As semelhanças na campanha presidencial de Aécio e Collor

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Jornal GGN – A campanha de Aécio Neves (PSDB) à presidência da República, em 2014, contém algumas semelhanças com campanhas passadas ou momentos políticos que ficaram na história. Primeiro, colunistas ressaltaram o discurso do tucano sobre o atual governo estar mergulhado em um “mar de lama”. O mote era usado na época de Getúlio Vargas e foi resgatado por Aécio para abordar os casos de corrupção na Petrobras. Reportagem do iG, agora, ressalta os conceitos empregados na construção da vinheta do programa eleitoral de Aécio na TV, que lembram bastante os recursos usados na campanha de Collor, em 1989. Naquele ano, Collor venceu Lula, que disputava o Palácio do Planalto pelo PT.

https://www.youtube.com/watch?v=I6j1-A-52yk

Do iG

A vinheta utilizada em programas de televisão de Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, apresenta diversas semelhanças com a utilizada, em 1989, na campanha de Fernando Collor de Mello, que venceria a disputa pelo Palácio do Planalto.

As duas têm como base a utilização de elementos nas cores verde e amarela que passeiam por diferentes cenários criados em computador. No caso de Fernando Collor, uma barra amarela e outra verde deslizam sobre trilhos de trem e passam por áreas rurais que exibem torres de eletricidade e de telecomunicações.

Surgem também placas que indicam prioridades de seu programa de governo. No fim do filme de 20 segundos, as duas barras são incorporadas ao nome do candidato e formam as duas letras “l” de “Collor”.

A vinheta que tem sido utilizada nos programas de Aécio é um pouco menor, dura 15 segundos. Nela, uma espécie de faixa verde e amarela transpassa imagens de um rio amazônico e de cidades como Rio, Belo Horizonte e Brasília.

Nas últimas imagens, as faixas entram em quadro separadas e formam a letra “A” de Aécio. As marcas dos nomes dos dois candidatos também utilizam as outras cores da bandeira nacional, o branco e o azul. No segundo turno das eleições de 1989, Collor insistia em dizer que suas cores eram o verde e o amarelo, e não o vermelho, então muito utilizado pelo PT de Lula, seu adversário.

Um músico e arranjador que prefere não se identificar notou também semelhanças na trilha sonora das vinhetas. Ambas têm arranjos triunfantes, apresentam elementos comuns, como uso de teclados eletrônicos e as chamadas “viradas de bateria” entre algumas frases musicais. Segundo ele, o tom é o mesmo, dó maior, o que, afirma, é de mais fácil assimilação.

A campanha de Aécio afirmou que não iria comentar as semelhanças entre o material de campanha.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

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  1. Agora é Lula x Agora é Aécio

    Triste mesmo é ver o mesmo jargão usado por Lula em 2002 sendo usado pelo Aécio em 2014.

    Agora é Lula (2012)

    Agora é Aécio (2014)

     

    Cópia escancarada!

  2. Só tem um detalhe, naquele

    Só tem um detalhe, naquele ano ninguém conhecia o governo do Lula/PT, era fácil grudar qualquer coisa.

    Agora é diferente, temos a internet, e o povo vive muito melhor que naquela época.

    1. soh do Collor?
      Da Marina/PSB tambem estava votando com a Dilma/PT e o candidato do PT Lindberg. E outros estao.
      Mais com Lula foi maior, ate o Dem possou no barbudo como papagaio de pirata.
      Kkk

    1. intriga da oposicao
      Rindo!
      Aecio disse que os senhores da pesquisa devem uma explicacao ao Brasil sobre o primeiro turno.
      Compro uma briga, nao sei se fantasia de carnaval ou a vera, com o data folha e Ibope.
      Lula enfia o pau na midia e Aecio desacredita orgaos de pesquisa publicamente.

  3. Ainda falta o JN

    Ainda falta o JN editar o debate. Não sei se terão a mesma cara de pau. E Bonner é muito fraco. Nem se a âncora fosse a PiG Leitão, não colaria.

    Demotucanos, liberais e aliancaliberal estão em desespero. Com a virada de Dilma? Não. Com Lula 2018! fhc estará vivo e cortará os pulsos.

    1. Até 2018 teremos outra liderança petista

      Ou teremos fracassado! Lula nao é eterno, um país nao pode depender eternamente de só um homem! Arre! 

    2. A mídia age de maneira

      A mídia age de maneira sutil, conforme a possibilidade tecnológica relativa a linha temporal vigente. Por isto o futuro escancara o engodo passado. O maior exemplo, sem dúvida, foi a propagação da internet. Mais à frente, é provável que seja o uso mais refinado de algorítimos na análise massiva de dados, para desmascarar as dissimulações de hoje. Por fim, torcer para que este processo de conscientização ganhe a corrida do avanço tecnológico, face o efeito devastador que a mesma traz.  

  4. Náo é só isso.

    Posso ser suspeito, por votar na Dilma, mas até mesmo o logo escolhido para Dilma é melhor do que este A estilizado do aécio. Talvez porque embalar um produto bom seja mais fácil do que tentar esconder um produto ruim.

  5. Só pode!

    Decididamente estamos vendo campanhas diferentes….

    Eleições 2014: resultante zero?, por Mara Bergamaschi

    (…) A voz de Lula gritando impropérios, legendados na TV, talvez venha a ser uma das coisas mais tristes e assombrosas desta campanha.

    Leia a íntegra no blog: http://goo.gl/tex0AA

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