisao ha anos porque nao ha opcao nenhuma:  voce eh obrigado a assistir comerciais por um terco do seu tempo de televisao!

    Pode colocar navegador, chantili e cereja:  nao vai pegar.  A era da televisao acabou.

    1. Concordo plenamente. Em vez

      Concordo plenamente. Em vez de fazer tanto esforço para tentar salvar uma mídia obsoleta, seria melhor investir na infraestrutura de internet e fazer tudo através da rede.

  2. O Primeiro Passo É Brasileiro!

    Bom dia.

    O SBTD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital) é o primeiro do mundo a prever interatividade. O Ginga, Middleware criado no Brasil, com o intuito de prover interatividade, é o caminho. A sua adoção maciça não se deu porque o Ministro de então era da Globo, e não do Brasil (Helio Costa). Coisas da Governabilidade; o empresariado do setor, tão ou mais obtuso, também boicotou o Ginga. Lembrem-se de que o ISDB-T (a modulação) é um aperfeiçoamento do Sistema Digital japonês. Tinha tudo para dar certo, não fosse a Governabilidade…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador