Bem avaliado por 40%, Alckmin seria eleito no primeiro turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Se a eleição fosse nesta quinta-feira (31), o atual governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) seria reeleito sem dificuldade. Preferência de 50% dos entrevistados pelo Ibope, em pesquisa encomendada pela Rede Globo, o candidato deixa para trás o empresário Paulo Skaf (PMDB), que tem 11%, e o ex-ministro Alexandre Padilha (PT), favorito de apenas 5%.

De acordo com o levantamento, todos os adversários de Alckmin somam apenas 21%, margem insuficiente para garantir uma segunda rodada nas urnas. O estudo também revela que o governo do tucano é bem avaliado por 40% dos questionados, enquanto apenas 38% consideraram o desempenho frente ao Palácio dos Bandeirantes regular, e 19%, ruim ou péssimo.

O estudo divulgado pelo Estadão não detalha o grau de conhecimento do eleitor em relação aos candidatos. Informa, por outro lado, o nível de rejeição dos postulantes. Padilha lidera o ranking com 19%, técnicamente empatado com Alckmin, descartado por 18% do eleitorado. Outros 13% disseram que não votam em Skaf de jeito nenhum. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos.

O alcance de Skaf nesta primeira sondagem do Ibope no Estado é inferior ao resultado do peemedebista na última pesquisa Datafolha, de 17 de julho. Nela, o presidente licenciado da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) registrou 16%. Alckmin também foi melhor na sondagem da Folha, com 54%. Padilha oscilou 1% entre um estudo e outro.

Em Minas Gerais, o Ibope aponta que os candidatos do PT e PSDB estão tecnicamente empatados. O ex-ministro de Dilma, Fernando Pimentel, tem 25%, enquanto o tucano Pimenta da Veiga conta com apoio de 21%.

No Rio de Janeiro, a disputa está embolada. Anthony Garotinho (PR) tem 21%. Marcelo Crivella (PRB) tem 16%; Luiz Fernando Pezão (PMDB), 15% e Lindbergh Faria (PT), 11%. 

Em Pernambuco, Armando Moteiro (PTB) lidera com 43%, contra 11% de Paulo Câmara (PSB) e 2% de Zé Gomes (PSOL). No Distrito Federal, José Roberto Arruda (PR) soma 32%, ante 17% de Agnelo Queiroz (PT) e 15% de Rodrigo Rollemberg (PSB). 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já São Pedro, se fosse

    Já São Pedro, se fosse candidato, teria menos de 1% dos votos, uma vez que é o ÚNICO CULPADO pela crise hídrica no estado de São Paulo…

  2. Vai tentar entender o eleitor paulista!!!!

    Muitas vezes não consigo entender a lógica das preferências dos Cariocas pelos seus governantes. Agora, São Paulo é totalmente fora da casinha…

  3. São Paulo está mesmo passando

    São Paulo está mesmo passando por uma crise de abastecimento de água?São Paulo sofre mesmo com insegurança pública e com a sombra do crime organizado?São Paulo sofreu mesmo uma onda de atentados e crimes comandados pelo PCC?A impressão que se tem é que o paulista parece ser o mais alienado entre os brasileiros.

    1. Tucanistão

      Pra maioria tudo e qualquer coisa é culpa do “governo federal” e, claro, do pt.

      Tudo que é positivo é mérito deles, paulistas; e tudo de negativo é culpa da União, que eles acreditam carregar nas costas.

      Sobre a água a maior parte nunca vai ficar sabendo o que aconteceu de verdade. E os que sabem estão até se divertindo com a “esperteza” do Alckmin em conseguir de safar da responsabilidade por uma calamidade da qual é o maior responsável.

      Sobre a criminalidade muitos desejam a política de extermínio abertamente, alinhando-se bravamente com os setores privilegiados. Acreditam que a queda dos homicídios é o único dado importante para se avaliar a segurança e que a queda desses números é consequencia da “eficiência” da polícia paulista.

      É isso que eles enxergam na imprensa; é nisso que eles acreditam.

  4. Tim Maia já dizia

    Que os habitantes de São paulo sobrevivam com falta de água, falta de metrô, os pedágios mais caros do mundo, o IPVA mais caro do Brasil e a maior corrupção de um governo estadual já descrita e comprovada neste país. A corrupção do Metrô, dos pedágios e da prefeitura paulista antes do Hadad não sensibilizaram aos paulistas acharem que estão fazendo o verdereiro papel de idiota! Mas eles gostcham não? Ainda bem que no meu estado PT está garantindo primeiro turno e se Deus quizer, Dilma também

  5. São Paulo, sob a batuta

    São Paulo, sob a batuta Tucana, sorverá o Volume Morto por mais uma Década……..Alvíssaras…..

  6. Mais uma prova.

    Isso vem reforçar a percepção de que o eleitorado médio paulista é conservador e careta. Ou seja, de direita. E portanto, sempre apoiará o candidato conservador, independentemente de sua capacidade ou da qualidade do seu governo. Triste, mas é o que acontece. O PT até pode ganhar a prefeitura paulistana, como já ganhou com Erundina e Haddad.  Mas o governo do Estado, acho que não levará nunca. 

  7. Quando o preconceito obstrui a razão

    É muito difícil discutir política aqui no Estado de São Paulo.  A maioria das pessoas com quem convivo e tenho um bom relacionamento posta inúmeras bobagens na internet, atribuindo ao PT as falhas que são do governo Tucano de São Paulo. Os paulistas ficam indignados com a violência, os maus resultados na educação estadual, a falta d’água, as tarifas dos pedágios estaduais, a falta de repasses para a Santa Casa de São Paulo, a corrupção do Metrô, entre outras coisas e, ao mesmo tempo, fazem uma boa avaliação da administração responsável por tudo que vai mal. Para eles, os petistas têm o monopólio das culpas e acham que vão corrigir o que está errado mantendo na administração estadual os mesmos políticos que instalaram o caos do qual reclamam.  Por mais evidentes que sejam estes fatos, a população de São Paulo faz um enorme esforço para não entender. Dá um desânimo…

    1. Acabei de fazer um comentário

      Acabei de fazer um comentário nesse sentido. Tenho também essa triste impressão. São gerações e gerações que reproduzem todo tipo de preconceito contra qualquer governo trabalhista…

      Na verdade acredito mesmo que toda essa campanha é mera cortina de fumaça pra encobrir todo tipo de rapinagem que os governos conservadores sempre fizeram.

      Pena é notar pessoas que gostam de se dizer “bem informadas” repetirem tantas bobagens só porque parece chique. De uma ou outra ninguém está livre, hehe, mas o que se vê é um sistema fechado, blindado mesmo, de multiplas inverdades; que torna os sujeitos quase autistas. Por isso precisam tanto da confirmação – e até da conversão – dos demais.

      1. Infelizmente você tem razão.

        Infelizmente você tem razão. Existe uma grande distância entre informação e reflexão, assim como entre escolarização e formação crítica. Entre os que repassam tais besteiras estão muitos profissionais com pós-graduação e especialização, que atuam com competência em suas áreas, porém são essencialmente analfabetos políticos. Não possuem noções claras sobre as responsabilidades de cada esfera governamental, não conseguem associar as políticas públicas (ou a ausência delas) à realidade do local onde vivem e trabalham, e muitas vezes desconhecem fatos fundamentais de nossa história e organização política. Sem contar que deixam se levar acriticamente pelo discurso capcioso de demonização da política, martelado pela imprensa dominante. Essas são algumas das razões que levam essa nulidade chamada Alckmin a se manter por dez anos no comando do estado, e ainda ser favorito à reeleição. 

  8. A crise hídrica parece estar

    A crise hídrica parece estar afetando o cérebro dos Paulistas. Depois de tomar tanta água contaminada, os Paulistas se abestalharam de vez.. Só assim consigo entender que irão reeleger o picolé de chuchu no 1o turno.

    Vão gostar de sofrer assim no inferno.

    Pensando bem, tai uma oportunidade de negocio. Investir em sadomasoquismo. Vou abrir uma loja ontem em SP. Devo ficar rico da noite pro dia.

  9. Explica alguma coisa?

    Prefeitura

    Jânio – 1986/1989 – Sim, ele mesmo, o cara abandona a Presidência, joga o país na maior crise institucional da História e os paulistanos elegem prefeito;

    Maluf – 93/97 – “Este aqui é o Celso Pita, meu candidato, se ele não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim”

    Pita – 1997/2000 – Sim, os paulistanos acreditaram no Maluf

    Consórcio Serra/Kassab – 2005/2012. No total, 19 anos. Dá para entender como a cidade chegou a esse ponto?

    Governo do Estado – 20 anos, sendo os últimos 14 (CATORZE) formados pelo Consórcio Serra/Alckmin. 

    1. Caro Fernando,

      uma contribuição: o sr. Serra prometeu que não deixaria a prefeitura por nada, cumpriria seu mandato integralmente. Dizem que por escrito…

  10. Denúncias contra o Aócio +

    Denúncias contra o Aócio + pesquisas do Datapig parecem querer dizer, coloquem o Alckmin no lugar do Aócio. Vamos aguardar.

  11. Afinal, é pra acreditar nas

    Afinal, é pra acreditar nas pesquisas ou não ? Os paulistas já estão sendo execrados aqui por causa de pesquisas sempre questionadas no blog.

    E nós cariocas ? Empate técnico entre Garotinho, Crivella e Pezão. Não tem jeito, seja ou não confiável a pesquisa, o jeito é chorar na cama.

     

     

     

    1. Eu trocaria o Alckmin por

      Eu trocaria o Alckmin por Garotinho, Crivella e Pezão, sem dúvida alguma.

      Na verdade, o próprio Maluf parece honesto e competente se comparado ao PSDB-SP.

      1. Ah, mas em São Paulo ainda há

        Ah, mas em São Paulo ainda há chance de entrar coisa melhor. Aqui no Rio, com essa trinca … Já penso até em votar no Pezão  ( céus )  porque ao menos não haveria troca de guarda. Já imaginou uma invasão de ratos magros ?

        1. Não mesmo, em SP está pior

          Muito provavelmente teremos Alckmin x Skaf no segundo turno, sinceramente não sei qual dos dois é pior, e olha que já faz uns meses que penso nisso…

  12. A virulência do falso

    A virulência do falso moralismo UDNista possui suas raízes em SP, é o discurso padrão da classe média paulista, por isso o discurso da mídia é tão forte no estado. Essa irracionalidade se dissemkina por meio da virulência, vá tentar argumentar com um paulista desses, é inaceitável. A classe média paulista não é apenas conservadora, mas fascista, não aceita o contraditório, e destila sua lista de adjetivos desabonadores contra quem tenta apresentar um ponto de vista distinto do que é publicado diariamente nas Folhas, Vejas e Estadões da vida.

    Haddad mal assumiu a prefeitura, e já é responsabilizado por todos os males da cidade, já o PSDB, há 20 anos no poder do estado, simplesmente não aceita qualquer responsabilidade pelo que acontece, violência, falta d´àgua, pedágios com valores exorbitantes, corrupção no metrô…nada é culpa deles, e o paulista aceita isso sem questionar.

    A irresponsabilidade do PSDB é uma característica do que eles representam como força política, a “República dos Filhinhos de Papai Vagabundos”, gente incapaz de assumir responsabilidade pelo que quer que seja. Notem como o moralismo UDNista funciona assim, como um moleque de narizinho empinado, reclama de tudo, não assume responsabilidade de nada que faz, e divide o mundo entre os “de bem” e os “mal nascidos”. É dentro dessa “lógica” que a demonização irracional do PT se consolida entre os paulistas. Por mais evidências e provas em contrário, algumas pessoas nunca podem ser acusadas de quaisquer desvios, como corrupção e incompetência, porque são “gente de bem”, vide a atitude de Aécio(que não é de SP, mas reflete bem o perfil)diante do caso do aeroporto, tentou encerrar o assunto unilateralmente, culpou o PT e, por fim, num gesto “magnânimo”, admitiu ter “errado”.

    “Gente de bem” nunca é corrupta, e quando são pegos com a boca na botija, se engrandecem ao admitir o “erro”. Citam até a bíblia(“quem nunca cruzou um sinal vermelho”, que para eles é equivalente a ter milhões na Suiça graças a esquemas de corrupção). Já o “outro”, esse não erra nunca, se comete algum deslize é porque nasceu corrupto, bandido; e, se não comete deslize algum, é porque nos está enganando, ou ainda não descobrimos suas falcatruas, ou, se for verdadeiramente honesto, não passa de um ardil desonesto para nos ludibriar a vê-lo diferente do que ele é, mera parte “dessa gente”.

    Em suma, isso é SP.

    1. Há uma inegável blindagem midiática

      dos partidos à direita.

      Porém, não é privilégio paulista… O Rio vive situação diversa mas desesperadora.. O que seria pior?. 4 anos de mais falta dágua ou mais 8 anos de antony garorotinho ou pezão?

      A despolitização e a blinfagem são disceminadas no país.. SP talvez, e no máximo, é um caso especialmente trágico onde  conservadorismo se enraizou mais fortemente.. mas nem isso.. veja; sampa já elegeu muitos maisprefeitos do PT o RJ, em particular a cidade do Rio nunca elegeu um prefeito petista e parece longe disso…

      1. Mas o RJ já elegeu um Brizola

        Mas o RJ já elegeu um Brizola governador, e Garotinho e afins, por pior que sejam, não são conservadores reacionários como os tucanos de SP.

        SP é a origem da UDN, esse grupo político formado por figurões da República Velha afastados do poder pela Revolução de 30. Todo o conteúdo idoelógico do PSDB e afiuns é mera atualização do velho discurso liberal-moralista da oligarquia agrário-exportadora, que vê o Brasil apenas como um fazendão para exportar bens primários, e seu povo apenas como empregados, a ser tratados no chicote.

    1. Eles não escapam

      Alckmin, Datafolha e Ibope serão todos derrotados no primeiro turno. Nenhum deles escapa. Só Alckmin vai voltar pra casa. Os outros continuarão agindo.

  13. A questão em sp é que

    A questão em sp é que qualquer candidato do psdb nem mesmo precisa fazer campanha, por que a veja, folha e estadão tratam de destruir os adversários, principalmente do PT.

    Assim, é fácil ganhar eleição.

    Enquanto o PT não enfrentar a problema da comunicação em SP, nunca ganharão uma eleição lá.

  14. Conta outra!

    As pesquisas em São Paulo são tão verdadeiras quanto a bobina do Molina, a favela de papel e o Aécio de papelão.

    Os números são sempre os mesmos, idênticos aos de 2010, quando Alckmin escapou do segundo turno por ínfimos 0,63% dos votos, graças às pesquisas bombadas.

    Em 2010 ele teve o APOIO, não a OPOSIÇÃO do PMDB e da Fiesp. O presidente da maior associação empresarial do Estado estar contra o governador não faz cócegas nas intenções de voto em Alckmin?

    Nem a falta d’água nas DUAS maiores regiões industriais e populacionais do Estado?

    Nem a interminável violência policial e a criminalização dos protestos?

    Nem o acúmulo de denúncias de corrupção, incompetência e autoritarismo?

    O PT tem um patamar histórico de 30% dos votos no estado que sempre o manteve fora da disputa contra o PSDB isolado. O PSDB não está mais isolado, está cercado.

    Isso não provoca efeito algum nas pesquisas?

    Conta outra!

     

    1. De pleno acordo

      Haddad teve exatos 3.387.720 votos na capital. Cadê? Onde estão? Onde foram parar? Padilha, a quem os paulistas deviam agradecer por oferecer o seu nome, já tem pelo menos um terço dos votos. 

  15. Realmente em sp se chegou a

    Realmente em sp se chegou a um estagio preocupante; a tarefa maior é não deixar que isso assole o Brasil, novamente.

  16. Comentários

    Sabemos que todo político que tenta re-eleição tem vantagem na disputa.

    Alkmin não seria diferente .. Até hj só vi dois caras não serem re-eleitos: Carter e Bush pai (Carter enfrentou uma crise violenta e grande desgaste no caso da revolução iraniana e bush pai era insuportavelmente arrogante e burro, além de ter metido o país numa guerra beco sem saída)

    Essa vantagem, aliada a blindagem pigal explica a vantagem de Geraldão.

    Espero que ele seja eleito.. Nãoa dianat o padilha pegar um estado reaça e ser destruído pelo PIG como ve acontecendo com Haddad, Marta, et al…. SP é um caso a parte… é preciso calma.. as vzs o melhor é deixar o adversário se destruir sozinho… Vide Paulo Salim Maluf

  17. O ponto é que a população não

    O ponto é que a população não dá bola que a questão estadual. Essa popularidade do Alckmim é mero recall, na verdade quanto mais escondido ele ficar, melhor para ele. Se aparecer muito ai sim, é perigoso não vencer as eleições, de tão sonso e sem carisma que ele é. Sem falar na péssima gestão (vide recursos hídricos, educação, etc…), é claro.

      1. kkkk Sinto muito pelos dois,

        kkkk Sinto muito pelos dois, os demais merecem mesmo. Ou então arranquem os entolhos, façam uma cirurgia de catarata e  uma limpeza nos ouvidos. “Assim não pode, assim não dá” como diria o mestre FHC. kkkkk

  18. Datafrias, o instituto de

    Datafrias, o instituto de pesquisas preferido pelo contratante Mingana Queugosto! Candidato do PT não vai terminar o primeiro turno num percentual tão pequeno de votos; Skaff tem junto de si o PMDB e a FIESP, o que não é pouco coisa. Portanto resta saber onde o datafrias está desconbrindo estes números. Vai ter segundo turno. Temer já sinalizou a Skaff que o PMDB não se converterá em oposição ao governo federal em SP. O que os institutos estão fazendo é uma tentativa de “esfriar” a oposição paulista que reune condições de mandar alckmin de volta a Pindamonhagaba. Tampo o nariz, mas num segundo turno entre ele e o Maluf-Genérico, voto nele, só pra excomungar o psdb! Aliás, tô numa baita dúvida: quem foi pior governador de SP, Maluf, Quércia, Fleury ou o atual Maluf-Genérico do psdb? Fico com alckmin, por uma razão simples: foi o que durou mais e, portanto, teve tempo de fazer estrago maior e mais difícil de consertar.

  19. O interior é conservador

    Em Sampa ainda há uma certa diversidade, pobreza, mistura, que dá uma parte ao PT ou à renovação política, mas o interioir do estado (que é tipicamente rico ou confortável) é amplamente conservador e portanto, tucano.

     

  20. Calma, o Dr Serra também

    Calma, o Dr Serra também tinha 50% dos votos á dois meses da eleição mas hoje o prefeito é o Haddad.No mais Geraldo é um bicho raro,tira mais votos no primeiro do que no segundo turno e digo mais,Skaf “non ecxiste” é uma alma.Saravá!

  21. Estudo da NASA

    Dizem que o pobre brasileiro deve ser estudado pela NASA, por suma imensa criatividade. Mas acho que quem deve ser estudado pela NASA é o eleitor de SP, pelo tamanho desapego ao amor próprio e à estupidez em querer manter os tucanos no poder.

    1. Digamos que as previsões mais

      Digamos que as previsões mais plausíveis do próximo governo Dilma se confirme. Alguém depois irá precisar tomar medidas das mais amargas e até recorrer ao FMI ou coisa parecida. Lula estaria disposto para isso ou providenciar uma reserva técnica da turma do PSDB? O suplicy carregando Padilha nos ombros é algo normal na politica de SP? Por que  Lula imporia  Marta, Mercadante.. em fazer tais coisas?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador