Austrália terá eclipse parcial ao por-do-Sol

Jornal GGN – Nesta terça-feira (29), a Austrália verá um eclipse parcial do Sol ao fim do dia. Mais de dois terços da luz da estrela serão bloqueados pela Lua. O fenômeno será melhor visto do Sul do país que no Norte, de acordo com astrônomos da Universidade Swinburne de Tecnologia.

O país é um dos poucos que, por sua localização, tem assistido a eclipses quase que anualmente. Mas, segundo o astrônomo Alan Duffy, amanhã será um marco de um hiato em que o país não verá novamente o fenômeno até 2028.

“Eclipses são um dos maiores espetáculos visuais da natureza e um lembrete poderoso de que o nosso Sistema Solar é um lugar dinâmico e em constante mudança. Para os astrônomos, o eclipse é uma grande oportunidade para aprender sobre a corona, as bordas exteriores da atmosfera do Sol, o que faria normalmente ser ofuscado pelo resto da estrela. Embora este seja apenas um eclipse parcial, ainda deve ser um grande show”.

“Ao ver este eclipse, você fará parte de uma tradição de eclipses assistidos aqui na Austrália, que remonta milênios, como os indígenas australianos estavam bem conscientes de que o Eclipse Solar era a Lua passando em frente do Sol, como distinto de um Eclipse Lunar, que ocorreu há algumas semanas, quando a Lua está por trás da Terra. Uma mensagem a todos os astrônomos iniciantes é: por favor não olhem diretamente ao Sol. Mesmo durante um eclipse ainda é facilmente capaz de cegar você”, adverte.

O pesquisadores pedem ainda que as pessoas usem proteção para observar o fenômeno. “Em vez disso, você pode usar ‘óculos de eclipse’ de seu planetário local, criar sua própria câmera pin hole, ou até mesmo usar um coador, como você faria para escoar arroz ou legumes, para obter várias imagens do eclipse (sempre observando a sombra que a lança). Se tudo mais falhar e você se esquecer de trazer alguma coisa, basta espalhar os dedos e colocar uma mão sobre a outra a 90 graus para fazer pequenas lacunas quadradas entre os dedos, e olhar para a sombra que se forma no chão”, explica Duffy.

“Eclipses acontecem quando tudo é uma coincidência incrível. O Sol é 400 vezes maior do que a Lua, mas como a Lua está 400 vezes mais perto da Terra do que o Sol, ambos parecem do mesmo tamanho no céu, e temos de testemunhar este grande fenômeno natural”, afirma.

Com informações do Phys.org

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador