Revista GGN

Assine

Barbosa diante da cardiopatia de Genoíno transforma a medicina num embate político

Enviado por IV AVATAR

da IstoÉ

Coluna de Paulo Moreira Leite, de 23 de novembro

Genoino e a banalidade do mal

Paulo Moreira Leite

A postura errada de Joaquim Barbosa diante da cardiopatia de Genoíno transforma a medicina num embate político

O deputado José Genoíno está experimentando na pele uma situação inacreditável numa democracia. Precisa mobilizar a família, os amigos, as pessoas com alguma consciência social, proteger o bom mais precioso na existência de qualquer pessoa -- o direito  à vida.

Em se tratando da saúde de um prisioneiro, a Lei de Execução Penal  garante em seu artigo 43 que ele tem o direito de contratar um médico de confiança para “orientar e acompanhar” seu tratamento.

 O mesmo artigo prevê que, em caso de divergência entre o médico particular e o médico do Estado, a palavra final cabe ao juiz de execução.   

 O caso é que Genoíno foi examinado por um médico particular no sábado retrasado, a 1 da madrugada, que concluiu que se trata de um  "paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos, medicamentosos e gerais". Seria possível, a partir deste laudo, aceitar o pedido de prisão domiciliar. Mas não. Joaquim Barbosa exigiu um novo exame, feito por peritos do Estado. Direito dele.O resultado foi idêntico. Não havia divergências entre os médicos e mesmo assim foi preciso esperar dois dias, quando  Genoíno teve ser levando de ambulância para o Incor, com uma suspeita de infarto que felizmente não se confirmou, para que Joaquim Barbosa assinasse uma mudança para prisão domiciliar ou hospitalar.

Considerando que Genoíno sofre uma doença de caráter permanente, sem esperança de cura além de um tratamento cuidadoso, completo, o caráter provisório contém um sinal político. Mostra que o prisioneiro pode ser mandado de volta para a penitenciária a qualquer momento, ainda que, com um tubo de 15 cm implantado para substituir uma parte da aorta, enfrente  uma doença que a Sociedade Brasileira de Cardiologia define assim: “as doenças da aorta são patologias com morbi-mortalidade elevada. Tanto o tratamento clínico como o cirúrgico ainda estão relacionados a elevadas taxas de mortalidade, tornando esse grupo de patologias alvo de extrema importância no tópico das patologias graves.” 

 Ao demonstrar tamanha resistência a acatar aquilo que a legislação determina em caso de doença grave de prisioneiros, Joaquim Barbosa manteve, na  fase do pós-julgamento, um traço que já fora visto durante toda a ação penal 470. Mostrou-se, mais uma vez, extremamente rigoroso em tomar medidas duras, que contrariam direitos dos réus, e bastante agressivo em decisões que irão prejudicá-los. Impediu o desmembramento do julgamento. Fez denúncias agressivas, sem base em provas consistentes. Batalhou para conseguir condenar os réus a penas altíssimas, elevadas de modo artificial, como denunciou o ministro Ricardo Lewandovski. Na hora de acatar uma decisão prevista em lei, que irá beneficiar os réus, faz o possível para evitar, atrasar, condicionar. O caráter provisório da decisão é uma ameaça de retrocesso. 

 O atraso para mudar o regime de prisão não tinha a ver com considerações médicas, mas políticas. Conduzido ao presídio como coadjuvante de luxo numa festa para comemorar o aniversário da proclamação da República, do ponto de vista da encenação Genoíno não podia sair de do palco sem dar a impressão de que alguma coisa não andava bem no enredo. Precisava alimentar a impressão de que tudo havia mudado no país depois que ele e outros dez brasileiros foram colocados atrás das grades.

O caráter “provisório” da transferência também tem uma natureza política. Revela a postura de quem coloca em dúvida a subordinação da Justiça ao saber da medicina.

Mesmo falando de uma doença incurável, que precisa ser tratada de modo cuidadoso e permanente, Joaquim Barbosa deixa claro que pode suspender, a qualquer momento, as condições para um tratamento mais adequado.

 A politização dos direitos de Genuíno ajuda a questionar a ideia de que é feio, nostálgico e improprio dizer que os condenados da Ação Penal 470 são presos políticos.

Nem medidas derivadas do conhecimento médico são tratadas com a devida neutralidade e distanciamento, como direitos universais. 

 Num país com um histórico tão lamentável no respeito aos direitos humanos de cidadãos encarcerados, é razoável perguntar  qual o interesse de manter a incerteza, o suspense, deixando em cada pessoa a dúvida sobre o que é direito, sobre o certo, sobre o que pode esperar.  

Em entrevista ao Brasil 247, o professor  Celso Bandeira de Mello, um dos mais respeitados juristas do país, definiu a atuação de Joaquim diante da doença de Genoíno como uma questão de caráter:

 "Acho que é mais um problema de maldade. Ele é uma pessoa má. Falo isso sem nenhum preconceito com a pessoa dele pois já o convidei para jantar na minha casa. Mas o que ele faz é simplesmente maldade."

Advogados que estiveram com Joaquim Barbosa para tratar de direitos de prisioneiros também têm uma boa impressão pessoal do ministro. Sem que isso implique em qualquer avaliação sobre suas decisões jurídicas, os relatos descrevem um cidadão de maneiras gentis e educadas, sem nenhum traço da agressividade que se vê no tribunal – e que é coerente com boa parte de suas decisões na ação penal 470.

Eu já tive contatos pessoais com Joaquim, logo depois que ele se tornou relator da ação penal. Minha impressão pessoal é a mesma.

Mas a questão não envolve questões de natureza pessoal.

Estudando a emergência de governos totalitários nas sociedades modernas, Hanna Arendt recorda que a prática do mal, em nosso tempo, exerce “uma atração mórbida” sobre grande parcela da população de nossa época. Falando dos governantes e autoridades, a  professora vai além.

Explica que a  “banalidade do mal” é um instrumento político de dominação nas ditaduras, pois permite a autoridades tomar decisões terríveis, sem consideração pelo sofrimento de seus semelhantes, sem se perguntar se elas estão de acordo com seus valores, com sua formação e mesmo com sua história pessoal. O “ mal “, em síntese, é aquela força que provoca incertezas e insegurança sobre direitos e verdades.

Falando sobre um enforcamento em praça pública, em 1776, época em que as pessoas eram torturadas, esquartejadas e mortas à vista de todos, o jornal inglês Morning Post descreve: “a multidão impiedosa se comportava com uma indecência extremamente desumana – gritando, rindo”.

O mesmo jornal  registra um ponto importante no comportamento da “multidão impiedosa.” Esclarece que, em sua “ indecência”, a multidão não se limitava a rir e festejar. Também agredia, jogando bolas de neve, aqueles poucos “que manifestavam uma compaixão apropriada pela desgraça de seus semelhantes.”

Diante desse relato de 1776, não é difícil encontrar a inspiração de comentaristas e observadores que tentam ironizar e humilhar a luta desigual de José Genoíno pelo seu direito à vida. 

 

Média: 4.8 (17 votos)
58 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Durvalino
Durvalino

..................   CAro

..................   CAro Paulo.

deveriamos ter essa deferencia toda com Genoino ??  e os demais presos doentes da PAPUDA ??!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

gravidade?

Quem quiser saber a gravidade pré-operatória de um aneurisma dissecante de aorta pode perguntar para qualquer cirurgião cardíaco: mortalidade de 1% por hora. (mais fácil ganhar na loteria...)

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Terminou o dia e a besta fera

Terminou o dia e a besta fera liberal não pode responder como é que um aeroporto de segunda vale mais que uma mineradora como a Vale vendida no governo FHC. É isso que significa o neoliberalismo tosco. Quando confrontado com questões fundamentais, simplesmente se cala.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de Marco A.
Marco A.

Só pode ser falta de

Só pode ser falta de conhecimento...

Se entendi corretamente o comentarista pega um processo de "concessão administrativa" de 2013 de um aeroporto, com um enorme ágio no preço dado pelo vencedor do certarme (faltando explicar quanto e quando serão investidos os milhões necessários e qual o impacto nas tarifas aéreas). com a privatização de 1997 na qual parte das ações que eram do governo (ele mantem boa parte das ações através do bndes, dos fundos de pensão e da goldenshare).

É realmente, pra elogiar governo que fez para todos os efeitos práticos uma privatização (coisa maldita no manual do militante emperdenido), vale lançar de qualquer bobagem...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de pierre
pierre

Globo, Folha, Estadão, Veja e

Globo, Folha, Estadão, Veja e assemelhados e/ou assemelhadas, publicam e divulgam o que querem e bem entendem como se fossem o pensamento e a voz de todos os brasileiros. Eu gostaria de saber o que passa pela cabeça dos jornalistas, que escrevem o que os patrões mandam, empregados dessas empresas. Será que eles tem certeza que todo esse fuzuê arquitetado por eles tem a concordância total e irrestrita da população. E se não for bem assim? E se aparecer resistências ao projeto deles? Eu gostaria mesmo é de ver esses jornalistas correndo, como ratos, dentro de esgotos fétidos em busca de esconderijo para se safar da irá do povão.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Escolhido

Infelizmente Lula e o PT estão colhendo aquilo que plantaram ao indicar Joaquim Barbosa para o STF.

Agora todos devem ficar sentados esperando o proximo ato deste ator de quinta ao qual muitos vao assistir de camarote.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Jossimar
Jossimar

O que estão fazendo nesta

O que estão fazendo nesta farsa do mensalão é para deixar qualquer brasileiro com um mínimo de bom senso envergonhado perante o mundo.

O STF, depois de quase cinquenta anos, em plena "democracia" faz com que o Brasil volte a ter presos políticos.

 Não dá para acreditar que o Senado fique mudo diante de tantas agressões à Lei cometidas pelo STF e seu presidente.

Fico tão indignado com o que vejo acontecer que sinto vergonha de ser brasileiro e me convenço que este país não tem futuro.

Se não mudar muito, muito mesmo, será sempre uma república de bananas. As frutas e as pessoas. 

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Sérgio Lamarca
Sérgio Lamarca

Querem morte

Se a pena de morte estivesse estabelecida todos estavam condenados a essa pena máxima. Já mataram o japonês e agora vão acabar matando o Genoíno. Isso é uma puta covardia de um juiz canastrão.

O incrível é a passividade do governo, é coisa de banana. Era de ir para cima deles. 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de janes salete
janes salete

Aliança Liberal: por que

Aliança Liberal: por que nunca falas do teu partido, psdb, aqui da cidade da qual foram corridos pelo povo, por roubo na merenda escolar? A direita, sempre será um tapete para os grandes e impunes ladrões, nada mais do que isso. E dá um prazer danado saber que os seus próprios deuses marginais, os chamam de boizinhos necessários.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

O problema , me parece, não é

O problema , me parece, não é o Barbosa, mas os outros ministros. Que diabo que ninguém se manifesta? Por onde anda o Ricardo L. , que não abre o bico prá nada. E o Marco Aurélio , que adora um  microfone? Que houve? Todos estão mudos ? Isto é que me parece muito perigoso. O que o Barbosa ou a mídia tem contra estes  ministros? Qual o mistério disto tudo? Antes todos os ministros davam milhões de entrevistas sobre o processo. Depois do dia 13, ninguém mais fala nada. Só o Barbosa fala, determina e acontece. E os outros????? Estão em casa de férias??? 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Mesmo falando de uma doença

"Mesmo falando de uma doença incurável, que precisa ser tratada de modo cuidadoso e permanente, Joaquim Barbosa deixa claro que pode suspender, a qualquer momento, as condições para um tratamento mais adequado."

Traduzindo em miúdos, Joaquim Barbosa proclama a si, na prática, o direito divino de determinar a vida ou a morte do prisioneiro.

Vale frisar que espanta o tenebroso silêncio de quem poderia oferecer resistência a um homem visivelmente desequilibrado e desqualificado. Sejam quais forem os motivos, nada justifica a omissão na defesa dos direitos humanos de um sentenciado. Omissão que margeia a cumplicidade.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Toni

Quem conduzirá o Dr Bacamarte do direito à Casa Verde ?

Na ficção de Machado de Assis o Dr Bacamarte, ao ver que tinha esvaziado a cidade, que todos estavam presos na sua Casa Verde, para tratamento, parece que resolveu sozinho trancar-se e liberar os loucos. Mas este Bacamarte politiqueiro, que diagnostica loucura apenas em seus adversários políticos, sonha ser ditador, a exemplo de IDI AMIN DADAH, que parece ser seu ídolo. Esse ataque é contra todos políticos, não só aos do PT. Será que eles não têm brio ? Não estão vendo que esse desgaste já ultrapassou, e muito, ao objetivo: PT ? Que atinge agora o Estado de Direito e a Democracia, conseguida com tanta luta que nenhuma Comissão da Verdade será capaz de compensar, ressarcir ? É o medo dos loucos que os estão paralisando a ação ?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marcos Chiapas
Marcos Chiapas

Nossa

Com tantos ditadores branquelos por aí, porque a comparação com Idi Amin Dada ?

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Esse papo de chamar os

Esse papo de chamar os críticos de Barbosa de racistas já deu. Não cola mais.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".  Joseph Pulitzer

Cadê ?

Quais ditadores branquelos extrapolam de seu poder, e desafiam sistematicamente a CF ? Cite um.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Pela exclusão de Joaquim Barbosa do STF

Prezados,

Inseri esta petição no Avaaz. Gostaria que ocorressem bastante adesões. Quem sabe? Não merecemos um magistrado que não obedece nem as decisões do Conselho Nacional de Justiça, mesmo estando na presidência do órgão, com o único intuito de se promover. A petição é dirigida ao Congresso Nacional.

http://www.avaaz.org/po/petition/Pela_exclusao_de_Joaquim_Barbosa_do_STF...

Abraços a todos

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de +almeida
+almeida

Qual é o lugar pessoas fora da razão?

"Ao demonstrar tamanha resistência a acatar aquilo que a legislação determina em caso de doença grave de prisioneiros, Joaquim Barbosa manteve, na  fase do pós-julgamento, um traço que já fora visto durante toda a ação penal 470. Mostrou-se, mais uma vez, extremamente rigoroso em tomar medidas duras, que contrariam direitos dos réus, e bastante agressivo em decisões que irão prejudicá-los. Impediu o desmembramento do julgamento. Fez denúncias agressivas, sem base em provas consistentes. Batalhou para conseguir condenar os réus a penas altíssimas, elevadas de modo artificial, como denunciou o ministro Ricardo Lewandovski. Na hora de acatar uma decisão prevista em lei, que irá beneficiar os réus, faz o possível para evitar, atrasar, condicionar. O caráter provisório da decisão é uma ameaça de retrocesso." O desequilibrio de uma pessoa revela todas as suas camuflagens e facilita, para os demais, encontrar o possível lugar onde essa pessoa deveria estar. No caso desse senhor, o STF jamais seria esse local.

Seu voto: Nenhum

O mundo jurídico brasileiro vibrou com a atuação

do barbozão (e do gurgel, e do C. de Mello etc...) na tal AP 470. Vi e escutei ao vivo.

Agora não estão gostando: bem feito, o problema é deles, ficou claro que Genoino é preso político, o Pizzolato pode (o.k. só pode não é tão seguro assim) destruir o julgamento na Itália.

O problema do barbozão é de vocês, operadores do direito, M. T. Bastos inclusive, eu pessoalmente não mudei minha opinião.

Virem -se com isso! Estou fora!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de André Sousa
André Sousa

Esqueceu-se dela mesma

Globo quer que BB cobr o que ela recebeu

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/121786/Globo-quer-que-BB-cobre-o-que-ela-pr%C3%B3pria-recebeu.htm

Seu voto: Nenhum (1 voto)

De acordo com a medicina,

De acordo com a medicina, indivíduo com transtorno sociopático. As características dos sociopatas englobam, principalmente, o desprezo pelas obrigações sociais, leis e a falta de consideração com os sentimentos dos outros. Eles possuem um egocentrismo exageradamente patológico, emoções superficiais, teatrais e falsas, pobre ou nenhum controle da impulsividade, baixa tolerância para frustração e derrotas, baixo limiar para descarga de agressão física, irresponsabilidade, falta de empatia com outros seres humanos e animais, ausência de sentimentos de remorso e de culpa em relação ao seu comportamento.São pessoas sedutoras, cínicas e manipuladoras. Geralmente são incapazes de manter uma relação conjugal leal ou duradoura. É comum o histórico de diversos relacionamentos de curta duração.Quando percebem que suas atitudes estão sob avaliação, reprovação ou questionamento, são capazes de adotar mudanças radicais em seu estilo de vida para afastar as suspeitas sobre si, como por exemplo, casar-se repentinamente, frequentar igrejas ou presentear conhecidos. 1Eles mentem exageradamente, sem constrangimento ou vergonha. Na narrativa dos fatos, utilizam contextos fundamentados em acontecimentos verdadeiros, porém manipulados de acordo com seus interesses, e assim se tornam extremamente convincentes. Roubam, abusam, trapaceiam, manipulam dolosamente seus familiares, parentes e amigos. Causam inúmeros transtornos a quem está ao seu redor e podem colocar em risco a vida de outras pessoas sem sentir pena de quem foi manipulado. Seduzem seus parceiros a fim de convencê-los a fazer algo em seu lugar, evitando prejuízo a si mesmos. Podem maltratar animais sem piedade, mesmo que não obrigatoriamente. Esse conjunto de características faz com que os sociopatas dificilmente consigam aprender com a punição e modifiquem suas atitudes.São capazes de fingir com maestria comportamentos tidos como exemplo de ética social e capazes de fingir crenças ou hábitos para se infiltrarem em grupos sociais ou religiosos a fim de ocultar sua verdadeira personalidade. Pessoas sociopatas não sentem remorso pelo o que fazem. Jamais sentem culpa.Quando detectam que outras pessoas começam a notar seus desvios de personalidade são extremamente hábeis em fingir comportamentos exemplares, alterando e adaptando seus desvios de conduta para que não sejam descobertos. Ao notarem que sua personalidade foi descoberta é comum que saiam de cena, mudem de residência e procurem estabelecer novos vínculos sociais com pessoas que desconheçam seu comportamento patológico, mantendo pouco ou nenhum vínculo com seu passado.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

zanuja

imagem de André Sousa
André Sousa

O risco da luta

'Entre a humilhação e a servidão, eu assumo o risco da luta'(Genoino)

Seu voto: Nenhum (5 votos)

O "crime" de Genoíno

Sugiro que se dê início à construção de  campos de concentração para colocar lá os que vierem a cometer "crimes" como esse praticado por Genoíno. O comentário abaixo é de Motta Araújo:

 "Um trem não abordado: As operações bancárias do PT com o Banco Rural, as promissórias assinadas pelo então presidente do partido Jose Genoíno, os créditos na conta corrente, a renovação das promissórias e a liquidação final foram consideradas na AP 470 operações simuladas quando NUNCA foram, todos os créditos dos descontos de promissórias foram lançados em conta, as operações foram regulares, os empréstimos lançados e  contabilizados, mas  na Ação foram consideradas fraudulentas porque? Em que sentido? Genoíno não cometeu crime algum nessas operações, elas tem começo, meio e fim absolutamente normal, em que ponto são fraudulentas? Todo esse conjunto de operações na parte bancária foram legais, registradas, contabilizadas e liquidadas, a pecha de fraudulento é que é uma fraude. Se essas operações fossem analisadas por um auditor internacional tipo Price, KPMG, Deloitte, teriam atestado de operações regulares. Achei incrível os Ministros votarem com o Relator nesse ponto, um empréstimo assinado por quem tem poderes, creditado em conta e ao final liquidado por quem tomou  emprestado não é por nenhum critério operação fraudulenta. Se o dinheiro foi mal aplicado, esse é um OUTRO delito mas a operação bancária em si foi regular."

Seu voto: Nenhum

 

...spin

 

 

imagem de André Sousa
André Sousa

Tiradentes

Diante desse relato de 1776, não é difícil encontrar a inspiração de comentaristas e observadores que tentam ironizar e humilhar a luta desigual de José Genoíno pelo seu direito à vida. 

Me lembrei da festa que a população fez pelas ruas com os pedaços do corpo de Tiradentes

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Quem politizou a doença foi a

Quem politizou a doença foi a esquerda, o PT tenta a todo custo faturar politcamente com a doença de Genoino.

A indignação atual do PT não serviu para impedir que presos politicos de Cuba morressem em uma greve de fome, uma palavra de Lula teria salvo.

Aqui no Brasil quando prenderam Pitta ele tava com câncer e diabetes tipo 2, quando prenderam o atual aliado do PT, Maluff foi de helecóptero e com jornalista da globo junto e nunguém falou em espetacularização.

O Brasil cada dia mais parecido com a Venezuela. Daqui apouco vão estar prendendo comerciante por reajustar preços.

Genoino e os petista tem muita regalia em comparação aos presos pobres do resto país.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

isto é piada? é para rir?

Onde estavam os militantes do PP p/ apoiar o Pita e o malufa?? Acho que esta deveria ser a pergunta.

Militantes do PT apoiam petistas meu caro, é óbvio.

Aliás esta é uma reflexão que eu fazia há três dias, imaginado o FHC , o Serra na situação do Genoino, do Dirceu? Quem estariá lá por eles?? Os psdebistas seuqer saem do armário p/ assumir o psdb, eles só sabem se articular para atcar o PT, nunca para defender o psdb.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Ana Bednarski

imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Talvez pq outros partidos

Talvez pq outros partidos  tenham escrúpulos, ao não devender corruptos.

Podemos concluir que é um erro ser honesto no Brasil, os partidos de oposição deveriam defender os seus custe o que custar não importando com ética e moral, assim como faz o PT.

Citei PItta para refutar a reinvidicação "humanitária" repentina do PT para com o sistema prisional brasileiro.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Aliança LIberal não tem

Aliança LIberal não tem argumentos...Não é a primeira vez que este sujeito se cala. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

Aliança Liberal não conseguiu

Aliança Liberal não conseguiu explicar como a Vale foi vendida na bacia das almas e o aeroporto sob concessão do  Galeão conseguiu um preço seis vezes maior que a Vale...acontece. Ms Aliança LIberal, como explicar isso? EStamos aguardando você...Alguém acha aqui que a Vale menos que o aeroporto do Galeão? Mas a Vale sendo vendida na bacia das almas, com quem ficou esta dinheirama toda? Repito, um aeroporto sob cooncessão foi vendido pelo governo do PT por cinco vezes mais o preço da Vale sob FHC, que foi privatizada. Aliança Liberal? E aí? Venderam barato? Venderam com depósitos na Suiça? Vale mais o aeroporto ou a Vale? Vamos lá aliança liberal!??

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

Aguardemos os argumentos da

Aguardemos os argumentos da aliança liberal para nos dizer que uma mineradora vale menos que o aeroporto do RJ...se conseguir...rrsrsrsrsrs

Seu voto: Nenhum (4 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

"os argumentos da aliança

"os argumentos da aliança liberal"  e adianta, eu pesquisar argumentar se para vcs é uma questão de fé.

Para fazer o que vc me pede teria que verificar o valor do aeroporto em 1997,  e por quanto seria vendido etc..

O que importa e a mudança ideolócia da turba agora é bom privatizar antes não. 

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

soturno

Mesmo com o focinho gelado, continua atirando bolas de neve.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

“Contra ratos não há argumentos.” (Palmério Dória)

Se por trás desse perfil

Se por trás desse perfil falso de troll profissional houver uma pessoa, tenho certeza que será acometido da mesma doença do Genoino, ou equivalente e terá seu direito a ter um tratamento adequado negado, para que receba de volta tudo que desejou para o outro.

Mas como eu tenho certeza que esse perfil falso é usado por um call-center de trollagem profissional, que isso aconteça com o responsável pela organização da palhaçada toda.

O juslgamento todo foi politizado com cronograma ajustado para tentar influenciar as eleições de 2012 (no que fracassaram) e com a ordem de prisão emitida ilegalmente em uma escrota (tão escrota quanto esse perfil fétido) malandragem para usá-la em um golpe publicitário.

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

É frequente esta sua acusação

É frequente esta sua acusação de que os que criticam o governo são trolls. Eu usei meu nome já e não durou 1 dia e fui "denunciado" dai em diante usei o "aliança liberal" para me proteger da STASI petista, são um bando de loucos fanáticos vai saber o mal que podem fazer a um "civil comum". 

Ruy defende o seu pão de cada dia eu entendo só não sejas tão infantil, melhora a argumentação,  Eu aprendo com os meus erros.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Zanchetta
Zanchetta

Vc falou sobre a politização

Vc falou sobre a politização da doença do Genoíno e sobre Lula não salvar o ativista cubano e os comentários abaixo responderam... " Abacaxi não é laranja!"

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Zanchetta é um bosta

Zanchetta é um bosta

Seu voto: Nenhum (16 votos)

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Zancheta cuidado daqui apouco

Zancheta cuidado daqui apouco seu sigilo bancário, fiscal, telefônico vai ser quebrado, vão mandar a STASI petista atrás de vc e te prender pelo crime de subversão da ordem socialista.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Zanchetta
Zanchetta

Pensei que vc ia me chamar de

Pensei que vc ia me chamar de petista... aí eu brigava!

Seu voto: Nenhum (10 votos)

questão de identificação

respeito tua escolha

Seu voto: Nenhum (3 votos)

'Entre a humilhação e a servidão, eu assumo o risco da luta'
José Genoino

Você é um reaça e não entende

Você é um reaça e não entende nada de nada do mundo. Engana por aqui por que poucos se comprometem a desqualificá-lo nesta mesmice que virou este blog!

Seu voto: Nenhum (7 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de João Jorge
João Jorge

Oswaldo Ferreira: Por que

Oswaldo Ferreira:

Por que você perde tempo com esse sujeito ?

Os argumentos do cara são vazios, inconsistentes. 

Às vezes dou uma olhadinha nos comentários dele para ver se o elemento evoluiu.

Se ele continua dizendo bobagens, eu vou em frente, esqueço.

Não há diálogo possível com indivíduos que assumem a militância à direita.

Eles têm uma crença arraigada de como o mundo deve ser modelado ou, então, são pagos para divulgar essa crença.

Esse cara, dia desses, publicou um manual de combate à militância que se alinha com os interesses dos trabalhadores. Ele fica aplicando as regrinhas do manual aqui, no blog do Nassif. É risível, entretanto, democraticamente, temos que aceitar. 

Indivíduos que tem uma tendência a se alinhar com a direita não são cooptados no campo das ideias democráticas. São indivíduos já inclinados ao preconceito em relação aos pobres, aos trabalhadores, aos negros, às mulheres, aos homossexuais, aos índios, aos ateus. A base da ideologia de direita é o preconceito.

Como não há espaço no blog do Nassif para defender esse tipo de preconceito, o Aliança Liberal parte para a provocação em relação às supostas contradições da esquerda democrática, valendo-se da desinformação e da contrainformação que é divulgada pela mídia alinhada com os interesses norte-americanos.

O melhor em relação a ele é ignorá-lo, não responder  diretamente, até que ele se apresente como um comentarista que deseja realmente dialogar e pare com as provocações.

Já vi indivíduos como ele perceberem que não passam de objeto de manobra dos donos do poder econômico. Ele se imagina pelo menos uma torre, no jogo de xadrez da direita para impedir o avanço civilizatório, mas não passa mesmo de um peão pronto para ser descartado. Assim como Joaquim Barbosa, depois que entregar o serviço sujo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Vc criou na sua mente um

Vc criou na sua mente um espantalho ficticio da direita e bate nele pensando que esta lutando contra o mal e ganhando na argumentação que nada mais éque "argumentum ad hominem" + "falácia do espantalho".

A direita é heterogênea diferente da esquerda que é homogênia em ultimo caso se unem sempre no ódio de classe, que é o argumento falho mais comum da esquerda.

Não perde tempo lendo o que escrevo sou um zé ninguém vai ler Eric Voegelin  para dar exemplo.

 

 

Seu voto: Nenhum

Alem de reaça e um quadrúpede .

Além de reaça, ainda age como uma mula bandeirosa que ajudará no enterro definitivo da direita ordinária  .

Será que ele não percebe que as degenerações do barbosão está escancarando que a 470 é uma farsa medíocre ?

Seu voto: Nenhum (8 votos)

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos." - Barão de Montesquieu

 

Não acho que você tenha

Não acho que você tenha credenciais para falar de corrupção diante do roubo bilionário no sistema de metrô e trens de São Paulo que faz com que milhões de pessoas das periferias tenham que se submeter a condições de absoluta indigência simplesmente por terem que usar o metrô e os trens da CPTM para irem trabalhar ou estudar. Então silêncio. 

Mas por não querer controvérsia maior contigo, espero que explique como um aeroporto de segunda como o Galeão no RJ consegue numa licitação seis vezes mais que a Cia Vale do Rio Doce que dispõe das maiores jazidas de ferro e manganês do mundo e mais 1 bilhão de jazidas de cobre? Pois bem, a Vale do Rio Doce foi vendida por FHC por 1/6 do Galeão que nem é Cumbica e que fica, após 25 anos, sob controle da União e a Vale se foi para sempre. Explique se puder!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de anac
anac

ENTREGA DA VALE CRIME DE LESA-PÁTRIA

Um dos dois principais motivos alegados pelo governo neoliberal de FHC para a privatização das empresas estatais era o pagamento da dívida pública: com os recursos oriundos da venda destas empresas, reduziríamos a dívida. 

O que ocorreu de fato?As empresas foram vendidas, mas a dívida, tanto a externa quanto a interna, aumentou exponencialmente. A dívida externa passou de US$ 148 bilhões para US$ 248 bilhões, entre 1995 e 2002, e a dívida interna decuplicou, passando de R$ 62 bilhões para R$ 662 bilhões, no mesmo período.


O Governo Fernando Henrique Cardoso privatizou 76% do patrimônio público brasileiro. Entre as privatizações realizadas, a da Vale do Rio Doce, quando foi entregue uma empresa pública que explorava os nossos minérios, alguns dos quais têm um valor incalculável, outros que têm uma duração prevista de 400 anos para serem explorados.No mesmo ano da entrega, o Instituto Brasileiro de Economia considerou a Vale a primeira entre as empresas nacionais. 

 Tudo isso foi construído com dinheiro público, com recursos do povo brasileiro, portanto. Pois bem, ela foi privatizada em 1997 por R$ 3,3 bilhões – que é menos do que ela obtinha por ano em 1995 e é menos do que ela lucra hoje em apenas três Vale do Rio Doce.  A empresa Vale do Rio Doce foi constituída em 1942. Cinqüenta e cinco anos depois, em 1997, ela era a maior mineradora mundial de minério de ferro, possuía a maior frota de navios transportadores de grãos do mundo, duas ferrovias com nove mil quilômetros de extensão, com 16% da movimentação de cargas do país, constituía um complexo de 54 empresas e sua receita havia crescido de R$ 198 milhões por ano, no início dos anos 70, para R$ 5,5 bilhões em 1995. 

Por que um preço tão baixo por uma empresa tão importante?  O edital que serviu de base para o leilão da privatização subdimensionava grosseiramente quase tudo o que a Vale tinha na época, mas, pior que isso, o edital omitia boa parte dos minérios que a empresa explorava: titânio, calcário, dolomito, fosfato, estanho/cassiterita, granito, zinco, grafita, nióbio.

Nós poderíamos imaginar um empresário capitalista vendendo sua empresa, deixando de considerar, no cálculo do seu valor, a maior parte dos seus ativos? 
 

Seu voto: Nenhum

Explique como um aeroporto de

Explique como um aeroporto de segunda que nem foi vendido pois isso é proibido pela CF, mas apenas alugado sob concessão, pode valer 5 ou 6 vezes uma empresa como a Vale do Rio Doce, colocada na bacia das almas pelo banditismo de FHC?

Seu voto: Nenhum (4 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

Aliança Liberal deve estar em

Aliança Liberal deve estar em busca dos universitários prá responder! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

Depois será chamado a

Depois será chamado a explicar a roubalheira no metrô e na CPTM de São Paulo sob o PSDB que acha que nos engamos com a tal gestão (Jestão com j, pros jegues)...se conseguir...

Seu voto: Nenhum (6 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Não é estranho vc afirmar que

Não é estranho vc afirmar que xxx são corruptos sem julgamento e vc afirmar que as prisões dos mensaleiros foram injustas mas só as do PT os resto é merecida.

Os incocentes estão presos e os culpados estão livres.

Faz todo o sentido.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de André Sousa
André Sousa

Aqui temos um

Esclarece que, em sua “ indecência”, a multidão não se limitava a rir e festejar

O Aliança é um exemplo claro disso, lá fora temos o Merval Pereira e Sadenberg que festejaram com vinho importado, seguido por inocentes uteis

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Souza tem petista comemorando

Souza tem petista comemorando muito mais a prisão dos mensaleiros.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.