newsletter

Assinar

Barragem em Mariana tem novo vazamento

Imagem do primeiro incidente, em novembro de 2015
 
Jornal GGN - A barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, teve mais um vazamento na tarde desta quarta-feira (27). De acordo com o chefe da Defesa Civil de Mariana, Welbert Stopa, os materiais deslocados são sedimentos do vazamento anterior, no dia 5 de novembro, na tragédia que matou 17 pessoas, duas desaparecidas e destruiu comunidades.
 
O Chefe da Defesa Civil afirmou que não há vítimas, mas que, seguindo a legislação, os funcionários tiveram que sair do local. "Teve um deslocamento de massa, foi material acumulado que vazou", disse à reportagem do Estado de Minas.
 
A Samarco adotou alerta vermelho, iniciado quando "constatada, a qualquer momento, anomalia que resulte na pontuação máxima de 10 (dez) pontos em qualquer coluna do quadro de estado de conservação referente a categoria de risco da barragem de mineração, ou quando há qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura", de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
 
O novo incidente está sendo apurado por uma equipe do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais, a pedido do promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto. A Samarco minimizou o ocorrido, caracterizando-o como de "volume pequeno" à prefeitura do município de Mariana. A empresa confirmou que os funcionários foram retirados do local e descartou risco de que o material siga adiante nos cursos d'água e que não há motivo para pânico. 
 
O promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais mandou deslocar uma equipe ao local para apurar o novo incidente.
 
Com informações do Estado de Minas
Média: 3.5 (4 votos)

Recomendamos para você

1 comentário

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Manda o Zé Cardozzzzzzzzzzzo

Manda o Zé Cardozzzzzzzzzzzo pra lá. Ele é ótimo em coibir vazamentos...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.