Até a Folha entendeu o que Alckmin não admite, racionamento vem no pós-eleição

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de csantiago

de O Tijolaço

Por Fernando Brito

Folha “descobre” que SP terá racionamento pós-eleição. Alckmin e Marina ainda não.

cantar

Na entrevista – em geral cínica – que o governador Geraldo Alckmin dá à Folha hoje, uma verdade, ao menos, há.

Todas as informações sobre a crise hídrica de São Paulo estavam – e estão – publicadas na internet, ao alcance de todo e qualquer um que queira analisar a gravidade do problema.

É, aliás, a única verdade nesta história toda, cuja mais recente mistificação é a de que haverá água, mesmo que não chova, para atravessar o resto do ano.

Este blog, a centenas de quilômetros do drama vivido  pelos paulistas – que só entra aqui em casa quando meu filho, que vive lá – me conta dos cortes noturnos do abastecimento – deu, desde o início do ano, acompanhamento sistemático ao desastre paulistano.

Os grandes veículos de comunicação, porém, viveram de “releases” e garantias de que tudo estava “sob controle”.

Sempre foi e ainda é, numa palavra, mentira.

Não se fala nos números chocantes que estão à disposição, como disse Alckmin, de todos.

Por exemplo, que o reservatório do Atibainha, de onde está vindo toda a água retirada hoje do Sistema Cantareira, tem míseros 60 centímetros – três palmos! – de água, até que seja atingida a cota mínima – já com todo o bombeamento – de 777 metros sobre o nível do mar. Nove bilhões de litros, água para seis dias, no ritmo atual de retirada.

Ou que o Jacareí, o maior dos reservatórios, cujas comportas foram completamente fechadas há dez dias, só conseguiu acumular, neste período, meros 4 bilhões de litros, pouco mais de dois dias do consumo da Grande São Paulo.

Os 60 bilhões de litros de água que ainda se diz ter como disponíveis são, neste momento, virtuais, porque dependem da escavação frenética de canais que liguem as “poças” que formam hoje o reservatório seco deste reservatório.

Folha “descobriu” hoje um documento – elaborado por técnicos da Agência Nacional de Águas e pelo Departamento de Águas e Esgotos do Governo paulista que, enfim, implanta o racionamento que vem sendo criminosamente adiado há sete meses, por razões político-eleitorais.

Não é um “furo” de reportagem, é a confissão de uma omissão jornalística.

Pior, de um estelionato jornalístico, porque o estelionato eleitoral foi legitimado pela imprensa, a mesma imprensa que agitou, o quanto pôde, o fantasma de um “apagão” elétrico que podia render frutos políticos contra o Governo Federal.

Dois estelionatos, aliás, porque a candidata que se diz “ambientalista” calou criminosamente sobre o tema, de olho na conveniência de amealhar votos em sua aliança envergonhada com Geraldo Alckmin.

Embora estejamos vivendo, de fato, uma das piores estiagens que este país já enfrentou, há algo que tem faltado mais que água.

Vergonha.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para Alckmin, São Paulo é Patópolis, a cidade dos patos.

    É, Fernando Brito, o conservadorismo que se apossou de São Paulo é chocante. Lembremos que o berço do PT é aqui. Foi daqui que partiu o movimento pelas Diretas-Já, que aposentou o regime militar. A opinião da extrema-direita exalada pela Revista do Esgoto e do Estadão eram contrabalançadas pelas da Folha de São Paulo, embora golpista de primeira hora, sempre de olho no caixa da empresa, publicava notícias que agravadavam à esquerda, ou melhor, tinha mais compromissos com a verdade do que os outros. Mas aí surgiu uma “plêiade” de “calunistas” (colunistas que só caluniam) e isso virou o jogo.

    Numa cidade deste tamanho, é fácil esconder a verdade. Minha rua, num dos bairros mais elegantes da Capital, só recebeu iluminação a vapor de sódio com Fernando Haddad, embora há oito anos eu já tivesse visto essa iluminação em cidades de 30, 50 mil habitantes. Sua administração é mal vista pela população, embora os mais de 200km de faixas exclusivas para ônibus tenham aumentado a velocidade do deslocamento da população barbaramente. Eu estava atrasado para ir a Congonhas, um trânsito infernal, tomei a louca decisão de ir de ônibus, pois os táxis estavam todos parados no congestionamento. Em 25 minutos percorri os 9km de casa ao Aeroporto e cheguei a tempo. Nas administrações Serra/Kassab, certamente, eu teria perdido o voo.

    Portanto, uma imprensa que esconde o trensalão, o Paulo Preto, a falta d’água, o caos em que se transformou o metrô paulistano, que nem metrô é, pois não serve às principais cidades da região metropolitana, como Guarulhos (onde fica o Aeroporto Internacional) e Osasco, metrô este que avançou 1km por ano nos últimos 20 anos, nosso metrô é a vergonha mais sentida por nós paulistanos.

  2. Alkmin mente quando diz que

    Alkmin mente quando diz que as informacoes estavam na internet pra qualquer um.  Nao, nao estavam.  A primeira vez que eu ouvi falar nisso foi em marco desse ano.

    Isso so prova o ponto do artigo do Tijolaco:  tava tudo escondido.  Ninguem que podia ter dado o alarme em 2013 o fez, e a media brasileira eh que definitivamente nao o fez.

  3. E o aumento da gasolina,das

    E o aumento da gasolina,das tarifas de ônibus,da eletricidade e etcs ao cubo, vem antes das eleições?

        Cada uma…

  4. Diário da Cantareira

    Climatempo, previsão de chuvas para os próximos 10 dias: 33 milímetros. Repetindo: trinta e três milímetros de chuvas, média de 3,3 mm/dia. Preparem-se.

  5. a barba do profeta
    Queria entender SP.
    Vai alem do meu conhecimento. O historico dos politicos governantes eh de um absurdo que nao tem ciencias que explique como o povo vota.
    Alckmin 2001-2006 , 2011- ate morrer.
    Cural. Coronel.
    Deixa sobre.
    Quem manda sempre eh o patrao qdo o estado eh operario, no mundo industrial a fazenda e casa grande eh maior.
    Nao tem verdade que deh jeito.
    Tenho certeza que a populacao nao eh vira lata e nem cachoro morto. Muito pelo contrario dos conservadores e tradicionalistas sao modernos e inteligentes. Onde esta o erro nas eleicoes de SP. O povo nao pode ser enganado todo tempo, todos dias e por anos.
    Sera que Alckmim foi, eh e sempre sera um otimo governador?
    Nao existe ninguem melhor?
    44 milhoes de pessoas.
    Os imigrantes, os bandeirantes, os cafezais, industrias e e e sei lah.

  6. Essa é a questão!

    Torcer para o Geraldo não ganhar ou ganhar as eleições?

    O descaso com o Estado durante todos esses anos em todos os setores, seja Educação, Segurança, Saúde, hídrico rodoviário (preço dos pedágios), o tratamento dado aos sem tetos, aos professores, metroviários e outros setores grevistas (falta-lhe sensibilidade) ou seja, para qualquer lado que olhamos vemos o descaso, não tem perdão.

    Se ele ganhar corre sério risco do povo tirá-lo do poder, se ele perder ficará no passado sem punição, será apenas uma derrota nas urnas e dificilmente responderá pelos atos não praticados, ou praticados.

    Se perder espero que seja para o Padilha, o Skaf é mais do mesmo, alias, muito mais do mesmo, parece que são gêmeos siameses, tamanha arrogância e prepotência, sem esquecer da cara de pau de ambos.

  7. Paulista conservador?

    Culpar aleatoriamente o paulistano como conservador pela manutenção deste estado de coisas é não admitir os proprios defeitos e denunciar o processo eleitoral que não permite representatividade politica alguma.

    Se o processo eleitoral favorece quem esta no poder e a midia esta cooptada como esperar que a população desenvolva um senso critico da realidade?

    O processo eleitoral força que se vote no menos pior e em personagens ficticios criados pelas midias.

    Vejam a propaganda politca gratuita da tv, como cobrar futuramente de um deputado sua atuação politica se eleito continua um emerito desconhecido, por este motivo que candidatos com alcance popular como o Tiririca são eleitos com maioria de votos.

    Existe um anseio de mudança em S.Paulo que a oposição foi incapaz de satisfazer.

    Qdo Skaf surgiu, mesmo sem qualquer acesso a estas propagandas gratuitas na tv, contava com um indice de intenção de votos muito alto. Não soube aproveitar o impulso inicial e caiu numa curva descendente ao aparecer abraçado em palanques com personagens que detem os maiores niveis de rejeição em S.Paulo, como o famigerado Kassab e o temeroso  Fleury de tristes lembranças.

    Jogar ao vento criticas infundadas é não admitir as proprias fraquezas.

    1. Blá-bla-blá…

      Quem quer mudar muda, acaciano de dizer mas simples assim. Quando o sapato aperta o cabra descalça. Se ainda está calçado é porque não apertou.

      Qualquer porcaria é melhor pra São Paulo do que o Alckmin, qualquer pessoa de fora vê isso, menos o paulista/paulistano.

      Se vão reeleger o Alckmin no 1° turno é porque estão satisafeitos e não querem mudar nada. É conservadorismo, sim, pura e simples.

      1. Pelo raciocínio , o mesmo

        Pelo raciocínio , o mesmo pode se aplicar a Dilma?

        A população em geral não sabe o que está acontecendo,e nem mesmo sabe que não sabe.

        1. Exato

          O mesmo se aplica a Dilma – quando o povo achar que o sapato está apertando vai descalçar. Mas não agora, para o seu completo horror e decepção, Elio…

      2. Mudança?

        PURA E SIMPLES É UMA ATITUDE COMO ASUA.

        O cenario eleitoral esta muito bem fatiado e definido.

        33% É PT – militantes e simpatizantes

        33% PSDB – conservadores e anti-petistas

        33% São os insatisfeito com a politica de forma geral, votam nulo. Muita vez votam no menos pior nas eleições. Aqui encontramos tambem os mais articulados intelectualmente e no outro lado os menos, utilizados como massa de manobra e não raras vezes os que definem os resultados das eleições.

        Generalização denota militancia ou preconceito. E no mais das vezes é o que se utilizam os defensores do menor esforço. Toda mudança efetiva e factivel exige trabalho e perseverança. 

  8. Aqui na minha rua, no bairro

    Aqui na minha rua, no bairro Buritisem BH, ficamos sem água por 2 dias, sem maiores explicações. Fiquei sabendo que outras ruas no bairro também ficaram sem água, em outros dias, e tiveram que pedir caminhão pipa. 

    Acho que Minas também precisa discutir o racionamento urgente, ainda mais que dizem que vai chover, se chover, só em novembro. Aliás, os jornais aqui dizem que está tudo sob controle, mas até agora não divulgaram os níveis dos reservatórios da Copasa.

    1. Achei

      Achei isso:

      http://www.otempo.com.br/cidades/copasa-garante-abastecimento-em-bh-e-regi%C3%A3o-metropolitana-1.849670

      Mas o ultimo paragrafo ja eh um serio sinal de alerta pra bons entendedores.

      Já o prefeito de Pirapora, Léo Silveira, apresentou sua preocupação com a utilização das águas do São Francisco para uso de energia elétrica. Segundo ele, a vazão atual está no mínimo que a cidade consegue para captar água por gravidade, que é de 250 m³ por segundo. Se este volume baixar mais, como está previsto, ele não terá condições de atender a população neste momento.

       

  9. propaganda

    Nas inserções de hoje da propaganda eleitoral o PT deveria gastar todo o tempo que possui mostrando a seca de São Paulo.

    Padilha é desconhecido da população? Pois que essa o conheça ao denunciar o descaso tucano com a administração da água de São Paulo.

    Deveria mostrar ao povo tudo o que a imprensa, criminosamente, escondeu.

    Os partidários do fora Alkimim deveriam enviar esse post para sua caixa de email.

    como eles dizem: repassem sem dó!

  10. a possibilidade de segundo

    a possibilidade de segundo turno faz tremer o tucanato.

    é a possibilidaade de desmascar essa mistificação

    toda entre o alquimista e a grande mídia omissa..

  11. 15 milhões de pessoas, por 2 anos

    Preparem-se, paulistas!

    Alckmin só espera a autorização de vocês nas urnas para oficializar o racionamento. 1 vez por semana, e somente à noite, e olhe lá. Mas não se aplica para caminhões pipa para bombardear manifestantes em protestos, e nem aos 50 mil litros / mês do Palácio dos Bandeirantes.

    Paulista MERECE o governo que tem.

  12. Caracas!!! Me xingaram de

    Caracas!!! Me xingaram de estúpido pra cima.E reacionário sou eu?

    “Se você faz algo que ninguém odeia, ninguém amou”, disse o designer húngaro Tibor Kalman”

    Muito obrigado pelo amor que sentem por mim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador