Atletas paraolímpicos estreiam CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

A estrutura será sede do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na preparação dos atletas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Jornal GGN – As vésperas das Olimpíadas Rio 2016, a Seleção Brasileira de atletismo paralímpico realizou, nessa última segunda-feira (6), o primeiro treino no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Os trinta e seis atletas e onze atletas-guia estrearam a pista e o campo da sede, na semana de treinamento da modalidade.

O CT, construído dentro dos parâmetros de acessibilidade, com rampas de acesso e elevadores, teve as obras iniciadas em 2013. Hoje, a estrutura conta com alojamentos capazes de receber entre 280 e 300 atletas, centro de convenções, laboratórios, condicionamento físico, fisioterapia e áreas para o treinamento de 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, triatlo e vôlei sentado.

“Temos um ótimo CT. É um sonho realizado. A gente queria ver isso de perto. Os atletas gostaram muito, a pista é veloz, então, foi tudo ótimo. Todos os grandes países dos Jogos Paralímpicos têm um centro como esse. Agora, o Brasil também”, disse o treinador chefe do atletismo paralímpico brasileiro, Amaury Veríssimo.

O empreendimento recebeu investimento de R$ 305 milhões, divididos entre recursos do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

Yohansson Ferreira, velocista e medalhista de ouro nos 200m nos Jogos de Londres-2012, ficou surpreso. “Eu já treinei em muitos lugares e nunca tinha visto um local dessa maneira, tudo perfeito. Agora, o CT é a nossa casa e temos que tirar proveito de cada instante que passaremos nele. Espero que, daqui, saiam novos atletas para ganhar muitas medalhas para o Brasil no futuro”, afirmou.

O complexo, que será utilizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na fase final da preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, irá sediar a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa nos dias 25 e 26 deste mês. Além de ser o palco escolhido para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em março de 2017.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador