BC alemão rejeita ideia de desvalorização da moeda

Jornal GGN – O presidente do Bundesbank (banco central) da Alemanha, Jens Weidmann, rejeitou apelos de alguns países europeus pela desvalorização do euro para ajudar exportadores.

Em entrevista à revista alemã Focus, publicada neste domingo, o chamado “estrategista linha dura” do BC europeu afirmou que um movimento para enfraquecer a moeda poderia levar outros bancos centrais da região e também ao redor do mundo a fazer o mesmo, levando a uma “corrida de desvalorização que teria apenas perdedores”.
 
Segundo ele, a competitividade não pode ser conseguida por meio de tal medida radical. Ela é gerada por empresas com produtos atraentes, que conquistam seu lugar no mercado.
 
Países da zona do euro, incluindo a França, já pediram reuniões para resolver o que consideram ser uma força excessiva do euro, antes do novo Parlamento Europeu vai assumir este ano.
 
O BCE não mira a taxa de câmbio do euro, mas a força da moeda tem sido vista como uma das contribuintes para a inflação, que ficou aquém da meta do banco central, de pouco menos de 2%.
 
O euro está sendo negociado atualmente por cerca de 1,35 dólar, ante 1,40 dólar no início do mês passado, enquanto os mercados anteciparam os movimentos feitos no início de junho pelo banco central, para afrouxar a política para estimular o crescimento e evitar a ameaça de deflação, já que uma moeda forte torna também as exportações bem mais caras.
 
Em medida histórica, o BCE decidiu, por unanimidade, no início de junho, cortar as taxas de juros, levando a taxa dos depósitos no overnight para baixo de zero – e lançar medidas para estimular os empréstimos para pequenas e médias empresas, que têm enorme representatividade na economia local.
 
Com informações da Reuters.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador