Atividade econômica cai 0,6% em junho

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O indicador de atividade econômica (PIB Mensal) mensurado pela consultoria Serasa Experian encerrou o mês de junho com um recuo de 0,6% em relação ao visto em maio, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Com o resultado, o segundo trimestre de 2014 encerrou com queda de 0,9% frente ao primeiro trimestre do ano, também, já descontados os efeitos sazonais. Em relação ao apurado em junho de 2013, o recuo da atividade econômica foi de 1%. No acumulado do ano, a atividade econômica encerrou o primeiro semestre com avanço de 0,7% frente ao primeiro semestre do ano passado.

Pelo lado da oferta agregada, apesar do avanço de 2,9% na atividade agropecuária durante o segundo trimestre de 2014 (frente ao primeiro trimestre do ano), este setor exibiu recuo de 0,2% perante o segundo trimestre do ano passado. Já a indústria exibiu forte recuo no segundo trimestre de 2014, seja em comparação com o primeiro trimestre do ano (-2,7%), seja em relação ao segundo trimestre do ano passado (-4,3%). Por fim, o setor de serviços teve crescimento nulo durante o segundo trimestre de 2014, frente ao primeiro trimestre deste ano, e alta de apenas 0,8% frente o segundo trimestre de 2013.

Do ponto de vista da demanda agregada, o tombo da atividade econômica no segundo trimestre deste ano foi determinado pelo recuo dos investimentos: queda de 6,5% frente ao primeiro trimestre deste ano e de 11,3% ante o segundo trimestre do ano passado. O consumo do governo também exibiu recuo na margem de 0,9% no segundo trimestre deste ano, mas alta de 0,5% contra o segundo trimestre do ano passado. Já o consumo das famílias avançou 0,7% neste segundo trimestre (frente ao primeiro trimestre do ano), crescendo 1,7% contra o mesmo trimestre do ano passado.

As variáveis do setor externo – exportações e importações – contribuíram positivamente para a atividade econômica neste segundo trimestre de 2014: as exportações cresceram 2,6% e as importações (que entram com sinal negativo no PIB) recuaram 1%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, “o fraco desempenho da atividade econômica durante o segundo trimestre deste ano relaciona-se com uma conjuntura econômica mais adversa, marcada pela queda dos níveis de confiança tanto de consumidores quanto de empresários, pelos juros altos e pelo menor número de dias úteis, especialmente em junho de 2014, por conta da fase de grupos da Copa do Mundo”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador