Audálio Dantas responde às agressões de Brickmann

Por Audálio Dantas, via Facebook

O ESPALHADOR DO CAMPO DO ÓDIO – Tenho conseguido manter distância dos torneios de ódio que tomaram conta das redes sociais de um tempo para cá. Sou até assinante de apelos coletivos no sentido de que cessem as agressões que tomam conta de um espaço que deveria contribuir para o debate, a troca de ideias.

Nos últimos dias, aliás, frequentei o Facebook a propósito do debate de que participei no programa Roda Viva, da TV Cultura, do qual fui o entrevistado em 21/12. Recebi centenas de mensagens de parabéns.

Não demorou, porém, a que me acertassem uma pedrada virtual.

Partiu de Carlos Brickmann, portador de carteirinha de jornalista, um sujeito até brincalhão, mas que é dado à prática de agredir pessoas das quais discorda.

Eu, por exemplo

. No ano passado, em função de minha posição contrária ao massacre de Gaza pelos senhores da guerra de Israel, Brickmann disparou contra mim uma saraivada de insultos, dos quais o mais leve é que sou um perigoso antissemita, inimigo do povo judeu.

Para ele, ser amigo do povo judeu era concordar com o banho de sangue que os generais israelenses promoveram em Gaza. Expus a minha posição contraria ao massacre, assim como sempre me manifestei contra os crimes praticado pelos nazistas contra o povo judeu. Ou pelos generais brasileiros do golpe de 1964, contra centenas de brasileiros que se opunham ao regime, entre os quais vários judeus, um deles chamado Vlado Herzog.

Quem conhece a minha história sabe quais são as minhas posições. Ninguém encontrará em textos que escrevi, em jornais, revistas ou em livros, qualquer palavra de apoio à violência contra os judeus ou qualquer outro povo.

Por falar em livro, num dos que escrevi, “As duas guerras de Vlado Herzog” (Prêmio Jabuti, Livro do Ano de Não Ficcção de 2013) o nome de Brickmann é citado(p. 207) por um belo gesto de solidariedade que o levou a oferecer ao escritor Fernando Morais, então cassado como comunista, passaporte israelense e passagem aérea para Tel-Aviv.

Foi o simples registro de uma informação verdadeira.

Já não é verdadeiro o pensamento que ele me atribuiu, entre aspas e tudo: “Como os judeus são maus, perversos e sanguinários”.
Escreveu isso num texto que postou no Facebook, no Natal, mais uma vez afirmando que sou contra o povo judeu.

Tudo isso por causa do compartilhamento que fiz de um cartão de Natal assinado pelo artista inglês Robert Banksy, conhecido internacionalmente, no qual, diante as alturas do muro que separa Israel da Palestina, aparecem, miúdas, as figuras de José, Maria e o burrico que os levaria a Belém. (Veja abaixo).

Escrevi sob a cena uma pergunta óbvia: “E se fosse hoje, onde o Menino ia nascer?”

A legenda foi censurada por Brickmann, apesar de a Constituição Brasileira me garantir plena liberdade de expressão.

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Da série: Eu também quero ser o Chico Buarque

    Da série: Eu também quero ser o Chico Buarque

    Não há temas mais “gerais” para a gente discutir?

    Vamos arrastar para este blog uma discusão de Facebook entre um senhor Dantas e um senhor Brickmann?

    1. O Estado de Israel,

      O Estado de Israel, espertamente se esconde atrás das agruras vividas pelo povo judeu.

      Todos os países do mundo podem ser elogiados e criticados. Israel, porém, é o único país do mundo que transforma TODAS as critica políticas, automaticamente, em questões religiosas invocando para isso, o antissemitismo.

      Infelizmente, as dificuldade vividas pelo povo judeu são usadas hipocritamentes como um escudo para as barbariedades políticas de seus governantes.

      Em um momento no qual o Estado de Israel acha que pode impor ao Brasil um embaixador, essa discussão sobre a soberba judaica é mais do que pertinente.

      Funciona mais ou menos assim: Você está parado esperando um ônibus vem um judeu e pisa no seu pé. Você reclama e pede para que ele pare de machucá-lo e ele retruca gritando: Você é antissemita !!! Você é antissemita !!! Você é antissemita !!!

      A mim não enganam…

      Shalom !!!

      Salaam Aleikum !!!

      1. Verdade: engendraram um

        Verdade: engendraram um escudo imoral, porque mentiroso, para poderem justificar suas ações criminosas contra os palestinos. 

        À instrumentalização de uma tragédia histórica, juntam aspectos místicos-religiosos(povo “escolhido”) e o imenso poder financeiro para oprimirem e massacrarem palestinos. 

  2. Vários agrupamentos políticos

    Vários agrupamentos políticos são incapazes de lidar com a discordância, mas Teoricamente nenhum é tão incapaz quanto os Sionistas.

    Digo Teoricamente pq o comportamento indignado dos sionistas com criticas não provem exatamente de soberba, de serem como crianças mimadas, ou da indignação de se acharem injustiçados. Sionistas fazem propagando o tempo todo. O comportamento de taxar qualquer crítico do sionismo como anti-semita é uma estratégia de guerrra.

  3. Quem nasceu para Brickmann jamais será um Audálio

    Pegue-se a trajetória e a obra do Audálio Dantas e depois compare com o que o Brickmann publica há anos no Observatório da Imprensa, que se fosse no site da Veja ninguém iria estranhar. Uma palavra define o perfil dos textos do Brickmann: maledicência. Isso quando não entra nos posts dos colegas no Facebook para agredir e insultar, como fazia frequentemente com o Palmério Dória. É um problema de caráter. Quem não tem luz própria encosta feito parasita naqueles que brilham. Viva Audálio Dantas, patrimônio do jornalismo brasileiro. 

  4. A vitimização dos judeus ou a

    A vitimização dos judeus ou a judiação dos judeus é uma arma não só judia, mas uma arma de estrategistas para realizarem todo tipo de ofensivas em nome dos judeus. Utilizam da própria expressão judiado, para se fazerem de vítimas e lhe darem o direito de destruir os outros por qualquer birra que seja. É preciso mostrá-lo que estes tempo já passou e não podem utilizar deste pretexto para destruir os outros.

  5. Infiltrado

    Esse tipo de distorção é com consciência do fato, fazem para confundir e criar desarmonia entre pessoas. Caso de psiquiatria, ou pior, de caráter mesmo.

  6. O problema principal é o Facebook!

    Caro Audálio Dantas quero que reflita sobre o fato do Facebook ser um produto comercial tecnológico e como tal está sujeito a limitações, imperfeições, manipulações e incentivações claras ao considerado “mau uso” do produto. Ao contrário do que parece para a empresa Facebook essas atitudes de “mau uso” do face trazem benefícios diretos pois incentivam a que os internautas frequentem o produto facebook e ali insiram novos comentários que por sua vez vão gerar novos acessos. Sendo assim fica fácil perceber que o gerenciamento do Facebook incentiva ostensivamente a que esse tipo de polêmica ganhe destaque! Primeiro a informação inicial é deturpada pelo formato e regras do produto facebook que desfavorece a real informação e privilegia o supercial da fofoca. Depois no momento do comentário temos novas restrições e limites impostos pelo produto que facilita muito o descarrego do ódio animal mas é medíocre do ponto de vista de desenvolvimento de argumentações lógicas e amadurecidas.

    Portanto discordo totalmente de quem diz que existe bom e mau uso do Facebook. O produto comercial Facebook é um produto deficiente, imperfeito e tendencioso que favorece a fofoca, a disseminação do ódio, a futilidade e as desavenças. Não é rede social, não é democrático, e com certeza não é espaço onde possa ocorrer qualquer debate de nível médio para cima.

    1. TOTALMENTE DE ACORDO.

      TOTALMENTE DE ACORDO. IMPOSSIVEL ARGUMENTAR COM OPINIOES CLARAS E COERENTE. AS RESPOSTAS SAO SEMPRE OU QUASE SEMPRE DE ODIO E INTOLERANCIA. PARABENS PELA LUCIDEZ.

      1. Leia…..

        A Bíblia Sagrada !!    João 5:16

        …..And for this cause did the Jews persecute Jesus, because he did these things on the sabbath……

         

          1. Prá mim, não passa de mais um livro da história do judaismo..

            Veja os algozes de Jesus aí embaixo.( foi igual ao mensalão: transmissão ao vivo )….rsrsrsrs

            E, ilustrando a extensão do tópico, acho que estamos falando das forçadas de barra geral, apontando o dedo prá todomundo que não aceita os desmandos sionistas na Palestina e da nomeação do cabra que tava liderando as invasões das terras em nome de Israel que queria ser embaixador por estas terras da paz , certo?

            Veja o que dizem do imbróglio  na própria Jerusalém….

            http://www.nytimes.com/2015/12/29/world/middleeast/israel-and-brazil-at-impasse-over-ambassador-appointment.html?_r=0

  7. PARA QUE SERVEM AS PEDRAS???

    Quisera eu ser uma árvore frutífera e que me atirassem pedras para se alimentarem dos meus frutos.

    Quanto mais pedras, mais sementes disseminadas.

    As pedras atiradas em CHICO BUARQUE, atingiram mesmo o CHICO???

    Claro que não!!! Simplesmente reavivaram sua personalidade e suas belas músicas.

    E as atiradas no competente JORNALISTA AUDÁLIO DANTAS???

    Reavivaram seus emocionantes livros e despertaram o interesse em quem ainda não conhecia tão contudente obra.

  8. Grana

    Ele é semita até pintar a oportunidade de ganhar um dinheiro, pois ele, na condição de um judeu raivoso, jamais poderia defender um árabe como fez, aderindo às campanhas do Sr. Paulo Salim Maluf, por muito dinheiro. 

     

  9. SURPRESO?

    Adauto, se até a pensadora HANNAH ARENDET foi “apedrejada” pelos judeus na cobertura que fez para a revista New Yorker sobre o julgamento de Eichamann, então por que você se surpreende?

    Há muito me dei conta de quando um judeu está diante de alguém que lhe contesta ele fecha a carapuça e esconjura – é anti semita, é anti semita, é anti semita e pronto, recusa-se a raciocinar.

    São mais de 2 mil anos de perseguição e sofrimento, e nem a belicosidade dos judeus ortodoxos vai fazê-los, um dia, ter bom senso.

    1. Vc está realmente sendo antissemita

      Uma coisa é ser antissionista, e criticar o Estado de Israel e sua política criminosa com os palestinos. Outra muito diferente é ser antissemtia. Vc, ao atribuir coisas a “judeus” está realmente sendo antissemita, nao antissionista. Um dos maiores críticos do Estado de Israel é Chomsky, um judeu. Há jovens judeus que vao para a cadeia por se recusarem a ir servir ao exército contra os palestinos. Há movimentos de judeus da diáspora que criticam Israel e clamam”Nao em nosso nome”. Mas vem vc e critica “judeus” em geral. Fora!

  10. Sionismo

    O sionismo é uma forma degenerada de nazismo.  Ambos nasceram na mesma época e possuem fundamentos praticamente idênticos: um falava  em raça superior, outro em povo eleito de Deus; um defendia o “espaço vital”, o outro a “terra prometida”. Perseguidos há séculos pelos que se diziam cristãos,os judeus aguentam agora essa tragédia política, que boa parte deles finge ignorar. Até quando?

  11. Manipulação manjada

    A manipulação é manjada. Muda-se o foco. Do assunto principal, o entrevistado, ao ser difamado, parte para a defesa do óbvio, ou seja, que não é antissemita. Estratégia retórica elementar, mas eficiente, porque se critica não o fato, não o argumento, mas a pessoa que argumenta, num pacote anódino que não quer dizer nada. Vejam que esse post nada tratou do genocício e da solução final aplicada ao povo palestino. O tema verdadeiro saiu do foco. Manipulação mais manjada, que deve ser desmoralizada, para o bem do debate público sobre direitos humanos dos Palestinos.

    1. 100% no mesmo pensar…

      praticamente tudo que fazem, e fizeram, já reconhecido como crime na própria ONU

      sendo o principal, o expansionismo custe o que custar, descontrolado, insaciável, perigoso, criminoso

      1. segredo está no custe o que custar…

        sai caro quando só volta os dos espertos atuais, ninharia, com retorno multiplicado pelo custo terra

        claro, considerando comprada, não tomada à força ou destruição

  12. O pessoal não se tocou que os

    O pessoal não se tocou que os árabes são igualmente semitas.

    Se uma pessoa fosse antissemita seria portanto preconceituosa contra os judeus como também contra os árabes.

    Outras identidades desses povos: ambos tem religiões com muita influência e poder político e de estado, ambos não comem carne de porco por considerarem “impura”, ambos praticam a circuncisão compulsória em recém nascidos, ambos não admitem ou pelo menos forçam a barra para que só existam casamentos com pessoas da mesma religião, as vezes somente dentro da mesma seita ou linha, ambos possuem sacerdotes de diversas linhas, inclusive extremistas sem cérebro nem coração, ambos consideram que se você critica um aspecto qualquer dos seus concidadãos ou de seu comportamento, então você é um inimigo da raça, preconceituoso, um hipócrita e merece um castigo severo, quiçá a morte.

    Daí a reação desse tal Brickmann.

    Junto com os cristãos fundaram as três grandes religiões monoteístas do mundo, estas que causaram ao longo da história da humanidade e ainda causam, enorme infelicidade, controle social, repressão, miséria, torturas, guerras e desgraças de todos os matizes.

    Deus, Alá, Javé, to fora, quero distância.

    1. Ai que besteirol!

      O significado das palavras nao necessariamente equivale ao da etimologia ou estrutura morfológica delas. Professor, por ex., nao é quem professa nada, é quem ensina. O uso da palavra antissemita nao se aplica aos semitas em geral, mas aos judeus.

      1. O Besteirol tem sua utilidade

        O Besteirol tem sua utilidade e função dependendo do uso, já a falta de capacidade interpretativa, não, pois esta se aprende com quem ensina, não com quem professa.

        Não notou que antissemita no caso foi só uma dica para mostrar a enorme semelhança entre os semitas, árabes e judeus, e o estrago gigantesco que o sectarismo e as religiões (todas) causaram e causam na espécie humana?

        1. Vc força a barra, desvirtua o sentido da palavra

          e depois vem com evasivas. Olhe o que vc disse:

          “Se uma pessoa fosse antissemita seria portanto preconceituosa contra os judeus como também contra os árabes”.

          Eu rebati essa besteira. A palavra antissemita nao significa contra os semitas em geral, mas contra os judeus. Depois vc veio com a história da semelhança, OK, mas o sectarismo e o estrago que as religioes causam tb nao se limitam aos “semitas”.

  13. mas os sionistas defendem outra coisa…

    não acreditam que os judeus são especiais

    problema maior é que acreditam também, e a muitos convencem, que é um povo ameaçado

    ameaçado por quem? por ninguém, porque ninguém tem o mesmo poder bélico

    encrenca toda é por aí, acredito, grito “nunca mais”, que interpreto como um

    “ameaçar e destruir para não ser ameaçado e destruído”

    mas, repito, destruído por quem?

     

    1. dois discursos de convencimento…

      um interno e outro para o mundo

      um para Israel e outro para os Estados Unidos

      e os que não pegam essa onda, em termos de destruição, temem outra “coisa”

  14. é sempre encrenca…

    quando só alguns apontam o objetivo principal…………………………..fazer que volte para o seu estado

    pessoas e tudo mais que move pessoas, até por aqui e, pasmem, saindo do mesmo lugar

    drama todo é que são eles, ou iguais de outra época, que são os primeiro$ a impedir que volte

  15. a história do audálio é de

    a história do audálio é de luta pela democracia.

    grande texto,um grande jornalista, desde os tempos da ótima revista realidade….

    um exemplo a ser seguido….

    já o brickamn é apenas uma obscura figura que se diz jornalista…

    mais com cara de trolll do que outra coisa….

    parece com algum troll aqui do blog, liberalóide e tudo….

    de vez em quando acho que é o próprio….

  16. Eu detesto esse cara tanto

    Eu detesto esse cara tanto que sai do OI por causa dele.  Como ja contei a historia antes, nao vou me repetir.  Fica o aviso:  Brickman NAO eh de confianca nem das minhas pulgas de estimacao.

  17. Brickman

    O Brickman sempre foi ligado ao que a Política brasileira tem de pior. E olha que não é pouca coisa, não!

    O Audálio é patrimônio do Jornalismo tupiniquim.

    Quanto aos judeus, vão falar grosso enquanto durar o petróleo árabe. Depois, serão 7.milhões contra 500.milhões…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador